Foto do "capital humano" da Coréia do Sul. Eles investiram em educação, e estão colhendo o que plantaram. Em duas gerações chegaremos onde eles estão.
Com um território menor que muitos estados brasileiros, e uma população equivalente a 1/4 da nossa, os coreanos são superiores em tudo. Tudo mesmo. Inflação menor, IDH maior, o PIB per capita é quase o dobro do brasileiro, o desemprego é a metade (em %), as exportações são mais que o dobro, apesar do PIB ser a metade do nosso. O analfabetismo na Coréia do Sul é, acredite, zero.
O que fazer se o maior analfabeto foi presidente do Brasil por oito anos e continua mandando? Quando eu falo em 'duas gerações' para chegarmos ao que a Coréia é hoje, é se começarmos a mudar já. E não me venham por a culpa na ditadura, pois a do Chile do Pinochet foi mais severa e eles estão melhores do que nós em quase tudo. Os alfabetizados do Brasil não são exatamente alfabetizados 100%. Alguns até conseguem ler, mas não entendem o que leem. Há pessoas que procuram o Capeta para que lhes seja explicado o que suas mentes não alcançam. E eu avisei que meu blog não era para ser lido por muita gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário