sexta-feira, setembro 13, 2013

O INTERESSE MOVE MONTANHAS

A palhacinha da foto ao lado está chorando. É uma brasileira. Quer saber o motivo? Ela compreendeu o que acontece neste país. Neste momento, ela representa o "Clube dos Brasileiros Lúcidos". Ainda somos poucos - por enquanto! 


    RAIOS X DO SUPREMO 
   Apesar do Capeta já ter uma ideia quase formada sobre os ministros do STF, muitas dúvidas foram esclarecidas ontem. Já sabemos o que pensam suas excelências, seu viés político, quem são, e a que vieram.

   Alguns causam admiração por sua capacidade e conhecimento jurídico, outros são cansativos – chatos, se você preferir -, há os vaidosos, que gostam de exibir uma cultura prolixa, e até mesmo um ou outro que não têm muito a mostrar, exceto sua aparente fidelidade a quem os nomeou.

   O tribunal foi dividido em duas categorias, como era o mundo nos tempos da “guerra fria”: Capitalistas e Comunistas. Essa divisão parece-me clara neste julgamento da ação penal 470 – dos mensaleiros; há os que são contra e os que são a favor – do governo. Ou poderiam ser divididos entre fiéis e infiéis, devido ao que os petistas esperavam de cada um.
   Se minha psicologia estiver correta, o voto do ministro Celso de Mello será contra os governistas. Vem cadeia por aí?

   CULPADO?
   Definitivamente o cigarro passou a ser culpado por todas as doenças, da unha encravada ao câncer – onde quer que ele se instale. Espero que não, mas se a Mônica Lewinski – lembram dela? – vier a padecer de algum tipo de câncer, a culpa terá sido do charuto do Bill Clinton, que dizem, colocava o ‘bicho’ aceso na... Você sabe.

   Fumante (nunca viciado) há 55 anos, tive apenas uma hepatite e um infarto durante a vida. Não os atribuo ao cigarro ou cachimbo, ou charuto, que tiveram sua época de glória na minha vida.
   Vamos combinar que, se o fumo causasse todas as doenças a ele atribuídas, eu estaria morto há tempos. É claro que há uma razão para essa ‘palhaçada’ do combate ao fumo que não posso afirmar qual seja, mas tenho minhas suspeitas. Vejam quantos produtos a indústria farmacêutica lançou nos mercados para ‘ajudar’ a combater o ‘vício’.

   A Coca-Cola faz mais mal à saúde, e vicia tanto quanto o cigarro. E o que se fez até agora contra ela? Nada, exceto proibir anúncios com crianças bebendo esse, digamos, ácido – mas que são burlados pela presença dos petizes nas peças publicitárias, e quase não dá para perceber que elas não bebem o líquido, mas seguram na boquinha da garrafa.

   Não duvidaria se alguém dissesse que as grandes indústrias de fumo são os grandes acionistas dos laboratórios que fabricam “medicamentos?” para combater o fumo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário