sexta-feira, fevereiro 14, 2014

COMÉRCIO É COISA PRA LADRÃO



  COMPRANDO À CRÉDITO
 
  Brasileiros se consideram espertos. Não são! Essa é uma ideia equivocada. Se brasileiro fosse esperto, nunca votaria no PT. Conheço bem essa gente. Mas vamos ao que interessa: compras em suaves prestações.
  Vou tentar provar o tamanho da enganação, da mentira deslavada que vitima o consumidor. E não é que não existam leis para impedir esse tipo de furto – ‘apenasmente’ não são aplicadas pelas autoridades e levadas a sério pela justiça.
 
  É fácil identificar os criminosos: são 99,99% dos lojistas, sejam de shoppings ou de rua. Como é que somos roubados? Sempre que compramos em 3 ou mais prestações, pelo “preço à vista”. Vou explicar.
  Nada é de graça, você já deve ter ouvido a frase. Assim, quando é anunciado em até 12 vezes pelo pereço à vista, é muita ingenuidade crer que juros altos não estão embutidos.
 
  O mais grave, entretanto, é que se a propaganda diz que são em até 10 pagamentos, significa que os juros já estão calculados para 10 prestações; aí você, que não gosta de levar muito tempo para pagar, prefere pagar em cinco. Ferrou! Paga em cinco, mas os juros já estão calculados para 10, que quer dizer que você pagou juros dobrados. Está entendendo? Se não está, leia tudo desde o princípio, por que tem mais coisa para o Capeta denunciar.
 
  Imagine que você queira pagar à vista. Aí complica. Eles não darão um centavo de desconto, pois o anúncio (lembra que falei dele no início?) diz que são “x” vezes sem juros. Se essa for a sua opção, pior para você. Vai pagar juros escorchantes por algo que vai ser pago na hora, de uma só vez.
 
  Não pense que isso é tudo – tem muito mais.
  Se o pagamento for à vista, mas feito através de cartão de crédito ou débito, você estará pagando juros de 5% - que é o que a bandeira do cartão cobra do lojista como ‘comissão’ pela intermediação, fora os juros que lhe são cobrados pela venda em 10 pagamentos - o que não é pouco, para uma inflação de cerca de 0,65% ao mês.
 
  Não há escapatória. Você será roubado sempre. Não existe opção. Nada que as autoridades econômicas não possam evitar, mas elas estão muito ocupadas com outras coisas.
  Há lojas que, ao entrar, você percebe que os preços não estão fixados na mercadoria exposta, uma exigência da lei que não é cumprida.
 
  Entendeu agora por que eu digo que brasileiro é burro?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário