quarta-feira, dezembro 04, 2013

O QUE MOVE VOCÊ?

O erro desse gato é comum nos humanos. Somos todos demasiadamente indulgentes conosco. E, disso pouquíssimos escapam, acreditamos ser melhores do que somos. Claro que você e eu somos exceções. O problema: é constrangedor admitir que não somos como gostaríamos de ser.



  VOCÊ TEM EXPECTATIVAS?
 
  Pode crer que sim, mesmo que você nem saiba ou queira aparentar estar desinteressado de tudo. Não se pode viver sem um objetivo, mesmo quando esse é uma boa morte – daquelas que vai tumultuar a vida de quem fica. Não esqueça que há humor para todos os gostos.
  Voltando a falar sério, uma dificuldade que eu tenho. Qual a diferença entre expectativa e esperança? Difícil de explicar, já que são ‘quase’ a mesma coisa. A tênue distinção entre elas é, a meu ver, que a expectativa é algo que não exige concentração exclusiva – tipo ganhar muito dinheiro; a esperança, também se faz acompanhar da expectativa travestida de ansiedade, e de outras más companhias. Esperança significa que se você não alcançar o que deseja, vai-se sentir frustrado e infeliz.
 
  Vou dar um exemplo pessoal: Uma expectativa exige da pessoa apenas que ela que ela caminhe, calmamente, na direção que pode levar a uma coisa boa. Já a esperança, essa significa que você põe seu desejo em primeiro plano, e até luta ferozmente para que algo aconteça.
  Sei que ainda não fui bastante claro. Eu próprio tenho uma expectativa quase secreta: escrever cada vez melhor e perceber que estou agradando quem me lê. A mesma coisa se transformaria em esperança caso eu ambicione ganhar muito dinheiro com o que faço. Há coisas que não são fáceis de alcançar, e dependem muito do fator sorte. A mim, basta que meus leitores aumentem; quando isso acontece, como agora, eu fico nas ‘nuvens’. Aí então fico possuído de uma sensação de felicidade que o dinheiro não compra. Já fiz minha ‘confissão’. Espero ter-me feito entender.
 
  Em nenhum momento estou dizendo que ganhar dinheiro não deve ser desejo de alguém. Só não deve ser o nosso “carro-chefe”. No Brasil, muita gente só pensa em lucrar. Creio que é por esse motivo equivocado, mal direcionado, que estamos na liderança quanto ao número de ladrões.
  Você é movido a expectativas ou esperanças?
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário