quarta-feira, março 28, 2012

O PAÍS DO "TUDO PODE"


   É PERMITIDO ROUBAR

   Em nenhum lugar deste planeta é proibido roubar. Proibido é ser flagrado roubando. Essa história de que “não existe crime perfeito” é pura balela. Existe sim, e os muito ricos são a prova disso. O Capeta (eu) estudou o assunto com imparcialidade e abnegação. Minha conclusão é que ninguém fica bilionário sem praticar alguns trambiques – para não usar o sinônimo ‘crime’.
   Outra coisa interessante é o que as estatísticas mostram: a maioria dos crimes, de qualquer natureza, fica sem solução. Mas isso não é o pior: os solucionados, quase sempre ficam impunes. Se um crime fica sem solução, a lógica aponta para a definição de crime perfeito.
   Pascácio, meu amigo ingênuo, acha que a coisa tem outro motivo. Ele acredita que a ‘não punição’, aqui no Brasil, se deve unicamente à falta de presídios. Seu argumento é forte: têm juiz mandando soltar ladrões por causa da falta de vagas nas cadeias públicas.
   Clarindo, meu inteligente e quase-nunca-sóbrio amigo, aponta a solução adotada por vários países: a iniciativa privada construir e administrar os presídios. Então não se faz isso por quê? Simples: não é conveniente abrir vagas; quando a coisa deixa de ser pública, fica mais difícil empregar protegidos e corromper quem têm lucro no negócio.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário