segunda-feira, novembro 19, 2012

MINHA CASA, MINHA VIDA

Casas malucas são encontradas em todos os lugares do mundo. Estas da foto ao lado foram construídas na França. Parecem uns escafandros, não é? Pelo menos despertam curiosidade. O nosso problema é com o interior de casas e apartamentos, onde a funcionalidade costuma vir depois da estética.




TOMADAS
Por que as tomadas são posicionadas juntinhas do rodapé em nossas casas? Será uma provocação aos nossos bebês, que ficam se arrastando pelo chão? Ou é uma maneira que os engenheiros e arquitetos encontraram de nos obrigar a fazer exercícios tipo ‘baixa/levanta/baixa/levanta’? Outro dia me vi às voltas com um problema: o aparelho que precisava ser ligado ficava a pouco mais de um metro de altura, e o fio não alcançava a tomada.  Isso é burrice ou zelo pela estética? De qualquer modo, considero prioritária a funcionalidade.
 
CADEIRAS E POLTRONAS
O homem vai à Lua, voa mais rápido que o som, decodifica o DNA, e, no entanto, não consegue fazer uma poltrona ou cadeira confortáveis. Não conheço umazinha que não necessite que se ponha uma ou mais almofadas nas costas para nos dar conforto. Assim mesmo, essas almofadas logo aderem ao defeito das cadeiras, precisando de substituição ou reforço.
 
VARANDAS
Tenho visto varandas que são imensas, sem paredes ou janelas que evitariam que ficassem empoeiradas ou molhadas pela chuva. Antigamente usava-se a expressão ‘jardim de inverno’ para esses espaços que possuíam janelas envidraçadas, que protegiam o mobiliário e as pessoas das intempéries. Hoje, são simplesmente chamadas de ‘varandas’, que causam muita aporrinhação. Umas, por serem grandes demais e darem muito trabalho; outras, por serem pequenas demais, onde não cabe uma só cadeira e, em alguns casos, nem um vaso de plantas. Há condomínios que sequer permitem que transformemos nossas varandas em jardins de inverno. Isso é burrice ou alguma intenção oculta para nos causar sofrimento?
 
BANHEIRO DE EMPREGADA
Como a própria empregada, é um mal necessário. Mas tenho visto verdadeiras aberrações com essa denominação. Numa grande maioria, há chuveiro, pia e privada; o detalhe é que são quase sobrepostos, onde o uso do chuveiro molha todo o cubículo, inclusive o papel higiênico, que deveria ser usado seco.
 
 QUARTO DE EMPREGADA
Alguns são denominados “suítes”, mas não encontro as palavras certas para descrever essa área total de 2x1,45m.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário