sábado, novembro 30, 2013

MARIA FLOR

Ela é, neste momento, a minha melhor fantasia. Coisa de velho? Sim, velho que sabe das coisas, que conhece os segredos que se escondem atrás de cada olhar, cada sorriso, cada fio de cabelo.
 
 
  Está difícil começar a escrever sobre ela, que não sei bem se é menina, mulher, demônio, flor, ou tudo isso junto, num ser onde a sensualidade transborda sem pedir licença. Nunca notei sua roupa. Para mim, ela sempre estará nua.
 
  Maria Flor não é a mais bonita, nem mesmo chega a ser linda. Ela é bem mais que todos esses adjetivos reunidos. Para mim, Maria é a encarnação da sensualidade. Tudo nela é natural, espontâneo.
 
  Pode ser que ela seja mulher de um homem só, mas isso seria uma injustiça para com todos os outros. Maria flor, na minha imaginação, é uma espécie de Gabriela, só que melhor que a própria. Feita para não ter amarras, para ser livre como deve ser a liberdade.
 
  Que mais eu poderia dizer? Creio que ela desperta em mim “os mais primitivos instintos” (peço perdão pelo plágio). Flor parece ser a mulher completa, cheia de defeitos, brejeira, sapeca, e fatal. Tudo indica que a moça foi feita para ser inesquecível – pelo menos para quem teve a sorte de estar com ela.
  Perdê-la? Não se sinta culpado por. Com ela, ninguém poderá, jamais, ser exclusivo. Nem eterno. Nem dono. Será que tê-la nos braços é uma bênção ou um castigo? Sim, um doce castigo, pois ela certamente deixará saudade, muita saudade.
 


HERODES TINHA RAZÃO

Eu não sou contra as crianças. Sou contra o que elas serão quando crescerem. Lembre-se: todo mau caráter já foi a coisa mais fofa que já existiu. O pior é que nós não sabemos educar.

ASSIM NASCE A INFIDELIDADE CONJUGAL

Quando ele nasce, você sonha sonhos maravilhosos. Torna-se a coisinha mais linda do mundo. Não vai demorar para que você perceba que está 'dormindo com o inimigo no quarto ao lado'.
 
 
 
   O MANHOSO
 
   Parece cruel, não é? Sempre parece, quando se fala a verdade. Mesmo quando eles não têm culpa, são a causa. Causa de quê? – Você pergunta. Essa é de fácil resposta: São a causa de 90% dos seus problemas. Desde antes de nascerem, dirigem sua vida, mudam seus objetivos. Tomam principalmente a sua mulher, mesmo que ela não seja grande coisa.
   Sabe aquele sanduba que você e ela comiam na madrugada depois de fazer sexo? Acabou, bicho. Você, um estúpido por ter casado, é quem sai na madrugada para comprar algo que ela diz querer comer. Mentira. O feto é que quer. Chama-se a isso ‘desejo de grávida’. Para mim, é uma invenção delas para iniciar o seu treinamento. Para quê? Ora, para ir-se habituando que quando ele chorar à noite, vocês vão se revezar no atendimento ao manhoso.
  
   Os passeios e as curtições estão suspensos por algum tempo, pelo menos até ‘elezinho’ dar as caras. Sexo? Vocês vão passar a viver uma novela chamada “Coito Interrompido”. Eles são espertos, e sabem direitinho a hora em que deve começar a sessão de choro. Lá se vão seus dois peitos parar na boquinha voraz do inimigo. Até esse momento, você ainda não tem consciência de que ele é seu inimigo. Espere para ver.
 
   Vou abrir um parêntese para explicar a diferença entre ser pai e ser mãe. Mães odeiam os médicos que cortam o cordão umbilical. Elas pensam que, já que o ‘invasor’ saiu de dentro dela, ele não é nada mais que uma extensão do seu próprio ser. O pai? Pai não passa de ex. Ex-gostoso, ex-interessante, ex-motivo de orgulho e exibição para as amigas, ex-inteligente, que deve-se considerar feliz por estar sendo escravizado.
   Por um tempo elas perdem o desejo, apenas fingem. Pensam que você não percebe. Mamães só têm olhos para o novo dono da casa. Um conselho: não demonstre ciúme do monstrinho. Se ela perceber, ainda vai contar para todo mundo, dando risadas, que você é um idiota. Fecho o parêntese.
 
   Para não enlouquecer, você se distrai olhando a vida passar. Nessa hora percebe que sua cunhadinha, ‘espivitada’, é muito gostosa, e sempre o provocou - não é mais uma criança. A vizinha que mora ao lado? Cada pernão...  Mas isso não é nada. Sua secretária é um estouro, mas você sempre manteve certa distância. Carente em casa, é chegada a hora de ser mais próximo das pessoas, afinal sua mulher só sabe falar do bebê. Um papo chato pra caramba.
 
   Aí (todo ‘aí’ é muito importante), seu perú começa a amanhecer ereto, dia sim, outro também. Demora um pouco até compreender que tem que afogar o ganso, seja com quem for. Geralmente tudo começa pelo escritório.
   A partir daí, a porta está aberta para ela entrar. Quem? A mulher que vai reduzir sua mulher a uma mulherzinha ‘sem gosto e sem sal’.
 


sexta-feira, novembro 29, 2013

NÃO DORME NEM COM RIVOTRIL

A difícil escolha do rato certo para cada ministério está tirando o sono da nossa presidente. Se ela contasse carneirinhos seria mais fácil e melhor. Ela sempre acaba fazendo a escolha pelo rato trocador, que troca um pedaço de papel velho por uma moeda de ouro. Fazer o quê?
 
 

PENTEADO CENTENÁRIO

Essa jovem bonita (já foi mais) é a Mariana Godoy. Uma boa jornalista. Mas, em matéria de penteado criativo não posso dizer que gosto. Cansei de vê-la com os fios que não se mexem, parecendo plástico.
 
 
  A UCRÂNIA E PUTIN
  O semi ditador russo não se conforma com a independência da Ucrânia, país que pertenceu ao bloco soviético antes da queda do comunismo. Através de pressões de todo tipo, quer impedir que esse pequeno país, que produz mulheres lindas, alie-se à Europa.
  Nada demais, pois aqui na América do Sul estamos acostumados às interferências dos EUA na política local. Apenas prefiro a intromissão americana do que uma intromissão bolchevique.
 
  BOLA FORA
  De onde partiu a péssima ideia para que, antes dos jogos de futebol, seja tocado o hino nacional? Existe coisa mais chata? Imposição besta essa. É o mesmo que ser obrigado à votar – ou comparecer às urnas, como preferem alguns. O Capeta não vota há dez anos, mas tenho que provar que estive lá.
 
  NORTISTAS SEM NOÇÃO
  Quando um nativo do norte do país lê a previsão temperatura, costuma dizer que o Rio é tão quente quanto a selva. Ledo engano. O que eles não sabem – ou fingem ignorar – é que a sensação térmica de 32 graus na Amazônia, representa 40 ou 42 no Rio de Janeiro. O calor amazônico é o próprio inferno.
 
  O DISCURSO DOS ECONOMISTAS
  Estudei apenas dois anos de economia quando fazia administração. Isso e mais uma grande vivência me convenceram que previsões econômicas são, em matéria de verdades, a mesma coisa que previsões de videntes de qualquer tipo – tarólogos, astrólogos, leitores de borras de café, cartomantes, quiromantes, são apenas ‘malandros’ que chutam a bola na direção em que o vento sopra. O problema é que todos costumam ser convincentes. Quando acertam, mesmo que por pura sorte, logo recebem o Prêmio Nobel de economia.
 
  EXTRA TERRESTRE
  Mariana Godoy, apresentadora da GloboNews, está cada dia mais parecida com um ET. Será que a moça não tem uma só amiga que lhe diga para mudar seu horrível penteado? Eu disse penteado? Parece um capacete!
 
  AVIAÇÃO
  Qual é o problema de companhias estrangeiras para que não possam operar algumas linhas no Brasil? Isso me parece um poderoso e corrupto ‘lobby’ para evitar a livre concorrência, que é a base do capitalismo.
 


QUEM FOI O CULPADO?

Por tudo que eu escrevi nos textos abaixo, espero que ninguém mais duvide da minha admiração por elas, sejam louras ou morenas.  Elas foram a maior invenção de... Tenho dúvidas quanto ao responsável.
 
 


MELHOR O HOMEM SE CONFORMAR

  Essa conversa teria que parar por aí. Se o cara for esperto, ficará em silêncio e dará o assunto por encerrado. Custa admitir que ela venceu? Assim, ele estará evitando a 3ª guerra mundial.



TEORIAS SOBRE A CRIAÇÃO DA MULHER

O quadro ao lado está escondido nos porões do Vaticano. Nunca se soube o motivo real dessa criação excêntrica do Senhor. Foi tudo mal planejado!


  RACIOCÍNIO DAS MULHERES: DEUS ERROU!
 
  Antes que alguém diga que minha teoria é machista, vou contrariar quem pensa assim: acredito firmemente que a mulher raciocina, embora quase nunca concorde com o que ela diz. Será que ela fala sem pensar? Ou apenas pensa pouco no que vai dizer?
  Uma coisa que os psicólogos afirmam é que quando uma mulher, a sua mulher, começa a se queixar de você e do mundo, ela não quer a sua opinião. Claro, pois ela já tem a dela formada.
  Nem queira saber por que ela fala, ou quer? Tá bom, eu conto: para ela, seu ouvido é um simples pinico, onde ela expele o que lhe está fazendo mal – a própria vontade de brigar, mesmo que sem motivo. Por isso dizem que é uma ‘guerreira’. Põe ‘guerreira’ nisso!
  Se você conseguir ouvi-la calado, ela sentir-se-á vitoriosa, e a paz voltará a reinar. Mas os homens são estúpidos, e não conseguem ouvir em silêncio. Eles têm que mostrar, através do raciocínio lógico, que elas estão, no mínimo, equivocadas. A conclusão é que sempre o homem tem culpa.
 
 
  Há dois tipos de raciocínio feminino: 1- Quando a mulher costuma interromper o que você ‘pretendia’ dizer e muda completamente o enfoque da conversa, ou 2- Quando ela tem a pretensão de ‘saber’ tudo o que você vai falar, e, portanto, não quer ouvir.
  Meus assessores especialistas no universo feminino batizaram esse comportamento repulsivo de “a lógica de não deixar o inimigo falar”. Mas o pior nesse tipo de comportamento, o que mais ofende, é o fato de elas ‘acreditarem’ que pensam igual à você – só que mais rápido.
 
  Isso tudo que foi dito pode explicar o motivo de eu preferir falar com mulheres do que com homens, esses idiotas que só entendem de carro, futebol e trabalho. Mas não pense que sou bobo: gosto de falar com grupos de mulheres, não com uma só. Melhor: ouço o que elas falam sem conseguir dar uma só opinião. Adoro quando elas discordam umas das outras, coisa fácil de ocorrer, pois elas são todas adversárias entre si.
 
 
  Mas não as culpo por nada, afinal, só a nossa costela não poderia fazer um ser perfeito. Ninguém sabe até hoje quais os materiais que Deus utilizou para construir e completar sua criação. Particularmente, acredito que Ele só estava preocupado com a beleza, não com o cérebro. Isso torna Deus, não eu, o grande machista da história da humanidade. Nosso grande erro é querer que elas nos deem o que não podem: coerência.

  Finalmente (antes tarde do que nunca), homens religiosos sérios - vejam a foto à esquerda, 'descobriram' a real intenção de Deus - a justificativa para ter criado a mulher. Há quem pense que não foi Deus, e sim Roger Vadim, o grande inventor da Brigitte Bardot, da Catherine Deneuve e da Jane Fonda. Nessas, ele apenas aperfeiçoou a criação divina. E Roger foi fundo.

 
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, novembro 28, 2013

O SONO E A IGNORÂNCIA

Vincent Van Gogh sempre foi meu pintor preferido. Dizem que ele era louco. Não acredito nisso. Creio que era muito revoltado, a ponto de explodir, vez por outra. Sua genialidade não suportou a ignorância da época em que viveu.


  O SONO E A MALDIÇÃO DA IGNORÂNCIA
 
  Certas atividades favorecem o acúmulo da bagagem cultural em nós. Artista de teatro, os ‘ólogos’ de modo geral (antropólogos, sociólogos...), escritores e historiadores, etc.
  A escolha de profissões que trazem esses benefícios obriga-nos a ler muito e estar sempre bem informados. A dificuldade é lembrar ‘onde’ obtivemos uma informação, pois as comunicações se expandiram, felizmente, em demasia. Raramente sei em qual mídia determinada informação foi obtida; Jornal impresso (qual?), tevê, uma revista, um livro? Terá sido na internet? Em qual site ou blog? Haja memória para guardar esses detalhes, para os quais nossa memória não dá a menor importância.
  Sim, nosso cérebro é muito independente. Não são poucas as vezes em que decidem sem nos consultar. Acredito que ele também possui o tal livre-arbítrio – uma espécie de piloto automático.
 
 
  Andei lendo sobre o ‘sono’ e não foram poucas as descobertas que fiz. Sabe aquela teoria do personagem Sherlock Holmes, na qual ele costumava dizer que só aprendia o que era necessário para realizar seus trabalhos? O detetive acreditava que nossa memória era como um quarto, que tinha que estar bem arrumado e não muito cheio de coisas inúteis. Só assim haveria espaço para guardar o que era importante. Sempre acreditei que esse era um raciocínio interessante, apenas isso.
  Bem, até agora. Ao ler pesquisas científicas sobre o nosso sono, aprendi que o inglês, ‘danadinho’, estava certíssimo. Aliás, ele ensina outras coisas importantes, como, por exemplo, fugir das mulheres. Mas isso é outra história.
 
  Outra descoberta importante foi sobre o meu sono. Eu ficava preocupado por dormir (sou aposentado, lembram-se?) qualquer hora do dia ou da noite; um sono segmentado, que eu considerava anormal. Pois aprendi que é muito normal, e sempre acordo relaxado. Faz um bem enorme dormir quando bate o sono. O artigo científico que li, avisa que é muito feio ter preconceito com quer dorme durante o dia.
 
  O sono RAM, fase em que dormimos mais pesadamente e sonhamos, é muito eficaz para arrumarmos nossas ideias. Não raro encontramos a solução para um problema nessa fase, e acordamos com a nova ideia na cabeça. Muitas religiões conseguem convencer as pessoas de que foi Deus que enviou um seu mensageiro para nos ajudar. É a velha mania de se deixar seduzir pelo sobrenatural. Não é bem uma mania, mas uma maldição da ignorância.
  

MESMO OS MINISTROS DE DEUS SÃO SUSPEITOS

Ele não devia ter voltado, sem antes dar uma olhadinha para ver como estavam as coisas. A culpa disso é dos seus representantes aqui na terra, em todos os continentes.

 
  A PROVA DO CRIME
  Dilma é uma economista fajuta. Ordenou que o Banco Central baixasse os juros quando não devia, e agora eles sobem quando ela não esperava. A Petrobrás paga, o país inteiro paga os seus desmandos econômicos – sem, é claro, esquecer os administrativos.
  Graciosa Foster, a presidente da empresa de petróleo que já foi o orgulho do Brasil, se tivesse um pouquinho de respeito por si mesma, já teria pedido demissão. A inflação, em 2014, vai subir. Qual será a nova ‘mágica’ que este governo vai tirar da cartola?
 
  REMANDO CONTRA A MARÉ
  Henrique Alves, o ficha-suja que preside a câmara, ainda insiste em tentar salvar o plano diabólico de José Genoíno. Palhaçada. Circo.
 
  COLÉGIO SÃO BENTO
  Parece que voltou atrás na intenção de aceitar alunas. Perguntei ao meu amigo Pascácio, um cara ingênuo e verdadeiro, o que ele achava da notícia. Resposta: “Simples, amigo Capeta: O colégio em questão não pertence a padres? Todos sabemos que padres preferem meninos...”.
 
    COCAÍNA
  Essa história da cocaína apreendida num helicóptero que pertence a parlamentares está começando a cheirar mal. Até hoje os ‘chefes do tráfico’ eram apenas soldados do crime contratados pelos verdadeiros chefes. Morre um peão, logo outro assume. Mas agora... Agora suspeita-se de que gente ‘graúda’ esteja por trás do grande cartel do crime. A ponta do iceberg começou a aparecer.
 
  SE ALGUÉM SOUBER...
  Onde se meteram Collor e Jáder Barbalho? Eles deveriam estar presos. Essa opinião não é apenas minha; milhões de brasileiros pensam como eu. Será que nunca farão justiça?
 
  O MAL POR TRÁS DO BEM
  Sempre que um governante faz uma coisa boa, há duas possibilidades: vai ter algum lucro com o feito ou apenas está livrando o próprio pescoço ameaçado por outras falcatruas.

 

JOAQUIM BARBOSA E VINÍCIUS

Vinícius de Moraes foi o poeta que melhor falou do amor. Orgulho-me de ter sido seu colega. Não fique espantado, falo de sermos fumantes e amantes incorrigíveis.
 
 
  Ele fumava até mesmo quando era uma simples caricatura. Lembro suas palavras ao dizer que era o 'branco' mais 'negro' do Brasil. Parodiando o grande poeta, eu digo que Joaquim Barbosa é o 'negro' mais 'branco' do Brasil.
 
 
 
 
  UM EXEMPLO PARA NEGROS E BRANCOS
 
  Duas reviravoltas estão acontecendo na política brasileira, graças - não podemos deixar de mencionar - ao inteligente ministro presidente do STF, Joaquim Barbosa.
  Impossível defini-lo em poucas palavras. O que posso dizer, sem medo de errar, é que esse negro é mais decente que qualquer branco que habita este país. Quem sabe ele vai ser o nosso Nelson Mandela?
 
  O GOLPE
  Gerente de hotel! É para dar risada? Nada mais conveniente para o condenado José Dirceu. O sujeitinho ficaria o dia inteiro no bem-bom de um hotel de luxo, possivelmente na melhor suíte, desfrutando de mordomias impensáveis, e, não tenho dúvida, trabalhando em seu apartamento para continuar conspirando e fazendo negócios obscuros.
  Mas o Joaquinzão não é bobo. O cara terá que trabalhar o dia inteiro – eu disse “trabalhar” – na presença de outros funcionários, de modo que a justiça possa, a qualquer momento, conferir se a sentença está sendo cumprida como deve.
 
  O GOLPE II
  Esse também foi abortado. O Guerrilheiro bandido, que foi defendido em plenário por um juiz cara-de-pau, não poderá se aposentar como um nababo. Muito esperto esse José Genoíno. Não tem doença grave alguma, mas queria se livrar da cassação recebendo 26.000 reais por mês – pagos, adivinhe por quem?
  Se havia alguma armação entre a câmara e seus médicos, o laudo médico isento que Joaquinzão encomendou fez desabar a farsa. O ladrão vai continuar preso. Terá que ser cassado.
 
  UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO
  Nosso ministro-herói, como todos sabem, é um tanto nervoso, irritadiço, e podemos compreender isso através das dores que sente na coluna. Eu bem sei o que é isso. Penso que sou mais irritado do que ele. Com tantos imbecis, antas e raposas em volta, não é qualquer um que consegue manter o bom humor. Joaquim Barbosa está conseguindo se controlar. Tentaram ‘armar’ contra suas decisões e se deram mal. Ele se superou.
 
  O STF continua chamuscado, mas pode começar a reverter essa imagem de que é dominado pelo governo. Como eu disse diversas vezes, a forma da escolha dos ministros é a causa desses desmandos.
 


quarta-feira, novembro 27, 2013

PROPINAS VOADORAS

Você não está sonhando. O que se vê é o seu, o nosso dinheirinho voando. Esse estranho pássaro se chama 'propinoduto'. Trazido pelos portugueses, espalhou-se pelo país inteiro.
 
 
   PROPINAS VOADORAS
  Essas do ISS, em São Paulo, devem ter começado desde que existem fiscais de qualquer coisa. Diga-se, a bem da verdade: em todo o território nacional. Pode ser que haja um ou outro fiscal que não seja corrupto, do mesmo modo que existe um tipo de peixe com asas. Assim mesmo, eles (os peixes) não ousam voar tão alto como alguns fiscais.
 
  CARTAS ANÔNIMAS
  Creio que nunca as escrevi, mas tive vontade. Deve ser emocionante. Covardia? Depende do caso. Como as mentiras nossas de cada dia, por vezes são úteis, necessárias.
  Vou logo falar o que quero: é sobre essas cartas que acusam o PSDB de corrupção. Verdades ou mentiras sobre quem teve responsabilidade sobre os acontecimentos, isso deve ser investigado. Mas, se foram denúncias anônimas, o mínimo de responsabilidade de quem as recebeu exige uma investigação sigilosa. Especialmente cartas escritas em outro idioma, que foram desavergonhadamente mal traduzidas.
  Pode ser tudo verdade? Pode. Só que a falsificação denota um interesse político em atingir a oposição. Só o PT teria interesse nisso. Pena que o ministro da justiça não soube agir como devia.
 
   SUPREMO NA BERLINDA
  Hoje é o dia marcado para julgamento do caso dos planos econômicos, uma vergonha, covardemente cometida contra simples poupadores como eu e você. O argumento dos bancos e do governo são imorais. Vamos ver como nossos juízes, já tão chamuscados, se comportam.
 
   AINDA O CASO GENOÍNO
  Ele não está inválido. Não há por que solicitar aposentadoria por invalidez. Se for concedida, será mais um trambique aplicado contra a democracia, o povo, e a decência. Vergonha é produto escasso no Brasil. Igual a papel higiênico na Venezuela.
 
  ESTAMOS FICANDO SEDADOS
  A consciência fica ‘sedada’ quando o roubo e a barbárie se tornam corriqueiros. Nos acostumamos a quase tudo. As repetições dos fatos nos deixam anestesiados. Toda ação imoral recorrente, suaviza os efeitos sobre nosso julgamento. 
 


EXIBIÇÃO

Os mais inteligentes e maduros preferem deixar apenas sua marca naquilo que fazem. Mas há quem prefira expor sua própria fotografia, para serem reconhecidos. São os vaidosos, os exibidos.

NUNCA ENTENDEREMOS COMO ELE FUNCIONA

Nosso cérebro é igual a todos. O que muda é a comunicação das terminações nervosas entre si, que determinam se você vai agir como um idiota ou como alguém com bom senso. Tentar entender como funciona, é diferente de saber.
 
 
 
  MEU CÉREBRO FUNCIONA BEM, OBRIGADO!
 
  O seu também, mesmo que de outra ‘maneira’. O melhor é somos diferentes, não exatamente no plano físico – onde temos as mesmas peças, que funcionam de um jeito único, só nosso, individual e intransferível.
 
 
  Exceto um aleijado, que nasceu sem os braços ou sem as pernas, somos feitos da mesma matéria, eu e você. Essa história de que Fulano tem um parafuso a mais ou a menos é conversa. Temos todos os parafusos que qualquer um tem.
 
  Mesmo os gêmeos considerados idênticos são diferentes, por dentro e por fora. Esses são mais assemelhados, apenas isso. Cada construção de um ser é única, mesmo que a ‘fábrica’ seja a mesma. O segredo está na forma como os componentes se misturam – mas isso vai continuar sendo o maior segredo. Cada descoberta feita por cientistas só faz abrir portas para outras dúvidas.
 
  A cada passo dado à frente pela ciência, ficamos cada vez mais distantes de saber tudo. Nossa máquina é perfeita, mas pode ser sempre melhorada, aperfeiçoada. Somos mesmo uma contradição.
 
  Você pensa que um psicopata ou um que só pensa 'naquilo' é um ser anormal? Está equivocado quem acredita nisso. Pelo fato de eles não sentirem as coisas como a maioria sente ou aceita, não significa que foram mal feitos. Como eu disse no parágrafo acima, a diferença está na mistura, não na matéria-prima.
  Claro que acontece de uma peça ficar desgastada; precisamos substituí-la, se isso for possível. Ou tratá-la para que volte a funcionar como deveria. Somos uma máquina, esqueceu?
 
  É óbvio que precisamos ter regras de conduta. Sem elas, viveríamos numa grande desordem social. Essas regras, no entanto, só servem para que o trem não descarrile. Na intimidade, no entanto, costumamos não aceitar muitas coisas. Nunca vi duas mulheres que tivessem, na cama, o mesmo comportamento. Isso não quer dizer que só uma era normal.
  Nessa linha de raciocínio, excetuando aqueles que nascem sem uma parte física – um pedacinho do cérebro, por exemplo -, somos todos normais dentro do que consideramos anormalidades. Consideramos nos outros, bem entendido.
 
 
  Se, depois de ler este texto, você continua sem entender como são os humanos, você não está só: eu também não compreendo e nem estou interessado. Aceite cada um como cada um é, ou afaste-se dos que lhe são insuportavelmente desagradáveis.
  


PRECISAMOS REALIMENTAR A ALEGRIA

O simpático que aparece na foto não se preocupa com roupas, automóveis, ou qualquer coisa que seja comprável. No entanto, ele está sempre sorrindo; de dia por causa do sol; de noite, pela lua e as estrelas. Ah, e por saber que cada um é cíclico, sua vida não conhece a monotonia. Está contente com o que pode ter.
 
  ALEGRIA PASSAGEIRA: COMPRAR
 
  Estou falando da alegria que sentimos ao comprar – comprar qualquer coisa, cara ou barata, dependendo da condição sócio econômica da pessoa. Os muito abastados não ficam contentes ao comprar um (ou mais um) automóvel, a menos que seja o mais caro que existe.
 
  Isso me lembra um desses árabes estúpidos, cheio de petrodólares, que no seu país quase não havia estradas e ruas pavimentadas (creio ter lido sobre o assunto uns 40 ou mais anos atrás), que possuía 10 Rolls Royces em sua garagem sitiada por areia; um era de prata – ou de ouro, não me recordo.
 
  A estupidez humana não aceita limites.
 
  Tenho visto pobres que adquirem o seu ‘quatro rodas’, fabricado 15 anos passados, e cuja manutenção sai caríssimo – visto que semanalmente visitam o mecânico da esquina. Para esses, ter um carro é como subir na escala social. Sentem-se importantes.
 
  Eu próprio já fui estúpido, não no nível dos dois exemplos citados, mas num nível intermediário, o que não diminui minha estupidez. Cometia dois pecados: fazia uma compra desnecessária e alimentava minha vaidade.
  Mas minha teoria de que o ser humano é um idiota não se refere apenas a automóveis. Falo de tudo que pode ser comprado, inclusive amigos e mulheres. Pode ser um equipamento de som, ou uma tevê de 200 polegadas. A cada degrau de preço que subimos ao comprar, acreditamos subir socialmente. Só a educação e a maturidade, juntas, são capazes de pôr um freio nessa mania de consumir.
 
  O consumo desnecessário é como beber da água salgada do mar – quanto mais bebemos, mais sede sentimos. Há quem considere isso uma doença. Eu penso diferente. Insisto na tecla da educação e da maturidade, sem entretanto duvidar que possa se transformar em uma doença.
  Me vem à lembrança um episódio de um amigo de infância, da minha idade, que já faleceu. Meu apartamento era repleto de tapetes orientais - que sempre achei e acho lindos. O amigo, que nasceu rico e perdeu tudo, casou sempre com mulheres ricas. Seu Deus era o dinheiro. Telefonou para mim do Estado onde morava, e, sem a menor noção, disparou esta pérola: “Sabes onde estou com os pés? Num tapete persa! Já pensaste o que isso significa? Aposto que nunca experimentaste este prazer”. Senti pena. Só.
 
  É claro que comprar algo que desejamos proporciona muito prazer, mas é um prazer efêmero, não se sustenta por muito tempo. Já o prazer que sinto ao escrever é constante, inesgotável. Cada tema abordado me traz uma alegria como se eu tivesse descoberto a pólvora. Isso me convenceu que o maior prazer está em criar. E não ganho dinheiro algum para escrever.
 

terça-feira, novembro 26, 2013

OS BÁRBAROS

Essa mulher na foto à esquerda está sendo apedrejada até a morte. Isso é considerado normal nos países árabes. Em volta dela, uma grande assistência assiste feliz.
 
 
  ELE ENTENDE DO ASSUNTO?
  Zé Dirceu – só li o título – quer trabalhar em hotel. Só se ele for o dono, imagino. Então é lá que ele vai montar o seu Quartel-General? Vai continuar conspirando? Não sei quantas estrelas o hotel possui, mas certamente, com a nova direção, vai perder algumas.
  Bem, o Capeta crê que ele ficaria melhor num hotel de alta rotatividade, que estaria mais de acordo com sua personalidade vulgar.
 
  ROUBEI SIM, E DAÍ?
  Henry Sobel, o rabino que representava os judeus em São Paulo, quer que esqueçamos que ele foi preso ao ser flagrado roubando 4 gravatas caríssimas – sem necessidade, pois era um homem relativamente rico, como a maioria dos judeus.
  Em vez de ficar dando entrevistas por aí, ele poderia dar uma explicação para sua atitude de cleptomaníaco. Ele diz que não fez o que fez por ser doente. Se ele podia comprar ao invés de roubar, então por que motivo roubou? Meu amigo Pascácio tem a capacidade de simplificar tudo e acha que ele é apenas um ladrão comum. É só.
 
  ÁRABES
  Definitivamente eles são bárbaros, que pouco ou nada evoluíram em milênios. São tão atrasados, que suas próprias mulheres, tratadas como se fossem objetos que qualquer homem possui, desde que pague, (muitas) acreditam que é assim que deve ser, que é normal.
  É perda de tempo, e o mesmo que chover no molhado, querer mudar sua maneira de ver o mundo. Mudar de comportamento, nem pensar.
 
 VERDADE
  No Brasil, quanto maior a obra, maior o roubo.
 
  AMAZÔNIA E SEUS ESTÁDIOS
  Como é que pode, construir estádios caríssimos, se sequer têm um time na primeira divisão? Bem, comentam as más línguas que a vocação do paraense é subir em mangueiras para pegar mangas, e no Amazonas o sonho é ser Tarzan. Acho que há um pouco de exagero nessa afirmação.
 
  SIMULADO
  A Folha de São Paulo vai fazer um simulado da prova da OAB. Não é por nada não, mas têm muitos advogados formados e atuantes, que não alcançariam a nota mínima. O Capeta conhece vários.
 
  MOTÉIS
  Restaurante de São Paulo promove festival de ostras. Até onde eu sei, ostra é um conhecido afrodisíaco para homens. Os motéis das redondezas vão faturar.
 


MACACOS VIVEM EM ÁRVORES

Nessa frase atribuída a Albert Einstein, fica fortalecida a teoria do "cada macaco no seu galho". Quero estar com meus iguais.