quarta-feira, dezembro 18, 2013

NÃO SEJA APRESSADO

Não tenha pressa para nada, especialmente para encontrar o amor. Apressado, você vai fazer, provavelmente, a escolha errada. Aprenda com a vida, que caminha sempre no tempo certo, um minuto de cada vez.


  A PRESSA DE TODOS NÓS
 
  Pesquisas feitas pela turma do Capeta concluíram que a pressa das pessoas raramente tem justificativa. A pressa é, antes de mais nada, um vício, um equivocado hábito comportamental. Ou uma doença, diagnóstico baseado na teoria de que se um vício é incontrolável, passa a ser uma doença. Tem cura!
 
  Não me lembro bem, mas creio que nunca fui tão apressado. Não gosto de fazer as coisas correndo, e nem de responder sem pensar; tanto que raramente eu fico com aquela cara de ‘paisagem’ pensando que poderia ter dito tal coisa ou poderia não ter dito.
  Muitas vezes deixo de dizer verdades para quem merece ouvi-las (verdades são geralmente desagradáveis), única e exclusivamente para não desperdiçar meu precioso tempo. Seja por saber que não vou ser compreendido, ou por perceber que meu interlocutor jamais alcançará minha filosofia.
 
  Filhos também não merecem o seu tempo. Quase todos estão sempre com muita pressa, ou simplesmente não querem ouvir o que você tem a dizer. Não esqueça que, como pai, você está ‘ultrapassado’. O melhor método para educar é deixar que eles ‘quebrem a cara’. Só assim vão aprender.
 
  Amigos, que prefiro chamar de conhecidos mais próximos, são geralmente um péssimo papo; ou por só falarem sobre o que lhes interessa, ou por não quererem ouvir tudo que não seja a própria voz.
 
  A família, bem, esse é um caso à parte. Nem sempre é fácil seguir minhas recomendações para que mantenham a maior distância possível. Família é (sempre) um problema. Ou vários. Quando você é importante e, quem sabe possa ser-lhes de alguma utilidade, costumam ser agradáveis; caso contrário, você tem a sorte de não precisar evitá-los: eles mesmo o evitam.  
 
   Portanto, fique atento: conhecidos, filhos e família, sempre estão ocupados e com pressa quando você lhes pede um minuto de atenção – a menos que o assunto seja do interesse deles.
  A pressa alegada, quer dizer apenas para “você não encher o saco”, pois eles não têm o menor interesse em ouvir, muito menos escutar.
 
  Uma vez li que um chato é o cara que fala sobre si mesmo; um bom papo é o que ouve calado tudo o que você quer dizer; mas não há nada pior do que você falar alguma coisa e ouvir argumentos que o obriguem a mudar de ideia. 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário