quarta-feira, julho 31, 2013

O LADRÃO SAFADO

Essas mordomias precisam acabar.

MÉDICOS E O JURAMENTO DOS "HIPÓCRITAS"

Desde ontem não postei nada no blog. É que eu estava doente. Ainda estou, apesar de ter melhorado muito. Não fui ao médico por não confiar neles.

O PAPO DO PAPA
   Foi uma fala de político. Sobre assuntos delicados, Francisco não disse sim nem não, muito pelo contrário. Falo dos gays, da comunhão de divorciados, uso de preservativos e de outras coisinhas do tipo. Ele (o Papa) não desagradou, mas também não se comprometeu. O Vaticano vai fazer como qualquer governo: Nomear uma comissão para estudar o assunto – como se eles ainda não tivessem estudado isso faz tempo. Pura enrolação.
 
A PASTA DO PAPA
   Podia ser mais bonitinha, né?
 
A GRANA DO PAPA
   Acho que ele não doou nada daqueles 40.000 euros que fingiu dar aos pobres. Penso que ele apenas devolveu uma parte quase infinita do dinheiro que a igreja no Brasil envia para lá todos os anos. Jogo de cena.
 
TRAGÉDIAS
   Rompimento de adutoras, apagões, bueiros que explodem sob nossos pés e caem sobre nós, museus, teatros e pontes que fecham para reformas, tudo isso poderia ser evitado se houvesse uma mínima e constante manutenção das coisas públicas.
   Mas essas coisas não “aparecem”, e os políticos querem realizar obras que podem ser vistas – tudo pela reeleição dos safados.
 
MÉDICOS
   O Capeta ouviu uma ideia interessante, que poderia ser digerida pela classe. Todos os médicos que se formassem em universidades federais ou recebessem bolsas do governo, seriam obrigados a passar, no mínimo , um ano trabalhando em cidades que precisassem dos seus serviços profissionais – recebendo salários normais. Seria uma forma de compensar o gasto com seus estudos – que é pago com nosso dinheiro.
   Fora isso, concordo com a obrigatoriedade de, durante o curso, fazerem a tal residência médica por dois anos. Há muito médico que não sabe nem tirar pressão.
 
MESMO SENDO MILIONÁRIO
O senador José Sarney será tratado com dinheiro do Estado, sem limite de gastos. De quem é o dinheiro ‘do Estado’?

 

segunda-feira, julho 29, 2013

NINGUÉM AGUENTA MAIS ESSE CARA

Mesmo longe, Ronaldo Fenômeno não sai das manchetes. Esse cara é um chato, que pensa que é importante. Por isso, vejam como ele escolhe suas "Meninas"

MENSALÃO

Por toda parte é o que se comenta sobre a condenação dos réus do mensalão. Mas sempre há Cuba, Venezuela, Equador e Bolívia, que aceitam qualquer escória.

O MAESTRO

O ministro Joaquim Barbosa bem que se esforça, mas não consegue o afinamento da sua orquestra. Os músicos são um grupo heterogêneo, alguns com mestrado, outros simples bacharéis.
 
 
 
DECLARAÇÃO IDIOTA
   Dilma disse que “Lula nunca saiu (do governo)”. A oposição, que vez por outra desperta de um sono profundo, aproveitou para completar, afirmando que ela “nunca tomou posse” – quer dizer, ela é ‘nada’.
 
PREFEITINHO ESPERTALHÃO
   Eduardo Paes, prefeito do Rio, tentando reverter o desgaste sofrido desde meados de junho passado, a reboque do seu aliado Sérgio Cabral, tenta tirar proveito da babaquice do fracasso da festa da juventude que seria em Guaratiba, e que tanto prejuízo causou a pequenos comerciantes do pedaço.
   Anunciou a construção de 35.000 casas populares no local onde a missa do Papa deveria ter acontecido. Para o Capeta, isso é demagogia do mais baixo nível moral. Ele nunca fará as tais casas. Fora o detalhe de que o terreno em questão talvez esconda (suspeita-se) um aterro de lixo – de lixo hospitalar.
 
MEMBROS DO CLERO ADORAM UMA AUTORIDADE
   Refiro-me aos padres, bispos e cardeais. Desde criança, habituei-me a vê-los ao lado de governadores, ministros e presidentes.
   Numa ocasião, presenciei um arcebispo (espero que já tenha morrido) chamado Dom Alberto Gaudêncio Ramos, que andava pelas ruas da cidade no banco de trás do automóvel de luxo conduzido por seu motorista particular. O carro de sua excelência atropelou um rapaz na bicicleta e, ao invés de socorrê-lo, permitiu que seu motorista descesse e ficasse discutindo  com o infeliz deitado no asfalto.
   Minha intervenção foi o suficiente para o veículo do tal arcebisbo acelerar e cair fora em alta velocidade. Mas esse safado passava grande parte de seu tempo posando ao lado de autoridades e frequentando colunas sociais.
   Trabalho de padre é arrecadar dinheiro dos fiéis.
 
FRASE DO CAPETA
   “A verdadeira beleza não está onde todos a veem, mas onde só você consegue enxergar”.
 
PERGUNTINHA
   E o ‘trem-bala’ da Dilma, hein? Melhor enterrar essa ideia.
 
ORQUESTRA
   O maestro Joaquim não consegue que os músicos de sua orquestra toquem afinados.  Foi uma grande bobagem permitirem a filmagem do julgamento dos bandidos do mensalão. Criou-se uma expectativa, o povo ficou animado, e depois... Estamos todos ‘broxando’.
 


O ENTREVISTADO MERECE RESPEITO

Ministro Ayres Brito - quanta falta nos faz. Conduziu o julgamento da ação penal 470 com autoridade e serenidade. Levou os réus à justa condenação.
 
 
   A ENTREVISTA
 
   Tentarei, de acordo com a minha visão sobre os fatos, fazer algumas observações sobre a entrevista do presidente do STF, Joaquim Barbosa, publicada no jornal O Globo. É dificílimo adotar uma postura totalmente isenta, imparcial. Vamos levar em consideração que todos temos (se não temos, deveríamos ter) ideias próprias sobre tudo que entendemos ou não. A simpatia por algumas em detrimento de outras é normal e compreensível.
   Não há quem seja contra o que os beneficie. Imagino o rancor do ministro contra os que o discriminaram e ainda discriminam. Ser negro fora do continente africano deve ser dureza. Minha admiração pelo ministro chefe do supremo deve vir desse raciocínio. Ele venceu. Entretanto, com toda minha boa vontade, tenho que discordar dele em muitas coisas.
 
   Qualquer país de maioria branca não está preparado para ser governado por um negro. Os Estados Unidos aceitaram Obama por que o país estava afundando com o governo belicista dos republicanos.
   Acho bom que ele não se candidate à presidência. Poderia até ganhar a eleição, mas fracassaria no desempenho da função. Sem política, não existe governo. Apesar da sua decantada cultura, o ministro Joaquim fala mal, se expressa com dificuldade. Não é paciente. Não é político. Apesar de falar melhor do que a Dilma, é tão irritadiço quanto ela.
   Ele está certo ao reclamar de intromissão na sua vida privada, que não tenho dúvida seja calcada na legalidade e na decência. Um apartamentinho nos EUA está ao alcance dos seus salários e da sua capacidade. Talvez seja mais barato que um do mesmo tamanho no Brasil.
 
   Ele também se queixa da mídia subterrânea e dos blogs anônimos, financiados por indivíduos e entidades suspeitas. Pode contar com a honestidade do Blog do Capeta, capitaneado por mim – Roberto Sisson. Só publico o que quero, e não sou financiado por ninguém.
 
   Quanto às cotas para negros, eu sou contra. Não as acho justas. Acredito que elas só agravam o conflito racial. Quem escravizou os negros e os vendeu aos brancos, foram os próprios negros, que também possuíam escravos. Não me comove a representação do papel de vítimas.
   Com relação aos condenados do mensalão, acho uma vergonha para o judiciário que eles ainda estejam em liberdade e atuando fora da lei. Se o senhor não pode falar desse assunto, o que o senhor faz aí na presidência do supremo? A sociedade exige uma posição. Omitir-se não é solução.  
 
   Em outros assuntos tratados na entrevista, concordo com o ilustre ministro, do mesmo modo que concordo com as necessidades do povo mencionadas pela presidente e por políticos de todos os matizes. Talvez sua opinião seja honesta. A das autoridades políticas, certamente não o são.
 

OI/VELOX NOS ROUBA

CONECTAR A INTERNET ATRAVÉS DA OI-VELOX TORNOU-SE O INFERNO NA TERRA. SOMOS ROUBADOS DESAVERGONHADAMENTE, POIS PAGAMOS POR ALGO QUE NÃO NOS É ENTREGUE. O GOVERNO FEDERAL É INCOMPETENTE, JÁ QUE NÃO TOMA PROVIDÊNCIAS.INCOMPETENTE OU "CONIVENTE"?

domingo, julho 28, 2013

OS CARAS DE PAU

Um dos estados mais miseráveis do país é o Maranhão. Mas é rico em homenagens aos responsáveis por toda essa miséria.

PAÍS DO FUTURO

Pois é, a justiça têm responsabilidade pelo que acontece de errado no Brasil. 
 
 
 
   QUE DEMOCRACIA É A NOSSA?
 
   Quantas vezes você disse alguma coisa que considerou a frase ou ideia perfeita mas ninguém ouviu? Pior, algum tempo depois uma pessoa importante – pela função ou cargo que ocupa, disse a mesma coisa e todos aplaudiram. E a frase que você disse foi mais bem elaborada, soava melhor.
   Parece uma injustiça. E é. Mas não é proposital. As pessoas não costumam ser valorizadas pelo que são, mas pela função que ocupam em suas cidades ou países. Nos últimos dez anos, os presidentes desta ‘democracia de aparência’, disseram muita bobagem para as quais a mídia abriu todo o espaço possível.
 
   Por favor, não estranhe o termo usado. Somos, realmente, uma democracia aparente. Somos governados por “medidas provisórias” que nada têm de provisórias. Pagamos “contribuições” compulsórias que duram ‘ad eternum’. Nosso congresso não legisla. Cuida apenas de barganhar cargos que podem render bastante dinheiro. Muito pior, engole tudo que lhes é empurrado goela abaixo. Alguém já percebeu que a tal “Lei da ficha limpa” não funciona? É por que a grande maioria dos congressistas têm a ficha suja.
 
   Temos um judiciário ‘acachapado’, que ruge mas não morde. Uma justiça que não funciona, que não constitui um poder da república. Pudera, eles aumentam seus próprios salários e estendem os próprios benefícios com artimanhas impensáveis. São cúmplices do governo central. Um precisa do outro para fazer suas maracutaias.
   Sarney nunca poderia ter tomado posse. Era vice de um presidente eleito indiretamente que morreu antes de assumir o cargo. Não é mais presidente, mas continua o mesmo ladrão. O STF validou toda essa malandragem.
   O Collor, outro ladrão e bandido, está aí, senador da república. Tudo graças ao poder judiciário, que, como eu disse, só ruge.
 
   Nossa arma? Deveria ser o voto, mas não sabemos usá-la. Pelé, que nunca soube se expressar muito bem, faz algumas décadas disse que os brasileiros não sabiam votar. Quase foi apedrejado, tantos foram os indignados. Ele só falou a verdade. Nossa arma não é usada por que não sabemos atirar. Somos, de fato, muito ignorantes. Quanto pior, melhor. Para eles, os que nos governam.
 
   Infelizmente ainda vai demorar para que as mudanças necessárias sejam feitas. Vai demorar muito. Vamos precisar de muitas passeatas de protesto. Nosso consolo é que os primeiros passos já foram dados. Mas os protestos têm que continuar. Cada pequena melhora significa uma batalha que vencemos.  
 

sábado, julho 27, 2013

O PROFESSOR

Sérgio Cabral dá uma aula para seu colega da Bahia. Peraí, ele está falando dele próprio? É um 'mea culpa'?

MELHOR CALAR DO QUE EXPLICAR

 Nosso prefeitinho insiste em tentar explicar o inexplicável. Tentou ficar colado ao papa Francisco, mas não vai adiantar. Vai acabar como seu chefe Cabral: defenestrado.
 
 
FRASE VAZIA
O que significa a frase “Eu assumo a responsabilidade!”? Foi o que o prefeitinho Eduardo Paes disse, e o que costumam dizer todas as autoridades que cometem erros. Mas o que eles querem dizer com isso? Será que vão pagar do próprio bolso os prejuízos causados pela sua incompetência? Essa frase é cascata. Não tem utilidade prática. É demagogia barata.
 
RECORDE HISTÓRICO EM SP
Foi batido ontem, na cidade de São Paulo, o maior congestionamento do país: inacreditáveis 300km. Quase a distância entre SP e Rio. O motivo? É uma cidade sem planejamento algum, governada por incompetentes que deveriam ser apeados do poder. Pensando na próximas eleições, ninguém quer começar o que não vai poder terminar. Aí fica difícil.
 
O MÁXIMO EM ESTUPIDEZ
Decretar quatro feriados por causa da visita de um líder religioso é o absurdo dos absurdos. Será que o prefeito Eduardo Paes acredita estar comprando sua passagem de ida para o Céu? E se os evangélicos entenderem que têm os mesmos direitos? E os adeptos do Candomblé, que são mais numerosos do que as estatísticas contam?
 
A SIMPATIA DO PAPA
O ‘cara’ é mesmo muito simpático. Mas – sempre tem um mas -, ele continua a ser o chefe de uma instituição criminosa, com a única qualidade de tentar coibir alguns crimes, como a pedofilia, que é mais um caso de polícia do que um problema do Vaticano. Isso não é novidade, os padres sempre foram assim, através dos séculos. Foram (e são) adeptos de orgias, de crimes financeiros, e assassinatos. Tudo por dinheiro e poder.
 
JOSÉ GENOÍNO
Esse condenado continua com assento na Câmara dos Deputados, e como tal, internou-se no hospital mais caro do país, com os médicos mais caros do país. Quem está pagando? Nós, o povo brasileiro. Isso deveria ser proibido. Se é legal, é também imoral. Isso é SACANAGEM.
 
E O VANDALISMO?
Esse continua, com os baderneiros quebrando tudo que veem pela frente. São horas de filmagens sem que haja intervenção da polícia. Tudo comprovado. Governos de M*.
 
ELLA ESTÁ NA ENCOLHA
A presidente voltou a ficar quietinha, já que não pode pôr a cara fora da janela. Certamente seria vaiada e, quem sabe, provavelmente apedrejada.
 
REPROVO MAS GOSTO
Quando penso no que os bancos fazem com seus clientes – roubam, trapaceiam, usam de má fé –, não escondo meu sorriso quando leio sobre agências bancárias destruídas. A justiça, essa ou têm medo, ou recebem propina para retardar indefinidamente as ações que eles perdem mas não pagam. A justiça é cúmplice dos safados.
 
Nossas crianças estão com dificuldade para entender as coisas. Do jeito que está, todo menino ou menina vai querer seguir uma dessas profissões citadas no quadro ao lado.
 

O ESTIGMA DO NOME CABRAL

Conhecendo Cabral

Este desenho ao lado ainda vai parar no Museu do Louvre. Chama-se "Premonição" e foi pintado há 500 anos.



   SOBRE O BLOG DO CAPETA
   O leitor deste blog já deve ter percebido que o Capeta não costuma dar furos. Apenas, em geral, comenta notícias já publicadas em outros veículos da imprensa, dando-lhes um colorido próprio, e a interpretação que lhe parece mais adequada.
   Entretanto, ainda não li nada do que a nota abaixo informa. Não é propriamente um furo, mas uma triste constatação da falta de ética, postura e decência do governador do Rio de Janeiro.
 
   SOBRE OS PÉS DO SÉRGIO CABRAL
   Uma amizade pessoal de mais de 50 anos, que algumas vezes colaborou com informações para este blog, contou-me – não pediu segredo – que o governador Sérgio Cabral, num fim de semana em Angra dos Reis, sentiu-se desconfortável com seus pés.
   Assim, ligou para o seu ‘personal podólogo’ no Rio de Janeiro e pediu-lhe para ir à Angra fazer os seus delicados pés. Para isso, mandou seu (?) moderno helicóptero à cidade para levar o dito cujo. Depois, o mesmo helicóptero levou de volta o podólogo.
   O detalhe é que toda a despesa foi paga com o dinheiro do contribuinte, que elegeu o senhor Cabral exatamente para cuidar dele (do dinheiro) e aplicá-lo em benefício do povo carioca.
 
   Isso me lembra a Jakie Onassis, ex-Kennedy, quando mandou o enorme jato do maridão à ilha de Skorpios, na Grecia, para buscar um vidro de perfume que ela esquecera de levar. Só que o dinheiro gasto com o transporte do precioso aroma era do próprio Aristóteles.
   Para mim, Cabral está mais para a rainha Maria Antonieta, que acabou decapitada, do que para Jaqueline Onassis.
 
   SOBRE O NOME DO “HOME”
   O nome Cabral está, pelo menos a mais de 2.000 anos, associado à mentira.
 
   Tudo começou com o apóstolo Pedro, que, borrado de medo, negou várias vezes que conhecia e era seguidor de Jesus.
 
   Depois, veio o Pedro Álvares em 1500 e fingiu ter descoberto o Brasil. Sabe-se agora que nosso país, que ainda não era um país, já havia sido descoberto há bastante tempo por outros navegadores.
 
   Nos dias atuais, surgiu em nossas vidas um outro Cabral, o Sérgio, com cara de ‘bom moço’, vem surrupiando o Rio de Janeiro faz tempo. Nunca o ‘bendito’ trabalhou (ele sempre foi político), mas é milionário. Mente pra cacete e aliou-se à maior quadrilha do país – a do PT do Lula. Hoje o povo do Rio grita “Fora Cabral” e ele está ficando encurralado.

 

quinta-feira, julho 25, 2013

CADA MULHER É UMA ESFINGE

O desenho ao lado é da Esfinge. Ninguém sabe como surgiu, mas conhecemos seu objetivo: Dominar, vencer, sobrepujar.
 

   SER MULHER...
      (escrito para os homens)
 
   Os homens pensam que vida de mulher é fácil. Pode ser... para elas. Para nós, é mais fácil sermos doutores em ‘Física Quântica’, seja lá o que isso signifique. Nunca, em tempo algum, na história da humanidade, houve alguém como Cleópatra, a rainha egípcia que fez os dois mais poderosos líderes do mundo, Júlio César e Marco Antônio, submeterem-se às suas vontades e caprichos.
   A mulher só perde sua força quando se apaixona perdidamente. Mas não conheço nenhum caso comprovado de que isso possa ter acontecido um dia. Mulher não se apaixona perdidamente. Mulher apenas segue seus instintos e objetivos. Sua maior concessão ao amor é fingir-se de apaixonada. Ninguém representa esse papel melhor do que elas.
   Sabe a Esfinge, aquela que disse a célebre frase “Decifra-me ou te devoro”? Pois é, a Esfinge era uma mulher com aparência estranha, e, como tal, jamais foi decifrada. Você até pode acreditar que conhece uma mulher; o que você não sabe é que conhece apenas o que ela quer que você pense como ela é. Ela só dá uma pista, geralmente falsa. A mulher não é falsa, a pista é que é.
 
   Raramente uma mulher cansa de lutar pelo que quer. Elas são belicosas, e possuem armas que até o Diabo desconhece a existência. Duvido que Jesus, tivesse ele sido tentado por uma diaba, resistisse à tentação, como fez com o demônio. Engana-se quem pensa que a serpente tentou a mulher. Tenho certeza de que aconteceu o contrário.
 
   Nossa sorte é que as mulheres não são todas iguais. Refiro-me à aparência física. Quanto à mente, uma não difere de outra. Usam todas as mesmas armas. O que difere é a ambição de cada uma. Há as que satisfazem-se com menos, e as que querem demais. Quando uma mulher parece diferente do tipo básico que eu descrevi até este momento, pode crer que ela alcançou seu objetivo maior – que é limitado apenas por seus atributos.
 
   Mesmo assim, há exceções, como o caso da mulher (Camila) do herdeiro do trono inglês, príncipe Charles. Camila é poderosa, apesar de feia, velha, amante do atual marido desde que eram casados com outros parceiros, rompeu com todas as tradições e obrigou a rainha a aceitá-la na corte. Obstinação é isso. Pobre Charles. Ele, ingênuo, acredita que dobrou sua mamãe. A vingança da rainha Elizabeth – que também é poderosíssima – é viver mais que o filho, para não permitir que ocupe o trono. Esse embate, que se dava às claras, hoje talvez não seja tão explícito. Mas é real – com trocadilho.
 
   Este texto que escrevo não tem a menor pretensão de ser um curso para ensinar os homens como devem agir. Meu objetivo é fazê-los raciocinar e que percebam que não são tão espertos como pensam.
   Mulheres são teimosas, e já nascem com as ideias que as acompanharão pelo resto de suas vidas. Ninguém lhes ensina nada. Quando uma mulher volta atrás, jamais pense você que fez com que mudasse de ideia. Ela apenas recuou por um tempo para reagrupar suas forças e voltar com novas táticas de ataque.
 
   Para não me alongar muito – isto já está parecendo uma apostila -, só vou mencionar as “lágrimas”, arma poderosa equivalente à bomba atômica. Ela mata sem que você perceba.
   A mulher só derrama dois tipos de lágrima: a da “raiva” e a de tristeza por uma “batalha perdida”, ou, na prática, pelo fracasso de uma tática mal calculada. Pare para pensar e não seja idiota. Ela não sente dor física. Nunca ouvi dizer que mulher chore na hora do parto. E, quando grita, é aquele grito que os ‘ninjas’ dão quando atacam o inimigo.
 
   A mulher desenvolveu a arte de modificar todas as palavras que você disse, e, na pior hipótese, admitir que pode ser que tenha entendo errado. Uma mulher pode ser até analfabeta, mas mesmo assim, sua capacidade de organizar as palavras é infinita. Nunca discuta com elas. Você vai perder.

 

quarta-feira, julho 24, 2013

O MUTANTE E OUTRAS NOTÍCIAS

- Desde o ano 5 milhões antes de Cristo eu já era assim. Mas estou evoluindo, conforme a descoberta de Darwin. Agora estou em 2000 DC. Veja-me na foto atual, aqui embaixo.

-Estou quase chegando onde quero. Logo serei um semianalfabeto. Mamãe sentiria orgulho de mim.
 
IDIOTAS, IDIOTICES E PAPAGAIADAS
 
A norueguesa Marte Deborah Dalev foi condenada à prisão por um tribunal de Dubai, aonde tinha ido a trabalho. Motivo: ter sido estuprada em um hotel. Depois não reclamem quando digo que árabes são bárbaros. São povos esquecidos por Deus e pelo Diabo. 
 
Videntes chineses e indianos só dizem bobagens, como aliás todos os videntes, sejam cartomantes, pais-de-santo, quiromantes, e outros tipos de vigaristas. Sobre o futuro do filho de William e Kate, herdeiro do trono inglês, dizem que estará sujeito a tentações carnais (que horror!), e deverá ficar longe da água. Impressionante. Assim, mesmo que o menino seja biba, como Albert de Mônaco, eles não terão como errar.
 
A Polícia Militar do Rio de Janeiro só faz “caca”. Azar o nosso. São despreparadas para a função, e dirigidas por um incompetente.
 
 Enorme é a diferença entre autoridades alemãs e brasileiras. A primeira ministra Angela Merkel viajou no avião presidencial, mas não deu carona para o mardão. Ele teve que ir num voo comercial, pagando passagem do próprio bolso. Iam para o mesmo destino. É questão de ética e respeito pelo dinheiro do contribuinte, que está sob a guarda do governo.  
 
Anderson Silva, lutador ou palhaço? Para mim, está mais para palhaço. Ele parece uma mariposa que fala fino. Mariposa fala ou só borboleteia?
 
O Lula é um idiota, que defende a manutenção dos 39 ministérios. Cercado por mães de santo, o ex-presidente deve estar sendo assessorado por algum preto velho. E voltou do isolamento voluntário disposto a dizer besteiras.  
 
Antes do cientista político Geraldo Monteiro declarar, hoje, no jornal O Globo, que o secretário de segurança do Rio estava totalmente equivocado, o Capeta, algum dia durante as passeatas de junho, escreveu que Beltrame é uma Fraude. Além de ignorante, que foi o que o Geraldo Monteiro disse, com outras palavras.
 
A coisa certa, dita pela pessoa errada. Assim o Capeta faz a leitura das palavras do ex-ministro Ciro Gomes, um açodado ‘coronel’ nordestino, quando critica a presidente Dilma. Ele usa, na política, o palavreado que deve ter aprendido no curral onde foi criado.
 

EU E O PAPA FRANCISCO

Esse sorriso vai mudar o mundo. Chegou o líder que faltava aos povos.
 

   O CAPETA E O PAPA

 
   Todos sabem que sou ateu. Seria surpreendente que não fosse. Confesso que continua minha crença na ‘não crença’. Mas é com satisfação que admito estar surpreso com o papa Francisco. Para mim, ele não representa Deus – já que não creio NELE.
   Vejo-o como uma liderança mundial. Mas ele é líder de quê? É líder dos bons exemplos, dos bons costumes, da decência, da luta por um mundo melhor. Isso me deixa contente. É um caso raro em qualquer meio, especialmente na igreja católica, repleta de maus exemplos.
 
   Apesar de simpático, nunca confiei em João Paulo II – sempre soube que ele estava representando os que assassinaram João Paulo I. Do mesmo modo e pela mesma razão, não gostava de Bento XVI. Ele renunciou por perceber que a igreja estava desmoronando. Não gostaria de ser responsabilizado historicamente. 
 
   Mudei minha opinião sobre a Jornada Mundial da Juventude, e também sobre a conveniência da vinda de Francisco ao Brasil neste momento.
   Esse papa é um iluminado. Até agora, e se ele continuar assim, vai estar entre os grandes nomes da humanidade em todos os tempos. Seria bom demais que ele fosse o tufão que varreria da face deste país os neopentecostais – evangélicos que não passam de doentes morais. E torço para que Francisco diminua a hipocrisia entre os católicos. Que aumente o seu rebanho.
 
   Continuarei ateu, mas qualquer ser humano que ajude a mudar este mundo para melhor terá meu apoio.
 
   As passeatas de protestos que começaram em junho vão ficar mais conscientes da sua importância. Dessa forma, o papa vai ajudar a mudar o Brasil. Pelo que estou vendo, mesmo que ainda com algum ceticismo, nada será como antes. Assim seja.

 

CÃES E AMIGOS - DIFERENÇAS

A esse amigo você pode confiar seu bem mais precioso. Ele nunca irá decepcioná-lo. Bom, desde que esse "bem" não seja um suculento bife. Seria esperar demais dele.
 

   CÃES E AMIGOS: DIFERENÇAS
 
   A propósito do que escrevi ontem, sobre nossos pets – particularmente os cães, recebi de um amigo muito querido mensagem, uma gozação sobre o meu texto. Abaixo, transcrevo a minha resposta, sem a intenção de atingir a ele, mas a todos os que nos cercam, parentes e aderentes.
   “Quisera eu viver cercado por cães. São mais fiéis que as mulheres, menos egoístas que os filhos, e mais confiáveis que qualquer amigo. Deles (falo dos cães), sei o que esperar, ao contrário dos entes queridos citados nas linhas acima”.
 
   Conhecer alguém, um amigo ou um amor, significa não ser surpreendido por suas atitudes. Saint-Exupéry ensinou que “devemos esperar de cada um o que cada um pode dar”. Só quem conhece de fato, pode saber o que esperar. Não é necessário saber detalhes da vida de uma pessoa, seja quem for; basta que observemos suas reações e pequenas atitudes para que estejamos habilitados a não sofrer decepções.
 
   Falar que um filho, a mulher amada, ou um amigo são pessoas queridas não significa que devemos confiar neles de forma irrestrita. E, para que gostem de você, não cometa o erro de lhes falar o que acha deles. Pessoas não gostam de sinceridade. Preferem elogios, mesmo que saibam que não são verdadeiros.

 

O QUE ESPERAR DAS PESSOAS

Assim como o coelho da páscoa não bota ovo, e bananeira não dá maçã, não espere do Lula o que o Lula não pode dar.

terça-feira, julho 23, 2013

SEU CACHORRO É COMO VOCÊ

Pois é, tem cão que gosta de parecer seu dono. 'Você é responsável pelas coisas que cativa'. Seja amigo do seu cão e não dê maus exemplos.
 

   O CACHORRO
 
   Um cachorro é, muitas vezes, um filho amado que não fala. Não fala com a boca, mas seu olhar e suas atitudes dizem muito mais do que um filho de verdade. Alguns pets, quando fazem algo que não lhe permitimos, encaminham-se sozinhos para o seu castigo e ficam lá por um bom tempo.
   O nosso bichinho adora demonstrar carinho por nós. Gosta de ficar aconchegado em nosso colo, e está sempre alerta para nos avisar de qualquer coisa fora do comum. Ele sabe, quando saímos para o trabalho, qual hora costumamos chegar, e começa a ficar ansioso e inquieto. Você acha pouco? Lembre-se que eles não sabem ver horas. Há quem diga que conta o tempo com as batidas do próprio coração. É exagero, mas é poético.
 
   Um cachorro substitui um amor que se foi? Claro que não. Mas nos faz companhia, nos ouve pacientemente - ele sabe quando estamos tristes ou doentes.  São gratos a nós, mesmo quando não merecemos muito.
   Ele confia em nós, e, certamente podemos confiar nele. Mais do que em um filho de verdade.
 
   Mas é preciso que o tratemos como seu raciocínio aceita. Eles são cachorros, não os trate como gente. Eles ficariam confusos e não saberiam nos agradar. Mas demonstre respeito por eles. São seres vivos com emoções e sentimentos – que gostam de demonstrar.
 
   Ah, esqueci de dizer: dão menos trabalho e aborrecimentos que qualquer cônjuge. São mais carinhosos do que nossos filhos. Menos exigentes e mais leais. Felizmente não são humanos. Mas preste atenção: falo de ter um ou dois apenas. Gente que tem cachorro a dar na cara não merece minha confiança. São pessoas doentes, desiquilibradas emocionalmente. Em geral, são falsas e mentirosas, que usam seus pets para aparentar bondade.
   Ouço histórias de pessoas que são assim, mas só conheci duas; antes não tivesse conhecido.

CRIMINOSO , MAS COM POTENCIAL

Na cena ao lado, pode-se ver a surpresa do delegado ao se deparar com a biografia do moço algemado.

NEW FACE DA JUSTIÇA

Um projeto que poderia ser apresentado no Congresso é que esse simpático e sorridente bichinho seja o novo semblante da justiça. Enxerga pouco, é lento, e fica rindo de nós.
Enquanto esperamos pelas sábias decisões, juízes ganham muito para trabalhar pouco, e ainda se comportam como se fossem seres de castas superiores.

VEXAME NO RIO

O carrinho branco que transportava o papa ficou preso na multidão. É inadmissível. Para piorar o vexame, um dos carros pretos da segurança bateu num outro carro branco.
 
    FIASCO NA SEGURANÇA DO PAPA
 
   Agora eu entendo as razões do presidente dos Estados Unidos que, quando viaja, leva consigo várias equipes de segurança, fora seus aviões, carros, e muito equipamento tecnológico.
 
   Como escrevi recentemente, qualquer um poderia assassinar o papa, com a maior facilidade. Ontem ficou provado que o Capeta estava certo. Houve um show de incompetência na organização da segurança do pontífice. A bem da verdade, não se sabe a quem culpar pela bagunça, visto que não está claro – como é comum ocorrer no Brasil – quem era responsável, se é que havia apenas um, pela coordenação da insegurança momesca.
 
   Esse papo de que o brasileiro é um povo pacífico é balela. Se foi, algum tempo atrás, deixou de ser. A nação quer se impor ao Estado inoperante. Fora o fato de que se houvesse um grupo com interesse de cometer o assassinato, poderia vir de fora do país – no mais puro estilo “Chacal”.
 
   É bom que se leve em consideração, o que só aumenta a constatação da incompetência dos nossos serviços de segurança, que foi amplamente divulgado tratar-se do maior aparato de segurança já oferecido a um chefe de estado na história deste país.