quarta-feira, maio 07, 2014

O BRASIL QUE NÃO CONHECEMOS

O cara da foto engordou, e a saia ficou justa demais. Para o bem dele e sua corriola, é melhor que percam essas eleições. Acredito, sinceramente, que petista algum terminará o próximo mandato, caso seja eleito. Se acontecer, vai dar chabu. A esplanada dos ministérios ficará lotada de cabeças coroadas espetadas em postes.


  COMO FUNCIONA O BRASIL
 
  Aí é que está, não funciona! Quando se atreve a funcionar, funciona mal, muito lentamente, de um jeito que nada se resolve. Esse problema não é de hoje, já vem assim há décadas. Acontece que crescemos – apesar dos pesares, e nossa população aumentou. Não é pouca coisa: somos 200 milhões, de maioria pobre. O brasileiro é movido pelo analfabetismo. Tá bom, é analfabetismo funcional, que significa que além de escrever e ler muito mal, não entendemos o que lemos.
 
  O voto obrigatório é um contrassenso, uma estupidez que só beneficia os corruptos. E quem é corrupto? Todos os que nos governam, que detém uma pequena dose de autoridade – muitos desses são semianalfabetos, desde a professorinha do ensino fundamental até o presidente da república.
 
  Como não conhecemos nossa própria história, alguém inventou que somos um povo manso e pacífico. Mentira. Sempre fomos violentos. Esses linchamentos só são notícia quando ocorrem nas grandes cidades. Longe das capitais, a brutalidade sempre imperou. Não estou exagerando.
  Os crimes bárbaros sempre existiram. Assim como os estupros, a pedofilia, vizinhos que se matam por qualquer coisa, genocídios familiares, etc. Gostamos de falar sobre os abusos na Venezuela ou na Nigéria. Aqui é a mesma coisa. Basta visitar qualquer delegacia de polícia.
  Esses assassinatos, que crescem a cada dia, são resultado da migração da população do interior para as grandes cidades, que ficam superlotadas de gente que ‘nunca deu certo’ no lugar de onde veio. Não há mistério. O que falta é coragem para admitir. Temos que banir a hipocrisia.
 
  Está tudo errado. Essa política de cotas, criada para facilitar o acesso de alunos da rede pública às faculdades, é uma aberração. O ensino no Brasil já é ruim na rede particular - nas escolas públicas, então, é péssimo.
  Educando melhor, não haverá “necessidade” de cota alguma. É equivocado acreditar que a paz social pode ser alcançada com demagogia, com enganação. Me assusta o que vem pela frente. Somos um barril de pólvora que está prestes a explodir.
 
  Também acho que vai melhorar. Mas, antes disso, ainda vai piorar muito, se é que isso é possível. Estamos chegando ao nosso limite de aceitação do inaceitável.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário