sábado, abril 06, 2013

VOCÊ GOSTA DE ESCREVER?

Para escrever bem, não basta decidir escrever, como o caso do Enivaldo - na foto ao lado. Primeiro é preciso aprender a pensar e ter um grande poder de concentração.  






     GOSTA DE ESCREVER?


“Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não” – Saramago.

 
“Nem sempre os grandes escritores são bons escritores” – Lêdo Ivo

 
    O negócio é escrever de modo a prender o leitor, mas quem escreve não pode ter apenas essa preocupação. Já li textos bobos, e não conseguia parar de ler. A maneira de contar uma história, muitas vezes é mais importante que a própria história. É fácil entender isso, se você já teve um amigo que contava piadas conhecidas, desgastadas, e que fazem você rir até hoje. Todos contam anedotas, nem que seja raramente, mas o que faz rir é a cara e o jeito de quem conta a piada.
   Na minha modesta – mas nem tanto – opinião, um livro é feito de palavras, mesmo que o enredo, a história, seja fraquinha. Os momentos de suspense em livros e novelas, principalmente estas, pecam por, passado o momento de tensão, procurar uma coerência de raciocínio e não encontrar. Autores de novelas (eles adoram ser chamados de dramaturgos) têm muita imaginação para criar tramas. Contudo, afirmo que a grande maioria deles – ou delas – não sabe escrever. Tudo é muito previsível ou absurdo. Ou eles são idiotas, ou pensam que, provavelmente, o telespectador o seja.
   Escrever requer um treinamento constante, diário e por muitas horas de dedicação. Treino é fundamental. Não é à toa que um concertista ensaia a peça que ele já sabe de cor pelo menos de seis a oito horas diárias. Cada um escolhe o seu próprio método de treinamento, mas sem treinar não dá.
   Ah, e o autor de qualquer coisa precisa ter uma mente crítica afiada. Nem tente mostrar para algum amigo ou parente sua ‘obra’, pois será quase impossível que ele não goste. Bem, com certeza para você ele dirá que gostou. Sua autocrítica é que importa – é a única que garante honestidade total. Bem, tenho que admitir que ‘nem sempre’. Há casos em que a vaidade vence o bom senso. Críticos não são confiáveis.
   Finalmente não esqueça: você precisa ler muito.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário