quarta-feira, março 19, 2014

PLATÃO

 
É preciso aprender a lidar com o dinheiro. Nada nem ninguém merece tanto amor como o sujeito na foto demonstra.
 
 
 
PLATÃO E A RIQUEZA
 
  Apesar de acreditar que quase todo pensamento já foi dito ou escrito, creio que ainda há espaço para novas ideias. Admito minha ignorância sobre a obra de Platão, mas recentemente li alguns pensamentos do filósofo e penso que muitos deles estão obsoletos.
 
  Sou um defensor dos que são ricos por merecimento e sorte. Meu “colega” julgava que a riqueza provocava ociosidade – o que era um mal. Talvez ele nunca tenha ouvido falar sobre o ‘ócio criativo’. Mas penso que ele estava certo, se considerarmos que naqueles tempos rico não trabalhava.
  Platão tinha umas ideias um tanto utópicas. Se ele tivesse vivido nos dias atuais, seria um comunista convicto.
 
  Entretanto, as coisas mudaram um pouco. O rico de hoje não é ocioso. Sua vida é trabalhar para ficar mais rico, o que é uma idiotice. Sou da turma que acredita que todo rico que não usou a criatividade construtiva para ganhar dinheiro, não passa de um ladrão de sucesso. Não existe bilionário honesto. Todos cometeram crimes, os mais variados.
 
  Mas há casos de milionários que não roubaram para ficar milionários. Exemplo? Um sujeito que ganhou na loteria. Nesses casos, que culpa tem o dinheiro sobre o modo como seu dono vai gastá-lo? O mal está nos homens.  
 
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário