segunda-feira, janeiro 06, 2014

O GORDO E O MAGRO

Acabar com a corrupção? Isso é tão utópico quanto dizer que o mundo será, um dia, comunista. Acaso os comunistas não são corruptos? Não gostam de tomar Romanée-Conti? O gordo da foto continuará gordo, o magro não vai engordar. 
 
 
  CLIMATEMPO
  Trata-se de uma empresa cujo objetivo seria informar aos brasileiros a previsão do tempo nas cidades mais importantes do Brasil. Ela até informa, só que informa errado. Chega a errar de um dia para o seguinte. Que inveja dos americanos e europeus, que conseguem prevenir com dias de antecedência.
 
  MACONHA OU CIGARRO?
  O comportamento no mundo move-se estranhamente – sempre com algum lobby escuso que beneficia grupos insuspeitos. Muita gente notou que o cigarro está senso banido em quase todos os países, de forma acelerada e implacável, como se fosse ele o responsável por todos os males do mundo. Eu sempre discordei disso. Os médicos viram-se forçados a recomendar que seus pacientes deixassem de fumar – mesmo nos casos em que muitos deles continuavam fumando longe dos consultórios, escondidos.
  A outra face da moeda é que a maconha, antes estigmatizada e marginalizada, da qual sempre se disse o pior que se podia dizer de um vício, agora desponta como uma fonte de riqueza legal. A liderança desses movimentos estranhos parte sempre do mesmo lugar, os Estados Unidos da América.
  A saída é repetir Hamlet: Há algo de muito podre no reino da Dinamarca!
 
  HÁ SEMPRE UM GRANDE CRIME...
  Faz muito tempo que ouço dizer que “por trás de toda grande fortuna há sempre um grande crime”. Como todo provérbio ou ditado, este está incompleto. Eu poderia jurar que por trás de toda fortuna, por menor que seja, há sempre crimes menores que permitiram a ascensão de alguém ao mundo dos ricos. Pela lógica, se os ricos ou muito ricos estão aumentando no planeta, é por que crimes também estão sendo cometidos em maior quantidade.
  É só parar para pensar o que significa ganhar o primeiro bilhão. É trabalho para várias vidas, mas algumas pessoas conseguem muitos bilhões em uma só existência. Como isso torna-se possível? Através de crimes de corrupção, furtos e roubos descarados, assassinatos, e, por que não dizer claramente, pelas portas e janelas abertas por funcionários públicos – o caso dos fiscais de São Paulo é apenas uma pequenina amostra.
  Eu mesmo fui um pequeno empresário com relativo sucesso, mas não via como chegar a ganhar milhões sem alguma trapaça. Empresário é ladrão? É, mas ele não rouba sozinho. Muitas vezes é levado a roubar para sobreviver. Depois, vai-se habituando a roubar e sua conta bancária cresce. O mais fácil é contar com a ajuda dos “servidores” públicos que ocupam cargos chave, seja aqui ou na China. A corrupção move o mundo corporativo – não duvide dessa afirmação.
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário