terça-feira, setembro 24, 2013

NEGRAS NA ALTA COSTURA

Tentar impor, exigir a contratação de modelos negras na alta costura é uma bobagem que não dará certo. Uma mulher branca jamais se verá com uma roupa vestida por uma negra. E depois, é tudo uma questão de comércio: se negra em desfile vendesse, elas estariam mais cotadas.
 
 
  DILMA NA ONU
   Falou e jogou para a plateia. Como se o governo brasileiro, através dos tempos, não espionasse seus próprios cidadãos. Quem conhece um pouquinho de história do Brasil, sabe que nosso país já espionou muito, pelo menos nossos vizinhos. Não vou dizer que seja agradável, mas, como diria o grande filósofo Liz Inaço, “é usual”.
   Quem têm receio de ser espionado? Só quem têm algo a esconder – coisa que todos nós temos. Receio é coisa light. Já medo, só os culpados desenvolvem essa, digamos, emoção 'adrenalínica'.
   Não passa de um lance para melhorar a imagem esmaecida da presidente, tornando-a mais nítida para as eleições do ano que vem.

 

  CONFEDERAÇÃO DE MÉDICOS
   A CFM afirma que fiscaliza todos os médicos que atuam no País, brasileiros ou não. Isso é uma meia verdade. Se fosse como dizem, não seriam abertos tantos consultórios de falsos médicos, nem tantos médicos reincidentes em erros graves. Me engana que eu gosto.

 
    PROMESSAS
   Como haverá eleições em 2014, muitos governadores projetam obras intermináveis para entrega em 2015 ou 2016. Se não forem reeleitos, dirão que se tivessem sido estariam entregando tudo nos prazos. Já no caso de se reelegerem, ou esquecem as promessas, ou reajustam os preços das obras e adiam a data final.
   É como se dizia antigamente: “São como obras de igreja – intermináaaaveis”. “Obra de igreja” sempre demora muito, e até muitíssimo. É que enquanto não fica pronta, os fiéis otários continuam contribuindo com seu dinheiro, talvez por acreditar que terão direito a um terreninho no paraíso. A Igreja Católica Romana, antigamente vendia passaportes para o Céu.  

 
    ALTA-COSTURA EM DEBATE: RACISMO?
   A discussão gira em torno de poucas modelos negras serem utilizadas em desfiles de moda. O Capeta, curioso em todas as áreas do comportamento humano (eu devia ter sido antropólogo), acredita que haja alguma lógica no, vamos dizer, fenômeno.
   Primeiramente, não é toda moda que se presta para peles negras e brancas. Cores então, nem se fala. Tipos físicos, mais ainda: negras têm pernas finas (não estou falando de coxas) e bundas grandes, bem salientes e empinadas. Segundamente, em geral são pobres e não podem comprar alta moda. Em parte, a culpa disso é dos negros ricos, que costumam casar com loiras ou apenas brancas.
   Eu já falei que não se combate o racismo com regras impositivas e/ou patrulhamentos – só com miscigenação, o que é um processo lento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário