sexta-feira, março 14, 2014

A IMPORTÂNCIA DA BOA COMUNICAÇÃO

Sempre que você escreve um e-mail com muitos erros, os destinatários podem entender que você está dizendo outra coisa. Antas estão nos dois lados da comunicação.


 
  BOAS MANEIRAS PELA NET
 
  Falar sobre boas maneiras é o que muito pensador ilustre vem tentando através dos séculos. O que era correto em 1500 não é mais nos dias atuais – naquele tempo comia-se com as mãos. Educação é um tema dinâmico, cujo conceito muda conforme as diferentes épocas e os costumes de cada lugar.
  Para piorar as coisas, inventaram a internet, que em poucas décadas tornou-se a maneira mais comum de comunicação entre pessoas. Seria para facilitar as comunicações, mas um novo hábito requer muito tempo para ser assimilado.
 
  Como eu disse por diversas vezes, nosso incrível e poderoso cérebro é mais lento que as mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas. Não somos tão rápidos quanto um computador. Deve ser porque temos que interpretar palavras e intenções, e também avaliar opções de conduta. Acho que temos o costume de quase nunca dizer as coisas diretamente, e isso cria ainda mais confusão.
 
  Mas vamos direto ao que interessa: como alguém pode se comunicar bem pela internet? Não é simples, eu sei. Em primeiro lugar, antes de qualquer outra coisa, você precisa escrever mais ou menos bem. Não falo nem dos erros de português, que considero quase inevitáveis. Falo da pontuação.
  Taí uma coisinha importante. Sem ela, o seu interlocutor vai ter que adivinhar o que você quer dizer. Adivinhação é sorte. Uma cretina e pequenina vírgula que for esquecida, pode mudar totalmente o sentido da sua frase.
 
  Nem vou falar de outros sinais tipo reticências, interrogação, ponto e vírgula, o uso correto de letras maiúsculas – que pode ser interpretado como um grito grosseiro, que nunca foi sua intenção.
  Não, você não precisa ser professor de português, mas não pode dispensar formas elementares do idioma. Talvez a vírgula seja a mais importante de todas: nunca deve ser esquecida ou negligenciada. Porém, atenção: ela deve estar no lugar certo.
 
  Quase esqueci de fazer uma recomendação importante. Pense um pouco na pessoa com quem está teclando. Evite falar com “antas”, caso você não seja uma. Se não a conheceu antes, observe. Logo vai perceber quem está do outro lado.
 
Boas maneiras começam em casa. Não durma sem desejar que seu cônjuge tenha uma boa noite, e não esqueça de mandar um beijinho.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário