sábado, setembro 08, 2012

SER PATRIOTA

Taí uma coisa que não consigo: ser patriota. Compreender o patriotismo ficou mais difícil depois que me mandaram pra morar neste país.


COISAS QUE NÃO CONSIGO
Ser solidário é uma delas. Cedo aprendi que não devo acreditar em nada do que ouço, e só na metade do que vejo. É que a filosofia popular que prega que ‘nem tudo que parece é’ geralmente está certa.

Acreditar em amizade entre irmãos. Se já é difícil acreditar em uma amizade que escolhemos, burrice crer que quem nos foi imposto e com quem passamos anos disputando preferências, é capaz de usar de sinceridade.

Patriotismo. Perdoem-me os hipócritas, mas patriotismo só existe em quem recebeu lavagem cerebral. Pátria é como casa – todos somos capazes de trocá-la por outra que nos proporcione mais conforto. Duvido que alguém prefira ser pobre e desconhecido no Brasil, ao invés de rico, bem sucedido e estimado em Paris. Eu até dispenso o estimado.

 
FUTEBOL
Só recentemente descobri o que nos atrai no futebol. É que não é apenas um esporte, ou um simples jogo. Alguns dizem que “futebol não tem lógica”. Isso é bobagem. O Futebol tem a lógica da vida, com todas as suas variáveis. Viver é atacar e defender. Fingir e enganar. Simular. Suar para ganhar seja o pão ou a padaria. Mentir dizendo uma coisa e sentindo outra. A vida é uma trapaça. Na vida ou no futebol, a presença da sorte ou do azar é real. Todos os planos fracassam quando ocorre o imponderável.

 
TUDO TEM EXPLICAÇÃO
Quem diz que não entende como tal coisa aconteceu, é por que estava distraído ou seus conhecimentos sobre o fato são insuficientes. A única verdade que se afirma a cada dia é a nossa ignorância sobre qualquer assunto. Um ‘crime perfeito’ sempre deixa pistas que não conseguimos enxergar.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário