sexta-feira, abril 11, 2014

DITADURA MIRIM

A boa educação deveria começar em casa. Bons exemplos e bons conselhos sempre foram úteis. Mas afinal, o que é um bom conselho? Para esse pai, a questão se resume em 'dar' para a pessoa certa.



  DOMÍNIO ADOLESCENTE
 
  Sem perceber com nitidez, em meio a muitas ideias confusas e enquanto discutimos o sexo dos anjos, na realidade os adolescentes estão assumindo o poder. Sobre o quê? Sobre quase tudo que a estreita visão que eles têm do que seja a vida lhes permita opinar e decidir sem a menor coerência e razoabilidade.
 
  Tentando seguir uma lógica sequencial, eu diria que tudo começa com os maus governos – mas isso é muito complexo até para o Capeta explicar. Então vamos cortar caminhos e sugerir alguns remédios que possam interromper esse contra senso. Os pais, demasiadamente permissivos, desaprenderam a arte de disciplinar – talvez por comodidade, ou falta de moral.
 
 
  Aos poucos, em apenas três décadas, esses guris de 12 a 16 anos tornaram-se atrevidos, desrespeitosos, e sem limites. Acho que os psicólogos têm uma grande responsabilidade sobre essa nova ‘ditadura-mirim’, já que métodos disciplinares antigos foram substituídos pela tolerância excessiva. Convenhamos que umas palmadas não matam ninguém. Então...
 
  Então, se eles (os adolescentes) podem tudo e os pais quase nada, significa que concedemos muito cedo a maioridade aos monstrinhos. Eles praticam crimes de adultos, e deveriam ser julgados como adultos. Já se faz isso nos Estados Unidos e em outros países – todos com índices de violência infinitamente menores do que o Brasil.
 
 
 
  Mas, o que fazer quando somos governados por idiotas? Engraçado que os ‘meninos’ podem votar, matar, estuprar, usar drogas, roubar, chefiar quadrilhas, sem que lhes seja aplicada uma punição à altura dos crimes. Como pode um governo repleto de ladrões reclamar dessa juventude desvairada e alucinada? O que fazer quando parlamentares e juízes vivem a cometer crimes de toda ordem?
 
  Devíamos dar atenção para o fenômeno que é o fato de se estudar hoje muito mais do que antes, e, apesar disso, sermos cada vez mais mal-educados e ignorantes; 27% dos brasileiros têm apenas o curso fundamental; 36% nem isso; grande parte dos que completam o ensino médio sequer consegue interpretar um texto. Alguns nem sabem ler direito. A ignorância de um povo determina o tipo de governo que temos.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário