quinta-feira, novembro 29, 2012

PEGAJOSO

Caetano Veloso parece estar feliz com tanta gente passando as mãos nele. Pela cara, ele está para ter um orgasmo. Ô cara pegajoso.



SOU INOCENTE
Não é por eu ter falado, num momento de raiva que a sede do Flamengo deveria pegar fogo, que fui eu quem causou o incêndio no clube esta noite. Posso até provar – tenho um álibi – que eu estava bem longe do local do crime. No entanto, não posso negar: fiquei contente. Sou o capeta, lembram? Imagino como deve ser desagradável ser vizinho de um clube de futebol...

 
SORTUDO
Luciano Huck fotografa sua mulherzinha e diz que ela está cada vez mais linda. A turma do Capeta concorda, mas gostaria de perguntar à Angélica o que ela acha da beleza do maridinho. Só para esclarecer, refiro-me à beleza interior do apresentador, aquela que ninguém vê.

 
ROBERTO CARLOS
Ele continua como sempre foi: um monarca apaixonado. Os boatos dão conta de que ele agora está gamado pela atriz Nanda Costa. Uma coisa, entretanto, vale salientar: sua alteza nunca teve muito bom gosto para mulheres. Sob esse aspecto, ele continua o mesmo. Essa menina não teria idade para ser sua neta?

 
REGINA CASÉ
A mulherzinha é insistente. Vem aí mais um programa para as classes C e D, estrelado pela artista. Artista? Dizem que é. Cada dia eu fico mais fã da TV paga.

 
CARTEL LIBERADO
As três principais revistas semanais, que com raras exceções publicam as mesmas notícias, parece que formaram um cartel de preços, pois todas elas custam R$9,90. Isso pode?

 
TÉCNICOS DA SELEÇÃO
O Capeta é curioso. Ele quer saber quanto vão ganhar as duas múmias ultrapassadas de salário na seleção. Quem vai pagar, e de onde vem esse dinheiro. Bem, o futebol sempre concorreu com a política, pelo menos nos quesitos de mentiras e corrupção.

 

PREMONIÇÕES PARA 2013

Apresento-lhes o vovô Capeta, na forma humana. Ele adivinha o futuro, e suas previsões (algumas delas) para 2013 estão na última notícia da página. Nostradamus aprendeu com ele.  




CBF NÃO RENOVA
Na opinião dos membros deste blog, o senhor José Maria Marin, atual presidente da CBF, é igual ou até mesmo pior que seu antecessor, Ricardo Teixeira. Se já não esperávamos muita coisa da seleção antes, devemos esperar menos ainda agora, com a nomeação do Felipão. A Copa que ele venceu a duras penas, sem muito nos convencer da superioridade brasileira, já ficou para trás. Felipe Scolari mente, é dissimulado e, portanto, não confiável. Seus métodos estão ultrapassados, e quem vive de passado é museu. Nosso futebol atravessa uma fase onde prepondera a mediocridade, e não temos elenco para enfrentar os europeus.
 
ANO MALDITO
2012 começou mal para a cultura nacional. Sem se satisfazer em levar Chico Anysio e Millôr Fernades, derruba agora mais dois importantes ícones da nossa imprensa, nas pessoas de Luiz Fernando Veríssimo (que ainda pode sobreviver) e Joelmir Beting. Bem, mas não há de ser nada, já que contamos com nosso ‘doutor honoris causa própria’, o sapo barbudo, cujos conhecimentos tanto nos enchem de orgulho.
 
FATURAMENTO MÍSTICO
É chegado o momento do ano esperado pelos adivinhos, astrólogos, tarólogos, quiromantes, numerólogos, pais e mães de santo e todos os malandros que ganham dinheiro com a boa fé dos ingênuos, dos tolos. Alguns até que são bem intencionados, pois acreditam que têm algum poder de prever o futuro. É aquela história: acreditam porque desejam acreditar, mas sua crença não se baseia em nada consistente.
 
PREMONIÇÕES DO CAPETA
2013 será um ano interessante. A Europa continuará em crise. Judeus e Palestinos continuarão brigando e se matando. Luana Piovani vai bater boca com alguma desafeta. O ministro Mantega vai continuar enrolando. Artistas de todo o mundo irão provocar escândalos; os brasileiros não serão exceção. Políticos irão manter o péssimo costume de nos roubar, mas serão mais cuidadosos. O Fantástico apresentará um novo quadro, possivelmente com o mesmo Ronaldo Nazário, onde o atleta vai ser jurado de um programa de travestis.

quarta-feira, novembro 28, 2012

SEM MEDO DE MUDAR

Se você ainda não se viu nessa situação, é por ser jovem demais. Quando der vontade, não hesite.


     MUDAR DE PROFISSÃO

 
     Quem nunca pensou, ainda que por apenas um dia, em mudar de profissão? Verdade seja dita: a grande maioria das pessoas não está satisfeita com a escolha feita. Nem sempre essa vontade de mudar significa que houve algum fracasso. Em muitos casos, o trabalho cansou. Ou a pessoa atingiu suas limitações na área. Precisa de novos desafios.
     Se você nunca prestou atenção para o fato de que nosso gosto muda com o tempo, deveria observar melhor. E falo em todos os sentidos. Quantos odiavam, na infância, serem obrigados a comer cebolas, cenouras, verduras em geral, e na idade adulta seu paladar foi alterado? Quantos preferiam parceiros com cabelos louros e agora preferem os morenos? Quantos homens gostavam de mulheres magras e hoje preferem as cheinhas? Na juventude, muitos gostavam de usar cabelos longos e na fase adulta passaram a detestar. A própria escolha de cônjuge nos traz a frustração da rotina e do conhecimento do parceiro.
     Todas essas mudanças são aceitas e ninguém procura uma explicação. Qual, então, o motivo para que nos sintamos constrangidos em admitir que queremos mudar de profissão? Temos medo que nos considerem fracassados. O assunto virou quase um tabu. Dizer que escolhemos mal? Isso nunca! Mas quem tem alguma coisa com isso? Outra razão para não mudar é o medo do insucesso, principalmente se somos relativamente bem sucedidos na atividade atual. Posso citar alguns exemplos reais.
     O brilhante cronista Luiz Fernando Veríssimo, um dos campeões de vendas do país, já manifestou que ser escritor não era seu maior sonho. Ele queria mesmo ser músico, que acabou sendo apenas um hobby em sua vida. José Mindlin, um dos grandes industriais do Brasil, acabou vendendo sua empresa para se dedicar à sua biblioteca; quem sabe ele teria preferido ser escritor, dono de editora ou de livraria? Mudou tarde, mas mudou.
     O problema é que as incertezas da juventude acabam nos empurrando para uma escolha que possivelmente nos daria muito dinheiro – possivelmente. A culpa disso, podemos creditar aos nossos governos que, corruptos e incompetentes, nos obrigam a viver sob os solavancos da economia instável. Mudar não é vergonha. Pior é querer e ter medo.
     Mas você não está só: milhões de pessoas pelo mundo mudam de profissão por opção, por vontade de mudar. Principalmente nos tempos atuais, em que estamos vivendo por mais tempo, com saúde melhor, e fica mais fácil tomar esse tipo de decisão. 

    

LULA É O CHEFE

Ele pensa assim. Acha que tamanho é documento.  Mixuruca foi o governo dele, que está acabando com o Brasil.



LULA ESCORREGADIO
Quantos escândalos de corrupção mais serão necessários para que o ex-presidente Liz Inaço da Sirva e seus comparsas sejam banidos da vida política do Brasil? Lula diz que foi esfaqueado pelas costas. Isso é piada? Não é muita cara-de-pau? O Capeta acredita que toda a sujeira até agora descoberta é apenas a ponta do Iceberg. Mas o dia dele vai chegar, tem que chegar.
 
FALTA COTA DE VERGONHA
O Capeta é contra qualquer tipo de cota. Nem vou comentar as que já foram impostas à sociedade. A novidade estapafúrdia é a lei aprovada que exige que as empresas contratem x% da sua mão de obra entre ex-presidiários.  Esse congresso comprado pelo PT, em breve deverá exigir que sejam contratados esquizofrênicos, psicopatas, estelionatários, de modo que todos tenham uma oportunidade de ferrar com as pessoas comuns. É fácil ser bondoso com o risco alheio.
 
O EXEMPLO VEM DE CIMA
Quando Dilmona recomenda uso responsável dos recursos dos royalties do petróleo pelos estados, ela esquece que o governo federal, que ela preside, gasta o dinheiro dos impostos que arrecada de forma irresponsável. Quando se tem telhas de vidro, não se joga pedra no telhado alheio.
 
ROUBO NO ASFALTO
Já pensou se na Europa e nos EUA fosse como no Brasil, onde cada chuva forte leva junto partes do asfalto? Alguma coisa está errada: ou estão roubando muito ou o asfalto é de péssima qualidade. Aposto que as duas respostas estão corretas. Aqui todo mundo é ladrão.
 
FULECO É A MÃE
Essa ideia de ‘batizar’ o tatu-bola de Fuleco foi péssima. Fuleco lembra Furreco, que é, na gíria, uma espécie de mixuruca. Bem, podemos dizer que nossa seleção é mixuruca, e que o Felipão, se escolhido para técnico, vai fracassar. O cara não está com essa bola toda, e a passagem dele pelo Palmeiras é uma prova do que digo.

CLASSIFICADOS DO CAPETA

O cérebro brilhante vive repleto de ideias luminosas. Algumas dessas são desperdiçadas por um pequeno detalhe que não recebeu a devida atenção.




VENDO IDÉIAS

Este anúncio visa apenas quem tem dinheiro para ser um empreendedor. Uso o Blog do Capeta por ele ser meu amigo e cobrar barato. Se você tem uma ideia e precisa apenas de uma luz que diferencie a sua ideia das outras, fale comigo, através do Capeta. Escreva para o Blog e não terá sua carta publicada. Apenas estudo suas necessidades e digo como você deve agir. Não perca tempo e dinheiro fazendo eficientemente o que não precisa ser feito. Não trabalhe duro. Deixe que os incompetentes façam isso por você. Quem trabalha demais, não tem tempo para ganhar dinheiro. Para isso, basta saber atrair os clientes com uma ‘mercadoria’ que seja atraente, diferente, e lucrativa. São essas ideias que desejamos vender-lhe.

terça-feira, novembro 27, 2012

SOMOS O QUE SOMOS IV

- Tudo bem, mãe, vamos trocar. Eu como a cenoura e não vou pra escola amanhã, topas?


 
     TODOS TÊM UM PREÇO
 
     “Eu não estou à venda”. Impossível que você não tenha ouvido essa frase, ou outra com palavras diferentes e o mesmo significado. Engraçado é que todos tufam o peito e levantam o queixo para falar com muito orgulho. Mentira tão grande como essa só a do sujeito que diz não mentir. Nenhuma das duas afirmações resiste a uma leve investigação ou teste. Tudo que possuímos está, sim, à venda, mesmo que ainda não saibamos.
 
     Para entender melhor este raciocínio lógico, é preciso deixar claro que nem tudo se compra com dinheiro. Uma boa indicação pode trazer um retorno e tanto. É aquela máxima de que “uma mão lava outra”. Fidelidade é um comportamento raro, pois só funciona enquanto for conveniente. Conheci muitas mulheres que trocaram seu corpo por uma promoção no emprego. Então ficamos combinados: A moral praticada por homens e mulheres só resiste até o nosso preço, absurdo ou não, ser alcançado. Há pessoas que nunca (será mesmo?) se venderam porque não tinham nada para vender. Ninguém entra em uma loja com prateleiras vazias.
 
     Nelson Rodrigues, nosso filósofo do dia a dia, já decretou que “o dinheiro compra tudo, até o amor sincero”. Parece piada? Pode acreditar que não é. São palavras de sabedoria, simples constatações do cotidiano. Como já falei acima, há casos em que a moeda de troca não é dinheiro, mas algo que desejamos alcançar, que tanto pode ser uma oportunidade de mostrar que somos capazes.
 
     Quando o filme “Proposta Indecente” escandalizou e criou polêmicas, ouvi muitas piadas, até homens dizerem que por muito menos de um milhão de dólares eles ‘dariam’ para o Robert Redford. Só piada? Não sei não. Uma coisa, no entanto, é certa: a moral humana rema contra os nossos desejos. Você ficaria surpreso se fosse um bilionário. Receberia ofertas inacreditáveis.
 
     Kent, filósofo alemão que disse que trocar sexo por dinheiro é degradante. Nem sempre. Há casos e casos. Falou também que “O homem não pode dispor de si próprio como se fosse uma coisa. Ele não é sua propriedade”. Se você não é proprietário de você mesmo, então a quem você pertence? Acaso é um escravo da vontade da maioria burra? Como ser pensante e com vontade própria, a mulher é dona absoluta do seu corpo. As leis que proíbem que ela faça aborto são a maior estupidez que existe. Não há argumento que derrube a ideia de que o indivíduo é o que opta por ser. “Meu dono sou eu”.

 

segunda-feira, novembro 26, 2012

XUXA JÁ ERA

ELA PENSA QUE É UMA GAROTINHA. VESTE-SE COM PÉSSIMO GOSTO E É UM POÇO DE BREGUICE.
 
 
ESSA EU LI – OU VI
FILA
Há uma igreja em São Paulo onde a fila para casar é para daqui a dois anos. O inacreditável é que há uma quantidade imensa de pessoas aguardando sua vez. Como será que os noivos fazem quando o noivado acaba antes do casamento? Será que vendem o lugar na fila? Se vendem, taí  um bom negócio. Cômico é quando o casal namora por muito tempo, espera na fila por dois anos, e o casamento dura apenas dois meses. Aliás, os casamentos abençoados por Deus não estão com essa bola toda. Por isso o Capeta considera idiotas todos os que fazem parte dessa palhaçada.
 
XUXA
O motivo do baixo IBOPE alcançado pela apresentadora não é somente por causa das declarações do diretor do seu programa no Twitter. Essa é a desculpa para esconder o verdadeiro motivo: a Xuxa cansou; está velha pra querer aparentar ser uma garotinha; as crianças de hoje são antenadas. O telespectador não aceita mais programas exageradamente bregas, como os dela e os da Regina Casé – que não consegue emplacar um sucesso.
 
O QUE INTERESSA
Já ficou chata essa história de namoro ou amizade entre o feioso (porém rico) Neymar e a atrizinha Bruna Sur..., quero dizer, Bruna Marquezine. Ela faz o gênero mulherão e o que todos querem saber é se o jogador já comeu ou não. Essa de ‘somos apenas amiguinhos’, já encheu o saco. É muita frescura. Vamos todos perder o sono se essa dúvida cruel continuar mais tempo. 
 
NOTICIÁRIOS
As notícias nas TVs fazem qualquer um desistir de assistir os jornais. São repetidas demais e se utilizam das mesmas filmagens por vários dias. Falta criatividade e... Bem, falta tudo.

 

QUEM DISSE QUE O POVO NÃO SABE VOTAR?

O eleitor, na hora do voto, sempre sabe o que faz. Como o bichinho da figura ao lado, seu objetivo, mesmo inalcançável, existe e ele corre atrás.


      O VOTO DO POVO
 
     Qualquer ideologia perde força quando confrontada pelos interesses individuais. Ninguém escolhe o caminho da perda. Qualquer eleitor, do mais humilde ao mais abastado, do mais ignorante ao mais sábio, sempre faz a escolha conforme a sua conveniência. Só há uma reflexão na hora do voto: ‘esse sujeito vai me trazer (direta ou indiretamente) tal vantagem’. Seja essa vantagem uma perspectiva de emprego, de ganhar uma dentadura, da internação de um parente num hospital, ou até mesmo de uma política econômica que beneficie nossa empresa, qualquer que seja o porte dela. Evidentemente que podemos errar o tiro, e nosso candidato não cumprir o que dele esperávamos. Aí ficamos raivosos e frustrados. Mudamos de lado, seja para que lado for. Partimos para a irracionalidade do ‘pior não pode ficar’.
 
     A partir dessas premissas já suficientemente comprovadas, podemos concluir que o povo vota consciente. Quem não tem energia elétrica, não se importa com políticas industriais ou em quanto está o dólar. O camarada vota em quem ele acredita que vai levar luz para sua rua. É por isso que os candidatos mentem tão descaradamente.
 
     Ao votar num ladrão conhecido, o que vai pesar é que ele, quando eleito em pleitos anteriores, nos trouxe algum benefício que os ‘honestos’ não trouxeram. Isso explica a sobrevivência de um Sarney, um Jáder Barbalho, um Maluf, um Lula, um Renan Calheiros, um Romero Jucá, um Collor, e centenas ou milhares de outros que deveriam estar atrás das grades e que, ao contrário, reelegem-se seguidamente. Deles, o povo não espera nenhum milagre. Os votos têm, nesses casos, uma visão curta e imediata de alguma vantagem pessoal.
 
     Esse comportamento estéril não mudará jamais, pois faz parte de nossa maneira de ser e agir. A única coisa a fazer é proibir, com base nas falcatruas cometidas, que essas lesmas sugadoras do nosso sangue possam continuar na vida pública. É como o caso do José Dirceu, que só poderá ser candidato a qualquer cargo eletivo aos 85 anos. Esperemos que ele não viva até lá.
 
     Para finalizar este artigo com algum brilhantismo, segue uma frase do Millôr Fernandes: “Quando se mostra que nada é o que parece, o mundo vem abaixo. Moral: Só a hipocrisia garante a tranquilidade social”.

domingo, novembro 25, 2012

O CASO CASOY

"Cansei de parecer o que não sou. Doravante, mostrarei o meu lado oculto. Sou ou não sou uma vergonha?"



PALHAÇADA
A discussão sobre o destino dos mandatos de condenados é ridícula. Onde já se viu um representante do povo na cadeia e condenado por roubo e formação de quadrilha? O debate sobre o assunto chega a ser inacreditável. Como o Brasil quer ser respeitado lá fora? Dá nojo!

 
DIRCEU NÃO APRENDEU
O ex-ministro (já condenado) José Dirceu pode estar fazendo besteira. Pode não, está. Quem lembra que o safado do Collor convocou o povo para sair às ruas em sua defesa e deu no que deu? Dirceu quer o mesmo para tentar salvar sua pele, só que o filme pode se repetir. Você acredita que, fora meia dúzia de gatos pingados do PT, alguém torce por ele?

 
HERANÇA MALDITA
Mais uma chefe de gabinete da presidente Dilma está envolvida com irregularidades. A polícia investiga e faz apreensões no gabinete.  Essa, de São Paulo, foi mais uma escolha do Lula. My God, quando nosso povo vai aprender que esse senhor é do mal?

 
PERGUNTINHA INOCENTE
Não seria mais fácil, pouparia dinheiro e tempo da polícia federal, se fossem sumariamente demitidos todos os ‘servidores’ que foram colocados em seus cargos por indicação (leia-se ordem) do Lula? Depois disso, bastaria uma investigação rápida e pouco dispendiosa sobre os ‘malfeitos’ dessa gente?

 
OUTRAZINHA
Quanto será que o... o... (Bem, não sei dizer o que ele é, mas falo do Roberto Justos), pai das Rafinha Justus está pagando para que a menina apareça quase diariamente em sites? E pra quê isso, pode-se saber? Eu não exporia minha filha desse jeito.

 
BORIS CASOY
O jornalista fez um comentário simples, que não merecia essa condenação de pagar 21 mil reais ao gari humilhado por ele. Deveria ter sido uma indenização de pelo menos 100 mil, pra ele deixar de ser ‘babaca’.   

 

sábado, novembro 24, 2012

CAVEIRÃO SABIDO


O caveirão da foto parece estar feliz com a sueca que o escolheu para amante. Pelo menos ele não tira o sorriso do rosto.
 
 

UM CLUBE SOB SUSPEIÇÃO
O Flamengo é um clube que não toma jeito. A última é que a loja oficial do clube vende produtos da “União Sinistra”, uma facção criminosa visada pela polícia. Como se não bastasse um elenco que sempre conta com alguns marginais - eles vão e voltam - tipo Adriano, Bruno, e outros, sua torcida organizada agora deu para cometer assassinatos. Até seu ídolo maior, o Zico, não suportou a pressão dos bandidos e caiu fora.
 
ALIÁS, HOJE TEM VASCO x FLAMENGO
Vai ser um jogo cujo maior apelo é não ter apelo. De um lado, o Flamengo e seus problemas com os bad boys e dirigentes incompetentes. Pelo lado vascaíno, Roberto Dinamite continua deixando escapar jogadores que, se não foram campeões, levaram o time ao ‘quase’.  O que significa formar, com a presidente rubro-negra uma dupla imbatível no quesito gestão. Será que algum idiota vai ao campo, gastar seu dinheiro em troca de nada?
 
CALL CENTER
Cada grande empresa tem o seu, que é uma gravação para enlouquecer o cliente reclamante. Alguns, quando você consegue falar com uma atendente, geralmente é uma imbecil que tenta imitar a gravação. A Apple está inovando: quando o cliente se impacienta e chama um palavrão, logo vem uma atendente para tentar resolver o problema. Se isso funcionasse, o Capeta já merecia ter sido atendido pelo presidente de cada empresa, tantos são os palavrões que não consigo reter dentro de mim.
 
É CADA DOIDO QUE APARECE...
Essa sueca que fazia sexo com esqueletos e até dormia com eles é uma prova cabal de que a humanidade pirou. Como todos sabem que ‘pinto’ não tem osso, ela devia fazer sua escolha conforme seu apetite no momento; na hora ‘h’, ela escolhia se ia ser com um dedo ou com um fêmur, ou até mesmo com uma canela. A pobre moça, que não fazia mal a ninguém, foi condenada por perturbar o repouso dos mortos. Será que algum deles acordou?
 
DITADURAS
Árabes não querem ou não sabem viver numa democracia. Eles podem ser masoquistas e ninguém tem nada com isso. O mundo ocidental deve deixá-los em paz – só assim eles escolhem como vão viver. O problema é o petróleo, que atiça a ganância dos outros países do ocidente.
 

sexta-feira, novembro 23, 2012

ESPELHO, ESPELHO MEU...

Quando o espelho reflete
A nossa imaginação,
Melhor ouvir outras vozes
Que falam pela razão
 
Não se veja melhor do que é.
 
 
 
       ESPELHO, ESPELHO MEU...
 
     Como será que as pessoas se veem diante de um espelho? De acordo com os resultados das minhas profundas pesquisas, a visão humana não é imparcial e muito menos independente. Ela recebe ordens do cérebro, que mente e engana a pobre. Daí a origem do provérbio “Nem tudo é o que parece”, inventado provavelmente por um ancestral do Liz Inaço da Sirva.
     A função do espelho ainda não foi bem compreendida por homens e mulheres. Essa função muda ao longo da vida curta. Na infância, o espelho serve para brincar de fazer caretas; a noção de beleza ainda não é muito clara em nós. Quando ficamos adolescentes, a estética assume proporções imensas e conflituosas; um lado nosso aponta os defeitos físicos; o outro nos mostra o que gostaríamos de ver: nossa beleza; é uma guerra interminável, e nossa vida futura vai depender muito de quem for o vencedor – ou seja, nossa autoestima e, consequentemente, nossas atitudes.
     Na idade adulta, que não sabemos onde começa, visto que a adolescência tem superado a faixa dos 20 anos e invadido o terreno da responsabilidade. Hoje é comum vermos adolescentes com mais de trinta anos, fato que pode ser explicado pela psicologia. Bem, vamos ressaltar que cada caso é um caso. O aumento da expectativa de vida é responsável por esse fenômeno comportamental. É que os ‘velhos’ de ontem fazem e realizam proezas nunca imaginadas, típicas de pessoas mais jovens. Ora, se eles podem esticar sua vida adulta, também os adolescentes podem esticar a adolescência.
     A ciência e a tecnologia têm sua parcela de responsabilidade no comportamento irresponsável dos nossos jovens. Os tratamentos para a longevidade – incluindo aí as intervenções cirúrgicas – nos faz ‘rejuvenescer’ 10 ou 20 anos. As academias especializadas em ‘reformatação de corpos’ criam na nossa imaginação a ilusão de que o comportamento deve acompanhar a aparência.
     Mesmo os velhos são afetados pelo ‘mal do espelho’. É que muitos sessentões passam muito tempo sem se olhar, guardando na lembrança os desejos e a aparência antiga. Eu, por exemplo, não me olho no espelho. Posso ficar frente a frente com ele para me pentear e nem reparo que estou um ‘caco’. A isso a psicologia denomina de ‘ignorância saudável’.  Como os velhos têm mais dinheiro que os jovens, eles se tornam irresistíveis. É tudo mentira, mas faz bem ao ego.
     Resumindo: o espelho só mostra o que a visão vê, depois de orientada pelo cérebro para só ver o que ele quer. Um conselho: quando você se aceita como é, fica mais bonito aos olhos do mundo. As pessoas querem felicidade, não beleza; só que elas não sabem disso.


quinta-feira, novembro 22, 2012

DEUS NÃO PRESTIGIOU

"Como Deus de todos vocês, só compareceria à posse do ministro Joaquim se eu tivesse uma cadeira especial, como a dele, mas melhor."



A POSSE DO JOAQUIM

Não vou perder tempo comentando os discursos e as intenções dos oradores, coisa que todos os jornais farão amanhã. Muitos jornalistas e cientistas sociais brilhantes farão melhor do que eu faria. Farei observações rápidas sobre a felicidade do novo presidente e sua família – com motivo de muito orgulho. E a presidente Dilma... Sabem aquela ‘cara’ de quem comeu e não gostou? Pois é, era o que ela aparentava. Levou algumas alfinetadas sutis, e sua expressão era de total desconforto. Não vi o Lula lá. Se ele foi, estava escondidinho. Mas creio que esteve ausente. Era demais para o molusco suportar um brilho maior que o dele. O Nascimento de um novo herói da pátria mãe que, percebe-se, não ficará mais tão distraída daqui pra frente, seria pedir demais que o sapo barbudo fosse assistir.  Foi melhor assim: não fez falta.

MEU CARRO, MINHA VIDA


Não, você não está sendo enganado. Isso não é uma montagem. Esse carro foi destruído pelo poderoso Thor. Está estacionado na sala da residência da família Batista. Vovô Eliezer deve estar morrendo de vergonha.

A BANDALHA DO SENADO
Tudo o que se disser sobre as maracutaias dos parlamentares é pouco, diante da cara-de-pau dos senadores que se recusam a pagar imposto de renda sobre o 13º e o 14º  salários, cada um valendo mais que 26 mil reais. Parece que o imposto vai ser pago, mas pelo governo – ou seja, nós. Numa terra em que até os pobres aposentados do INSS pagam imposto de renda, qual o motivo alegado para que suas excelências deixem de pagar?
 
MÉDICOS SÃO REDUNDANTES
As declarações dos médicos que atendem o já meio morto Oscar Niemeyer são importantíssimas. Eles dizem que o estado de saúde do centenário ‘inspira cuidados’. O Capeta ousa dizer que qualquer internação hospitalar, dentro ou fora das UTIs, inspiram cuidados. Isso é que se chama chover no molhado.
 
SAIR DO ARMÁRIO
Essa expressão poderia – e deveria – servir para dizer várias coisas semelhantes, porém diferentes. Atualmente o significado automático é que o viado assumiu ser viado. Na verdade, deveríamos entender como qualquer pessoa que finge ser uma coisa e acaba admitindo ser outra. Um político que sai do armário deveria significar que assume que é um mentiroso e ladrão, sem prejuízo de poder acumular essa qualidade com o fato de ser bicha. Ou não.   
 
ANGELA MERKEL
A Trubufú que governa a Alemanha – a postura dela lembra a Dilmona – quer um terceiro mandato.  Os motivos podem ser vários, mas os fofoqueiros de plantão insistem que é nesse cargo que ela consegue obrigar seu pobre maridinho a ter intimidades com ela. Dizem até que ele reza todos os dias para ela perder.
 
OURO LÍQUIDO
A Petrobrás perdeu para a Ambev (que fabrica cervejas e refrigerantes) o posto de maior empresa do Brasil. Isso significa que os governos petistas estão destruindo, lentamente, aquela que já foi a maior do país. Só mesmo no Brasil é que água com açúcar vale mais do que petróleo.
 
ENQUANTO ISSO...
Eike (Luma) Batista, o empresário que se dizia o mais rico do país, começou a descer ladeira abaixo. Ele continua sem produzir nada, e as ações que ele vendia não estão mais valendo. Ninguém engana todo mundo por muito tempo. Quanto ao projeto de ser o mais rico do mundo... Bem, esse já foi enterrado. Bilionário não se exibe, se esconde.

 

quarta-feira, novembro 21, 2012

ANA MARIA (ANTA) BRAGA

Responda rápido: qual dois dois têm mais cultura? Eu fico com o papagaio que, apesar de chato pra cacete, parece saber mais sobre tudo.

Hoje pela manhã, fomos brindados com esta pérola da ANA MARIA BREGA, dirigindo-se ao pobre louro: "O mundo vai acabar em dezembro. Pelo menos é o que os Maias (extintos há centenas de anos) estão falando por aí." Ela não é formidável? Você conhece uma anta que seja mais anta?

VIGARISTAS

A figurab ao lado é para homenagear as pessoas que acreditam nesses vigaristas que pretendem adivinhar o futuro e alegam poderes que não possuem.

UNIDUNITÊ, O OTÁRIO É VOCÊ

Esta frase dispensa legendas. O silêncio é a única forma razoável de expressão dos idiotas que não possuem argumentação sólida. Ou dos sábios que não perdem tempo com quem não os entenderá.


 
     GABY AMARANTOS É CULTURA?
     Quando o Capeta fala que a grande maioria dos ‘artistas celebridades’ são de uma quase completa ignorância, não estou sendo implicante. Ontem, na qualidade de macho que se preza, fiquei mudando de canal durante o intervalo do programa que assistia. Muitas vezes, esqueço-me de voltar e fico vendo algo que despertou meu interesse. Ainda bem que não tenho mulher para reclamar.
     Parei no canal MGM, que apresentava o “Prêmio Bravo de Cultura 2012”. Falava uma cantora paraense (tinha que ser) chamada Gaby Amarantos, que devia estar ‘se achando’. Ela disse textualmente: “Estou plantando tudo que eu venho colhendo há muitos anos...”. Não é uma troca fácil de ser feita. E tinha que ser num programa cultural?
 
     PESQUISA SUPERFICIAL
     Este blog decidiu, por conta própria e sem a utilização de muitas técnicas, descobrir de onde são seus poucos leitores, e os dias da semana que somos mais lidos. A maioria, é óbvio, é composta de conexões brasileiras. Os outros leitores estão distribuídos pelo mundo. Rússia e Alemanha disputam o segundo lugar e os EUA estão em terceiro, aproximando-se dos dois. Portugal, Holanda e Reino Unido vêm a seguir, sem muito entusiasmo. Há muitos outros leitores espalhados por aí – evidentemente leitores brasileiros que, provavelmente a trabalho, estão divulgando a nossa cultura de Zumbi dos Palmares.
     Segundas e quartas são os dias que mais leitores nos prestigiam. Nossa ‘audiência’ cai muito é nos feriados e fins de semana, quando a turma cai na farra, eu presumo. A vantagem do blog é que os leitores podem ler os assuntos abordados nos dias de folga. Raramente abordamos um assunto que fique obsoleto muito depressa. Neste país, as bobagens são recorrentes, e o que foi escrito no passado geralmente vale por muito tempo.
 
     RACISMO E PRECONCEITO
     São atitudes e comportamentos que nunca (eu disse nunca!) vão deixar de existir. Eles fazem parte da natureza humana, que pode tolerar, sem, no entanto, aceitar a convivência com os ‘diferentes’. Árabes e Judeus podem ajudar a compreender outros casos. Fazer leis que proíbem racismo e preconceito é difícil. Obrigar pessoas a obedecer, mais ainda. Depois é só refletir: há muitos ‘tipos’ de racismo. Alguns são intoleráveis, enquanto outros, não há lei que possa acabar com eles. Vamos ser realistas?
 
     JOSÉ DIRCEU
     Você acredita que esse senhor vá cumprir pena em regime fechado? Eu ainda sou muito cético. Como São Tomé, preciso ver para crer. Não é impossível, mas é pouco provável. Outro que devia estar sendo julgado é o Liz Inaço da Sirva, o verdadeiro cacique, no meu modo de ver as coisas. 

terça-feira, novembro 20, 2012

LADRÃO NÃO ENTRA

O aviso da figura ao lado está dizendo quem não aceitamos nenhum político no inferno. Lá, todos são felizes e ninguém é ladrão.


 
PATRICIA KOGUT
Alguém conhece uma coluna mais nota 100 do que a dessa moça? É sem graça, sem interesse, sem inteligência, sem imaginação, fruto do parentesco da Pat com um poderoso do grupo. Ela mesma é sem graciosidade alguma, apesar de não ser feia. Como um bom casamento faz bem pra carreira...
 
A BÍBLIA E O GOLEIRO BRUNO
Está mais fácil acreditar na Bíblia onde está escrito que Eva foi feita com a costela de Adão, do que supor que a corja que está sendo julgada pelo assassinato de Elisa Samúdio é inocente. Na minha bondosa e tolerante opinião, Bruno e seus comparsas deveriam apodrecer na cadeia.
 
OSCAR NIEMEYER
Deixem o velho partir. Ele já não vive mais. Está no trem da última viagem e impedem que ele desça na estação derradeira. Eu sei que enquanto vivo, ele continua a dar lucro, mas isso vale a pena?
 
ROUBAR NEM SEMPRE É BOM
O cara que casou e morreu perfurado pelo vidro do copo, morador da Ilha do Governador, foi surrupiar uma taça da sua própria festa de casamento (o prejuízo seria do Bufê), se deu mal, o que é uma esperança para aqueles que ainda acreditam que nem sempre o crime compensa.
 
RESERVAS E TITULARES
Vou continuar insistindo na ideia de que essa classificação não é adequada. Cada jogador tem suas próprias características, que o habilita a entrar numa partida para enfrentar a formação do time adversário. A denominação de reserva só diminui a autoestima do atleta.
 
CORINTHIANS
O clube dos fanáticos vai receber 62 milhões da Caixa Econômica Federal. Desconfio que o responsável pela ‘doação’ tenha sido o ex-presidente Liz Inaço da Sirva, torcedor doente do clube paulista. Maracutáia?
 
BRASÍLIA CASTIGADA
As chuvas castigaram a capital federal. Essa cidade não tem mesmo sorte. As enchentes foram agravadas pelo lixo que desceu da praça dos 3 porquinhos, digo, 3 poderes. Brasília foi mal feita e mal planejada. Sua construção só serviu para satisfazer o ego de um megalômano, ajudado por plíticos corruptos que, desde a época, já cobravam o seu mensalão.

FERIADOS ABSURDOS

Bem que eu procurei uma foto do Zumbi sorrindo, mas não encontrei. É bom não esquecer que foram os próprios negros africanos que venderam seus irmãos como escravos, o que serviria de argumento para uma teoria de que negro gosta mesmo é de dinheiro.



PERSISTÊNCIA
A presidente está certa quando demite um petista de algum cargo público federal. Mas comete um grande erro ao substituí-lo por outro petista. É o mesmo que trocar o número 6 por ½ dúzia.
 
REDE GLOBO
As emissoras de televisão do grupo já foram mais cuidadosas com a língua portuguesa. Ainda hoje, num noticiário, a locutora usou a expressão “A gente estamos...”. Deve ser a nova forma de falar preconizada pelo Fernandinho Haddad, quando este era ministro da educação. Em matéria de concordância, a nota da emissora baixou muito. Já o canal Globo News tem uma repórter internacional que parece gaguejar, tal a quantidade de “éeeeé” que usa dentro de uma ou duas frases. Alguém precisa explicar para a moça que “ééééé” não pode substituir a vírgula.
 
CONSCIÊNCIA O CACETE
Os movimentos negros já estão enchendo a paciência. Ô gente chata! Isso é que é racismo às avessas. A indústria e o comércio sofrem com feriados inúteis, como esse do tal Zumbi. A cultura negra não passa de algumas danças esquisitas, terreiros de macumba, tocadores de berimbau e lutadores de capoeira.
 
ALIÁS...
Essa cantora americana negra, Lauryn Hill, já deveria ter sido presa por racismo. Dá última vez que aqui esteve, recusou-se a conversar com qualquer pessoa que não fosse negra, mesmo sendo da equipe técnica. Isso aconteceu no Rio de Janeiro. A lei que proíbe o racismo só é aplicada aos brancos que não gostam dos negros? Essa ‘uma’ é tão racista que, entre suas exigências para o camarim, estão 12 toalhas pretas. Saravá, misi fio...
 
PARA COMPLETAR...
Ainda esta semana, como se não bastassem os dois feriados, ainda teremos, desta vez só em Niterói, o feriado do dia de Araribóia, alegria para os funcionários públicos e os trabalhadores em geral, que se regozijam com mais um dia de folga.
 

segunda-feira, novembro 19, 2012

MINHA CASA, MINHA VIDA

Casas malucas são encontradas em todos os lugares do mundo. Estas da foto ao lado foram construídas na França. Parecem uns escafandros, não é? Pelo menos despertam curiosidade. O nosso problema é com o interior de casas e apartamentos, onde a funcionalidade costuma vir depois da estética.




TOMADAS
Por que as tomadas são posicionadas juntinhas do rodapé em nossas casas? Será uma provocação aos nossos bebês, que ficam se arrastando pelo chão? Ou é uma maneira que os engenheiros e arquitetos encontraram de nos obrigar a fazer exercícios tipo ‘baixa/levanta/baixa/levanta’? Outro dia me vi às voltas com um problema: o aparelho que precisava ser ligado ficava a pouco mais de um metro de altura, e o fio não alcançava a tomada.  Isso é burrice ou zelo pela estética? De qualquer modo, considero prioritária a funcionalidade.
 
CADEIRAS E POLTRONAS
O homem vai à Lua, voa mais rápido que o som, decodifica o DNA, e, no entanto, não consegue fazer uma poltrona ou cadeira confortáveis. Não conheço umazinha que não necessite que se ponha uma ou mais almofadas nas costas para nos dar conforto. Assim mesmo, essas almofadas logo aderem ao defeito das cadeiras, precisando de substituição ou reforço.
 
VARANDAS
Tenho visto varandas que são imensas, sem paredes ou janelas que evitariam que ficassem empoeiradas ou molhadas pela chuva. Antigamente usava-se a expressão ‘jardim de inverno’ para esses espaços que possuíam janelas envidraçadas, que protegiam o mobiliário e as pessoas das intempéries. Hoje, são simplesmente chamadas de ‘varandas’, que causam muita aporrinhação. Umas, por serem grandes demais e darem muito trabalho; outras, por serem pequenas demais, onde não cabe uma só cadeira e, em alguns casos, nem um vaso de plantas. Há condomínios que sequer permitem que transformemos nossas varandas em jardins de inverno. Isso é burrice ou alguma intenção oculta para nos causar sofrimento?
 
BANHEIRO DE EMPREGADA
Como a própria empregada, é um mal necessário. Mas tenho visto verdadeiras aberrações com essa denominação. Numa grande maioria, há chuveiro, pia e privada; o detalhe é que são quase sobrepostos, onde o uso do chuveiro molha todo o cubículo, inclusive o papel higiênico, que deveria ser usado seco.
 
 QUARTO DE EMPREGADA
Alguns são denominados “suítes”, mas não encontro as palavras certas para descrever essa área total de 2x1,45m.  
 

domingo, novembro 18, 2012

SOMOS O QUE SOMOS III

A inveja começa no berço. A aparência é o que importa.




     Para os humanos, não basta ser. Queremos ser ‘mais’ que os que nos cercam. E quase sempre, ser implica em ter. Ter o quê? Não importa, desde que seja mais de qualquer coisa. Estamos contentes enquanto nosso vizinho possui um automóvel mais velho e mais barato que o nosso. As coisas mudam quando ele compre um carrão. Se pudermos, compraremos um mais novo e mais caro. Caso contrário, nossa simpatia transforma-se em suspeitas, raiva, inveja, e até mesmo calúnias sobre como ele conseguiu dinheiro para comprar o objeto que tanto nos humilha.
 
     É a famosa inveja, qualidade que felizmente não temos, mas que imputamos ao nosso próximo com a maior desfaçatez. Atribuo isso a um defeito de fabricação. Fomos mal feitos. Pena que não podemos simplesmente entrar numa oficina e fazer um recall. E se pudéssemos, não faríamos por um único motivo: nossos defeitos são muito pequenos; não valeria a pena. Mas essa oficina seria perfeita para melhorar quem nos cerca.
 
     A triste constatação é que somos estimulados a pensar assim pelas nossas mamães, cuja vaidade as impede de ver nossas imperfeições. Afinal, carregamos seus genes ‘perfeitos’ e somos a continuidade da sua existência. Imagine uma criança de até seis anos que ouve histórias de contos de fadas e é chamada pelos pais de “minha princesinha”. Seria exigir muito da sua cabecinha que ela não acreditasse ser de fato uma princesa – melhor que as outras crianças.