sexta-feira, abril 04, 2014

MODÉSTIA NÃO É TALENTO

Elas sumiram do programa. Já pensou se elas falassem o que pensam sobre a presidente? Pois é, foram disfarçadamente impedidas de se expressar.
 
 
  HUMILDADE E HIPOCRISIA
 
  Hipócritas são pessoas que pretendem apresentar-se com qualidades que não possuem. Todo hipócrita não passa de um impostor, que tem verdadeiro horror a alguém com os sentidos aguçados, que lhes perceba as intenções.
  Millôr Fernandes foi um grande pensador; na pior das hipóteses, um grande “tradutor” da realidade que  se procura  esconder. Uma frase dele sentencia: “Quando se mostra que nada é o que parece, o mundo vem abaixo; moral: só a hipocrisia garante a tranquilidade social”.
 
  Ser humilde – aí a coisa começa a pegar – pode significar muitas coisas. Deixando de lado uma condição social inferior, como a pobreza ou a falta de conhecimento, o humilde quase nunca é despretensioso. Tenho receio de pessoas que aparentam qualquer tipo de submissão. O ser humano não traz no seu DNA a humildade. Desconfie dos que se humilham: eles só querem elogios. Apequenam-se para que você os eleve. A modéstia está longe de ser uma qualidade. É apenas medo de errar.
 
  Duas personalidades distintas. O ministro Joaquim Barbosa, em recente entrevista, demonstrou seu desagrado quando se referem à ele como ‘o menino pobre, que lutou muito para vencer’. Como qualquer homem que respeite a si próprio, ele sabe que seu valor não está nessa balela.
 
  O outro, é um ex-favelado (felizmente) que foi entrevistado pelo Jô Soares ontem a noite. Esse rapaz, que adotou o nome de “Binho”, para quem estava atento, não passa de um falso humilde. Talvez nem ele perceba isso.
  Deu para perceber que esse foi seu momento de glória – teve seus 15 minutos de fama. Para se valorizar, precisou contar que ficava vendo tevê (em preto e branco) bem baixinho e anotava o que o Jô dizia, para ver o significado no dicionário. Fez o que o Gordo gosta, inflou o ego do entrevistador, que tem a pretensão de ser um exemplo para todos. Fez questão de falar sobre sua origem humilde (no sentido de pobreza), com a intenção de ser exaltado. Esperto esse rapaz.
  Achei engraçado que, como todo indivíduo que quer ascender à uma classe social superior, o Binho fez questão de mostrar, na plateia, que sua mulher estava lá. Bonita e sensual. Mas o ser humano não falha. Já ouviu um ex-pobre apresentar sua cara-metade como outra coisa que não seja ‘minha esposa’ ou, também usado muito o termo ‘minha senhora’? Observe.
 
  Pegando ‘carona’ ao falar em Jô Soares, faz duas semanas que as “meninas do Jô” não dão o ar da sua graça. Acho que sentiram-se constrangidas pela última vez que lá estiveram, e foram contidas pelo apresentador para que não falassem mal da Dilma. Francamente, é impossível falar bem sem ironia ou hipocrisia.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário