quinta-feira, setembro 26, 2013

MAQUIAVEL E O POSTE


Personagens da lenda urbana, da esquerda para a direita: Maquiavel, o verdadeiro; o Falso, forjado na caatinga; finalmente à direita, o Poste - ou será Posta?
 
  QUAL O CRITÉRIO DA MARINA?
  Foi noticiado que o REDE, partido político que a Marina Silva está tentando fundar, encontrou dificuldades para alcançar o número necessário de assinaturas para ser aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Segundo consta, a ex-senadora pelo Acre estaria sendo muito exigente para aceitar o apoio de certas pessoas.
  Como o Capeta gosta de entender as coisas com clareza, quero saber se quem é ‘evangélico’ está previamente aprovado, visto que a pré-candidata abraça essas religiões que nos brindam com tantos bons exemplos de seus pastores.
 
  IMÓVEIS SUPERAVALIADOS
  No início deste ano comentei que os imóveis no Brasil estão custando bem mais do que valem realmente – em especial nas grandes capitais. Ontem a tevê mostrou que as construtoras estão num dilema: ou param de construir, ou baixam os preços dos seus altos estoques à venda. Mas ainda não é hora de comprar; melhor esperar mais um pouquinho.
 
  O TCU ACREDITA EM PAPAI NOEL?
  O Tribunal de Contas da União “mandou” que todos os servidores que há tempos vem recebendo salários acima do teto permitido pela lei, devolvam o que receberam em excesso. Esse tipo de assunto costuma ganhar as manchetes só para fazer ‘marola’ e mostrar que a lei vai ser cumprida; depois, a demora da justiça faz tudo cair no esquecimento, todo mundo ‘recorre’ e é um recurso atrás do outro.
 
  MINISTROS DO STF
  Alguns chegam a manifestar seu espanto com relação às pressões que recebem de fora. Estavam esperando o quê? Fizeram do julgamento do mensalão um circo, onde exibiam seus conhecimentos de ‘juridiquês’; passaram a impressão que estava tudo decidido e deixaram a população a ver navios; sem contar que foi a primeira vez que mostraram (acredito que sem querer) como funciona a justiça – com incoerência e só para os ricos e protegidos do governo.
 
  HISTÓRIA DO POSTE
   Lula, o maléfico, elegeu um poste. Instalou-o num local inadequado, baseando o meu raciocínio no livro “Todo Mundo É Incompetente, Inclusive Você”, onde a competência de todos nós é finita – algumas chegando ao seu nível máximo em certas pessoas bem antes do que em outras.
   O ‘Maquiavel’ brasileiro, do mesmo modo como o verdadeiro Maquiavel italiano, vai terminar se dando mal. Questão de tempo. Os americanos têm razão, quando dizem que “O homem certo deve ser colocado no lugar certo”. Os postes também.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário