terça-feira, abril 30, 2013

NÃO SEJA UM CLIENTE FIEL

Um bom advogado tem bons clientes. Ele sempre dá a eles bons conselhos, como o da foto ao lado. Mas tenha cuidado. Nunca pague antes por um serviço. Um advogado é como um carpinteiro. Se pagá-lo antes de terminar o serviço, ele nunca será terminado.
 
 
    VOCÊ É UM CLIENTE FIEL?
 
    Estou falando de empresas comerciais, e até mesmo as industriais – desde que façam vendas diretas a você. As de serviços também se enquadram na minha máxima: “Se você é incapaz de ser fiel ao seu cônjuge – que teoricamente cuida (ou deveria) de você -, como vai ser burro a ponto de confiar em um fornecedor que só quer o seu dinheiro?”.
 
    Na idade em que estou (que é sempre a melhor), tive tempo de observar e aprender com as ‘surras’ que levei. Não se iluda. Você não passa de um “nada” para essas interesseiras desavergonhadas. Quando muito, um número estatístico que se perde entre milhões. Um bom exemplo é plano de saúde – qualquer um. Na juventude, é normal que você não precise muito dele. Na fase adulta, que vai dos 30 aos 50 anos, é provável que passe a utilizar o plano que você passou décadas pagando. Após completar 60 anos, a coisa muda de figura.  Sem saber, você já é “persona non grata”, e virou ‘alvo’ que eles (os planos) precisam eliminar, ao menor descuido seu. É que como cliente, você deixou de ser lucrativo. Passou a ser uma ameaça. Como dizem os mafiosos quando matam alguém, “Nada pessoal, são só negócios”.
 
    Não são apenas os planos de saúde que agem dessa maneira indigna. Qualquer comércio funciona dessa forma.  Qualquer sinal de fraqueza das suas finanças, o tratamento que lhe era dispensado... Já era.  Isso me lembra a peça de Shakespeare, “Timão de Atenas”. Quer saber a história? Deixe de ser preguiçoso e compre o livro – vale à pena.
 
    Só você merece a sua fidelidade. Ao primeiro sinal de piora de um produto ou serviço, mude de fornecedor ou marca. Isso serve para farmácia, loja de roupas, oficina, loja de departamentos, e tudo que existe no universo comercial. Abandone fornecedores enfraquecidos. Deixe-os ‘sifu’, se me entende.  Eles fariam o mesmo com você.
 


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