quarta-feira, maio 29, 2013

ARTE DO FEIO

Se isso aí na foto ao lado é arte, podem me chamar de Machado de Assis. Já vi muita coisa feia, mas essa é difícil ser batida.
 
MEDIDA PROVISÓRIA
Nem deveria existir. É uma vergonha, utilizada por quem não têm vergonha. Trata-se de um instrumento que, usado sem a parcimônia devida, faz do congresso uma casa de bobos. É típica de governos com tendências autoritárias que evitam o debate político como convém a uma democracia plena. Mais medidas provisórias, mais autoritarismo.
 
MEMÓRIA FAMILIAR
Meu falecido pai contava que meu avô possuía cavalos no Jockey Club. Até aí morreu Neves. Ele e meu avô eram jogadores de tudo. Em família, ele costumava dizer que em corrida de cavalos, quem menos rouba é o cavalo. E para quem não sabe, corrida de cavalos vicia tanto quanto qualquer jogo.
 
ARTE?
Podem até chamar de arte aquele horror que é a tal escadaria da Lapa. Eu não vejo como tal. Aliás, em matéria de coisas belas, a arte moderna continua deixando a desejar. Arte, no meu entendimento, é tudo que é feito pelo homem com o objetivo de mostrar a beleza e causar emoção. Você se emociona ao ver a escadaria da Lapa? Vê alguma beleza?
 
O DINHEIRO É MAIS AMADO
É natural que viveremos melhor onde pudermos ganhar mais, especialmente se for um lugar mais civilizado. É o caso dos jogadores de futebol que, vendidos para atuar no exterior, sempre optam pela longa mudança. O dinheiro sempre fala mais alto, e, como disse Nelson Rodrigues, compra até o amor verdadeiro. Jogador que chora quando vai viajar para ganhar milhões, está jogando para a plateia. São lágrimas de crocodilo.
 
VIAJOU NA MAIONESE
Ao dizer que Brasil pode fazer a melhor copa de todos os tempos, Dilma Rousseff está ‘viajando’. Isso não vai acontecer nem no conforto para quem vier, nem na qualidade dos estádios, e muito menos no bom futebol da nossa seleção. Só um milagre nos fará conquistar o campeonato.
 
ESTRANGEIROS
Nunca, “em tempo algum na história deste país”, tantos estrangeiros vieram trabalhar aqui. O Capeta acha ótimo, pelo menos para os brasileiros, que aprenderão coisas novas. Eles (os gringos) ocupam vagas que não temos capacidade para ocupar, e com isso melhoram nosso potencial de produção. Esse é o resultado do descaso com que sempre foi tratado o ensino no Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário