domingo, junho 30, 2013

A VACA É DE VOCÊS...

Olha só o que a Dilma quer fazer com o plebiscito. Quer jogar para o Congresso. Coitado do plebiscito. Vai ser todo fatiado sem critério. Resta nossa torcida para evitar.
 
PREÇOS ESTRATOSFÉRICOS
  Recebi um e-mail de uma amiga, oferecendo um apartamento para alugar na Gávea. Percebi que era um esforço de amigas das amigas das amigas da proprietária do imóvel, que até parecia uma corrente dessas que enchem o saco de quem o tem.
  Para minha surpresa, era um quarto e sala sem vaga na garagem e condomínio de 299 reais (não deve ter elevador). Não deixou claro quanto o locatário deveria pagar de IPTU. O preço salgado de 4.300 reais (sem as taxas) demonstra que os imóveis custam bem mais do que valem. Só um otário paga isso por um mini apê.
  Detalhe: as ‘corretoras’ ainda pedem que seus nomes sejam divulgados, para a proprietária saber quem foi atrás do freguês. Aí deve rolar uma boa comissão, o que me faz pensar que algumas pessoas das minhas relações estão mais ‘a perigo’ do que eu.
 
A IMPORTÂNCIA DESTA COPA
Para a seleção do Brasil ela tem muita utilidade. Ou não. Seguinte: nossa chance de ganhar a Copa do Mundo aumenta se perdermos o jogo de hoje contra a Espanha; se perdermos, ganharemos em humildade; se ganharmos, estaremos convictos que seremos campeões em 2014. Vamos combinar uma coisa: Pelé só existiu um, e ele não joga mais nem deixou herdeiros. Nossa seleção é boazinha, mas precisa comer muito feijão.
 
DILMA NÃO PODE FALAR
Pelo menos não sobre métodos para combater a corrupção. Ela é aliada de corruptos, alguns reconhecidos internacionalmente.
 
SENADOR FRANCISCO DORNELLES
“Considero que Constituinte exclusiva tem o seguinte nome: golpe de Estado”. Muita gente pensa como o senhor, senador.
 
ILIMAR FRANCO
O colunista informa sobre o tratamento ‘espiritual’ que o ex-presidente Lula faz com um médium. Macumba agora substitui os médicos do Hospital Sírio-Libanês? Pelo que ficou subentendido, não está adiantando muito. Nunca ouvi falar que tratamento mediúnico melhorasse o caráter de alguém. Quanto ao Lula, melhor ele deixar escrito se vai querer ser embalsamado.
 
PLEBISCITO
Quem é a favor da realização de um neste momento, ou é governista ou não sabe exatamente o que é plebiscito. Com esse congresso sem moral, nada que for feito será bem feito. Plebiscito, só em 2015, se câmara e senado renovarem seus quadros, e o PT perder as eleições.
 

SERÁ QUE ELE É?

O pastorzinho parece que andou na companhia do "Lobo-Mau". O romance teria durado dois anos, tudo dentro do armário. Agora entendi por que o moço tem raiva de gays.


FÓRMULA 1
  Você está gostando das corridas da ‘Fórmula 1’? Eu não estou. Sabe aqueles joguinhos para crianças que dependem da sorte nos dados? Joga-se o dado e, dependendo de quantas casas o sujeito avança, pode, conforme a sorte, ser premiado ou punido. Isso não é corrida de automóveis - mais parece corrida de obstáculos.
  A habilidade do motorista vale pouco, já que o cara depende de vários fatores alheios à tarefa de dirigir. Um erro nos boxes basta para que preciosos segundos sejam perdidos. O azar de um problema de tocar em outro carro, ou furar um pneu ocorrer antes da entrada para os boxes pode decidir uma corrida. E, falando dos pneus, o Capeta assiste corridas desde o tempo em que o Fittipaldi corria, e nunca viu pneus tão ordinários.
  As 500 milhas de Indianápolis estão se tornando mais interessantes.
 
VIOLÊNCIA POLICIAL
Essa continua em alta. Basta ouvir os depoimentos de vítimas da covardia dessa gente sem habilidade e estabilidade emocional para lidar com o público que deve proteger. O secretário Beltrame, dá para perceber, procura minimizar as atrocidades cometidas pelos seus subordinados. Será que eles foram treinados na antiga KGB? Um idiota não é culpado por ser um idiota. A culpa é do idiota que coloca armas nas mãos de idiotas e desequilibrados.
 
UM GAIATO DISSE...
“O Lula preferiu ver a coisa preta lá na África”.
 
BELÉM DO PARÁ
A Marcha das Vadias encontrou um terreno bastante fértil em Belém. Vai ver são mais numerosas do que estudantes, o que descarateriza os movimentos de protestos que assolam o país. Viva Belém e suas vadias.
 
BONITINHA, MAS...
Essa nova turma que estrela “Saia Justa’ na tevê revelou surpresas – pelo menos para o Capeta. Essa ‘comandante’ do programa, Astrid Fontenelle, é muito inteligente e domina o ‘time’ na hora de mudar de assunto. Aquela apenas bonitinha (não lembro o nome) é fraquinha. Deu uma entrevista que misturou muita bobagem com poucas coisas aproveitáveis. Não sei se ela é boa atriz, mas se for (particularmente eu não acredito), que volte a atuar. E sem dar entrevistas, de preferência. Ela destoa do grupo.

 

ASSINANTE OI


OI VELOX
VOLTOU A SER LIXO.
ESTÁ LENTA DESDE ONTEM. LENTA DEMAIS. PAGAMOS PARA ISSO?

sábado, junho 29, 2013

INFLAÇÃO DA DILMA

Para a garotada que é da geração pós-inflação, é bom que saibam o que o Lula e a Dilma fizeram e continuam fazendo por este país. Tudo por causa da vontade de se reeleger. Mas a popularidade da presidente despencou dos 70%  para míseros 30%.

PARTIDO NOTA 100: PMDB

TAÍ UM PARTIDO POLÍTICO QUE DEVIA DEIXAR DE EXISTIR. É UM TUMOR MALIGNO QUE PRECISA SER EXTIRPADO. A NOTA DELE É 100. SEM MORAL, SEM RESPEITO, SEM VERGONHA.
 
 
IDEIA ESTÚPIDA
A USP está pretendendo acrescer em 25% as notas dos vestibulandos negros, para facilitar-lhes o ingresso na faculdade. Em outras palavras, isso significa que despreparados entrarão na universidade – alguns sem sequer saber fazer conta ou escrever. O jeito vai ser baixar o nível do ensino, que já não é lá essas coisas.
 
FELIPE MASSA
O brasileiro anda com muita pressa. Está na base do “escreveu não leu, o carro bateu”. Ele deve estar pretendendo ultrapassar o Rubinho em número de fracassos.
 
IDEIA ESTÚPIDA II
Alguém sabe de onde partiu essa maluquice de fazer uma nova reforma ortográfica? Quem teria sido o infeliz que sugeriu ao semianalfabeto presidente de então, “Liz Inaço”? A Anta, claro, aprovou.
 
DILMA EQUIVOCADA
Se ela realmente disse que a diferença entre os revoltosos da Europa e nós é que lá eles querem recuperar direitos, e aqui queremos aumentá-los, não é bem assim que a banda está tocando: o que queremos é ter direitos nunca concedidos e fazer com que se cumpra a constituição já tão desmoralizada.
 
A PRISÃO DO DEPUTADO
Não foi, para ele, um mau negócio. Vai passar pouco mais de dois anos atrás das grades, mas, como é muito jovem, terá bastante tempo para usufruir do que roubou.
 
OI VELOX
Hoje está como era antes. Um lixo. Lenta demais a conexão. Ladrões!
 
ESTUPIDEZ MONSTRUOSA
Depois não querem que o povo queira a pena de morte. O que merece então o animal que atirou na cabeça de uma criança só porque ela chorava nos braços da mãe? Esse desequilibrado não tem cura. Nem ele nem os que atearam fogo nos dentistas. Que morram lentamente...
 


POLÍCIA VALENTE

NOSSAS POLÍCIAS
SÃO ASSIM, COMO NA FOTO AO LADO: VALENTES E CORAJOSAS.

A FRANQUIA DA ABL

A foto ao lado é de Machado de Assis, o mulato que foi o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Fundou a Academia Brasileira de Letras e permanece insuperável até os dias de hoje. Dizem os que transitam entre o Céu e a Terra, que ele vai fazer 'jogo duro' com os que subirem e pretenderem uma 'vaguinha' da franquia de lá. Comenta-se que, entre outros, Sarney será barrado.



O MEDROSO VIAJOU
Lula foi ontem para a África. Foi uma fuga. Um líder honesto não foge ao debate. É um nordestino frouxo, contrariando a imagem que temos dos valentões da caatinga. Deve ter ido se aconselhar com as hienas. Mas é bom ter cuidado: hienas costumam devorar carne podre.  

 
NEM PLEBISCITO NEM REFERENDO
Não há tempo hábil para nenhum dos dois. Dever-se-ia separar os pontos mais importantes das reivindicações (uns dez ou quinze) e partir para projetos de emenda constitucional, as faladas PEC – mais rápidas e diretas. As reformas ficariam para o próximo governo, que seria obrigado a realizá-las. Nunca esquecendo o recall proposto pelo presidente do supremo.

 
DESEMBARGADORES QUE FRAUDAM
São premiados com uma aposentadoria compulsória, sem, no entanto, prejuízos dos vencimentos, que permanecem no valor igual aos da ativa, como se estivessem trabalhando. Desde quando isso é castigo?

 
SINTO PENA DO EIKE BATISTA
Nestes tempos de “salve-se quem puder”, até o prefeitinho do Rio decidiu mostrar valentia. Em outros tempos...

 
GAIATO
Ao saber que toda a comissão técnica da seleção amanheceu gripada e com febre, meu amigo Clarindo Benevides, o ébrio, culpou a intimidade excessiva como causa da virose. Particularmente, o Capeta não acredita nisso. Eles devem dormir em camas separadas.

 
O ÚNICO
Fernando Henrique Cardoso foi o único ex-presidente da república que realmente mereceu ser eleito para uma cadeira na ABL. Os outros dois, Getúlio e Sarney, são como marimbondos sem fogo. E teve também um general, que fez parte do triunvirato que governou o Brasil durante a revolução de 64. Esses elementos é que fazem da academia uma decepção.

 
E POR FALAR NA ABL
A foto do Fernandinho com seus novos (?) colegas, publicada no jornal O Globo, a aparência caída dos fotografados nos passa a ‘impressão-quase-certeza’ de que a academia logo estará toda renovada. Na franquia que funciona no além, muitos dos atuais não serão aceitos. Machado de Assis vai jogar duro.  

 

sexta-feira, junho 28, 2013

PARTIDOS ESTÃO PARTIDOS

O joguinho de palavras cruzadas é bastante educativo. Os atuais partidos que se purifiquem.

DÁ-LHE DESPERTADOR


Os caras-de-pau estavam dormindo na hora do trabalho.

AMIZADE É ISSO AÍ...

Lula e José Dirceu foram, durante muitos anos, protagonistas do filme nacional "Dormindo Com o Inimigo". Um tem medo do outro: são "Muy Amigos".
 
OS DEPUTADOS
Todos os que foram condenados pelo supremo já deveriam estar na cadeia, assim como o ex-ministro José Dirceu. Estão esperando o quê?
FALANDO EM CONDENADOS...
Os que cometem crimes considerados graves – trair quem os elegeu é um deles – não deveriam recorrer em liberdade. No Brasil, esses recursos são intermináveis.
 
CONGRESSO NACIONAL
Está repleto de urubus, tentando o que sobra da carniça governamental, que se deixa chantagear por ter telhado de vidro. As manifestações ainda não foram suficientes para alicerçar definitivamente essa forma de protesto. Só não sou a favor da dissolução do congresso por ser pela democracia. Mesmo repleto de maus elementos, eles terão que cortar a própria carne e respeitar a vontade popular. Amanhã vai ser outro dia...
 
COPA DAS CONFEDERAÇÕES
  Lembram que todos reconheceram que o Brasil merecia ter sido campeão do mundo em 1982? Pois é, não foi. Essas coisas acontecem. Nesta ‘copinha’ fajuta, digo o mesmo sobre a Itália, o melhor time até agora. Teve azar e não se apresentou com seu time completo.
  Os repórteres brasileiros podem até enaltecer a ‘nossa’ seleção, mas a verdade é que não temos time para ser campeão. Provavelmente o seremos, mas não convencemos quem entende um pouquinho de futebol – nesse caso, apenas 120 milhões de brasileiros acima dos 16 anos.
  Neymar é um craque, mas está longe de ser ‘O’ craque. Felipão, como todos os técnicos brasileiros, está ultrapassado. O resto do time é medíocre, se comparado às antigas seleções.
 
ALOÍZIO MERCADANTE
Esse moço não tem competência nem para ser conselheiro matrimonial, muito menos de um presidente da república. Há quem discorde do que digo, argumentando que “depende do presidente”. Para Dilma, o Mercadante é que há de melhor disponível nos quadros do PT. Dou o braço a torcer.
 
 

ESPANHÓIS FASCISTAS

Hitler desfila ao lado do Generalíssimo Franco, ditador fascista espanhol por 40 anos. O rei da Espanha é uma espécie de "cria" do tirano baixinho e peito tufado na foto.


 
MACACOS
Espanhóis chamaram brasileiros de macacos pelo twitter. Apesar de não ser um patriota de ‘carteirinha’, o Capeta discorda do termo usado. Mas, mesmo que eles estivessem certos, é preferível ser macaco do que fascista. Fora isso, todo mundo sabe como eles tratam os brasileiros menos abastados; para isso, mantém uma sala tipo “campo de concentração” nos aeroportos onde ‘depositam’ brasileiros que, sem razão alguma, são proibidos de entrar na Espanha. Historicamente, espanhóis são assassinos.
 
CPIs
São perda de tempo e desperdício de dinheiro. Em outras palavras, só servem ‘para inglês ver’. São, em geral, dirigidas por interessados em esconder a verdade, e quase sempre terminam em pizza.
 
POLÍCIAS MILITARES
São incompetentes, em qualquer estado brasileiro. Aqui no Rio, o secretário de segurança vive a repetir que é um problema que a “inteligência” vai resolver. Minha pergunta é: Qual inteligência? Não vejo nenhuma, pois os combates com quem faz baderna são recorrentes, e qualquer ANTA já teria resolvido essa parte.
 
PROFESSORES
Enquanto os governos não tomarem providências, a qualidade dos professores deve cair mais ainda – se isso for possível. É uma carreira espinhosa – para não dizer perigosa. Os salários são uma ‘merreca’. Em contrapartida, os mestres não procuram aprender a fazer mais e melhor. Somente o governo pode dar o primeiro passo para solucionar o problema. Aliás, o problema deles é bem parecido com o dos policiais.
 
JOANA FOMM
O Capeta compreende todos os sentimentos da veterana atriz. Ela se queixa de não ter oportunidade. Joana, isso é comum no Brasil e nas empresas brasileiras. A Globo e qualquer outra têm, eu acredito, todo o direito de não renovar contratos ou dispensar quem não lhes serve mais. Mas há várias maneiras de fazer isso sem magoar as pessoas. Sem fazê-las adoecer.

 

quinta-feira, junho 27, 2013

LOBOS EM PELE DE CORDEIROS

O carnaval nem chegou, mas, na praça dos Três Poderes, já podem ser vistos alguns lobos fantasiados de ovelhas. São as propostas do governo Dilma, traiçoeiras. 
 
TRIBUNAIS DE CONTAS
Sejam eles municipais, estaduais ou federal (TCU), é hora de funcionarem melhor. Não estão livres de serem objetos dos protestos. Esses tribunais, estamos cansados de saber, há muito têm suas vagas preenchidas por pessoas não habilitadas para a função. É comum que os ‘escolhidos’ sejam políticos que prestaram ‘grandes serviços’ aos governos que os nomeiam.
 
MANIFESTAÇÕES POPULARES
  Todos, não adianta negar, estamos com ‘a pulga atrás da orelha’. A população agradece, mas não está sabendo explicar muito bem. A teoria popular de que “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura’ está provando que funciona.
  Duvido que o analista mais atento pudesse ter previsto, 12 dias atrás, que as manifestações não perderiam força. E tudo indica que não vão acabar antes que 80% (sou otimista) das reivindicações sejam atendidas.
  Horas parecem difusas e sem organização, mas custa crer que os movimentos não estejam razoavelmente articulados. É uma revolta que vai de ponta a ponta do país. E onde quer que aconteçam, a história se repete: quase sempre, no final das passeatas, há confronto entre a polícia e os tais vândalos – que parecem estar muito bem coordenados.
  A sensação é que há muita pólvora espalhada, bastando uma só faísca para detonar a ‘grande explosão’. Eu não queria estar na pele dos membros dos três poderes. A ordem das ruas é: 50 anos em 5.
 
SINDICALISTAS
Muitos dirigentes de sindicatos – eles existem em número quase incontável no Brasil – não são flor que se cheire. Para esses aproveitadores, deveria haver um controle que impedisse a reeleição indefinidamente. Um sindicato é uma arma poderosa, que não pode ficar nas mãos de oportunistas pela eternidade. Ah, e deveriam ser impedidos de entrar para a política, essa que elege vereadores, deputados e senadores. Até hoje, nenhum exemplar desse espécime deu certo.
CARTAZ QUE FALTA
“Se há dinheiro para ser roubado, tem que haver para atender o povo”.
 
OLHA O PERIGO
Grandes juristas sem cargos nos governos estão avisando: “Cuidado com essas propostas de plebiscito e referendo”. As más intenções estão presentes nas propostas do governo, mesmo disfarçadas de coisas boas.

 

quarta-feira, junho 26, 2013

POLÍTICA NÃO É CARREIRA

Bem, o Wallly... O bicho comeu! E aonde está o Lula? Nesse, o medo bateu! Pra onde será que 'o cara' correu? Quanta falta deve estar fazendo a Rosemary. O líder das massas está só.


  O RECALL DO BARBOSÃO
  O presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa foi quem apresentou, até agora, a melhor proposta de mudança para este país: após um tempo como eleito para seja-lá-o-que-for, o político receberia uma avaliação dos eleitores – que poderiam destituí-lo do cargo caso não estivesse fazendo o que prometera em campanha. Isso sim, é democracia. Em tempo, e por minha conta: nenhum deputado, senador, vereador ou governante poderia exercer mais que um único mandato, para evitar a roubalheira desenfreada.
 
   A HISTÓRIA DO “BICHO”
  Antigamente, muito antigamente mesmo, jogador de futebol ganhava pouco. Para motivar os meninos, clubes inventaram esse negócio de bicho – uma recompensa em dinheiro pelas vitórias obtidas. Funcionava como uma espécie de salário, que só era pago se o time vencesse.
  Pensei que esse costume havia acabado, já que os atletas ganham o que nenhum executivo ou profissional liberal conseguem (há raras exceções). Descobri que o Neymar e seus colegas na seleção, todos muito ricos, receberam, cada um o seu bicho, no valor de 50.000 reais, pela classificação para a segunda fase da tal copa das confederações – uma invenção para arrecadar mais dinheiro, tirado dos tolos. Mais dois jogos e quanto irão ganhar pela conquista do campeonato, se a Espanha deixar?
  É por essas e outras que o povo protesta nas ruas.
 
  SERÁ QUE ESTOU ENGANADO?
  Não sei bem por que eu não ‘vou com a cara’ desse novo ministro do supremo, Luiz Roberto Barroso. Ele fala como um dândi, adora dar entrevistas e diz mais do que devia.
 
   ACHOU ESTRANHO?
  A nota acima é apenas uma pequena demonstração do apreço que tenho pelos meus leitores. O mínimo que posso fazer por eles é dizer o que penso. Já contei para vocês que sou um velho aposentado e não tenho patrão? Nem medo.
 
   LULA LÁ. LÁ AONDE?
  O líder das massas está recolhido, como fazem os insetos que pressentem o perigo. Está-se fingindo de morto. Aliás, qual o governante que hoje teria coragem de circular no meio das pessoas comuns?

 

DOCE ROMEU, SEM JULIETA


 
 

Este homem da foto, com olhar duro e insensível, cresceu e apareceu com a ditadura. Ele custou, em todos os sentidos, muito caro ao país.
 
 
 
 
EU TE PROPONHO...
Há que se ter cuidado com toda e qualquer proposta vinda do palácio do Planalto, dos gabinetes de Renan e do Henrique Alves. Todas estarão contaminadas por maliciosas artimanhas com o único objetivo de manter as coisas como estão. É o fim dos ‘postes’, fincados para fazer vista.
   Quando São Paulo acordar, verá que elegeu um aproveitador esperto para o governo do estado, e uma anta para a prefeitura. Ambos são destituídos de coragem, de honestidade de propósitos, iguaizinhos aos governantes do Rio e de quase todo o Brasil. Políticos não prestam.
 
   PIMENTA SÓ ARDE NO NOSSO OLHO
   O governo Obama faz acusações à China e à Rússia, por terem escondido a ajudado o funcionário Snowden, que denunciou a espionagem praticada e não autorizada. Será que se fosse o contrário os EUA entregariam quem os tivesse ajudado?
 
     FALTA DE ASSUNTO
   Essa deve ser a razão para o jornalista esportivo Renato Maurício Prado escrever dizendo que, na copa das confederações, de agora em diante, tudo pode acontecer. Obrigado, Renato, por dizer tamanha novidade. Assim, podemos preparar melhor nossos corações.
 
   NÚCLEO O QUÊ?
   O Globo noticia que a presidente Dilma não consultou quase ninguém sobre as propostas que apresentou na inútil reunião que realizou no palácio do governo. Diz a reportagem que o assunto foi decidido pelo ‘núcleo duro’ do governo. Não teria sido engano? Acho que ‘núcleo burro’ cairia melhor ante as besteiras sobre os caminhos apontados para concretizá-las.
   BERLUSCONI
   O mundo sabe que esse senhor não é sério. Mas a Itália, por acaso é séria? Fico espantado com as razões (falo do que li) para condenar o ‘cara’: copular com uma moçoila de 17 anos, que devia ser prostituta desde os 10, e era mais rodada do que a Roseana Sarney (viram como ela está caída?).
 
   A PROPOSTA DO CAPETA
   Cada deputado ou senador deve manter-se exclusivamente do seu salário. Já pensaram na economia que seria o fim das mordomias? Viagens com diárias pagas, telefones, correios, aluguéis, auxílio paletó, assistência médica ilimitada, e mais outras coisas como funcionários, etc. Teve um senador que, anos atrás, nos custou só numa das vezes em que foi internado, quase 1 milhão. O nome dele? Romeu Tuma. Pior é que o pobre morreu logo depois dos gastos. Essa gente pensa que é melhor que nós? Desde quando?
 


terça-feira, junho 25, 2013

CONVERSA MOLE PRA BOI DORMIR

 
Ela pretende continuar tentando nos enganar? Esse papo de fazer um plebiscito é só para ganhar tempo. O que ela quer é ser reeleita. Fora Dilma! Fora Lula! Fora o atraso!

NOSSAS MORTES


Para muitos, a morte é uma libertação. Sou adepto dessa filosofia. Se você não é, fique com o 'alzaimer' e aporrinhe toda a sua família. Será uma vingança e tanto.
 
NOSSAS MORTES EM VIDA
 
   Todos nós já morremos um pouco. Não falo da morte em que somos enterrados ou cremados – essas são mortes definitivas. Também não me refiro ao fato de que a cada minuto vivido corresponde ao minuto a menos que falta para morrermos.
   Estou querendo dizer que morremos um pouco cada vez que acontece algo que nos fere profundamente. É fato que todas as coisas desagradáveis que nos atingem, encurtam um pouco a corrida para o minuto final. Mas isso depende de cada um. Explico: nem todos são afetados com a mesma intensidade pelo trágico.
   O inesperado é sempre a mais maléfica das formas de nos agredir. É que ele nos pega desprevenidos, e alguns sonhos são decepados, atrofiados, e muitas vezes ‘matam’ parte da pessoa que éramos.
 
   A adolescência é rica em oportunidades para essas mudanças que alteram nosso comportamento. Nessa fase da vida, tudo é encarado com ‘pureza’, sem desconfianças. Nessa fase nos entregamos aos sonhos mais impossíveis – não temos sabedoria para antever o trágico. Duvido que um adulto hoje não tenha morrido algumas vezes a medida que seus sonhos foram sendo desfeitos quando eram jovens demais.
   Entretanto, os mais fortes dentre nós podem recuperar – isso é comum – o otimismo anterior. Os mais fortes, a quem me refiro, são os menos sensíveis à dor.
 
   Um exemplo (tirado da minha vida quando eu já estava na idade adulta) foi a morte do meu primeiro filho. Uma morte causada por uma mentira desnecessária. Depois disso, nunca mais fui a mesma pessoa. Passei a duvidar de tudo e de todos. Nem podia chegar perto de uma criança sem que uma lágrima caísse discretamente do meu rosto. Isso foi superado (será?), mas nada voltou ao que era antes. Eu desconhecia a importância da mentira para o bem-estar da humanidade. Eu ainda não havia lido Gibran – nem Vargas Vila.  
   Ninguém, por mais idiota que seja, será a mesma pessoa que era cinquenta anos atrás. Podemos até manter algumas características do que fomos no passado, sem, entretanto, sermos a mesma pessoa.
 
   Depois de muitas mortes, muitas decepções com pessoas próximas (das distantes eu já nada esperava), meu coração parou de bater. Não uma ou duas vezes. Quatro vezes. Numa delas, fiquei cinco minutos morto. Só depois disso encontrei a paz.
   Primeiro perdi a memória, inicialmente 90% dela. Levei anos para recuperar uns 80%, tudo aos poucos, lentamente. Não conseguia lembrar de mal algum que me tivessem feito. Melhor dizendo, quase nenhum.
   Não, não estive do “outro lado”, nem flutuei para ver meu corpo inerte. Quando voltei, tinha apenas uma certeza: Deus Não Existe! Depois dessa constatação, minha vida melhorou. Uma correção: eu mudei, e isso fez com que minha vida mudasse, para melhor.
   Perdi o medo das coisas e das pessoas, e nada mais podia atingir-me. Aí estava o segredo do meu rejuvenescimento. Meus cabelos já grisalhos voltaram a escurecer sem que nada fosse feito para isso. Passei alguns anos impotente, até descobrir que voltei (quase) ao que era antes. Obviamente não retornei aos meus 20 anos – mas estou mais alegre do que jamais fui.
 
   Tirei das pessoas o poder de me decepcionar. Vivo cada dia focado no presente, sem expectativas em relação ao futuro. Finalmente, perdi o medo da morte. Viverei enquanto viver bem. Quando não estiver mais satisfeito, estiver cansado ou sofrendo, morrerei contente – afinal, todos temos que morrer um dia.
 

O MEDO TORNA HUMILDES OS PODEROSOS

Repararam como esse senhor está cada dia mais calmo e humilde? Duvido que ele repita as palavras que disse no quadro ao lado.

MATRIMÔNIO & SINCERIDADE

 
     Há quem acredite que um casamento só pode dar certo se, no decorrer dele, houver sinceridade quase absoluta. Esse 'quase' fica por conta da minha crença que nada é absoluto, muito menos a sinceridade. Muitas pessoas enganam a si mesmas, por motivos diversos. Uns acreditam que repetindo a mesma 'lorota' centenas de vezes, ela passa a ser verdade; outros preferem a verdade, crentes de que existe apenas 'uma verdade' - todo mundo sabe que cada um tem a sua verdade, ou seja, acreditam no que lhes é favorável. 
 
     Seja como for, há mil maneiras de narrar um acontecimento (que muitas vezes nem aconteceu), e outras mil de contestá-lo, desde que seja do nosso interesse. 
     Dividir o espaço com outra pessoa é terreno fértil o bastante para que a mentira prospere, cresça. Parecer o que não somos ou demonstrar o que não sentimos requer treinamento e paciência. Uma 'história' inventada em cima da hora suscita dúvidas e desconfianças, por não ter sido estudada o suficiente para afigurar-se verossímil.
 
     O Capeta não crê em união baseada na verdade. Temos que agir como os políticos, que dizem ao povo o que ele quer ouvir. Assim devem funcionar os cônjuges. A verdade dói em quem a escuta. As pessoas pedem a verdade, mas a verdade é que preferem, no íntimo, ser enganadas. Por qual razão direi a um amigo que ele é um idiota, se sei que essa atitude vai, no mínimo, magoá-lo? Dizer para sua companheira que uma amiga do casal é mais bonita do que ela é um erro fatal - mesmo nos casos em que ela saiba disso. Quem mente, tem que ser criativo, mas sem exageros.
 
     Uma receita que funciona a maioria das vezes é misturar verdade com mentira. Isso passa credibilidade. No entanto, falha quando seu parceiro é muito inteligente e bem informado. Ah, e quando sua (falo da dele, do mentiroso) inteligência deixa a desejar.
 
     No casamento, o receio de desagradar é o que mais pauta nossas mentiras. A transa é onde mais se mente. Especialmente as mulheres. O motivo disso? A burrice (ou excessiva vaidade) dos homens. Não culpo nenhuma mulher que finge gozar. Eles são os únicos culpados. O pior nisso tudo, é que raramente é possível descobrir esse tipo de enganação.
 
     Não é à toa que os swingers convictos e de 'cabeça' feita são mais alegres e vivem melhor que os casais 'certinhos'. Não que eles não mintam, mas mentem menos.
     Eu não receio estar enganado ao afirmar que o ser humano (os outros animais também) não vive sem a mentira. Ela é mais necessária à nossa sobrevivência do que a alimentação.
    
 
      
 
 
 
 
 
 
  

segunda-feira, junho 24, 2013

A FACE DO DESÂNIMO


CADÊ A ALEGRIA DA 'PRESIDENTA'? OS MOSQUETEIROS DA RAINHA, DIGO, MARQUETEIROS, ESTÃO PROCURANDO ATÉ AGORA. ELA ESTÁ COM CARA DE QUEM SENTE QUE NÃO VAI SE REELEGER. QUE BOM!

O COLAR DA DILMA

Cada um usa a criatividade como pode. Um colar de vaias é a melhor novidade no mercado de luxo, quero dizer, do LIXO.
 

  AUTORIDADES COMEÇARAM A CAPITULAR

 
   Timidamente, os governadores e prefeitos reduziram a empáfia habitual e começaram a fazer o que sempre deveriam ter feito: dar satisfação e pedir sugestões à população. “Rever e Rediscutir” são as palavras que aprenderam a pronunciar. Não sei se eles já entenderam que governam para o povo que os elegeu – e por quem podem ser defenestrados.
 
   O que mais me admira é que nenhum líder, nenhum sociólogo, nenhum cientista político, nenhum especialista em redes sociais, nenhum professor, nenhum jornalista, enfim, ninguém teve capacidade para detectar que algo estava errado. Não me refiro a algo no sentido dos desmandos e descasos das autoridades; refiro-me a algo errado na reação do povo insatisfeito, cuja última esperança era o governo do PT – que decepcionou a todos em todos os aspectos.
 
   Uma voz interior me diz que isso não vai parar por aí. Poderá, sim, haver pequenas tréguas, mas, descoberta a força do grito popular, abertas as estradas dos protestos, o Brasil nunca mais será o mesmo.
 
   O prefeito do Rio, Eduardo Paes, não ouviu o que o casal que o desacatou de maneira deselegante estava falando. O governador Sérgio Cabral, não captou as críticas ao seu comportamento inadequado em Paris. Um auxiliar do governador, denominado ‘anônimo’, escreveu para o Blog do Capeta para defender o chefe, cuja posição constrangedora era indefensável.
   Nenhum dos dois serão corajosos o bastante para sair às ruas da cidade, andar no meio do povo. A Dilma também não. Se ela for à final da copa no Maracanã, é provável que a vaia seja muito maior. Se for apenas vaia.

domingo, junho 23, 2013

EXCELÊNCIAS

Não se assuste ainda. O assaltante não é um delegado. Esse está mais para Conan, o bárbaro. O de cuecas? O nome dele é Pascácio.
 
 

 DEVE TER SIDO UM SONHO

 
  O Capeta, na sua encarnação como brasileiro (argh!), sabe que seu país é o inferno, onde é filho do governante eterno. Sua terra, comparada a esta, é um paraíso. Lá, ao contrário do que dizem os católicos, vive-se bem em boa companhia. Papai jamais perdoaria certas pessoas. Nem vou citar nomes. É diferente do ‘Céu’, onde a porta está aberta a todos que se disserem arrependidos – mesmo sendo mentira.

 
  Não sei se sonhei ou se li o que vou dizer agora. A dúvida é por causa da idade. Deu mesmo num jornal ou num site que existe um projeto de lei que nos obrigará a chamar delegados de polícias de “Vossa Excelência”? Você, leitor, já entrou numa delegacia? Já viu o comportamento de um delegado? Observou que eles só são mais delicados que a presidente Dilma? A exigência para ocupar o cargo é que sejam bacharéis em direito, um curso superior que deve ser o mais inferior dos cursos – já que quase nenhum consegue ser aprovado nas provas da OAB.

 
  Já considero uma estupidez ter que tratar juíz de meritíssimo ou excelência. Agora alguém muito inteligente quer propor que reverenciemos delegados? Alguns deles falam um português pior do que o Lula ou a Dilma. Outro absurdo, é que deputados e senadores recebam esse tratamento. Chega a ser ridículo. Eles se xingam no plenário, praticam luta livre, e alguns são assassinos e ladrões reconhecidos. O pai do Collor, senador Arnon de Mello, matou com um tiro um colega de senado no plenário. A coisa é mais ou menos assim: ‘Nobre colega, Vossa Excelência é um grande cretino e fdp!’. De excelência eu não chamo ninguém. No máximo, senhor.