segunda-feira, março 31, 2014

TODA FAMÍLIA É IGUAL

Sua mulher está deitada. Seu irmão entra à sua procura e se depara com essa visão magnífica. Acredite, ele só terá pensamentos puros. Irmão é fiel até... certo ponto!


  VOCÊ CONFIA NA (SUA) FAMÍLIA?
 
  Cuidado ao responder que sim sem pestanejar. Eu não confio, nem na minha, nem na sua. Desde os tempos de Cain e Abel ficou demonstrado que nenhum parente é confiável. Exagero? Absolutamente não.
  Raciocine com lógica: todas as pessoas que não prestam, que não possuem um bom caráter, têm família. Por qual motivo a sua seria diferente?
 
  Não diga que você conhece os seus. Ainda não aprendeu que ninguém conhece ninguém? Não existe família sem pelo menos um safado. Muitas vezes esse cara é você, que não aceita essa verdade. Como disse o Sartre, “o problema são os outros”. Alexandre Dumas sabia das coisas, quando escreveu “o Homem da Máscara de Ferro”.
 
  Claro que em algumas famílias, são tantos os bandidos que parece que Deus errou a mão. E eu nem estou considerando bandido o cara que come a mulher do irmão. Isso já está virando praxe.
  Se você tem um irmão, cuidado: ele tanto pode roubar o seu dinheiro como o coração da sua cara-metade. É que grana e mulher são as duas maiores fraquezas do homem. Para você entender bem, considere qualquer parente como se fosse um político. Ah, agora expliquei melhor!
 
  Pior que parente, só se for um parente político. Parente só lembra de você quando está precisando – de qualquer coisa, inclusive apoio moral, mesmo que sua ‘causa’ seja notoriamente um tanto amoral.
  Acho que sou um tanto pessimista. Talvez eu esteja assistindo muito o canal “Investigação Discovery”, que só trata de crimes. Não sei com certeza, mas acredito que sexo e dinheiro são dois motivos que estão no mesmo patamar de traições. Muitas vezes o dinheiro vence. Quem não lembra do filme “Proposta Indecente”?
 
  Conclusão: não confie nem em você mesmo! É muito comum que as pessoas pensem que são uma coisa e, de repente, são outra. Baseado no princípio filosófico de que “Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa”, eu penso assim. Mas não estou muito certo. A vida é tão complicada...
 
 

PROPAGANDA ELEITORAL

Agências de publicidade estão faturando alto, com a proximidade das eleições. E nem precisam ser muito criativas. Como nos mostra a foto, é um período alegre.

MULHERES NÃO APRENDEM

Anne Hidalgo, a nova prefeita de Paris, foi considerada por uma revista como 'a mais sexy política do mundo'. Recentemente ela foi vítima da bisbilhotice e teve fotos nuas publicadas na internet. Será que as mulheres nunca vão aprender a ser discretas?


  FUTEBOL
  Fazia mais de seis meses que eu não assistia um jogo de futebol. Ontem não teria sido diferente. Sintonizei na Globo casualmente e ia começar o Vasco e Fluminense. Do Vasco, não conhecia a quase totalidade dos atletas em campo. Já o Fluminense, contava com Fred, Conca, e outros conhecidos bons jogadores. Acreditei que ia ser um ‘passeio’ do Flu. Não foi.
  Fui vendo o jogo e, que surpresa! Não reconheci o time da colina. Bons jogadores, organização tática, e merecia, talvez, ter feito mais um gol. Se não vender nenhum jogador, teremos um time recuperado. Que goleiro! Milagre ou apenas um pouco de vergonha da diretoria?
 
  ANNE HIDALGO ELEITA
  A primeira mulher prefeita de Paris. Não conheço sua história, mas desejo-lhe um bom trabalho. A Cidade Luz merece que seja assim. Bem, fora o fato que é uma bela ‘cinquentona’, dessas capazes de virar a cabeça de um solteirão convicto – mas nem tanto.
 
  PEDRINHAS
  Esse presídio maranhense insiste em se manter nos noticiários, do mesmo modo que Sarney insiste em continuar seu reinado. Foram 4 hóspedes que cavaram um túnel e fugiram. Pelo que se vê, nem exército, marinha e aeronáutica, juntos, seriam capazes de impedir rebeliões e por um cadeado nas celas.
 
  NÃO TÊM JEITO
  Artistas não perdem a mania de ‘explicar’ suas separações pela imprensa, seja falada ou escrita. Depois fazem a palhaçada de reclamar de falta de privacidade. Freud explica!
 
  QUEM AINDA ACREDITA NELA?
  Não pense que estou falando da presidente Dilma – se bem que o título lhe cabe como uma luva. Falo da ONU, que perde poder a cada dia que passa.
 
  BRASILEIRO É FOGO!
  Falo de ‘fogo’ mesmo, com chamas e labaredas. É que virou mania nacional que ônibus e outros veículos sejam incendiados. Até parece que uma revolução está em gestação. Será?
 
 O AZARADO
  Felipe Massa, pelo andar da carruagem, jamais voltará a vencer uma corrida. O moço tem muito azar. Saravá! Parece até que recebeu praga de pai de santo baiano.
 

domingo, março 30, 2014

UMA MOSCA É TOLERÁVEL

Se for uma só, a ANVISA tolera. Por essas e outras fizeram aquele filme de ficção científica sobre teletransporte, quando apenas uma mosquinha entrou no cilindro e causou tanto horror. A gente como e bebe mosca toda hora.


  OS PROBOS
  Não é possível que a corrupção do PSDB em Minas, que atravessou governos desde os tempos do Covas até os dias atuais, fosse desconhecida pelos governadores. Ladrão não é apenas quem rouba, mas quem permite roubar. E, se permite, deve ter tido bons motivos ($$$) para isso. É por essas e muitas outras que Dilma continua na frente das pesquisas. Infelizmente.
 
  ME ENGANA QUE EU GOSTO
  Não acredito que Deus exista, mas até para Ele eu ‘rezo’ para envelhecer com alguma dignidade. Não há nada mais triste do que um velho de 79 anos viver com uma menina de 26. Bom, a bem da verdade, há sim, uma coisa quase igual: uma velha de 70 anos vivendo com rapazes de menos de 30.
  A situação só piora quando eles fazem declarações para a imprensa, como a do Francisco Cuoco, quando diz que ela é mais ciumenta do que ele. Pode? A menininha de estar fazendo algum curso de representação. Nem reprovo ala fingir. Pior é ele acreditar.
 
   ANVISA
  Devo estar sonhando. Não li nem ouvi a notícia de que existe uma ‘sujeira tolerável’ em alimentos e bebidas. Infelizmente me belisquei e, não!, eu não estava sonhando. Só dizendo: PQP, onde estamos?
 
   PARECE QUE SOMOS TROUXAS
  Odeio ler qualquer entrevista dada por artistas. Eles são repetitivos, chatos e, não raro, perfeitos idiotas. Essa gracinha que se chama Mel Lisboa, sensual e sexy, não é exceção. Diz o mesmo que qualquer artista: “Esse papel foi o maior desafio de minha carreira”. Ela nem trabalha mal, mas, para variar, adora dizer bobagem.
 
  POR FAVOR, CONTEM PARA ELA
  Será que não existe uma só pessoa honesta no governo da Dilma? Ninguém que seja amigo e corajoso o bastante para dizer-lhe que a economia do Brasil está seguindo pelo mau caminho? Ela e o Guido parecem ter estudado na mesma faculdade de economia. Ou será que compraram o diploma?

CONVERSA DE POLÍTICO

 
Não importa o partido. Eles são todos muito parecidos.

PEDOFILIA

Lugar de pedófilo é a cadeia - ou a castração. O Capeta dá todo o apoio às campanhas contra  a prostituição infantil. Lugar de criança é a escola. Se puder, evite escolas de padres.

A POMBA DO PAPA


Francisco pisou na bola. Esqueceu de abençoar a pomba do espírito santo.


SEM MAQUIAGEM

Esse é o Roberto Carlos, sem maquiagem. Está bem acabadinho. Será que o 'bicho' ficou assim por causa da carne, ou é por causa das mentiras que ele conta? Saberemos quando sair a biografia do "cara".

COMEÇOU, NÃO DÁ PRA PARAR

O primeiro homem contou a primeira mentira. O leão devia ter devorado o cara. Deus seria obrigado a fazer outro, que talvez fosse melhor do que o primeiro.


   VERDADES SOBRE AS MENTIRAS
 
  Todo trapaceiro é mentiroso, mas nem todo mentiroso é trapaceiro. Trapacear significa cometer fraudes, seja lá sobre o que for. Ora, pensando bem, todos nós trapaceamos – ou não? Afinal, quem frauda ilude, engana.
  Acho que estou-me complicando, mas a culpa é do tema, que por si já é bastante confuso. Se você pensar em qualquer defeito ou qualidade – e aí também não estou bem certo de essas duas coisas não se confundem, quero dizer, se fundem.
 
  Você será muito inocente se acreditar que a modéstia é uma qualidade. Meu grande amigo Vargas Vila costumava dizer que “a modéstia é o talento das nulidades, e a nulidade dos talentos”. Eu penso assim, afinal, parecer modesto é uma forma de enganar. Ser modesto, que a primeira vista pode parecer o contrário de orgulhoso, é uma atitude que vai contra a natureza humana. Então, a modéstia é um fingimento que tem como objetivo receber elogios. Alguma vantagem, talvez.
 
  Quem mente (todos nós), sempre o faz com alguma intenção. Têm gente que mente bem, mas isso é para especialistas. A maioria de nós mente mal. É que não temos paciência para elaborar uma boa mentira. Mentir bem dá trabalho, sabia?
 
  Como eu ia dizendo, toda mentira tem um objetivo, que vai de uma simples desculpa para não ter ido àquele almoço, até quando você quer convencer uma menina a ir para a cama com você. Neste último caso, em geral a ‘menina’ também mente, fingindo acreditar – se ela estiver com vontade de ir. Esse negócio de mentir é complicadinho. Mas numa coisa eu acredito: mentir bem requer alguma classe, principalmente quando se está frente à frente com quem pretendemos enganar.
 
  Quando mentimos, sempre o fazemos na tentativa de causar uma impressão que nos deixe ‘bem na foto’. Até mesmo quando ‘reconhecemos’ que estamos errados, na maioria das vezes há, por trás disso, uma intenção de parecer honestos. Só isso. Parecer pode ser mais importante do que ser.
  Bem, que fique claro que estou falando de pessoas normais. É que há os doentes, que mentem sem perceber que estão mentindo. Mentir faz parte da natureza deles. É um vício. Qualquer história que contam não passa de uma ‘viagem’ pelo mundo da fantasia. Com certeza você conhece alguém assim.
 
 
Não sinta desencanto pelas pessoas. Por difícil que seja, há quem fale a verdade.
 

sábado, março 29, 2014

CADÊ O CABRAL?

Essa seca que nos ameaça com uma crise energética foi a salvação do Sérgio Cabral. Sem chuva, não há deslizamentos. Por outro lado, as promessas feitas para a região serrana em 2011 escafederam-se.

NEM PRECISA ROUBAR

Os mensaleiros poderiam ter pensado no que disse este cidadão na foto.

A INTERNET DO PT

Taí uma grande e triste verdade. Quando entraremos no século 21?

DEMÉTRIO MAGNOLI E 1964

Nunca houve encruzilhada. Como toda a grande imprensa, o Globo aderiu aos que depuseram Jango. Não corríamos o risco do comunismo, por ser Goulart um idiota. Bem intencionado, mas um idiota. O que aconteceu depois, foi o imprevisível. Os fatos determinaram o que se seguiu: a ditadura.
 
 
 
 
  RIO x SÃO PAULO
  Essa competição entre paulistas e cariocas parece não ter fim. Qual dos dois você acha que barbariza mais? Os cariocas costumam cremar os inimigos dentro de pneus ou dissolver em ácido. Os paulistas respondem embrulhando cabeça e espalhando pedaços de corpos em sacos plásticos e deixando pelas ruas da cidade. Átila sentiria inveja.
 
  AVIÃO DESAPARECIDO
  Virou novela da Globo. Cada dia uma nova teoria sobre o sumiço do Boeing 777. Na vida, tudo tem uma explicação. Alguém está escondendo o que aconteceu ao aviãozinho. Essa história ainda vai render muitos capítulos. Já nem leio mais sobre o assunto, tantas são as incoerências que cercam o episódio.
 
  LOBÃO É HOMEM DO SARNEY
  Esse ministro, portanto, não é confiável. Num ponto ele é coerente com sua chefe – ou devo dizer chefa? Cada hora fala uma coisa e se perde no que diz. Estamos, sim, correndo o risco de ter racionamento de energia. Vou torcer para que isso aconteça, se ajudar para que Dilma não seja reeleita.
 
  O PREFEITINHO
  Em matéria de urbanização, o Rio está ferrado.
 
  DEMÉTRIO MAGNOLI - 1964
  O Capeta sempre pensou como o doutor Demétrio sobre os fatos que envolveram a revolução de 1964 – ou golpe, se o leitor preferir. Minhas reflexões sobre o assunto não foram – e nem poderiam – como as dele, profundas e muito bem embasadas. Na verdade, nem dei muita bola para os acontecimentos. Estava mais preocupado com meus próprios problemas, e disso não me arrependo.
  Mas sempre percebi que “os militares não agiram sós”. Foram apoiados, desde os tempos em que era apenas uma ideia depor o Jango. Por civis, muitos jornalistas, grandes e pequenos empresários e políticos. Muitos desses gostaram do ‘golpe’, contribuíram para que ocorresse, e só não contavam que seriam cassados – a maioria merecidamente.
  Como disse Demétrio Magnoli, até mesmo o Ulysses Guimarães, muso das ‘diretas já’, foi favorável à deposição de João Goulart.
 
 
Lacerda, ex-comunista e revolucionário de 1ª hora, apoiou os militares sem imaginar que seria um dos cassados. Era um tumultuador briguento.

sexta-feira, março 28, 2014

DÁ PRO CÉSAR O QUE O CÉSAR QUER

Há pelo menos duas maneiras de entender por que publiquei esta foto ao lado. A verdadeira é que a mulher à esquerda dá pro cara o que ele gosta.



  INCLINAÇÃO SEXUAL EXPLICÁVEL

 
  É costume que se diga, geralmente em tom de brincadeira ou piada, que bem lá no fundo – as vezes nem tão fundo, as mulheres gostam de homens ‘safados’. Elas irão negar que isso seja verdade. Mas é.  
  O fenômeno ocorre de maneira bastante sutil, enganadora, de modo que nem elas próprias estejam convencidas dessa verdade. Mulher é um ‘bicho’ tão extraordinariamente complicado que consegue mentir para si mesma conscientemente, apenas para encontrar uma justificativa para fazer o que acha que não deveria fazer. Eu sei que é difícil entender o que eu acabei de dizer, mas se você fizer um grande esforço, vai me dar razão.
 
  É porque os safados têm uma melhor ‘performance’ na cama. Em geral, todo homem travesso é tarado, e a mulher adora sentir que é desejada. Melhor ainda quando antecipadamente sabem que, com esse tipo de macho, irão experimentar sensações mais loucas, mais fortes, e, por que não dizer, mais gostosas.
  Entre quatro paredes, vale tudo – você já deve ter ouvido alguém dizer isso, mesmo quando ainda não tem idade suficiente para entender o significado. Mas nada é tão simples como faço parecer. Há ‘bloqueios’ psicológicos que, algumas vezes, são difíceis de transpor. Se eu enveredar por esse caminho, nunca mais sairei dele. Vamos nos ater à maioria, que podemos chamar de ‘normal’ ou comum.
 
  Para não cometer injustiça, faço questão de dizer que há certa semelhança entre o exposto e o comportamento masculino. Homens adoram mulheres liberais, também conhecidas, equivocadamente, como ‘vadias’. Tratando-se deles, é feita uma distinção estúpida entre a mulher para casar e a que só serve para se divertir. Eles (ainda) têm medo do tal chifre. Vale salientar que não estou falando de mais nada que não seja sexo. É claro que você não vai casar com uma mulher que rouba, que não sabe se comportar à altura da sua educação. Porém, isso não deveria valer para sexo. Ter uma mulher que gosta de sexo é uma felicidade. Muito homem não sabe disso ou têm medo.
 
  Os homens inesquecíveis sempre foram os que fizeram uma mulher rir e gozar muito. Já para os homens, a mulher inesquecível é a que ele não conseguiu ‘comer’ e/ou que os fez sofrer muito. São aspectos em que elas mostram uma maior coerência, coisa que normalmente lhes falta para tudo o mais.

REFLEXÃO SOBRE O SER HUMANO

 
Não precisa de legenda.

AINDA SOBRE COTAS


Concordo com a turma à direita, na foto ao lado. Eles também são cidadãos e têm direitos inalienáveis, previstos na constituição. 
 
 

PONTOS DE VISTA

Há, no mínimo, dois modos de se ver e interpretar as coisas. Temos que respeitar a opinião dos outros, pois aprendi que não existem opiniões estúpidas, mas estúpidos que dão opinião.
 
 

LEITORES INTELIGENTES

Nós, blogueiros e cartunistas, costumamos dizer ou mostrar as coisas como elas são. Os jornais e as tevês? Esses esperam que os governos façam seu 'lance' para decidir.


   MEUS LEITORES
 
  Andei pensando sobre meus leitores do blog, e decidi fazer – junto com meus companheiros, uma pesquisa para saber quem é quem neste universo quase restrito às pessoas inteligentes.
  Desde o início das postagens, profetizei que teria poucos leitores. Pelo menos que seriam muitos menos do que realmente são. Não vou negar que fiquei surpreso com a quantidade, que só faz crescer. É que não sou conhecido, não tenho patrocínio, não escrevo em veículos com penetração, e nunca fiz propaganda alguma.
 
  Confesso que quase desisti, pois o nº de leitores não passava dos 600 ou 700 ao mês, o que significa que dava uma média de 20 visualizações por dia. Aos poucos os leitores foram aumentando e hoje tenho em média entre 120 e 160 leitores diários – o que não é nada desprezível.
  Decidi aprofundar minhas pesquisas, pois não podia acreditar que houvesse tanta gente inteligente no Brasil. Esses poderiam mudar o país – para melhor, é claro! Então...?
 
  Então constatei a triste verdade: realmente não há tanta gente inteligente no país. Brasileiros com QI mais alto, em sua grande maioria, estão morando fora do Brasil. Os mais inteligentes caíram fora. Não duvido que os leitores daqui sejam, em grande parte, estrangeiros que vieram a trabalho.
  Outra surpresa foi que tenho alguns leitores, brasileiros, no... acredite, no Maranhão. Não é incrível? Só não sei se esses são todos naturais de lá.
 
  Para concluir, informo que, segundo as estatísticas, entre meus fiéis leitores, 60% moram no exterior. De certa forma, isso confirma minha profecia inicial: no Brasil há pouca gente inteligente. Meu consolo é que sou lido por brasileiros que optaram por sair daqui – o que os torna especiais.  

  
Cartunistas e blogueiros costumam mostrar as coisas como são. A figura ao lado mostra o que acontece nestes tempos de perigo.
   

quinta-feira, março 27, 2014

ENTENDA O QUE É O AMOR

O momento de mudar sempre chega para todos. O difícil é saber como contar que chegou a hora. O melhor é ir treinando desde o começo. 
 
 
 
  AMOR É O QUÊ?
 
  Muita gente séria nem acredita que ele exista, pelo menos não entre homem e mulher. O que chamamos de amor não passa de um sentimento de propriedade que temos por alguém que tem ideias próprias, e que nos dá trabalho manter sob, digamos, controle.
  A tolerância, tão necessária para que os casais continuem juntos, é uma concessão que fazemos para não correr riscos de perder o outro. Mas apenas enquanto nosso interesse em manter a relação é maior. Basta que alguém mais atraente (não me refiro apenas à parte física) nos sensibilize e se forme em nossa mente como uma possibilidade real de uma vida a dois melhor, e tudo começa a desandar. Lentamente.
 
  No fundo, estou tentando dizer que apenas o desejo e o interesse são capazes de tornar uma relação duradoura. Mas nada é para sempre. A vida nos surpreende com mudanças em situações que antes proporcionavam certa estabilidade emocional.
 Mas nosso gosto por certas coisas muda. Nosso senso estético se altera, assim como nosso paladar. Conforme amadurecemos, nossas preferências são constantemente alteradas, fruto de experiências vividas que nos marcaram – mesmo que nem tenhamos percebido.
 
  Se você discorda do que eu disse até agora, então, por favor, explique a causa do fim de um ‘grande amor’. Estou falando daquele amor pelo qual você seria – ou foi - capaz de fazer qualquer coisa, cometer qualquer desatino. OK, eu também não sei explicar, mas sei que funciona assim.
  Mesmo sendo ‘centrados’, todos esperamos dos parceiros algo que não sabemos como dizer ou mesmo nem sabemos que esperamos. Ninguém sabe exatamente o que quer e procura. Algumas afinidades vão surgindo com a convivência – coisas que nem sabíamos que nos agradariam.
 
  Sim, estou afirmando que nunca seremos capazes de prever como será nossa vida com outra pessoa. Instintivamente, o ser humano é um ‘expert’ na arte da dissimulação – sem a qual nunca haveria um mínimo de paz. Aprendemos, através de milênios, que dissimular é importante para a sobrevivência.
  Mas e o amor, onde fica? Não fica, pois o único amor que existe é o que sentimos por nós mesmos, pela nossa zona de conforto e satisfação. Fora dela, precisamos partir em busca da esperança utópica e inesgotável.
 
Antes que a relação acabe com você, melhor você acabar com ela. Nem precisa pensar muito, quando percebe o quanto você encolheu.

POLÍCIA BEM TREINADA

Para compreender o raciocínio da nossa polícia, temos que conhecer como é o treinamento desses heróis. Todo policial é inocente até que se prove o contrário. Não é justo?

COMBATE AO RACISMO

Para combater o racismo, não se poupa ninguém. Temos que ser politicamente corretos. Para começar, vamos mudar o texto do Monteiro Lobato, que está repleto de coisas ruins.

AFEGANISTÃO

O Afeganistão é aqui. É só procurar na parte de cima do mapa do Brasil, um pouco à direita. Se não localizou, é porque já mudou de nome para Estado do Sarney.

JUSTIÇA DO SISTEMA DE COTAS

Esse é o tipo de justiça que o sistema de cotas pretende implementar em todos os setores da vida do país. Logo estarão obrigando que a cada 3 casamentos, um seja inter-racial.

BANDIDOS POR TODA PARTE

A coisa está ficando preta. Logo os brancos terão que procurar oportunidades em países africanos.



  CONGRESSO BANDIDO
  O caso do suplente que assumirá a vaga do deputado Asdrúbal Bentes, que renunciou para não ser cassado, é coisa comum no congresso. Esse já foi condenado a 12 anos de prisão, mas vai poder recorrer da sentença “ad eternum”, enquanto exerce o mandato tampão. Então é isso: sai um criminoso e entra outro. É o caso de dizer, parodiando os comunistas, que “bandido, unido, jamais será vencido”.
 
  IMPRENSA BANDIDA
  A imprensa, falada ou escrita, também está repleta de bandidos. A maioria são donos de tevês, rádios e jornais, espalhados pelo Brasil. Maranhão e Pará são dois estados exemplares, onde os proprietários dessas redes de comunicação deveriam estar presos.
 
  TORCIDA BANDIDA
  Você conhece uma que não seja?  
 
  CPI DAS PETROBRÁS
  O Capeta torce pela instalação. Não pela oposição, que também está recheada de corruptos, mas para que toda a sujeira seja mostrada sem maquiagem.
 
  RATOS PELO MUNDO
  Na Suécia, quem diria, pegaram um rato de 40cm. O gato da casa fugiu. Eu também fugiria, você não? O bicho fez um buraco numa parede de concreto. Dizem que em Nova York há muitos desse tamanho. Aliás, há quem garanta que lá a população de roedores é maior que a de humanos. E quando eles ficarem com fome e decidirem sair dos subterrâneos?
 
  COTAS PARA NEGROS
  Agora é para o funcionalismo. Tudo demagogia eleitoreira. Você acredita que essas coisas vão acabar com o racismo? Acredito que só vai aumentar o distanciamento entre brancos e negros. 
 
 
 
  COMISSÃO DA VERDADE
  Essa turma está exagerando. A ideia inicial era apenas tentar mostrar o que aconteceu no tempo da ditadura. A novidade é que agora pretendem processar. Deixou de ter a finalidade de esclarecer, para virar vingança. Passar por cima da lei de anistia é uma temeridade. Isso é coisa da Dilma.
 
  BLOG DO ESTADÃO
  Li a seguinte pergunta: “ O que os estrangeiros devem saber para se dar bem no Brasil?”. Pensei e respondo: Eles não precisam saber nada; precisam, isso sim, ser malandros e desonestos. Fora essa opção, melhor irem para outros países. É que em Terra de sapos, de cócoras como eles.
 
 
  RACISMO ÀS AVESSAS 
 
Como eu disse antes, a coisa está ficando preta.
 

quarta-feira, março 26, 2014

ROMANTISMO

O que pode fazer o pobre pai, que é do tempo do rala e rola? Nem com muito esforço o coitado vai entender o namoro atual. 

O QUE DÁ PRA RIR, DÁ PRA CHORAR

Isso não é nada. Se continuar assim, logo outros jornalistas virarão imortais. Quais? Bruno Astuto, Pedro Bial, Jô Soares, o Gianecchini, e, não duvide, a Xuxa e o Lula.  

IMPORTANTE NÃO É SER, MAS PENSAR QUE É!

Brasileiro se acredita feliz. Não há motivo para tanta alegria, mas... Não perceber que estamos sendo roubados já é felicidade. 
 
 
  CRENDICES BRASILEIRAS
 
  Não vou apontar culpados, mas tenho que discordar de algumas crenças que, nem sei bem como, vieram habitar nossa imaginação. Pode ser que sua origem esteja na vontade que temos de ser o contrário do que somos.
  Uma dessas lendas conta que somos um povo que figura entre os mais felizes do planeta. Parece piada. E é.             
 
  Qualquer que seja o método escolhido para medir o ‘ranking’ da felicidade, vai apontar os países do norte da Europa como os mais felizes. Os mais infelizes são os povos africanos – uma certeza absoluta.
  Isso contradiz a crença que o calor é a época do ano em que todos estão alegres. Os lugares mais felizes são, via de regra, todos muito frios. É óbvio que não me refiro a lugares como o Alasca, a Rússia siberiana, ou os polos.
 
  A depressão (leia-se: excesso de infelicidade) está aumentando em todo o mundo. Considerada como o mal do século, será – até 2030, segundo as previsões, a mais comum de todas as doenças. Depressão tem causas, porém não tem motivos. É estar triste por estar, sem razão aparente.
  Não há dúvida que o nosso moderno método de viver tem muito a ver. Lutamos para ter, não para ser. Como se ter muito fosse um passaporte para o país das maravilhas. Não é.
 
  Gostaria de salientar que considero o medo, qualquer medo, a maior causa da depressão. Temos medo de tudo. De morrer, de ser abandonados, rejeitados, de ser pobres, do sucesso e do fracasso – esses dois não existem de fato. Eu só tenho medo de ter que conviver com gente burra. Estou aprendendo a lidar com isso, já que é inevitável.
 
  Outra crendice popular é a de que ‘Deus é brasileiro’. Não ria desta afirmação. Muita gente pensa que Jesus nasceu em Belém... Do Pará. Seja Ele da Judéia ou paraense, a escolha do local foi péssima.
 
 
Lembrar os bons tempos é uma das maneiras de alcançar a felicidade. Você sabe o nome do idiota que falou a frase "Recordar é viver"? Nem eu!