quinta-feira, abril 18, 2013

CARISMA E LIDERANÇA

CARISMA É ALGO INTRANSFERÍVEL. NINGUÉM APRENDE A SER CARISMÁTICO. A PESSOA NASCE COM ELE, UMA QUALIDADE PESSOAL. ADESTRAR NÃO DÁ RESULTADO.
 
 
 
QUEM TEM CARISMA?
 
   Há palavras que não são fáceis de entender o significado, mesmo consultando o dicionário. Alguns estão fora de uso, e são totalmente ignorados por quem não seja um filólogo tarado pelo que faz. Carisma possui muitos significados que não nos interessam – por isso vou deixá-los de lado.
   Vamos focar nossa atenção no significado da palavra que é mais entendido (?) pelas pessoas comuns, como eu ou você. Ter carisma está muito associado à liderança, mas não é uma interpretação única, nem exata. Ocorre que liderança não requer que o líder seja carismático. Quase nunca é. Para ser líder, baste estar num cargo de chefia. Para que o líder seja carismático, ele precisa exercer algum fascínio, magnetismo e sedução sobre as pessoas.
   É evidente que poderíamos ficar bastante tempo falando sobre ‘carisma e liderança’ e o assunto não acabaria. Não é meu objetivo dar aula de português, até por que não sou nenhum grande conhecedor da língua. Estou mais para um curioso sobre as várias maneiras que nos utilizamos da riqueza de um idioma para nos comunicar.
 
   Tenho ouvido muita bobagem a respeito de quem tem ou não tem carisma. Um líder, mesmo quando é escolhido pelo povo – leia-se eleito -, não significa que ele literalmente exerça algum fascínio ou sedução sobre nós. Muitas vezes nossa escolha recai sobre a única opção, quando queremos mudar e não surgem líderes carismáticos.
 
   É o caso da Presidente Dilma, considerada truculenta, irritadiça, grosseira, mas jamais uma líder carismática. Ela realmente não passa de um ‘poste’ plantado em nossas vidas pelo ex-presidente Lula, seu mentor e criador.
   Falando no criador do ‘poste’, ele, o ex-presidente, podemos afirmar que seu carisma é incontestável, apesar de ser calcado em sofismas. É um líder nato, apesar de ser um mentiroso contumaz. Lula é ignorante, mas envolvente e esperto o bastante para conquistar adeptos. Hitler foi um grande líder, mesmo sendo do mal. Ser líder não significa ser bom. Quase nunca é.
 
   Muitas lideranças são forjadas dentro de algum tipo de fanatismo, religioso ou não. É o caso do Osama Bin Laden. Hugo Chávez foi um líder que inventou essa história de ‘República Bolivariana’ que parte, somente parte, do povo venezuelano comprou. Cleópatra era uma mulher carismática do tipo sedutora.
 
   Viajando de volta ao Brasil de hoje, posso afirmar que o candidato escolhido pelo PSDB para enfrentar Dilma, o Aécio Neves, é destituído dessa qualidade, a única capaz de enfrentar o lulismo. Seria melhor do que a atual presidente? Não tenho dúvida disso, mas infelizmente o povo se vende, e tomou gosto pelo carisma do que não sabe governar. Já foi dito antes e eu assino embaixo: Lula é um gênio da política. Só que vai nos devolver ao inferno. Resta aguardarmos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário