quarta-feira, julho 18, 2012

PAU GRANDE


..
Mané Garrincha, apesar de não chegar a ser um Pelé (como alguns querem fazer crer), foi um craque único. Ele nasceu na cidade de Pau Grande, no Rio de Janeiro. Foi explorado pelos 'cartolas' da época à exaustão, o que provocou o encurtamento da sua carreira. Considerado herói da copa de 1962, era de uma ingenuidade quase infantil.



   PAU GRANDE
   É o nome do município onde Mané Garrincha nasceu. Conta a lenda que ele honrava sua terra natal. Bem, a Elza Soares gostava e pedia bis. Dia desses, um americano, Jonah Falcon, foi detido no aeroporto de São Francisco, EUA, por agentes da segurança. Motivo: suspeita de levar arma de ‘cano longo’ dentro da bermuda justa. Apesar de flácido no momento da detenção, sua ‘arma’ tinha medidos 23 centímetros. Já pensou se estivesse engatilhada? Depois dizem que Deus não tem preferência por algumas pessoas.

   CPI CAPENGA
    É uma vergonha a maneira como certos cidadãos privilegiados são poupados da investigação. O governador Sérgio Cabral e o senhor Cavendish (dono da Delta) estão blindados com aço fabricado no Palácio do Planalto. Anthony Garotinho, o Roberto Jefferson do escândalo Cachoeira, quer derrubar o governador do mesmo jeito que Jefferson derrubou José Dirceu. Derrubou, mas não matou, infelizmente.



   MEMÓRIA CURTA
    O capeta lembra que, quando presidente da FIFA, João Hevelange foi acusado de desprestigiar o Brasil, contrariando o que todos esperavam dele. Naquela época, Havelange queria mesmo era angariar votos para sua reeleição; não estava nem aí para o país. Nepotista convicto, ‘alojou’ seu então genro Ricardo Teixeira na presidência da CBF.  Nenhum dos dois queria largar a ‘mamata’. Por outro lado, estou convencido que não se deve dar nome de pessoas vivas a locais públicos. É que, até morrer, o homenageado pode praticar alguma estripulia.



   HOMENAGEM
   Acho bobagem e desperdício de dinheiro público fazer um monumento para homenagear os mortos do acidente da TAM. Foi horrível, eu sei, mas qual o acidente que é bonito? Por dia, o trânsito mata mais gente do que todos que estavam no voo acidentado. Se bobear, nas filas de atendimento em hospitais que atendem SUS, muitos mais morrem que em acidentes de avião. Mas quem liga, se todos são pobres?



   ELEIÇÕES
    Até quando seremos punidos com o voto obrigatório? Isso só existe em ditaduras e países como... Não sei dizer. O pior de tudo é que os candidatos nem valem o tempo que perdemos votando. Se eu não fosse ateu (sou o Capeta, lembram?), ia querer reencarnar como cidadão do Vaticano, onde ninguém faz nada, come-se bem, e só os cardeais votam.   

Um comentário:

  1. Cabral não está sendo blindado. Convocá-lo para depor seria um erro, visto que não há nada que prove seu envolvimento.Nunca um secretário recebeu qualquer tipo de ligação, de pedido do governador para nomear alguém ou beneficiar qualquer empresa.

    ResponderExcluir