quinta-feira, novembro 28, 2013

JOAQUIM BARBOSA E VINÍCIUS

Vinícius de Moraes foi o poeta que melhor falou do amor. Orgulho-me de ter sido seu colega. Não fique espantado, falo de sermos fumantes e amantes incorrigíveis.
 
 
  Ele fumava até mesmo quando era uma simples caricatura. Lembro suas palavras ao dizer que era o 'branco' mais 'negro' do Brasil. Parodiando o grande poeta, eu digo que Joaquim Barbosa é o 'negro' mais 'branco' do Brasil.
 
 
 
 
  UM EXEMPLO PARA NEGROS E BRANCOS
 
  Duas reviravoltas estão acontecendo na política brasileira, graças - não podemos deixar de mencionar - ao inteligente ministro presidente do STF, Joaquim Barbosa.
  Impossível defini-lo em poucas palavras. O que posso dizer, sem medo de errar, é que esse negro é mais decente que qualquer branco que habita este país. Quem sabe ele vai ser o nosso Nelson Mandela?
 
  O GOLPE
  Gerente de hotel! É para dar risada? Nada mais conveniente para o condenado José Dirceu. O sujeitinho ficaria o dia inteiro no bem-bom de um hotel de luxo, possivelmente na melhor suíte, desfrutando de mordomias impensáveis, e, não tenho dúvida, trabalhando em seu apartamento para continuar conspirando e fazendo negócios obscuros.
  Mas o Joaquinzão não é bobo. O cara terá que trabalhar o dia inteiro – eu disse “trabalhar” – na presença de outros funcionários, de modo que a justiça possa, a qualquer momento, conferir se a sentença está sendo cumprida como deve.
 
  O GOLPE II
  Esse também foi abortado. O Guerrilheiro bandido, que foi defendido em plenário por um juiz cara-de-pau, não poderá se aposentar como um nababo. Muito esperto esse José Genoíno. Não tem doença grave alguma, mas queria se livrar da cassação recebendo 26.000 reais por mês – pagos, adivinhe por quem?
  Se havia alguma armação entre a câmara e seus médicos, o laudo médico isento que Joaquinzão encomendou fez desabar a farsa. O ladrão vai continuar preso. Terá que ser cassado.
 
  UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO
  Nosso ministro-herói, como todos sabem, é um tanto nervoso, irritadiço, e podemos compreender isso através das dores que sente na coluna. Eu bem sei o que é isso. Penso que sou mais irritado do que ele. Com tantos imbecis, antas e raposas em volta, não é qualquer um que consegue manter o bom humor. Joaquim Barbosa está conseguindo se controlar. Tentaram ‘armar’ contra suas decisões e se deram mal. Ele se superou.
 
  O STF continua chamuscado, mas pode começar a reverter essa imagem de que é dominado pelo governo. Como eu disse diversas vezes, a forma da escolha dos ministros é a causa desses desmandos.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário