segunda-feira, julho 16, 2012

SINÔNIMOS E NEOLOGISMOS

A foto ao lado é da estátua da Vênus Calipígia. A moça atrás está tentando imitá-la. Como a maioria das mulheres, ela não sabe o que é direita e esquerda, daí que há diferença no posicionamento das pernas. Acho que para o leitor, isso não fará a menor diferença.



POBRE SESSENTÃO
Marcos Paulo, que faz uma porção de coisas na Rede Globo – lá tem mais diretor do que artistas -, é casado (eu não sabia) com uma jovem que se comporta (pelo menos no twiter) com a classe de uma ‘piranha’. Esse tipo de peixe, senhor Marcos, você pesca até no meio da rua. Nem precisa de vara, basta um pedacinho de papel verde.

AUTOMÓVEIS
Estão encalhados nas concessionárias e nas montadoras. Apesar das promoções que não passam de ilusão. Ninguém quer abrir mão dos lucros absurdos. Nem o governo, com impostos escorchantes. Não é o povo que está sem dinheiro, os preços praticados é que são abusivos. Aí, o otário que compra um, sai contando que “ganhou” alguns brindes – já embutidos no preço que pagou.

FIM DA TRAVESSIA
Hebe Camargo, a simpática apresentadora que não critica ninguém, pegou o mesmo ‘trem’ que levou o Chico Anysio e José Alencar, o ex-vice-presidente do Lula. Começa sempre assim: um entra e sai de hospital que só termina na última estação. Muitos rapazes ficarão órfãos, mas o que se há de fazer?

CRIANÇA TEM BIOGRAFIA?
Reinaldo Gianecchini vai ter sua biografia escrita por um ‘jornalista’. Acredito que o ator ainda não tenha 40 anos. Isso está cheirando a tentativa de ganhar mais uns trocados. Biografia com essa idade só se o biografado tiver sido um personagem que realizou coisas muito importantes – assim mesmo se já estiver morto. Câncer todo mundo pode ter. Bem, viver casado com a Marília Gabriela durante oito anos, não deve ter sido moleza. É prova de resistência. No entanto, ele já recebeu sua recompensa.

SINÔNIMOS E NEOLOGISMOS
De vez em quando, melhor dizendo, quase sempre, inventam significados novos para palavras antigas. “Musa” é um exemplo emblemático; palavra de origem grega, eram as musas divindades que inspiravam a poesia e os poetas; as musas possuíam talentos, competência, habilidades, essas coisas. Hoje, no idioma brasileiro, musa virou sinônimo de “periguete” – um neologismo que significa ‘generosidade’: musas gostam de dar. São fanzocas da Vênus Calipígia e seu pendor artístico é inclinado às fotos e filmes pornôs. Uma musa sabe o que quer. 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário