domingo, julho 28, 2013

PAÍS DO FUTURO

Pois é, a justiça têm responsabilidade pelo que acontece de errado no Brasil. 
 
 
 
   QUE DEMOCRACIA É A NOSSA?
 
   Quantas vezes você disse alguma coisa que considerou a frase ou ideia perfeita mas ninguém ouviu? Pior, algum tempo depois uma pessoa importante – pela função ou cargo que ocupa, disse a mesma coisa e todos aplaudiram. E a frase que você disse foi mais bem elaborada, soava melhor.
   Parece uma injustiça. E é. Mas não é proposital. As pessoas não costumam ser valorizadas pelo que são, mas pela função que ocupam em suas cidades ou países. Nos últimos dez anos, os presidentes desta ‘democracia de aparência’, disseram muita bobagem para as quais a mídia abriu todo o espaço possível.
 
   Por favor, não estranhe o termo usado. Somos, realmente, uma democracia aparente. Somos governados por “medidas provisórias” que nada têm de provisórias. Pagamos “contribuições” compulsórias que duram ‘ad eternum’. Nosso congresso não legisla. Cuida apenas de barganhar cargos que podem render bastante dinheiro. Muito pior, engole tudo que lhes é empurrado goela abaixo. Alguém já percebeu que a tal “Lei da ficha limpa” não funciona? É por que a grande maioria dos congressistas têm a ficha suja.
 
   Temos um judiciário ‘acachapado’, que ruge mas não morde. Uma justiça que não funciona, que não constitui um poder da república. Pudera, eles aumentam seus próprios salários e estendem os próprios benefícios com artimanhas impensáveis. São cúmplices do governo central. Um precisa do outro para fazer suas maracutaias.
   Sarney nunca poderia ter tomado posse. Era vice de um presidente eleito indiretamente que morreu antes de assumir o cargo. Não é mais presidente, mas continua o mesmo ladrão. O STF validou toda essa malandragem.
   O Collor, outro ladrão e bandido, está aí, senador da república. Tudo graças ao poder judiciário, que, como eu disse, só ruge.
 
   Nossa arma? Deveria ser o voto, mas não sabemos usá-la. Pelé, que nunca soube se expressar muito bem, faz algumas décadas disse que os brasileiros não sabiam votar. Quase foi apedrejado, tantos foram os indignados. Ele só falou a verdade. Nossa arma não é usada por que não sabemos atirar. Somos, de fato, muito ignorantes. Quanto pior, melhor. Para eles, os que nos governam.
 
   Infelizmente ainda vai demorar para que as mudanças necessárias sejam feitas. Vai demorar muito. Vamos precisar de muitas passeatas de protesto. Nosso consolo é que os primeiros passos já foram dados. Mas os protestos têm que continuar. Cada pequena melhora significa uma batalha que vencemos.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário