domingo, maio 12, 2013

A SUA OU A MINHA VERDADE?

Essa 'Comissão' não passa de bobagem. Verdade é a condenação de mensaleiros.
 
 
 
     QUE VERDADE?
 
     Há sempre duas verdades: a sua e a minha. Talvez haja uma terceira: a dos que observam os fatos à distância, sem interesse outro que não seja a verdade histórica. A verdade debatida por adversários vivos jamais será conhecida. Há fatos que apenas a morte á capaz de – talvez, quem sabe? – trazer à tona.
 
     Tudo que já aconteceu faz parte da história. E a história, já está mais que provado, é uma grande mentirosa – não por opção dos historiadores, mas por sua ignorância sobre os fatos. Quem estudou nos anos 1950, aprendeu tudo errado. Nem nossa própria independência foi ensinada – e até hoje os livros de estudo não assumem – de maneira diferente de como ocorreu. A todo o momento surgem novos livros contradizendo o que era tido como verdade absoluta. Verdade absoluta não existe.
 
     Tudo indica que Barrabás foi libertado no lugar de Jesus porque era um revolucionário que queria libertar a Judéia da opressão romana. Na época, seu nome estava entre os criminosos comuns. A realidade é que seus métodos violentos eram combatidos pelo poder dominante com violência. Igualzinho aos fatos que aconteceram em qualquer país que sofreu mudança de regime político. Nada pode ser avaliado fora do contexto em que aconteceu. Eu mesmo já tive escritório perto de uma delegacia de polícia, e podia ouvir, quando ficava trabalhando até tarde, os gritos desesperados de presos sendo torturados – antes e depois de 1964.
 
     Quando eu era muito jovem, dizia-se que comunista de verdade era aquele que pregava ideias importadas da Rússia. De lá eles importam, até hoje, o caviar. E de outros lugares importam vinhos e outras bebidas, e tudo que se produz de melhor no exterior. Comunista de respeito sempre teve bom gosto. Havia até uma piada de ‘mau gosto’ que falava que eles (os comunistas) comiam criancinhas. Quem viveu aqueles tempos sabe que não estou mentindo.  A verdade é que depois se descobriu que os padres é que comiam as criancinhas... E continuam comendo.
 
     A tortura é abominável, em qualquer tempo, mas ela sempre existiu e continuará a existir em toda parte.
 
     Essa Comissão da Verdade foi criada, na minha nada modesta opinião, por motivos eleitoreiros. É para dar a impressão que os petistas são gente boa e querem restaurar os pingos dos ‘ii’. Fui contra quando ela foi criada, e continuo contra hoje. Ela só serve para reabrir feridas que estavam sendo cicatrizadas, e criando animosidade entre os brasileiros, tentando, através do revanchismo, ressuscitar o falecido comunismo e combater um hipotético neonazismo. Tudo balela.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário