sábado, setembro 07, 2013

EVOLUÇÃO DO CONCEITO HUMANO

Estou apenas apresentando uma pequena prova de que a evolução é muito lenta. Ou só existe quando maquiamos o retrocesso. O pior é que o Manoel logo será despedido. Máquinas o substituirão e ele ficará sem comida e moradia.
 
   A LÓGICA DA VIDA
 
   Tudo na vida é ilusório, inclusive a própria vida. Comparando, eu poderia afirmar que a vida é como um jogo de futebol, o esporte mais estranho que existe. Numa partida, nem sempre o melhor vence. Lembram de 1982? O Brasil era o melhor time da Copa e... perdeu o campeonato. Simples assim. Explicações? Várias, sem que alguma convencesse. Então não vale à pena ser o melhor? Claro que vale. Ajuda a passar o tempo com a ilusão de que seremos recompensados. Às vezes somos, outras vezes não somos.
 
   Inúmeras vezes o leitor terá ouvido a expressão “Futebol não tem lógica”. E a vida, tem? Quantos bons perdem para os maus? Isso é ilógico? Não, não é. A vida é feita de ‘acasos’ e ‘consequências’.
   São milhões de combinações – umas previsíveis, não a maioria - que podem influenciar um acontecimento. O ‘poder’ do homem sobre esse acontecimento é quase nulo.
   Não conheço uma estatística sobre se há mais sofrimento do que alegria na vida das pessoas, mas apostaria que, para os mais bem-sucedidos, é meio a meio. A maioria expressiva aponta para o sofrimento sempre maior do que os bons momentos. Em outras palavras: cada um de nós luta contra uma infinidade de ‘inimigos’. A lei das probabilidades existe, mas não é exata. Nunca qualquer um pode se prevenir contra forças que desconhece, inclusive as forças imponderáveis. O imponderável é... imponderável.
 
   Parece que estou dizendo que viver é sobreviver em meio ao caos organizado. Não é isso, mas é quase. O caos não tem organização alguma. Certas atitudes atraem consequências que são tão lógicas que você passa a acreditar que há uma organização ‘superior’ que nos conduz. Não há.
   Um ‘ser’ superior, com tal poder de criar, poderia ter feito coisa melhor, não?! Isso elimina qualquer religião do conceito de ‘coisa séria’.
 
   Uma tendência, que herdamos dos nossos ancestrais, é justificar o que não precisa ser justificado com a aceitação do sobrenatural. Atualmente somos menos ignorantes do que há centenas de milhares de anos; assim mesmo, existem mais de 300 mil religiões e deuses neste planetinha. Mas, como entendeu Darwin, estamos evoluindo. Só que um pequeno detalhe na nossa evolução pode levar milhões de anos. Não temos esse tempo.
 
  Maquiavel foi o grande gênio da política de todos os tempos. Viveu há quase setecentos anos, e não foi superado. Seu pensamento é, até os dias atuais, referência máxima no estudo da política e do poder. No entanto, esse homem que sabia tanto, nunca conseguiu alcançar a elevação que desejava. No fim da vida, quando deveria estar mais sábio, perdeu o pouco poder que tinha e caiu em desgraça política. Parece ilógico, e é.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário