quarta-feira, outubro 31, 2012

O BEIJO


Para quem não sabe, Augusto dos Anjos foi um dos grandes poetas da nossa língua. A maneira crua com que expôs a essência do ser humano transformou-o num poeta maldito. Ninguém aprecia a verdade.



     A MÃO QUE ACARICIA

 
     A mão que acaricia é a mesma que apedreja. Isso é o que acontece em tudo da vida. Na política ou no amor, nos negócios, só ferimos quem já desempenhou um papel importante na nossa vida. Disso não há como escapar; nem se contabiliza exceção alguma.
 
     Lembro de um casal amigo, gente muito boa, que sempre elogiava as qualidades da nora querida. Até ela e o filho do casal decidirem se separar; daí em diante, divórcio consumado, foi dito aos amigos que a moça era egoísta, não era boa esposa, essas coisas vagas que dizem tudo sem nada explicar.
 
     Se eu fosse político, nunca, nunca mesmo, tentaria fazer meu sucessor se isso me fosse possível. Não por ele, mas por mim mesmo. Quem faz seu sucessor geralmente acredita que ainda governa. Quando o afilhado tem vontade própria e personalidade forte, não resta outro caminho que não seja o surgimento de uma nova inimizade. Aliás, a frese “quanto custa um deputado?” não é piada; todos têm seu preço e só nos vendemos quando o lance certo é ofertado. Dilma aceita fazer o que o Lula manda por não passar de um ‘poste’. Um poste sem lâmpada, sem brilho próprio.
 
     Acho engraçado o tempo que pode levar para que uma pessoa conheça outra, mesmo que vivam juntos por muitos anos. O Capeta não acha tão difícil descobrir como cada um é. Questão de simples observação, prática que, por vaidade, teimamos em não adotar. Como assim, por vaidade?, o leitor pode perguntar. É que para os seres humanos é muito doloroso reconhecer que fez a escolha errada, dizer para si próprio e para os amigos que ‘dormiu no ponto’. Que devia ter sido mais atento. Que o sexo embotou o raciocínio lógico. A própria culpa é algo que os humanos odeiam e repudiam.
 
     Finalmente, a mais comum das desavenças é causada pelo o dinheiro. Ele consegue calar ou fazer uma pessoa falar o que sabe e o que não sabe. Nenhum ódio é maior do que o resultante de nos sentirmos passados para trás em relação ao vil metal.  Não devia ser assim, mas é. E tem uma explicação para isso: a certeza que podemos comprar a felicidade. A diferença é que as pessoas se vendem, mas a felicidade não tem preço. Isso não é romantismo ou poesia, é a realidade que você, ser tiver sorte, vai descobrir um dia. Ou não.

RÁPIDAS E VERDADEIRAS

QUEM DISSE QUE GALO VELHO NÃO DÁ BOM CALDO? A LUCIANA GIMENEZ DEU E DIZ QUE DÁ.




CAI CAI, BALÃO, AQUI NA...
Rubens Barrichello, nosso veloz corredor, vai terminar disputando o campeonato mundial de autorama.

 

VÍCIO
Novela é como qualquer droga. Vicia, impede que você ocupe seu tempo com coisas úteis, e mantém os dependentes na ignorância.

 

PEDÓFILO BRETÃO
Esse apresentador de TV, Jimmy Savile, que abusou sexualmente de cerca de 300 jovens, agiu como um padre católico.

 

MENOS, PIPPA, MENOS
A cunhadinha do príncipe William acredita mesmo que seu bumbum é lá essas coisas. Só se for para inglês ver. No Brasil somos mais exigentes.

 

MINISTÉRIO
Dilmona continua tentando fazer uma reforma ministerial digna do nome. Sempre que ela ameaça, é obrigada a substituir alguns por corrupção.

 

NIEMEYER
Prefiro o arquiteto como desenhista do que como projetista ou decorador de interiores. Suas ‘obras’ são só fachada bonita.

 

DEREK BLASBERG
Alçado pela imprensa ao posto de queridinho da moda, lançou o livro Classy, que pretende ditar regras de comportamento para as mulheres. Pelo teor das suas declarações, o boneco não entende de mulher, na cama ou fora dela.

 

NEM FOI UM “CASO”
A revista Época diz que Mick Jagger teve ‘um caso passageiro com Luciana Gimenez. Não houve caso. Houve uma única vez. Quem mandou comer pela aparência do prato?

 

terça-feira, outubro 30, 2012

ELEIÇÕES

E eles querem que a gente lhes dê um voto de confiança.






SEM VENCEDORES

    
     A impressão que eu tenho, já não é de hoje, é que nenhum partido pode ser considerado vencedor nestas eleições municipais. Aliás, faz tempo que os partidos estão descaracterizados, sem representar qualquer linha de pensamento. Muitas vezes, nem os candidatos eleitos valem alguma coisa, como o caso do Tiririca e outros.

     Matemáticos provaram que o povo elege ou reelege alguém até por causa do resultado de um jogo de futebol, o que demonstra a consciência política dos eleitores. Tá certo, vou esclarecer que isso foi nos Estados Unidos, mas você duvida que no Brasil seja igual?
     Em São Paulo, não foi o Haddad que ganhou, foi o José Serra que perdeu. Lula ajudou? Ajudou, mas não foi decisivo. Serra simplesmente foi rejeitado. Em muitas ocasiões, nosso culto eleitor resolve dar um recado aos políticos sem pensar direito nas consequências. Essa foi a intenção quando Lula foi eleito pela primeira vez.

     Depois, compraram o eleitorado com as diversas bolsas, e estavam comprando nossos parlamentares com um mensalão. Assim como essa política de cotas garante os votos dos afrodescendentes e dos preparados alunos das escolas públicas. A filosofia malufista do ‘rouba, mas faz’ está orientando o pensamento dos nossos políticos, independente do partido a que pertençam. Votar, no Brasil, é como comprar por impulso – quando você adquire um produto pelo preço da promoção, sem considerar a real necessidade. No caso, você é a mercadoria que está à venda. Tenho que aceitar a tese de que o preço do eleitor está muito barato.

     Um dia a casa vai cair. Espero que não demore muito.   

CRUZ CREDO!

Olhando a foto ao lado, pensei tratar-se do Chacrinha, com suas vestimentas ridículas. Olhando mais atentamente, vi que o palhaço era outro.


 
GORDO E MAL EDUCADO
Jô Soares continua como sempre foi, um entrevistador que não sabe ouvir, corta indelicadamente a fala dos entrevistados, e fica desesperado para fazer a plateia rir. Como ele não tem educação, permite que o músico Bira dê suas gargalhadas altas e grotescas, muitas vezes impedindo que se ouça o que o entrevistado diz. Fora isso, não raramente se veste com o mau gosto do Faustão.
 
CLASSE ‘C’ VIROU MODA
A partir de agora, os “dramaturgos” que escrevem as novelas da Globo vão encher o saco com histórias da classe ‘C’ suburbana. Melhor seria se os autores fossem antropólogos sociais, quando provavelmente a realidade seria bem retratada.
 
MARTHA MEDEIROS
A cronista é uma das minhas preferidas – sem ironia. Geralmente concordo com o que ela diz, mas não inteiramente. Ela sabe usar as palavras como poucos. Na última crônica da balzaquiana, ela demonstra estar surpresa por constatar que as mulheres gostam de homens com boa situação financeira, preferencialmente os ricos. Acho que Martha deveria voltar a viver na terra. Isso eu aprendi ainda na primeira infância, ouvindo mães de moçoilas casadoiras. Por outro lado, transcrevo um trecho do diálogo que presenciei, entre um homem e uma mulher. Ela disse: “Homem só pensa em mulher”. Ele respondeu: “Mulher só pensa em dinheiro”. Os dois estão certos. As coisas são assim desde que o mundo é mundo.
 
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Não se pode culpar os que não acreditavam na condenação dos políticos mensaleiros. Pelas mesmas razões, há muitos que ainda não acreditam na punição dos chefes da bandidagem. É que o STF não está habituado a punir larápios do dinheiro público. Talvez o clamor popular tenha ajudado nessa mudança de rumo. E insisto na mudança do método da indicação e escolha dos ministros. É uma vergonha que um deles tenha sido xingado quando foi votar.

 

 

segunda-feira, outubro 29, 2012

O VERDADEIRO TIRADENTES

O novo presidente do supremo tem hábitos alimentares saudáveis: Ele não gosta de pizzas.





 

MELHOR QUE AS COTAS

O ministro Joaquim Barbosa prova que o simples e velho esforço pessoal tem um efeito melhor e mais digno para os negros e demais desfavorecidos. Ele chegou aonde chegou por suas próprias qualidades. Fez mais pela sua raça do que todas as leis idiotas que preferem a proteção ao mérito.

 

ADVOGADOS PREOCUPADOS

Os que defendem os mensaleiros mostram preocupação com as penas impostas aos criminosos, que consideram exacerbadas. Ao cometerem os ‘pequenos deslizes de conduta’, os condenados deveriam saber à que pena estavam sujeitos quando cometeram, segundo a presidente, os ‘malfeitos’.

 

O CAPETA NÃO GOSTA DE CADEIA

   Apesar de achar que todo bandido deve ser punido com rigor, não acredito em cadeia – exceto para crimes hediondos ou pequenas condenações seguidas – sem reincidência. Esses criminosos do colarinho branco, em especial os que deveriam estar servindo ao povo que roubaram e enganaram, mereciam, a meu ver, penas diversas que não castigassem a família dos condenados. Castigos que iriam além da devolução do dinheiro furtado.
   O banimento definitivo da vida pública (sem essa de poderem voltar daqui a ‘x’ anos), a proibição de sua entrada, pela porta da frente ou mesmo dos fundos, em qualquer repartição pública para exercer atividade de consultor, e proibição de atuarem em partidos políticos – mesmo como faxineiros.
   O Capeta acredita que eles precisam trabalhar para sustentar suas famílias; a prisão pode humilhar demais os filhos e demais parentes próximos.

 

RESPOSTA

Gostei da resposta do Eike Batista aos engraçadinhos do CQC (programa da TV paulista que pretende ser anárquico), ao ser perguntado se o Rio continua mantendo a tradição de arrastões nas praias: “Arrastão só tenho visto nos restaurantes de São Paulo”. Quem pergunta o que quer, ouve a resposta que não quer

QUEM MANDOU MALUF LULAR?

Clarindo Benevides, o comentarista deste blog que sempre é sincero,  mostrou-se preocupado com a reputação do deputado Paulo Maluf após esse 'acordo de cavalheiros'. O deputado corre o risco de não se reeleger nas próximas eleições. Quem mandou se meter com quem não presta?


 
FENÔMENO
Se alguém duvida que Lula foi quem elegeu Fernandinho Haddad prefeito de São Paulo, pode deixar de duvidar. Um eleitor consciente jamais votaria nele. O que me impressiona é que o ex-presidente molusco continua blindado contra qualquer evidência desabonadora. A corja que o acompanha desde sempre pode fazer qualquer coisa; nada respinga nele. Na macumba isso se chama de ‘corpo-fechado’. Ou o Brasil acaba com a ignorância, ou a ignorância acaba com o Brasil.
 
AINDA AS MALDITAS COTAS
Vão ser aplicadas ao funcionalismo público, que reservará de 20 a 50% das vagas para negros, pobres e índios. Êta farra legalizada! Assim acumulam-se eleitores para o partido que faz qualquer negócio para continuar no poder. Desde os tempos de Juscelino (JK) que não se via tanta compra de votos, tanto descaramento, tanta roubalheira.
 
SOB O EFEITO DA VITÓRIA
É impressionante o tipo de discursos dos que saíram vitoriosos das últimas eleições. Parece até que ainda estão em campanha, quando reafirmam sua disposição para ‘trabalhar pela cidade que os elegeu’. Poucos merecerão ser levados a sério em 50% das promessas; muito poucos cumprirão 20% do que prometeram, e nenhum (eu disse nenhum) cumprirá sequer 60 % do que afirmaram para conseguir votos. Deveria haver uma punição para quem não cumpre o mínimo de 80% do que foi prometido.
 
NA CALADA DA NOITE
Esta madrugada, o Capeta não conseguiu – apesar dos equipamentos modernos – uma conexão com a internet. Utilizando os serviços da OI, mesmo pagando uma mensalidade que garante vários ‘mega-sei-lá-o-que’ de velocidade, o blog sofreu atrasos pela inoperância dos serviços prestados.
 
A ALMA ESTAVA SUJA?
Marta Suplício disse estar com a ‘alma lavada’ pela vitória do candidato Fernandinho Haddad em São Paulo, numa eleição em que ela própria gostaria de ter sido a candidata, e que somente decidiu apoiar após receber um ministério em troca do seu apoio. Em outras palavras, a senadora vendeu seu discurso, como fazem todos os políticos.  Ô raça!

domingo, outubro 28, 2012

POBRES MÃES

Este é um exemplo de paradigma (decorado com mau gosto) que deve ser eliminado de nossas mentes. É por ser uma deslavada mentira. Como esse, existem centenas.
 
 
     AMOR DE MÃE
 
     A maternidade é um problema sério, que implica muito sofrimento e dor, quase nunca admitidos pelas mães. Pior, elas estão querendo se livrar desse sacrifício dividindo com os homens a tarefa de cuidar dos filhos. É uma boa ideia? Pode ser boa para elas, mas é inexequível. O reino animal nos mostra que a fêmea é quem cuida dos filhotes. Por quê? Pela natureza delas. Não devemos esquecer que homens são de Marte e mulheres são de Vênus. Salvo raras exceções, o amor das mães pelos seus filhos é irracional, impossível de ser compreendido, a não ser por outras mães. É mais injusto do que a justiça, e mais parcial do que se pode aceitar como razoável.
 
     Parece fácil entender, mas não é. O mundo evolui de forma desequilibrada; a ciência e a tecnologia são carros de fórmula1, enquanto nossa mente anda mais devagar, bem mais. Uma nova tecnologia chega todos os dias, fazendo o futuro ser passado muito depressa; uma nova ideia leva décadas (ou séculos) para ser aceita. Esse descompasso exige mudanças rápidas, que custamos ou não conseguimos aceitar.
 
     Parte da responsabilidade disso é das religiões, as grandes criadoras de tabus que tornam a nossa evolução mental muito lenta. O país mais evoluído tecnologicamente, os EUA, continuam com a mentalidade de centenas de anos atrás. Esqueçam Nova York, que não é americana, é uma cidade do mundo. Americanos são quase tão fanáticos religiosos quanto os muçulmanos – apenas ainda não adotaram o terrorismo como arma de convencimento.
 
     O esforço das mães para convencer a todos de que a maternidade trouxe-lhes a realização plena é uma mentira, um engodo. Elas mentem até mesmo para si próprias. A verdade é que ter filhos, é, da maneira como lidamos com isso, a decretação da infelicidade plena. Filhos acabam com o romance, com a alegria, com a qualidade de vida, com o amor (falo do amor homem/mulher) dos pais. Filhos acabam com os sonhos das pessoas, que perdem a identidade para viver uma nova vida, fora do que foi planejado antes do casamento. Como pode ser feliz alguém que, no auge da sua capacidade intelectual, está prisioneira de uma situação que lhe exige 90% do seu tempo?
 
     Não é fácil admitir que seja assim. Paradigmas religiosos impõem às mães e pais um silêncio desesperante. Uma atuação constante para mostrar o que não é verdade. E convencer é preciso. Primeiramente precisamos acreditar que, como disse sabiamente Gibran, “nossos filhos não são nossos filhos, são filhos da vida”. A tentativa de manter os filhos por perto na idade adulta cria conflitos para ambas as partes. Um exemplo é aquele costume odiento de almoçar com os pais nos fins de semana, um prazer que acaba se transformando em raiva e desconforto. Tudo é problema quando se trata das relações entre pais e filhos, especialmente o sentimento de culpa por não agir como nos cobra a sociedade.
 
     Para melhorar, precisaríamos desconstruir todos os paradigmas – uma tarefa cerebral complexa e demorada. Tão demorada que pode levar uma vida inteira para compreendermos que deveríamos ter agido diferente. Outra coisa que temos que resolver é o amor entre pais e filhos. Precisa deixar de ser obrigação. É comum filhos detestarem pais e vice versa. Incomum é aceitar essa realidade.   

DECORADORES

Quando um decorador sugerir um objeto como o da foto ao lado para sua casa, desista dos dois imediatamente.



     DECORADORES

     Quem monta ou rearruma uma casa deveria, sempre que possível, ouvir as opiniões de profissionais da área. De preferência arquitetos, que podem apresentar soluções mais técnicas. O bom gosto? Aí varia muito. Como no amor, o ideal seria um profissional que fosse compatível com o cliente, pois nem fica bem quando a decoração é linda demais, e o futuro morador é um Ronaldo Fenômeno ou um Faustão. Há um tipo de gente que jamais pertencerá à classe A, mesmo tendo muito dinheiro. Boi preto conhece boi preto.
     Entretanto, alguns decoradores escorregam na maionese quando tentam decorar com inutilidades que só servem para acumular poeira. Estou falando isso por ter visto uma foto de um living com uma enorme mesa de centro repleta de livros grandes com capa dura, arrumados como se nunca fossem ou pudessem ser tocados. Em geral são livros de arte, sobre cidades ou países, e coisas do tipo, que deveriam ser colocados numa estante apropriada, organizados por assunto. Também costumam ser usados objetos que nada tem a ver com o dono da casa, muitas vezes caríssimos.
     Qualquer decoração deve ter como primeiro objetivo, além de embelezar, ser funcional, prática. Imagino a casa do Neymar, decorada com objetos de arte e outras frescuras que não se identificam em nada com ele. Fuja dos decoradores que sugerem uma poltrona num cantinho da sala onde ninguém sentará. Ah, e daqueles que querem colocar um tapete persa na sua cozinha.    

sábado, outubro 27, 2012

A VIDA CONTINUA SENDO O QUE SEMPRE FOI

TODO MUNDO TRAI, ASSIM COMO TODO MUNDO SABE OU DESCONFIA QUE É TRAÍDO.



     O SER HUMANO NÃO TEM JEITO

    
     Jorge Amado foi um gênio. De todas as novelas que assisti (não tenho a intenção de ver mais nenhuma), a melhor foi Gabriela, na primeira versão. Esta segunda foi muito boa, mas passou num horário difícil e foi muito resumida. Ela retrata ‘a vida como ela foi’ nas décadas de 1930 a 1950. O que mais impressiona é que muitas coisas pouco ou nada mudaram. Uma delas é que o mal continua sendo mais praticado que o bem.

 
     Mundinho Falcão, o moço bonzinho e bem intencionado que combateu os coronéis e ajudava a todos que a ele recorriam, mudou completamente depois de assumir o poder. Aliou-se a antigos desafetos e aceitou a colaboração deles - assim como Lula recorre a Collor, Sarney, Maluf, Renan e muitos outros. Até sua expressão facial mudou. Numa das últimas cenas, ao receber os cumprimentos das pessoas, lembrou Dom Corleone quando recebia a fidelidade de quem se apresentava com submissão.

 
     Não devemos duvidar que muitos políticos da atualidade estão realmente bem intencionados enquanto candidatos. No fundo, tudo gira em torno de interesses. Pitágoras falou que “O interesse fala em todos os idiomas e desempenha toda espécie de papéis, até o do desinteresse”.  É comum que quem alcança o poder se vire contra quem os ajudou, que se tornem criminosos quando eleitos ou nomeados. O poder desperta a ganância e corrompe seus ideais. Uma boa analogia é perguntar a quem joga na loteria: todos dizem que vão fazer caridade e ajudar os parentes e amigos. Quem fala assim é porque está tentando enganar a Deus, causando uma boa impressão. Pena que Deus não exista. A diferença entre um político honesto e um corrupto é apenas questão de tempo.


     Outra coisa que fica demonstrado é que as convenções sociais sempre impediram a felicidade das pessoas, e continuam impedindo. Tentar transformar alguém é o mesmo que alimentar um traidor. O turco Nacib foi uma vítima da sociedade; livre, Gabriela não teria sido infiel.    

sexta-feira, outubro 26, 2012

CELEBRIDADES DO CONE SUL

Ísis Valverde me deixa roxo. 
 
Por quê? Se você não adivinha é que não sabe das coisas.
 
 
 
 
GRANDE NELSON
Nelson Motta seria um velho com cara de bebê, ou um bebê com cara de velho? Ele lembra um pouco o Benjamin, personagem de filme que nasceu velho e depois foi ficando novinho. Não lembro se no filme ele volta para o útero materno ou para o espermatozoide paterno.
 
A PEQUENA SANDY
O furacão Sandy já matou 34 pelo caminho, e segue em direção à Flórida. Pensei que ela já conhecia a Disney. Será que o Júnior vai atrás? O garoto anda tão sumidinho... Mas a Sandy, pelo contrário, anda muito sapeca e querendo ser sensual e prá frente. Na dúvida, ela não foge nem sai de cima.
 
SERÁ QUE LI DIREITO?
Vai ser muito difícil para o Capeta passar de primeira nos exames finais do MBA sobre a cultura brasileira que vim fazer. Hoje eu li que os advogados da defesa do Zeca Dirceu, o sub-chefe da matilha, digo, quadrilha, estão pedindo uma pena menor para ele por conta dos “relevantes serviços sociais prestados ao país”. Alguém pode me contar de onde a nossa Madre Teresa tira o seu sustento – excluindo, é claro, a profissão de consultor?
 
O LATINO ANDA SUADINHO
A namoradinha (ou será noiva?) do simpático cantor Latino faz confidências sobre a vida sexual do casal. Declarou que põe o “bichinho para suar”. Algumas perguntas me vêm à cabeça: 1) quem é o bichinho? 2)Ela denominou o bichinho de bichinho pelo tamanho, ou for uma expressão carinhosa? 3)Passarinho sua? 4) Ele não pode comprar um ar-condicionado?
 
OPINIÃO DO CLARINDO, O SINCERO
Vamos falar sério. A sensual atriz Ísis Valverde, passa mesmo a ideia de ser muito gostosa, mas... Seu ‘corpitcho’ não é lá essas coisas. A moçoila não tem cintura, e suas pernas (não estou falando de coxas) são fininhas, quando vistas tecnicamente. Como eu disse, sua sensualidade compensa suas deficiências estéticas.


CALA-TE BOCA

 

MYRIAN RIOS, ANTES DE FICAR VELHA E CHEIA DE PRECONCEITOS



MYRIAN RIOS, GORDA E FEIA, NOS DIAS ATUAIS

 

APAGÕES
Aqui entre nós, esses apagões estão longe de ser apenas coincidências. As companhias concessionárias dos serviços de eletricidade diminuíram seus investimentos durante anos, e agora devem estar querendo ajuda do governo, através do BNDES, para obter capital barato. Como a responsabilidade final é de quem dirige o país, que não fiscalizou o cumprimento do contrato da concessão, é possível e provável que o banco lhes faça o empréstimo. E todos ficarão felizes e ricos.

 
LULA LÁ NÃO ENTRA
Papai decidiu abrir as portas do inferno para receber o Marcos Valério, por achar que ele não é o maior culpado pela roubalheira – apesar de provavelmente ser o mais penalizado. Quanto aos réus Zeca Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares, estes não entrarão de jeito nenhum. Apesar de ainda não ser réu, Lula lá também não entra. Já tem aviso na porta e tudo.


SISTEMA CARCERÁRIO
Sou a favor de um sistema carcerário diferenciado para alguns tipos de presos. Não consigo imaginar um ex- ministro misturado com estupradores e assassinos, ou mesmo ladrões de baixo nível. Mesmo sob as mesmas penalidades aplicadas a todos os presos do país, não devemos misturar os maus elementos numa só vasilha.  Há que se ter respeito pelo ser humano, mesmo quando não o merecem.

 
LOUVAÇÃO
Temos que louvar quem merece, especialmente quando assistimos tantas condutas reprováveis e desonestas. Quem comprar nos sites das CASAS BAHIA e SARAIVA, pode acreditar que recebe as mercadorias em perfeito estado, geralmente antes de vencido o prazo de entrega. Esse comportamento vem sendo mantido há anos por essas empresas.

 
MYRIAN RIOS
Essa mulher é uma idiota. A quem pode interessar a vida sexual dela? Pior que ela, apenas a imprensa que publica a declaração dessa pobre diaba, que afirma “faz mais de dez anos que não faço sexo”. Vou ficar dias sem dormir de tão preocupado. No inferno essa também não pode entrar; lá, só quem gosta da ‘coisa’.




quinta-feira, outubro 25, 2012

MOTIVAÇÃO EMPRESARIAL EQUIVOCADA

Esse senhor da foto ao lado é apenas um dos muitos que estão saindo da sua empresa, por falta de estímulos adequados.
 
 
      ZEFERINO ESTÁ DESMOTIVADO
 
     Uma boa ideia quase nunca é valorizada depois de dita ou mostrada. Chega a ser revoltante, mas tudo tem uma explicação. O indivíduo que teve a ideia, não importando se foi resultado de demoradas pesquisas ou se veio à sua cabeça de supetão, quase nunca recebe a recompensa realmente merecida. Será sempre por maldade? Sempre não, pode ser por ignorância. É que as boas ideias, que muitas vezes atraem lucros e benefícios excepcionais, são muito simples – poderia dizer que são até mesmo óbvias. Geralmente os dirigentes encaram a coisa da seguinte maneira: ‘Estava na cara, como é que ninguém viu isso?’. Nesse momento de idiotia, decidem premiar (ou não) o Zeferino de acordo com o grau de complexidade da solução, e não com o raciocínio simples que aponta apenas na direção dos lucros que a ideia ‘pobre’ pode trazer.
     Fui testemunha de alguns casos desse tipo, e posso garantir que dificilmente nosso Zeferino terá outra ideia brilhante e valiosa. Ele ficou desmotivado. Muitas vezes o premiado recebe um envelope com agradecimentos formais, com um cheque de R$50 anexado, apesar da ideia dele ter trazido centenas de milhares de dinheiro economizado – que naturalmente é revertido em lucro nos balanços.
     Sequer Zeferino foi tratado como um sujeito que teve a ‘sorte’ de ter tido uma boa ideia, mas como o primeiro que pensou o problema – poderia ter sido até mesmo o faxineiro -, cuja solução outra pessoa certamente iria descobrir, cedo ou tarde. Mataram a criatividade de um funcionário que poderia ter tido outras ideias brilhantes. O valor do prêmio? Só serviu para que os colegas rissem muito.


quarta-feira, outubro 24, 2012

JAMES BUNDA

Este moço com o penteado moderninho chama-se James. Não, não é Bond. Está mais para James Bunda. Ele, apesar de esperto, precisa aprender com o LULA como convencer que é inocente.
 
EU NÃO SABIA
James Edwin White, um americano cara-de-pau, foi abordado pela polícia em Miami-Flórida. Revistado, encontraram em seu bolso uma quantidade de drogas alucinógenas barra pesada. Ao receber ordem de prisão por porte de drogas, exclamou indignado: “Ei, calma aí, esta calça não é minha!” A detenção tinha que ser feita, mas esse cara é um exemplo de criatividade repentista sem igual. Prosseguindo com sua autodefesa, ainda disse que a calça pertencia ao próprio tio. Além de cara-de-pau, o sujeito é o maior dedo-duro. Será que nos EUA existe o PT – ou esse James está encarregado de abrir uma filial do partido?

 
DERRAPOU
Ancelmo Góis, o da curva que leva seu sobrenome, continua escrevendo bobagens, e cansei de perdoá-lo. O fato de você escrever bem, Ancelmo, não lhe dá o direito de chamar a protagonista da nova novela das 9 de linda. Se o confrade quiser, posso dar o nome do meu oftalmologista. Ou você é adepto de que, assim como a nova classe média, está surgindo um novo tipo de beleza? Para sua informação, essa nova classe nunca foi média, do mesmo modo como a artista da novela nunca foi linda. Menos, Ancelminho, menos.

 
ZECA DIABO
Os amigos da decência e da honestidade no Brasil vão começar uma série de protestos contra a condenação do seu mentor José Dirceu, como bandido e chefe de quadrilha. Eu diria subchefe, pois acredito que falta alguém entre os réus do mensalão. Aliás, alguns ‘Outdoors’ já foram colocados perto do Divino, bairro elegante da Avenida Brasil. Comentam que em breve, mais um será posicionado no aeroporto Tom Jobim, com os dizeres: “Volte logo amigo Zé. Nós e nosso chefe maior estaremos preparando sua volta triunfal”. Por aí se vê como é querido o Zeca Diabo.

 
SE EU FOSSE VOCÊ...
Não é por nada não, mas se eu fosse o Marcos Valério já estaria longe. Ia procurar um país mais honesto para atuar profissionalmente e viver em paz, sem traições e mentiras. No lugar do Marquinho, escolheria entre Cuba, Afeganistão ou Iraque, lugares onde imperam a lei e a ordem.

CAPETA FERINO E PERVERSO



 
Há dias em que só consigo acalmar meu mau humor falando de forma ferina sobre pessoas e fatos que me incomodam. Dizer verdades faz bem à minha saúde. 




AUTOESTIMA EXAGERADA
Lula elogia a si próprio, e diz que saiu do governo pela porta da frente. E daí? Isso não quer dizer nada. Fernando Collor também saiu pela mesma porta com o nariz empinado, desceu a rampa, e nem por isso deixou de ser considerado um safado e ladrão. Na minha modesta opinião – e de muita gente, os dois deveriam ser banidos da política para todo o sempre. Amém.
 
UM INDIANO QUER NOSSA VACA
Essa menina brasileira que atende pelo nome de Catarina, está leiloando algo que lhe pertence: o hímem, que até já pode ter sido reconstituído. Não sou contra a prostituição – muito pelo contrário, mas não gosto de falta de vergonha. E convenhamos, nem bonita ela é. A prostituta não é necessariamente uma vagabunda; no caso de Catarina, a jovem mostrou toda sua vulgaridade. Em tempo, só para os ignorantes: A vaca é, para os indianos, um animal sagrado, e é dela que chega o mais alto lance desse leilão.
 
JUSTIÇA
Foi aceita a denúncia contra o coronel Ustra por sequestro. Nem conheço o coronel, e não tenho a menor vontade de conhecer. Mas perguntar não ofende: não seria o caso daquele político que usava tanguinha de crochê e é meio fanho, o Fernandinho Gabeira, ser denunciado pelo mesmo crime, já que sequestrou o embaixador americano?
 
ESCRITO NAS ESTRELAS
Se a família teme que Bruna Marquezine seja a Stephany Brito do Neymar, não precisa mais temer: VAI ser, caso consiga que o bobalhão case com ela. Se esse casamento vingar, não dou muito tempo para ter um final surpreendente, com brigas por grana e outras baixarias. Essa nota é para tranquilizar a família do moço, que já pode ir contratando um bom advogado.
 
O CAPETA AVISOU ANTES
Marcos Valério acabou mesmo sendo o mais acusado, o mais ‘apenado’, enfim, a maior vítima do mensalão. O Capeta acha que ele foi a ferramenta usada pelo comando petista para ajudá-los na pretensão de se perpetuar no poder. Na justiça do Inferno, há outros que merecem mais ficar atrás das grades.

 

terça-feira, outubro 23, 2012

FILOSOFIA POLÍTICA

A filosofia da política adotada no Brasil é mais ou menos - mais mais do que menos -  como a do diálogo da figura ao lado. Quem sabe roubar não se deixa apanhar.



LADRÃO CONHECE LADRÃO

Foi da seguinte forma que o ex-governador José Roberto Arruda expressou seu espanto com as cifras da roubalheira dos bandidos do mensalão: “Não foi apurada nem a metade dos crimes”. O Capeta também acha isso. Se o caso do Cachoeira, que não se sabe como está, movimentou cifras astronômicas, sem a participação (será?) do José Dirceu e do Lula, não parece coerente crer que tenha sido maior do que o trambique perpetrado pelos ocupantes do palácio do Planalto.

ANÚNCIOS

Nos jornais, vê-se todo tipo de anúncio - mesmo aqueles superestranhos, como o da foto ao lado.


POSIÇÃO SOCIAL ELEVADA

“Quase chorei quando vi, em letras garrafais...” com esse verso de um samba antigo, exprimo minha surpresa ao ler um anúncio no Globo de domingo passado, onde um empresário, de “posição social elevada” – AFFF – procura “moça de ótima aparência (ou seja, bonita paca), para relacionamento sério”. E pede foto de corpo inteiro. Como a instrução de possíveis candidatas não é importante, penso que o anônimo casadoiro esteja mesmo é querendo fazer saliências. O que será que o empresário quis dizer com “posição social elevada”?  Meu amigo Pascácio, o ingênuo, acredita que ele more numa favela de morro ou num andar alto de algum edifício num subúrbio da Avenida Brasil.

OS CANDIDATOS

O da esquerda cansou, por suas idas e vindas. O da direita vai ser a maldição dos paulistas


QUEM MANDOU TIRIRICAR?

 
Os paulistas estão com um sério problema neste segundo turno das eleições para prefeito da cidade que tem o terceiro maior orçamento do país. Os candidatos que sobraram, um não merece consideração pelas renúncias anteriores, o outro nem merecia existir. Parece que o povinho que habita este país ainda não descobriu que o ‘menino do Lula’ é incompetente e despreparado para... Para qualquer coisa. Bem, para quem elegeu o Tiririca, todo castigo é pequeno. 

DATA TROCADA

O Capeta manda avisar que a data da página do blog intitulada "O HOMEM E SEU MARTELO" está errada. Deveria ser 23/10, hoje, quando foi efetivamente postada. A culpa? É do horário de verão.

O HOMEM E SEU MARTELO

Já publiquei a figura ao lado antes. A repetição se deve a um único motivo: Eu gosto dela e, como sou o dono deste blog, publico o que quero. Ela representa a figura do maior herói brasileiro no momento. É motivo de orgulho. O melhor de tudo é que o Joaquim não precisou de cota para estudar e se formar. Não entrou em conchavos nem catapultou a própria dignidade.
 

O JULGAMENTO

     Alguns lances do mais importante julgamento deste século (pelo menos até agora) são dignos de registro. Em notas anteriores já elogiei os ministros Gilmar Mendes e Fux pela demonstração de conhecimento jurídico e bom senso. Mas nada se iguala em contundência ao que foi dito ontem pelo ministro Celso de Mello. Só faltou citar nominalmente o ex-presidente Lula como o Don Corleone da máfia brasileira. A vergonha ficou por conta do voto do ministro Dias Toffoli, que nem pôde argumentar seu posicionamento pela absolvição dos criminosos. As ministras mulheres, francamente... Eu esperava mais. Mas, como disse William Shakespeare, “Bem está o que bem acaba”. Os bandidos foram condenados. Que a lei seja aplicada e, como os cínicos costumam repetir, “doa a quem doer”. As decisões do Supremo renovam nossas esperanças quanto ao futuro do Brasil.

segunda-feira, outubro 22, 2012

A TURMA DA QUADRILHA

Aos poucos vamos conhecendo os simpatizantes da 'quadrilha'. Nunca os esqueceremos.

SABRINA SATO


Ao dizer que "Uma grande, mas grande mesmo, porcentagem de mim é romântica", Sabrina Sato certamente se referia à sua própria bunda, que é bem maior que seu cérebro.

ELA VAI SER COMO EU

, "Essa é a minha garotinha. Ela vai alcançar o mesmo sucesso que eu. Minha maior dificuldade é que, por ela ter cursado uma faculdade, tem certa dificuldade de acompanhar meu raciocínio. Mas sou um persistente juramentado, discípulo do Odorico Paraguassú. Depois de morta, ela irá ocupar seu lugar no panteão dos cérebros invertidos".

UMA CAIXA DE LEWANDOWSKI

Adolescentes ouvem o galo cantar e não sabem onde. A menina da figura ao lado foi à farmácia e pediu, toda orgulhosa, ao balconista que lhe desse uma caixa de Lewandowski. É que ela pensou que 'absolvente' era a mesma coisa que 'absorvente'.

METADE DO QUE VOCÊ LÊ É MENTIRA

A imprensa costuma publicar manchetes que dão a impressão de ser uma coisa que não são. É só para vender jornais. Não gaste seu dinheiro com baboseiras.



O FUTURO VAI CHEGAR
Muito interessante e útil a comparação de preços publicada no jornal O Globo, entre os supermercados do Rio e de São Paulo. A dona de casa olha, e escolhe onde vai fazer suas compras. Se for mais barato comprar em São Paulo, ela vai para o aeroporto e pega a ponte aérea. Será mais prático quando o trem bala estiver funcionando. Haverá vagões só para quem vai fazer as compras semanais na capital paulista. É a Dilmaquinista em ação.

 
AINDA LI NO GLOBO
Uma interessante reportagem sobre o momento certo para você abrir o seu próprio negócio. Fiquei impressionado com a simplicidade da tratativa sobre o assunto. Tudo em apenas cinco motivos ou razões. Meu amigo Clarindo, o ébrio, destacou uma só razão para você não fazer essa besteira: Basta pensar que o governo ficará com 50% dos seus lucros, sem entrar com um só tostão de capital. E se falir, o prejuízo é só seu.

 
CONTINUEI LENDO E...
Descobri que a inflação pode ser domada se leis específicas entrarem na constituição. Dessa vez foi o Pascácio que fez o comentário: E desde quando se cumpre a constituição? Constituição só é cumprida quando for do interesse da “zelite petista”, como disse o pai do neologismo João Ubaldo Ribeiro. Aliás, esse senhor deveria simplificar o seu nome para Jão Baldo.

 
DEPAREI COM A DECLARÇÃO
Fidel Castro, o ditador assassino que é amigo íntimo do Zé Dirceu, do Lula, do arquiteto Oscar, do Chico Buarque, e de outros ‘não’ (significa não confiáveis), declarou que não sente nem dor de cabeça, apesar das suas doenças que o forçaram a sair da linha de frente da política cubana. Mas nem pode sentir, já que passou o abacaxi para o Raul, seu mano querido.

 

sábado, outubro 20, 2012

RESPONDENDO AOS LEITORES


     Recebi algumas mensagens sobre o que escrevi a respeito da novela Avenida Brasil, que felizmente acabou ontem. Decidi responder a todos através destas linhas, já que tive preguiça de escrever a cada um. Meus leitores de carteirinha aplaudiram. A maioria reclamou que fui implacável. Se fui, foi com o autor, não com os artistas, que estavam, de modo geral, muito bem. Admito que dei algumas risadas em alguns capítulos, mas minha pequena análise foi feita em cima do resultado final. Releiam minhas críticas resumidas e lembrem que sou o Capeta, e não a Patrícia Kogut, a especialista em televisão que só escreve porcaria. Até entendo o porquê de ela escrever essa coluna horrível e não ser substituída por gente mais preparada. Só mesmo na cabeça do autor cabe a possibilidade de Carminha ter tido um caso com o Max, morando ambos na casa do Tufão, o legítimo representante dos cormos mansos. durante mais de dez anos - levando-se em conta que naquela família somente a pobre Ivana trabalhava. Todos passavam o dia sem fazer nadica de nada, e os amantes conseguiam transar em todos os lugares do doce lar. Tufão, no entanto, não era apenas corno; era um perfeito idiota. Se o leitor não concorda comigo, não merece ser meu leitor. Meu lema é: Capeta, ame-o ou deixe-o!