domingo, janeiro 26, 2014

É PRECISO SABER TER SONHOS

Ao perseguir um objetivo, mantenha sua atenção para todos os lados. É comum que, muitas vezes surjam oportunidades que podem passar despercebidas. Não ponha viseiras em você mesmo.



  ADIANTA SONHAR?
 
  Depende. Rudyard Kipling, prêmio Nobel de Literatura, acha que sim; contudo, faz uma recomendação: “Se és capaz de sonhar sem deixar que os sonhos sejam teus senhores...”.
 
  Kipling era um sábio. Vale à pena refletir sobre o conselho dado. Quando nos deixamos dominar por um sonho e direcionamos todos os esforços para alcançá-lo, é que entramos num terreno perigoso. Nada nem ninguém merece toda a nossa dedicação. Exceto, talvez, um filho quando ainda é pequeno – se você foi burro o suficiente para ter filho. Tudo fica mais complicado quando seus sonhos serão sobre o que ou como ele vai ser quando crescer. Por quê? Porque ele será diferente do que você sonhou. Sempre. Cada um é cada um, e isso não dá para mudar.
 
  Quando você permite que um sonho tome conta da sua mente, deixa de lado oportunidades que poderiam ser melhor aproveitadas. É por isso que muitos homens ricos são infelizes – não têm tempo para mais nada, a não ser trabalhar. Uma ideia fixa num só objetivo impede que conheçamos prazeres nunca imaginados. Que prazeres são esses? Não sei, só você poderia descobrir, se não trabalhasse tanto.
 
  Uma outra ideia errada que as pessoas têm é a diferença entre sucesso e fracasso. Inúmeras vezes o sucesso aparenta ser fracasso, e você se deixa abater. Sua visão tem que ser ampla, não pode ser como o personagem da figura acima. Para enxergar, é preciso saber olhar.
 
  Já ouviu dizer que livros de autoajuda só ajudam quem os escreve? Pois acredite nisso. Não que os conselhos sejam maus, mas cada indivíduo tem características e inclinações próprias; não há quem possa agir contra sua maneira de ser. Tentar e não conseguir pode ser frustrante. Introvertidos não podem agir como extrovertidos, mas cada um desses dois temperamentos possuem qualidades que podem ser melhor aproveitadas, desde que não tentemos ser o que não somos. Como no livro “O Pequeno Príncipe”, temos que exigir de cada um o que cada um pode dar” – principalmente quando exigimos de nós mesmos.
 
  Você certamente se surpreenderia em saber que possui qualidades que jamais pensou. Ninguém nasce para ser apenas isso ou aquilo. Muitas vezes uma inclinação pode parecer que é a mais forte dentro de nós, mas nem sempre quer dizer que seja. Descubra quem você é, e do que é capaz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário