segunda-feira, dezembro 02, 2013

NADA PODE SER PIOR

 
 

O da foto ao lado é Ronald Golias. Era impagável, insubstituível. Para fazer rir, ele nem precisava falar. Tipo Oscarito, outro mestre da palhaçada. Ambos faziam um humor escrachado, direto, sem firulas. Eram do que o povo gosta, remédio para o fígado, sem distinção de classes.
 
 
 
   NADA PODE SER PIOR
  Convenhamos, o que pode ser pior do que ter que se explicar? Falo de dar qualquer explicação, seja do marido para sua mulher, ou vice versa; ou contar uma piada e ser obrigado a contar a ideia que esta embutida nela.
  Pode acreditar que é o mesmo que um escritor sente quando, mesmo usando uma linguagem informal e simples, percebe que não foi entendido; ele fica pensando “onde eu falhei?”, ou, “será que não fui bem claro?” Para esses casos, há duas opções: explicar ou não explicar.
 
  Em alguns casos e para alguns leitores que não estão ‘por dentro’ de algum episódio – seja político ou característico de alguma região, acho justo dar um esclarecimento.
  Por outro lado, muitas vezes é feita uma leitura apressada e sem levar em consideração uma virgulazinha ou qualquer outro sinal que pode mudar o sentido do que está escrito. Esses leitores deveriam dedicar-se à leitura de colunas sociais – que normalmente usam uma linguagem super informal e são escritas por pessoas que.. Você sabe!
 
    AS PESSOAS CONFUNDEM
  Ter um viés esquerdista não significa ser comunista. Lembre-se que todo governo comunista é ditatorial. Nem preciso dar exemplos.
  Na mesma linha de raciocínio, posso afirmar que, por alguém ser inclinado politicamente à direita não quer dizer que siga o nazismo ou afins. Nazistas, fascistas ou qualquer que seja o nome dado, também são amantes de uma ditadurazinha. Adoram impor suas ideias e decisões.
  Na minha modesta opinião – felizmente compartilhada por muitos, a divisão das tendências políticas deveriam ser outras duas: o lado bom, e o lado mau da humanidade.
  Está tudo tão errado, que basta umas poucas perguntas para explicar o caso Brasil: Você seria capaz de perceber a diferença entra as diversas filosofias que norteiam um partido político de outro? Não lhe parece que poderia haver uma segregação de ideais?
  A aliança Lula-Maluf não é caso único; são centenas em todos os partidos. Se bem que seja – mesmo que não aparente – bastante coerente essa aliança citada. Ambos pertencem ao “lado mau” do ser humano.
 
  O HUMOR TAMBÉM É DIFUSO
  Humorista não é quem provoca gargalhadas; esse é o palhaço – quem viveu no tempo dos circos sabe o que quero demonstrar. Humorismo é praticado por gente como o recém falecido Millôr Fernandes, que além de fazer humor ‘fino’, era escritor, pensador filósofo, e por aí vai; Outro que também faz humor é o premiado Luiz Fernando Veríssimo, também escritor e – pode acrescentar todas as qualidades do Millôr.
  Costinha, Oscarito, Ronald Golias não foram humoristas – esses faziam palhaçada no sentido mais puro da palavra. Eram careteiros excepcionais, no bom sentido; eles provocavam gargalhadas em todos. Eu os adorava, mas a verdade é que eram palhaços, engraçadíssimos, mas ainda assim, palhaços. Uma classificação séria teria que levar em consideração os ‘híbridos’, de quem falarei em outra oportunidade, visto que esses podem ser subdivididos em de bom gosto e de mau gosto.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário