segunda-feira, junho 10, 2013

CAPITALISMO SELVAGEM

Isso é o que podemos chamar, fazendo uma analogia, de Capitalismo Selvagem. Como os homens, bichos devoram seus semelhantes sem o menor remorso.


COLUNISTA EQUIVOCADO
Não, Ancelmo, o Chico Buarque não é fofo. Não existe comunista fofo, e muito menos quando eles apoiam ditadores sanguinários como Fidel Castro.
 
THE ECONOMIST
O jornal inglês está certíssimo. O Brasil vai de mal a pior. O ministro Guido Mantega é fraco. Sua chefe não tem visão, como economista não seria nem considerada para o cargo de professora de uma faculdade razoável, é antipática e grosseira, e seus desmandos cometidos contra a economia serão sentidos pra valer num futuro próximo. Não podemos isentar o ex-presidente Lula de culpa, já que ele cometeu erros terríveis e passou a bola para uma pessoa, como ele, incompetente.
 
BRASIL x FRANÇA
Não foi goleada. O Neymar não fez absolutamente nada. E nem vai fazer nesta Copa das Confederações; o futebol do garoto não evoluiu. Felipão pegou um time péssimo e vai entregar um time medíocre. É um técnico superado. Não é muito diferente dos atuais técnicos brasileiros. Como em todos os quesitos da vida no país, nosso futebol não é mais aquele. Ou será que ainda somos os mesmos e os outros é que melhoraram?
 
E O PORTUGUÊS, HEIN?
Dá para perceber que os portais de provedores de internet acreditam que não têm obrigação (moral, no mínimo) de escrever um português correto. O terra.com, então, pisa na bola com certa frequência. Chega a doer nos olhos. Está certo que pode ser um português informal, mas precisa ser correto. É o que se espera de uma empresa de comunicação com a qualidade da ‘terra.com’. Não estou falando de um ‘errinho’ de digitação, falo de erros graves. Será que eles adotaram a cartilha do Fernandinho Haddad?
 
A MESMA HISTÓRIA
  Desde que comecei a votar (não cometo mais esse erro), presto atenção para o crescimento de algumas empresas. As maiores nem sempre foram as maiores – e nem as melhores. Mas uma grande parte dessas grandonas cresceu rápido demais, para o entendimento de um jovem de 18 anos numa época em que éramos mais bobos do que hoje.
  Depois, comecei a observar que eram dirigidas por ‘amigos do poder’. Isso aconteceu com os bancos Itaú e Unibanco, com as empresas da família Ermírio de Morais, e muitas outras que não teria espaço para citar aqui.
  Até mesmo a fortuna do Eike Batista, forjada por seu pai Eliezer, começou com a ajuda governamental, que dirigiu a então estatal Vale do Rio Doce durante muitos anos – e o filho continua tentando continuar grande com ajuda do governo Brasileiro.
  É a isso que chamamos de “capitalismo selvagem”. Eu daria outro nome.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário