segunda-feira, abril 30, 2012

FUTURO LÍDER DO PT

Add caption
ALGUÉM DUVIDA QUE ESSE MENINO ESTEJA NO BRASIL?
Fala-se, à boca pequena, que ele foi clonado em Garanhuns.

   HITLER IRRESISTÍVEL



     Fazia uma leitura rápida numa dessas revistas semanais de circulação nacional quando me detive na lista de livros mais vendidos. Pura bisbilhotice, pois não confio – nem desconfio – totalmente nessa coisa de “os dez mais”. Tudo, nos dias de hoje, é muito comercial. Nada se faz se não houver alguém ganhando algum. Entretanto, uma curiosidade chamou minha atenção: é raro, nos últimos tempos, que não haja algum livro ou revista sobre Hitler nas paradas. O que será que, depois de mais de sessenta anos, esse cara tem de tão atraente a ponto de fazer tanta gente querer saber sobre ele? Nem o charme de John Kennedy é capaz de tal proeza. Nem mesmo Albert Sabin, que varreu a poliomielite do planeta.

   Depois de matutar um pouco, decidi fazer algumas especulações sobre o fenômeno. Sim, o Adolfo continua a despertar paixões, prós e contras. Uma primeira idéia que me ocorreu foi que os judeus continuam no firme propósito de não permitir que o cara seja esquecido. Particularmente, acho que eles têm motivos. Para eles, o Adolfo não era ‘flor que se cheire’. Uma segunda hipótese me veio à cabeça: ‘o ser humano se delicia ao saber detalhes sobre crimes, tragédias e desgraças’. A queda dos czares, a guilhotina que cortou as cabeças da família real francesa, o assassinato de presidentes americanos, os desmandos de Átila, e até as grandes tragédias da literatura – de Sófocles a Shakespeare -, se não são as mais lidas, são as que fazem sucesso no cinema e as mais citadas. As previsões maravilhosas da ficção de Júlio Verne perdem longe para as profecias dos desastres escritas por Nostradamus.

   O Adolfo já deveria ser apenas história. Mas judeus financiam filmes, livros, jornais, programas de televisão, tudo enfim, para que o homem seja sempre lembrado. Isso torna Hitler mais 'perigoso', pois sempre há os simpatizantes. Um amigo judeu – grande amigo, por sinal – me disse que compreendia uma razão da perseguição do seu povo pelo ditador alemão: "Hitler precisava de dinheiro, a Alemanha estava vivendo a maior hiperinflação da história da humanidade. Assim, ele foi buscar o que precisava com quem tinha". Isso de buscar com quem tem é um comportamento que ocorre até hoje. Ou você não acredita que os petrodólares foram a principal razão das intervenções militares americanas no oriente médio? E que nessas guerras foram cometidas atrocidade? Se você falar bem ou mal de alguém, sempre haverá quem discorde.  

MÃE É TUDO (OU NADA)

Add caption

Ziraldo soube expressar, como ninguém, a alma dessas heroínas que sacrificam tudo para nos proteger.

Ter mãe é uma benção.
OU NÃO?

Pense e decida!

MÃES SÃO APENAS... MÃES


MÃE DE FILHO ÚNICO



   Mãe sofre. Geralmente por nada, mas, às vezes, por tudo. Mãe sofre pelas duas razões. Está muito complicado? Mas é como são as mães, complicadas. Aprenda a lidar com a sua: Faça de conta. Fingir sempre é a receita; dizer que gostamos, fingir que sentimos, falar que ela é a melhor mãe do mundo – essa parte é a que mais elas gostam. Mas mãe é exigente. E sádica. E masoquista. Bem, mãe só não é egoísta: elas gostam de sofrer, mas fazem questão de que os filhos partilhem do seu sofrimento. E que as consolem.
Quem gosta de dividir com outros o ser amado? Pois é, mãe também não gosta. Assim, elas o-d-e-i-a-m qualquer mulher que se aproxime do seu filhinho querido. Se for só amizade, ainda vá lá, elas suportam, mesmo que com uma boa dose de desconfiança. Mas se a 'sirigaita' estiver planejando algo horrível – tipo fazer você comprar uma aliança dourada -, ela solta as tamancas. Fecha a cara e fustiga, alfineta, provoca, testa a moça de todas as maneiras, para ver se ela resiste, ou até quando ela resiste.
A especialidade das mães é infernizar a vida das pretendentes ao trono – sim, porque seu rebento é um reizinho. Algumas são sutis, outras, nem tanto. Um amigo contava que quando queria romper uma relação, apresentava a moça à sua mãe; era questão de tempo. Pouco tempo.
A separação entre mães e filhos começa com o corte do cordão umbilical. Isso as desagrada profundamente. Esses médicos cretinos não precisavam fazer isso – pensam; “pra que cortar esse cordãozinho tão lindo?” Aos poucos elas vão se acalmando; afinal, até uma certa idade, filho tem que obedecer. E a ordem é: não sair da vista da mamãe. No entanto, ninguém disse pra elas que um dia iria aparecer na vida dele uma dessas oportunistas e ele a deixaria em segundo plano. Deviam ter dito. Se era para sofrer desse jeito, talvez nem tivesse tido filho.
Se alguém contasse o ódio que sente uma pobre mãe quando o filho sai para jantar com a namorada... você gostaria de não ter tido mãe. Talvez até preferisse não ter nascido, que seria mais prático. Nunca pergunte à sua mamãe o que achou da garota que você acabou de apresentar; qualquer que seja a resposta, significa o seguinte: você poderia ter arranjado coisa muito melhor. Se ela (sua mãe) for esperta e diplomata, elogiará a moça. Não se anime: em questão de dias – ou horas – ela iniciará o processo de aviltamento da sua querida. O começo nem sempre é igual: poderá dar início à fase da detonação criticando a maneira dela se vestir, ou de sorrir, ou de falar, ou de existir. Mas isso é feito com muita delicadeza. Bem, nem tanta. Talvez com alguma paciência de esperar que você 'abra os olhos'. Um namoro longo do filho, transforma qualquer mãe numa psicopata.
Grave bem um sorriso de mãe quando o filho está sem alguém; depois, observe o mesmo sorriso quando ele está apaixonado. O mundo das mães se divide em AD e DD – antes ‘dela’ (da intrometida) e depois ‘dela’.

   DUAS NAÇÕES SEM NOÇÃO


   São admiráveis esses ingleses. A Europa está afundando. Governos caem todos os dias. E qual a maior preocupação deles? Ficam vigiando e torcendo para o príncipe William pegar a duquesa Kate de jeito e faça a moça engravidar. No país das apostas, onde a vida é como se fosse uma corrida de cavalos, a maior dúvida é se quando a criança nascer – presumindo que virá uma criança -, o futuro rei ainda terá algum fio de cabelo na cabeça. Estão pagando 20 por 1. Problemão.

   Já o pai do príncipe, que também é príncipe faz muito tempo, fica torcendo para que sua mãezinha seja chamada por Deus antes que ele fique gagá. Mas essa rainha é dura na queda e, pelo andar da carruagem real, pretende reinar mesmo depois de morta e embalsamada. Ela decidiu que Camila Parker (nada a ver com as canetas) Bowles não sentará no trono inglês ‘de jeito e maneira’. Deve ser moleza governar um povo que só pensa naquilo que pode resultar num herdeiro do reino.
   No Brasil, temos atualmente três reis, de modo que nosso problema é inverso. Qual tomará posse? Há o rei Roberto Carlos, o rei Pelé, e o rei Luiz Inácio. A preferência popular está dividida. Pelé seria escolhido por São Paulo; Luiz Inácio pelos nordestinos e nortistas; e Roberto Carlos pelo resto do Brasil. Acho bom os ‘meninos’ se apressarem, porque do jeito que as coisas estão acontecendo, um novo rei está chegando: Eike Batista é o nome desse moço esforçado, que começou do nada e é um dos homens mais ricos do mundo. Como o leitor pode ver, a Inglaterra tem dois problemas, enquanto o Brasil tem quatro.

VAI LÁ, WILLIAM

Henrique VIII
Rei da INGLATERRA.

Desde os idos de 1.500, o país luta para que seus governantes tenham um filho

O problema é antigo

GENTE DO BRASIL


Este senhor na foto ao lado
era conhecido pela alcunha de
MADAME SATÃ
Reinou na Lapa do século passado, e baixava a 'porrada' em quem o desafiasse. Foi um campeão


 NOSSA GENTE

    ARCO ÍRIS
   Anderson Silva é bom de briga – até aí, tudo bem. Madame Satã também era. Nenhuma novidade. O Capeta estranha é que o lutador só fala sobre gays, em todas suas entrevistas. Ele diz que é metrossexual – o que, no meu entendimento, significa ter uma acentuada inclinação para a ‘coisa’. Ainda com a agravante da fala fina demais, para um homão daquele tamanho. O rapaz fez um anúncio publicitário em que chegava bem perto de outro marmanjo e mandava um beijinho. Outra coisa é que ele não precisa falar a todo momento que não tem nada contra gays. Todo mundo já entendeu, Anderson, pó pará por aí. Você é macho, mas ama e admira os que não são. Muito justo.
 
 
   TINHA QUE SER PARAENSE
   Beyoncé todo mundo conhece. Trata-se de uma cantora mulata que tem um corpo escultural e faz sucesso mundial. Quando ouvi pela primeira vez alguém dizer ‘Beyoncé do Pará’, entendi “no” Pará. Meu espanto se agravou quando soube que era mesmo “do”, e não “no”. O nome verdadeiro da criatura é Gaby Amarantos, e, convenhamos, nem dá para comparar. É feia que dói, deselegante, brega, e canta – adivinhe – ‘tecnobrega’. A moça declarou que “a classe C não tem medo de dar vexame”. Não sei bem em que sentido isso foi dito, mas não me surpreende. Eu diria para ela que a classe D tem menos medo ainda.
 
 
   SÓ DEIXO O MEU CARIRI...
   Lula progrediu muito, desde que chegou a São Paulo num ‘pau-de-arara’, fugindo da miséria do nordeste. Hoje o ‘cara’ tem relógio suíço que nunca precisa acertar ponteiros. E por falar nele, por onde anda seu irmão Vavá, que foi sumido compulsoriamente depois de se envolver num escândalo de tráfico de influência? Sumiu, mas não morreu. Aí tem o dedo do “ilusionista”, pode apostar.
 
 
   INTERMINÁVEL
   Essa discussão sobre racismo não vai acabar nunca. Essas cotas nas universidades públicas, além de ferir um princípio constitucional de igualdade para todos, só vai exacerbar o tal racismo que pretende combater. O Capeta aposta que nunca deixará de haver segregacionismo no coração e na mente das pessoas. Os humanos detestam conviver com ‘diferentes’.
 
 
   QUE DIGNIDADE?
   Aguinaldo Silva pegou pesado ao dizer que “Espero que ela cante uma daquelas músicas dela e depois se retire com dignidade”. O noveleiro se referia a ninguém menos que Ivete Sangalo, que fará uma ponta na novela Gabriela. Não sei o motivo desse quase desdém, mas também acho que a baiana aparece tanto que dá enjoo – apesar da voz lindíssima.

domingo, abril 29, 2012

CRESCE E TE MULTIPLICA


   A CASA DO DIABO

   Mal nascemos e logo somos submetidos a várias lavagens cerebrais, que nos remetem a crenças diversas. Céu e Inferno são duas lendas que ficam agarradas no recôndito de nossas mentes, e é quase impossível extirpá-las. Nesses casos, o melhor é salpicar os mitos com pequenas doses de realidade e tentar viver com os pés no chão. Gostamos de personagens que marcam uma época. Por isso, dividimos o tempo em Antes e Depois de Cristo (AC/DC). Não se pode negar que essa medição religiosa facilitou a contagem. Já pensou se tivéssemos que dizer que estamos no ano ‘treze bilhões e oitocentos milhões, setecentos e vinte e nove mil quatrocentos e trinta e três’? Certamente teríamos que pensar um pouco antes de dizer em que ano estamos.

   Jesus 'aconteceu' e tudo no ocidente foi simplificado. Logo fez seu primeiro milagre. Estamos no ano dois mil e onze. Para os Budistas e os Judeus, nossa história começou alguns milhares de anos antes, mas ainda com poucos dígitos. Bem, aprendemos que céu é um lugar bom, e inferno um lugar ruim. Se, ao invés de nos guiarmos pela bíblia, a nossa orientação for baseada no "Decamerão", uma espécie de bíblia mais realista e humana escrita por Giovanni Bocaccio durante a idade média, leremos algo muito mais interessante e plausível. Para o ‘Boca’ (desculpe a intimidade), o diabo é uma ‘parte’ de nós, homens; quanto ao inferno, está localizado nas partes íntimas da mulher. Só precisamos tomar o rumo certo e conduzir o diabo – que não enxerga no escurinho – para a casa dele. Naquele tempo não havia GPS. Quando o clima esquenta muito – afinal, todos sabem que a casa do ‘danado’ é quente – abrimos a torneira e deixamos derramar um líquido cuja finalidade é baixar a temperatura ambiente. Como nada é perfeito, não é só a temperatura que cai, mas tudo o mais em volta. É quando ocorrem acidentes; o Diabo sempre desmaia, e custa um pouco a se recuperar. Ele deve então sair de casa e ir tomar uma cervejinha gelada, pois ninguém é de ferro. Isso não é mais coerente do que a história de Adão e Eva?

   Para muitos, Bocaccio foi quem escreveu que ‘mandando o Diabo para o Inferno’, o homem cresceria e se multiplicaria. Deu significado às palavras do messias.

HOJE É DOMINGO


   BOBAGENS & BESTEIRAS


   TWITTER VIROU IGREJA
   Mulher do cantor Pedro Leonardo escreve no Twitter: “Levanta, meu amor”. Pelo Twitter? Que coisa estranha. Devia dizer diretamente para ele... Eu acho. Ou o Twitter está realizando milagres e ninguém me contou, ou a moça quis jogar pra plateia. É cada uma...


   MISTURA FINA
   O governador Sérgio Cabral, fotografado de pilequinho dançando ‘na boquinha da garrafa’ em Paris, declarou que “Nunca misturei amizade com interesse público”. O Capeta pergunta: E com dinheiro, será que ele mistura? É que as coincidências e os interesses são tantos...


   O INSISTENTE
   “Ainda não chegou a minha vez”: frase dita pelo grande corredor Rubens Barrichello, após fiasco no treino para a corrida da Fórmula Indy em São Paulo. O Capeta quer saber se o nosso “The Flash” tem alguma previsão para a chegada do grande dia. De se aposentar.


   NOVOS NEGÓCIOS
   Silvio Santos não chegou a perder as calças, mas perdeu um banco e muitas outras coisas. Desse jeito, só vão restar mesmo as calças. O ‘camelódromo’ vai ganhar um novo inquilino? É a volta do filho pródigo.

   VOANDO RASO
   Se um ratinho da TV comprou um jato na Embraer por um precinho de ocasião (só quatro mi), o que será que os ratões do congresso andam comprando? Asa Delta é que não é.


 OH, DEUS...
 Adriane Galisteu e Ana Hickmann vão conversar. Deve ser coisa importante, tanto que a imprensa noticiou. Mas uma está com medo de apanhar do marido da outra. Minha sugestão é que elas conversem a sós. Só peço que seja logo. O Brasil não aguenta essa espera. Nem eu.

sábado, abril 28, 2012

MULHER É...

                                                                    Mulher é uma criaturinha linda, que você não sabe direito como funciona, mas que desperta em sua pessoa uma coisa esquisita, que mexe com seu raciocínio e com outras coisas. A foto ao lado é de uma mulher capaz de tentar o próprio CAPETA. Ela não faz mal à ninguém que só queira olhar e admirar. Mas é bom parar por aí. Seu uso vicia e tem efeitos colaterais.


MULHER


   ABSURDOLOGIA


     A reclamação é antiga: milhares de anos se passaram e os homens ainda não conseguem entender as mulheres. Quanto mais a ciência avança, o resultado dos estudos só nos mostra que há mais coisas para aprender sobre elas. Psicólogos, antropólogos, cientistas sociais, médicos de várias especialidades, todos perdem seu precioso tempo. Essa história de contar os neurônios femininos, fazer testes de inteligência, fotografar o cérebro e seu sistema nervoso central, nada vai nos levar a lugar algum.  Meu consultor sexual acha que “mulher é o bicho mais misterioso que existe”. É uma definição muito simplória, eu sei. No entanto, apesar da minha esperança ter morrido faz bastante tempo, interesso-me por tudo que pode trazer algum avanço na direção de novas descobertas. Foi casualmente que ouvi uma explicação que, se não vai levar ao conhecimento buscado, pelo menos poderá significar um pequeno progresso.

   Ouvi a palavra “absurdologia” pela primeira vez e fiquei impressionado com os esclarecimentos. Para quem não conhece nada de etimologia, digo que é o estudo das palavras, da sua origem, e das mudanças de seus significados. Pelo estudo etimológico interplanetário, ‘absurdologia’ vem da mistura de absurdo (do latim)+ logia (do grego). Está achando complicado? Então pode desistir de tentar compreender aquelas coisinhas lindas, cheias de curvas, que ocupam 99% do seu pensamento. Elas são exatamente como o estudo da etimologia: complicadas.

   Conta-se – não sei se é ficção – que uma mulher tipo brasileira (o que significa ter uma bundinha mais redondinha que a bola que o Messi bate) ia caminhando pela calçada quando um gaiato falou: “Ô, bundinha gostosa!”. Ela – a mulher, não a bunda – virou um tapa na cara do atrevido. Mais adiante, ao passar toda rebolativa por outro indivíduo que estava parado na esquina, ela ficou esperando a gracinha e... nada aconteceu. Depois de andar uns dois ou três metros, a gata virou-se para o insensível e disparou: “Viado!”. Para quem não sabe o que significa, dentro da etimologia das gírias, viado é o mesmo que veado, aquele animalzinho simpático e saltitante, que sempre acaba comido pelo Leão e pelos homens.

    Como poderemos compreender uma atitude absurda dessas? Compreender não vai ser possível, mas, estar prevenido você pode. Mulher é a personificação do "contra-senso". A encarnação do "contrário". A ciência da absurdologia recomenda que toda mulher deve ser tratada como uma adolescente, a quem você, se for inteligente, proíbe de fazer exatamente o que deseja que ela faça. E ela geralmente faz tudo diferente do que se espera. Esse é um conselho que pode ou não dar certo. Vale tentar.

MÃE É MÃE

Mãe que é mãe sempre acredita que seu filhote seja o melhor, mesmo sendo  o Quico - esse da foto ao lado. Por esse motivo, razão ou circunstância, dona Florinda é uma das nossas homenageadas pelo próximo dia das mães. Exemplo perfeito.  



CRIAÇÕES DO CRIADOR


 O TRABALHO DE DEUS

   MORAR BEM é morar perto do trabalho. Só um idiota perde entre 2 e 5 horas para ir trabalhar e voltar para casa. O Capeta não acredita que apenas o transporte público e a abertura de ruas, viadutos e túneis resolvam o problema. Um governante de visão tem que replanejar as grandes cidades, revitalizar bairros abandonados e criar, dentro desses bairros, a infraestrutura necessária para humanizar o vai e vem diário. Isso levará tempo, mas precisa começar e ter continuidade. Mas... Você já viu um governante continuar o trabalho do antecessor? Deus é um exemplo de que sem planejamento nada funciona: como Ele fez a bobagem de colocar os judeus sendo vizinhos dos árabes?

  DEUS criou o homem. Disso o Capeta não tem a menor dúvida. Pela ‘qualidade’ do trabalho realizado, percebe-se que naquele tempo não havia faculdade de arquitetura. Considerando apenas a apresentação (parte física), tente dividir um rosto em duas partes e verá que um lado é diferente do outro. Um pé é maior que outro. Um seio feminino é diferente do seu vizinho. O ser humano é completamente assimétrico. E pensar que tem gente que chama isso de perfeição...

   MARCELO ROSSI, o padre preferido pelos brasileiros, deu uma entrevista surpreendente. Postura séria, admitiu seu grande pecado: ‘queria ser fortão e usava anabolizantes’. Nossa! Que grande pecado. O ‘cara’ é teatral e os menores gestos parecem estudados. É esperto também. Esse livro que escreveu, Ágape, vendeu até – e principalmente – para quem não sabe ler. Mas vamos reconhecer que o homem tem visão: lançou em seguida outro Best Seller, o Agapinho, para ser presenteado por pais e padrinhos aos pimpolhos de zero a 10 anos. Isso é que é marketing. Vendeu geladeira para esquimó.

   CAIN MATOU ABEL. Presume-se que por inveja. Já naquele tempo existiam tipos como os irmãos Pedro e Fernando Collor. Nessa época, deveria ter acendido uma luz de alerta para que o criador destruísse a criatura e fizesse outra tentativa. Quem criou Deus poderia ter feito coisa melhor. Ele nunca foi um bom executivo.
   ZANGADO! Deus estava zangado quando criou o Lula. Acho mesmo que Ele estava ‘P’ da vida com os brasileiros. Estava não, ainda está! Se não estivesse, já teria mandado chamar o cara. Perguntei ao meu amigo Pascácio: quando nossos pecados serão quitados? Engoli em seco a resposta: quando pararmos de pecar. Quer dizer, nunca!

sexta-feira, abril 27, 2012

UM CONSELHO

Você acha que tem um problema? Respire fundo: não é maior que o do Peter Pan. Por causa do tamanho, até hoje não conseguiu traçar a Sininho

    CONSELHOS (muito) ÚTEIS


   A OUTRA é a única pessoa que ajuda a manter o equilíbrio do casamento. Ela também serve de motivo para um bom acordo de divórcio. É importante que as mulheres casadas tenham consciência dessa realidade. Todo homem casado que não tem uma ‘filial’, não passa de um marido bonzinho – na melhor das hipóteses - e chato, difícil de ser descartado quando a mulher quer partir para outro (ou outros) com um bom saldo bancário.


   O OUTRO é uma boa opção para as mulheres que desejam novas emoções, mas preferem permanecer, por conveniência, com seu abastado (ou abestado) maridinho. Mantém a mesma apólice de seguro, não criam problemas para os filhos, ficam com as joias que eram da mãe dele, etc. No caso acima, ela finge nada ver. Neste caso, não permite que ele veja. Deve ser fácil para o único ser vivo que conseguiu enganar até o Diabo.


   PARA EMAGRECER, basta você desfazer a troca feita anteriormente, quando substituiu outros prazeres pela comida. Se tiver perdido o entusiasmo, coma em outros pratos. Novidade sempre é novidade. Se não der certo, é porque você está mesmo por baixo. Vire o jogo e fique por cima.


   A ECOLOGIA que se dane. Quando ouvir dizer que vai faltar água, petróleo, ou qualquer outra riqueza natural, pense antes se quando isso ocorrer você ainda estará vivo. Provavelmente não. E não caia nessa de pensar como irão viver seus filhos e netos. Isso é problema deles. Entenda duas coisas: nada vai faltar e tudo é substituível.


   O FUTURO não chegou. Ele chega todos os dias. Parte tão depressa que você nem nota. Sobreviva a ele diariamente, e não deixe de se deliciar com uma priminha ou com a filha do seu melhor amigo pensando no amanhã. Se você não o fizer, um desconhecido fará. Melhor que seja você, um sujeito decente que não vai ficar espalhando suas proezas por aí.

MÃES

O DIA DAS MÃES ESTÁ PRÓXIMO
O CAPETA NÃO TEVE MÃE
NO INFERNO AS COISAS SÃO DIFERENTES
DE QUALQUER MODO, JÁ ENCOMENDEI AOS MEUS EDITORES ALGUNS TEXTOS PARA COMEMORAR A DATA.

   ACONTECE


    NÃO ADIANTA
   Ainda não entendi porque mudaram o nome das favelas para comunidades; se foi por favela ter-se tornado um nome ‘pejorativo’, é só aguardar. Não vai demorar para que comunidade também seja  classificada assim. O nome não importa, vale o conteúdo.
      
      LIGANDO OS FATOS
  Não acredito em coincidências quando acontecem seguidamente, parecendo ter sido organizadas para gerar uma ação ou resultado. A Argentina nacionalizou, de forma irregular (dando um cano), uma petrolífera espanhola; em seguida, seu ministro das relações exteriores visitou o Brasil e ‘pediu’ que a Petrobrás investisse certa quantia no seu país. Garantiu, na ocasião, que a companhia brasileira não corria nenhum risco de ser a ‘próxima vítima’. Isso é coincidência ou chantagem? Seria esse pedido uma ‘ameaça velada’?
     
     LUGAR OCUPADO
   Joelma, a cantora da Banda Calipso, é séria candidata a ocupar o lugar da Regina Casé no panteão da breguice brasileira. - Que coisa horrível! Mesmo se esforçando, a moça não vai conseguir a mesma visibilidade que a mídia dá à Regininha.
    
    DEMAGOGIA
   E as ‘Cotas Raciais’ golearam por dez a zero no Supremo Tribunal Federal. Lembrei a célebre frase do Nelson Rodrigues, de que “Toda unanimidade é...”. O Capeta não é contra, mas preferia que o critério adotado fosse o da falta de renda. Não vejo razão para a lei proteger apenas os afro-descendentes. Nem só os negros são pobres.

   SABEDORIA POPULAR

   Você acredita mesmo que o povo é sábio? Se acreditar, só podem ser duas as fontes que abasteceram sua crença: meteram essa idéia absurda na sua cabecinha quando ainda era criança, ou você é uma anta. Prefiro crer que o ‘seu’ caso seja o primeiro – o que quer dizer que o segundo não foi de nascença.

   O endeusado dramaturgo William Shakespeare, que viveu há 500 anos, tem uma peça chamada “Bem Está o Que Bem Acaba”. Coitado do William, não sabia de nada. Hoje é leitura de intelectuais, mas no seu tempo era popular – escrevia para o Zé Povinho. Naquela época, o moço já preconizava essas idéias pobrezinhas que simplificavam perigosamente o pensamento do povo analfabeto daquele tempo.  Nada acaba enquanto há vida. Julieta e Romeu se amaram por toda a vida porque morreram logo, ainda adolescentes. Quem colaborou para o triste fim dos amantes? Nosso velho e conhecido vilão, um padre, que teve idéia de jerico. O ‘padreco’ esqueceu o imponderável, que responde pela maioria dos nossos infortúnios desde que o homem apareceu na Terra.

   Alguns espertinhos inventaram os livros de auto-ajuda, para você alcançar o sucesso. Chamo-os assim por serem os únicos beneficiados por você ser tolo e comprar os livros deles.  A sabedoria popular é fruto de generalizações e de raciocínio simplificado. Algumas frases são bem construídas e atraem seguidores, mais pela semântica do que pela lógica. Uma das mais fantásticas é a que recomenda “Siga seu coração”. Faça isso sem pesar muito bem os prós e contras, e depois aguente as consequências. O coração sempre nos enganou e não merece confiança, nem mesmo para uma simples ‘primeira impressão’.

   Resumindo: Não existe burrice maior que a sabedoria popular.

quinta-feira, abril 26, 2012

CAPETA METRALHANDO


   IMPLICÂNCIAS


   OS MAIS VENDIDOS
   Lendo a lista dos livros mais vendidos da revista Veja, sinto falta de alguns esclarecimentos. Desejo saber se os autores Suzane Collins e George R.R. Martin alugaram boa parte de lista de ficção. Tenho outra curiosidade: por qual motivo ficamos sem saber se tal Best Seller é romance, conto, religioso, crônica, poesia, filosofia, seja lá o que for? Mais uma dúvida: o Eike Batista comprou o próprio livro em quantidades enormes?

   MISSA
   Será que o Millôr, ateu convicto, gostou das missas que mandaram rezar pela sua alma? Não está na hora de parar com esse pieguismo de ficarem dizendo e escrevendo que ele deve estar feliz lá em cima? Inventar que ele está nos vendo? Se pudesse nos observar, estaria nos achando ridículos.

   ELES ERAM MESMO BONS?
   Já escrevi sobre essa mania de brasileiro, de achar bondade em todos que se foram – alguns ‘felizmente’. O senador Pedro Simon citou alguns nomes da sua lista de partidas lamentadas. Eu discordo de nomes como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Teotônio Vilela, Miguel Arraes e Mário Covas. Desconheço se algum deles morreu pobre. Que eu saiba, passaram a vida toda fazendo política – que, quando praticada como deveria, não enriquece ninguém.

   O NOVO CRISTO
   De vez em quando escolhem alguém para ‘cristo’. A bola da vez é o político francês e ex-presidente do FMI, Dominique Strauss-Kahn. Será que ele é descendente do Aga Kahn? Pode ser vingança, né? O fato é que ele parece gostar de prostitutas – como quase todos os políticos, jogadores de futebol, grandes empresários, e muitos ex-presidentes no mundo inteiro. Até o Capeta (quando tomo a forma humana) gosta das meninas. Que mal há nisso?

   SERIA MELHOR CALAR
   A imprensa noticiou, pouco tempo atrás, que o ex-presidente da Petrobras e agora secretário do governo baiano, tentou argumentar com a presidente Dilma: “Eu acho – disse o pobre Gabrielli - ...” quando foi interrompido pela manda-chuva, que falou algo como ‘Você não acha nada. Quando você estiver sentado na minha cadeira e tiver os milhões de votos que eu tive, aí você pode achar’. Simpática, não é? Porém – sempre há um porém -, dona Dilma se esqueceu que os votos foram para o senhor Lula, e não para ela.

A MORADA DO MAL


  O HÓSPEDE


                                                                 

   Ninguém é perfeito – isso todo mundo sabe e repete à exaustão. Buscar a perfeição é que é equivocado, pelo simples entendimento da primeira frase deste texto. Só a natureza é perfeita, porque suas ações e reações são mecânicas, isentas de qualquer raciocínio ou emoção.
   Nós, humanos, somos movidos por paixões que quase nunca correspondem às nossas reais necessidades; desejamos o que não está ao nosso alcance, acreditando que é o que nos falta para sermos felizes. É de Nietzsche, um dos maiores filósofos contemporâneos, a frase: “Diante do pouco prazer que basta à maioria dos homens para acharem a vida agradável, como lhes admiro a modéstia”. Dá até para ‘ouvir’ o tom irônico do autor. O julgamento benevolente que fazemos de nós mesmos e a severidade com que tratamos nossos semelhantes são a prova da nossa indigência moral. Você nunca sentiu uma pontinha de prazer com a infelicidade alheia?
   Sempre que alguém perde, alguém ganha. Isso é natural e faz parte do nosso cotidiano; mas nunca, nunca nos conformamos por estar do lado perdedor. Quando se trata de nós mesmos, o ‘justo’ é estarmos do lado vitorioso, sempre.
   Dentro de quase todos nós, existe uma serpente pronta para lançar algum veneno sobre quem nos incomoda. Surpreende vermos pessoas falando de amor com o coração carregado de ódio? Não devia. Quase nunca percebemos quando cometemos algum ato falho. O mal encontrou abrigo em nosso coração. Foi bem recebido e ficou por lá.

INSS

Na sala de atendimento do INSS o contribuinte esperou tanto,
que acabou morrendo e ninguém notou.
Ele ia ser operado
Agora vai ser enterrado

  OBSERVAÇÕES DE UM  CAPETA DESOCUPADO



     HUMOR PRESIDENCIAL
   O Capeta não acredita muito nessas histórias que contam sobre o constante mau humor da presidente Dilma. Em qualquer foto que ela aparece ao lado do ex-presidente Lula, o que se vê é um sorriso derretido e um olhar de admiração. Há inclusive quem garanta que ela nunca perdeu a paciência com ele.

   IMPOSTOR
   Assisti recentemente, pela televisão, um filminho de publicidade, cujo personagem era o Adão. Para quem não sabe, trata-se do primeiro habitante humano deste planeta. Estranho que eu nunca havia percebido antes que o Adão tinha algumas tatuagens pelo corpo.  

   A DIFERENÇA
   Essa aprovação do Código Florestal pelos congressistas está parecendo uma novela da Globo. Demorada, chata, e repetitiva. Não se come, nem sai de cima... Do prato. Bem, aí está a diferença do código para as novelas: nestas, todo mundo come todo mundo.

   CANDIDATO AO OSCAR
   O grande interesse que o ‘filme’ da CPI do Cachoeira desperta atualmente é só para que se conheça todos os artistas principais – muitos ainda não foram citados. Os figurantes desse épico, como todos podem imaginar, devem ser uns 200 mil. Ninguém liga pra eles.

   SUGESTÃO
   Dona Marisa Letícia deveria se candidatar à senadora. Ela não falaria tantas bobagens e mentiras como seu marido – simplesmente porque ela não fala. “Saber calar é uma virtude muito apreciada”, segundo sábios e pensadores de todas as épocas. Seria o primeiro ‘caso’ no mundo que um candidato venceria uma eleição sem dizer uma só palavra. Iria parar no Guiness Book.

quarta-feira, abril 25, 2012

CÉREBRO BRASILEIRO

Esta é a foto de um cérebro que está parcialmente NECROSADO

CREIO QUE FICOU ASSIM POR FALTA DE USO

     O QUE ACHO DO QUE VEJO

  

    EU PENSO ASSIM
   Como falei ao iniciar este blog, não espero muitos leitores fiéis. É que não escrevo para agradar quem quer que seja. Até porque não há tanta gente assim que possa entender o que digo. Parte do cérebro dos brasileiros, a que aciona as terminações nervosas que ligam um fato ao raciocínio lógico, está necrosada. E fede.
   Mesmo nesse deserto intelectual, onde predominam os espertos e suas práticas indecorosas, ainda recebo alguns cumprimentos de quem gosta de ler as verdades não maquiadas. Nada fará que eu mude o estilo da minha prosa. Eu escrevo para mim. Eu sou a quem devo agradar.


   SEM CASTIGO
   Alguns crimes jamais serão solucionados ou punidos. Não há provas materiais para a condenação. Mas alguém duvida que a Rede Globo tenha apressado a morte do Chico Anysio? Ou que a Petrobrás tenha feito o mesmo com o jornalista Paulo Francis? Ou que o governador Sérgio Cabral largou o Estado e foi parar na Bahia por alguns dias para prantear a sua amada que faleceu no acidente de helicóptero – apesar de ter usado a namoradinha do filho como desculpa? Ou que o Cachoeira é o pivô de um escândalo que pode ser do tamanho do mensalão? Alguma coisa VAI acontecer. Alguma coisa TEM que acontecer.

   ESTAMOS SENDO ROUBADOS
   Alguma pessoa de bom senso pode não desejar que o Lula parta deste andar para o de cima, via câncer ou seja lá do que for? Alguém não percebeu que estamos sendo governados pelo Sarney, pelo Collor, pelo Renan, pelo José Dirceu e pelo Lula? Ninguém notou que o MST tem as costas largas? Ou que, sem educação, de nada adianta dar o nosso dinheiro para os miseráveis, que vão continuar miseráveis e ignorantes? Richard Nixon, ex-presidente americano, disse: “O governo não pode dar nada ao povo, que primeiro dele não tenha tirado”.

NOTAS

 
 
 
   CADA UM É CADA UM
   Millôr Fernandes (cartunista, frasista, humorista, cronista e, em minha opinião, grande filósofo) aproveitou a redação de um texto de humor para disparar esta verdade: “Quando se mostra que nada é o que parece, o mundo vem abaixo. Moral: Só a hipocrisia garante a tranqüilidade social”. Isso já havia sido dito por Oscar Wilde na Inglaterra do século XIX, com outras palavras, num contexto diferente, com ferina ironia e que lhe custou alguns anos na prisão – não pela frase em si, mas pelas suas atitudes, que sempre acompanharam as próprias convicções.
 
 
 
   MÉXICO NA VANGUARDA
   A propósito da burrice, quero dizer, do casamento, surgiu uma nova proposta no México: As pessoas casam por um tempo determinado, e se não der certo, basta cada um vai pro seu lado, sem as complicações do divórcio. A iniciativa mostra que nossos quase vizinhos já aceitam novas idéias para um costume antigo, que necessita de ajustes urgentes. Apesar de não ver essa solução como definitiva, pelo menos é um primeiro passo na direção certa – facilitar a vida das pessoas que se apaixonam e acreditam que vai durar para sempre. Na vida – todo mundo sabe - a única coisa que é para sempre é a morte. Assim mesmo, há quem duvide.
 
 
 
   MATRIMÔNIO & LUCRO
   Segundo papai, os homens não sabem fazer previsões, nem aquelas que seriam fruto da observação dos exemplos repetidos através dos séculos, apoiados pela estatística no cálculo das probabilidades. Casamentos continuam dispondo de armas que são usadas pelos cônjuges para vinganças despeitadas ou para auferir lucros quando o casal se ‘desapaixona’. Em muitos casos, a perspectiva de lucro é a causa do enlace.
 
 
 
   A LEI DA ATRAÇÃO
  Falando sobre sexualidade, estou convicto de que a principal causa do desinteresse entre duas pessoas é a “superexposição”. A beleza e a atração, pela exposição diária, também cansa.


BRASIL FELIZ

Não perca este musical

A estréia, em Brasília, está prevista para o dia do início do

JULGAMENTO DO ANO

TUDO POR DINHEIRO


   MODAS E MANIAS

   BIOGRAFIA
   Virou moda. Estão anunciando muitas, cujos biografados ainda usam fraldas. 15 minutos de fama são suficientes para pessoas acreditarem que suas vidas valem à pena ser contadas. O sujeito ganhou uma graninha e ‘se acha’ um exemplo a ser seguido. Pior, ainda são pagos para dar palestras para executivos. Como já foi dito, “Um tolo sempre encontra um mais tolo para admirá-lo”.

    BIOGRAFIA II
   Assim como livros, filmes biográficos também viraram moda. De cantores sertanejos a políticos, passando por ricos e muito ricos, prostitutas, todos querem ter sua vida em filme – que é sempre de baixa qualidade. Pior: têm gente que paga pra ver. Quando Michel Teló irá lançar o seu? Sua vida deve ter sido muito interessante.

    PERNOCAS
   Quando será que ‘admiradores’ dessas modelos famosas vão perceber que ‘quem gosta de osso é cachorro’? Será que ninguém prestou atenção para as pernas da Gisele Bündchen? São como caniços de pesca, fininhas... Parece que vão quebrar a qualquer momento. Pior: são ‘sem bunda’, numa terra em que os nativos se orgulham da preferência nacional.
    JUSTIÇA
   “Vou processar” são palavras ouvidas em cada esquina. Virou mania nacional. O Capeta não é contra que se processe quem merece. O que causa estranheza é o valor das indenizações, que quase nunca está adequado à ofensa cometida.

   JUSTIÇA II
   Esses processos contra os bancos que ficaram com o dinheiro dos poupadores nos episódios dos planos Verão, Bresser, Collor e tantos outros, num furto descarado apoiado pelo governo, estão sofrendo uma “operação tartaruga”. É uma palhaçada os bancos perderem e recorrerem infinitamente. Será que nenhuma autoridade ainda percebeu isso? Ou está correndo propina ‘por fora’?

   ASFALTO
   Está disseminado pelo país o ‘asfalto feito com tinta de unhas femininas’. Abre um buraco, a prefeitura fecha (quando fecha), e na primeira chuvarada o buraco reabre. Alguns prefeitos só maquiam as ‘crateras’ perto das eleições municipais. Aposto que pagam o preço de um asfalto de verdade. É muito fácil enriquecer neste país.


ELE ESTÁ EM TODA PARTE

BULLYING


CORTE ESSE MAL PELA RAIZ

DENUNCIE SEMPRE QUE TOMAR CONHECIMENTO


terça-feira, abril 24, 2012

REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO




 EXEMPLO DE TRABALHO DURO

QUEM VOCÊ CONHECE QUE É CAPAZ DE PARIR TODOS OS DIAS DO ANO? E AINDA FAZ OVOS DE OURO?

  A FAMÍLIA WORK

   Ninguém sabe exatamente como funciona o cérebro humano. Profissionais do ramo tentam, faz tempo, explicar o inexplicável. Teria Deus esquecido – ao nos entregar para a cegonha – de anexar um manual de instruções’? Acho que Ele pretendia nos manter ocupados, tentando descobrir quem ou o que somos. Assim como as dietas, que existem às centenas e são modificadas conforme a moda, a mente humana sofre uma enxurrada de explicações sobre o que é certo ou errado, normal ou anormal. De tempos em tempos surge um novo ‘guru’ – o primeiro grande foi Freud – que lança uma teoria sobre nossos sentimentos e reações. É inútil. Está faltando o ‘manual’.
   Para tentar – o homem é insistente – resolver os problemas, os especialistas segmentaram a profissão; alguns são analistas, outros só atendem famílias, ou adolescentes, ou casais em crise, ou... Há um monte de galhos nessa árvore da psicologia. Já vi psicólogas que praticam uma terapia curiosa: os relacionamentos entre sogras e noras. A cada cinco anos, aproximadamente, surge uma teoria milagrosa. Quem não lembra a “Inteligência Emocional”? Pois ela teve seus desdobramentos. O famoso teste de QI, por exemplo, que pretendeu medir a capacidade de raciocínio das pessoas, acaba de ser desbancado pelo QE – ‘E’ de emocional. Tirando fora os casos de raciocínio matemático, até que o QE tem sua lógica. Mas essa ‘descoberta’ do óbvio vai durar quanto? Apesar de não ser vidente, aposto que em breve teremos novidades sobre o assunto.
   Ops! Acaba se surgir a IS (inteligência social), que é como nos comunicamos com outros membros do clube dos “Quem Somos”. Se este texto demorar a ser publicado, não duvido que inventarão outra(s) inteligência(s) - que pode ser a ‘alimentar’, a ‘sobrenatural’, a ‘sexual’, ou qualquer uma que sua mente instável e controversa imagine.
   As relações do indivíduo com o trabalho não escapam desse emaranhado infinito de situações contraditórias. Como ser eficiente? Como ser promovido? Como ser quase indispensável? Como ser um bom profissional? Aí aconteceu como com os dentistas, que eram apenas ‘um’ para todos os males. Hoje, tem os ododontistas, ortodontistas, endodontistas, e mais alguns que não conheço e nem sei pronunciar os nomes.
   Vamos partir do momento em que surgiram – surgiram? – os workaholics, classificação dada aos que só pensam em trabalho, 24 horas por dia. Lembro de que era um orgulho ser esse  workaholic. Pois o cara foi ficando fora de moda, e nossos competentes estudiosos do tema não tardaram para ‘descobrir’ os ‘worklovers’. Fica, portanto, a partir de agora, decidido que o worklover é o melhor profissional que uma empresa pode ter. Esse novo membro da família Work veio com prestígio, como é de praxe quando surge uma novidade que parece ser a resposta às nossas preces. Veio bem explicadinho, com manual e tudo: é o profissional que se dedica muito ao trabalho, leva serviço para fazer nos fins de semana, em casa, e vai feliz para a empresa na segunda-feira; trabalha em média 11 horas por dia, mas ama o que faz; e ainda encontra tempo para ir ao cinema, a festas no meio da semana, brincar com os filhos, acompanhar seus estudos, fazer ginástica, e ainda dedicar-se a um hobby tipo montanhismo, asa-delta, essas coisinhas simples. Se duvidar, é capaz de fazer sexo umas 4 vezes por mês. Lembra do Super-Homem? Pois é ele mesmo.
   Nessa fase de novidade, muitos tentam imitar o mais novo rebento da família Work, que passa a ser paparicado, como todo filho caçula. O relógio dele é especial: marca 28 horas, no lugar das 24 conhecidas e aceitas até agora. Mas, dizem os especialistas, ele não é viciado em trabalho. Até tira férias de 30 dias. Não é fantástico? Apenas não me convenci: porque, na hora do lazer, o Worklover se gaba de conseguir esquecer totalmente que existe trabalho? Como ele consegue isso, se ama tanto o que faz? Ainda seguindo esse raciocínio, será que é bom esquecer totalmente o que tanto se ama? E depois, essa palavra ‘esquecer’ soa aos meus ouvidos como ‘se livrar de’.
   Não existe um controle remoto capaz de desligar a nossa mente, por tanto tempo (um fim de semana inteiro), de uma coisa tão importante para nós. Todos sabem que as melhores idéias sobre a nossa atividade profissional surgem exatamente quando estamos ‘desligados’. Isso quer dizer que ‘NUNCA’ estamos totalmente desplugados do trabalho, em especial quando mantemos com ele uma relação afetiva tão intensa. Conclusão: os psicólogos teorizam, mas não se fazem compreender com clareza, sobre o que é – e principalmente, como ser um worklover. Daqui a pouco vai nascer outro filho dos Work, que provavelmente se chamará Workmerda. E todos os grandes executivos irão parar no banheiro.