quarta-feira, maio 02, 2012

QUEM MANDOU VOCÊ NASCER?


MÃE DE FILHO ÚNICO


   Mãe sofre. Geralmente por nada, mas, às vezes, por tudo. Mãe sofre pelas duas razões. Está muito complicado? Mas é como são as mães, complicadas. Aprenda a lidar com a sua: Faça de conta. Fingir sempre é a receita; dizer que gostamos da comida dela, demonstrar a falta que ela nos faz, falar que ela é a melhor mãe do mundo – essa parte é a que mais elas gostam. Mas mãe é exigente. E sádica. E masoquista. Bem, mãe só não é egoísta: elas gostam de sofrer, mas fazem questão de que os filhos partilhem do seu sofrimento. E que as consolem.
Quem gosta de dividir com outros o ser amado? Pois é, mãe também não gosta. Assim, elas o-d-e-i-a-m qualquer mulher que se aproxime do seu filhinho querido. Se for só amizade, ainda vá lá, elas suportam, mesmo que com uma boa dose de desconfiança. Mas se a 'sirigaita' estiver planejando algo horrível – tipo fazer você comprar uma aliança dourada -, ela solta as tamancas. Fecha a cara e fustiga, alfineta, provoca, testa a moça de todas as maneiras, para ver se ela resiste, ou até quando ela resiste. A especialidade das mães é infernizar a vida das pretendentes ao trono – sim, porque seu rebento é um reizinho. Algumas são sutis, outras, nem tanto. Um amigo contava que quando queria romper uma relação, apresentava a moça à sua mãe; era questão de tempo. Pouco tempo.
A separação entre mães e filhos começa com o corte do cordão umbilical. Isso as desagrada profundamente. Esses médicos cretinos não precisavam fazer isso – pensam; “pra que cortar esse cordãozinho tão lindo?” Aos poucos elas vão se acalmando; afinal, até uma certa idade, filho tem que obedecer. E a ordem é: não sair da vista da mamãe. No entanto, ninguém disse pra elas que um dia iria aparecer na vida dele uma dessas oportunistas e ele a deixaria em segundo plano. Deviam ter dito. Se era para sofrer desse jeito, talvez nem tivesse tido filho.
Se você soubesse a dor que sente uma pobre mãe quando o filho sai para jantar com a namorada... você gostaria de não ter tido mãe. Talvez até preferisse não ter nascido, que seria mais prático. Nunca pergunte à sua mamãe o que achou da garota que você acabou de apresentar; qualquer que seja a resposta, significa o seguinte: você poderia ter arranjado coisa muito melhor. Se ela (sua mãe) for esperta e diplomata, elogiará a moça. Não se anime: em questão de dias – ou horas – ela iniciará o processo de aviltamento da sua querida. O começo nem sempre é igual: poderá dar início à fase da detonação criticando a maneira dela se vestir, ou de sorrir, ou de falar, ou de existir. Mas isso é feito com muita delicadeza. Bem, nem tanta. Talvez com alguma paciência de esperar que você 'abra os olhos'. Um namoro longo do filho, transforma qualquer mãe numa psicopata.
Grave bem um sorriso de mãe quando o filho está sem alguém; depois, observe o mesmo sorriso quando ele está apaixonado. O mundo das mães se divide em AD e DD – antes ‘dela’ (da intrometida) e depois ‘dela’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário