sexta-feira, janeiro 17, 2014

PRECONCEITO NÃO É CRIME, A BURRICE DEVIA SER

Nelson Rodrigues foi um gênio, na maioria das vezes incompreendido. Ele tinha o mau hábito de falar as verdades - agradáveis ou não. Um Oscar Wilde moderno, mas igual.


  PRECONCEITO NÃO É CRIME
 
  Para começo de conversa, todo mundo, sem exceção, têm preconceitos sobre diversos temas. Quem afirma que preconceito é crime não sabe se posicionar claramente. Preconceito significa fazer um conceito antecipado sobre certas coisas ou tipos de comportamentos.
  Se você não tem, é por que é um alienígena. Os humanos são preconceituosos, sim, e não adianta negar ou não querer ver. Posso provar o que estou dizendo, mas não vou perder tempo – parto do princípio que meus leitores são inteligentes e sabem o que estou falando. A psicologia, enquanto ciência, pode explicar tudo direitinho.
 
  Judeus são preconceituosos, assim como negros e os ‘sem terra’. Antecipadamente torcem o nariz para todos os que não são como eles. O que não quer dizer que devemos tolerar qualquer tipo de agressão. Mas não gostar não significa agredir. Não gostar de algo ou de alguém é não ter empatia para com uma causa ou uma determinada pessoa. Brancos sem raça específica têm o direito de pensar a achar o que quiserem. Eles também são preconceituosos. O mundo é e será sempre assim.
 
  Eu também tenho alguns preconceitos. Antecipadamente, não gosto e não confio em políticos. E daí? Quem tem alguma coisa com isso? Ninguém inventou o preconceito, ele sempre existiu. Querer mudar a humanidade é muita pretensão. Nem sei se alguns milênios seriam suficientes para esse tipo de mudança de comportamento.
  Negros são particularmente sensíveis a essa forma natural de ser das pessoas não negras. Eles culpam os brancos – e guardam muito rancor – pela escravidão. É bom que se diga que ter escravos não quer dizer que estes tinham que ser negros. Os vencidos em batalhas sempre foram escravizados.
  Quanto aos negros, a história é outra; eles próprios escravizaram seus semelhantes vencidos em garras tribais na África, e vendiam-nos ao brancos mercadores de qualquer coisa que desse lucro.
  Qualquer tipo de escravidão é uma barbaridade, e temos que lutar contra. Só não acho que os brancos tenham ‘culpa’ pelo que os negros, séculos atrás, fizeram ao seu próprio povo. A política racial é equivocada e só faz piorar os sentimentos negativos de parte a parte.
 
Leia atentamente o que está escrito acima. Deu para perceber que são coisas diferentes? Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Entendeu?
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário