sexta-feira, maio 11, 2012

IMPACTO ZERO


  NO BRASIL É ASSIM

   Qual o impacto que um escândalo causa hoje? Quase nenhum, por que pelo pior todos esperam, sempre. Por exemplo: quem pensaria que um ministro de Estado seria demitido, com apenas três ou quatro meses de nomeado, por roubalheira? E o Supremo, quem diria!, permitiu a posse dos ‘fichas-sujas’ e ameaça deixar prescrever os crimes da ‘quadrilha do mensalão’. Isso não é um fenômeno apenas brasileiro, é mundial. Eu sei, eu sei... No Brasil tudo é exagerado, principalmente a formação de quadrilhas.
   Aqui o sujeito mata, é réu confesso, e leva onze anos para ser condenado e preso. O moço bonito que assassinou Daniela Perez está soltinho, lépido e fagueiro, dando continuidade à sua vida de Casanova tupiniquim. Aqui, as bobagens que o Pelé fala nem chegam a ser tira-gosto se comparadas às ditas pelo ex-presidente ‘honoris causa’. O que mais me espanta é que ninguém se espanta. Todo mundo é desassombrado. Eu não me escandalizaria se alguém me dissesse que ‘Dom Orani Nãopresta’ é pedófilo. Acho que estamos imunes a acontecimentos que antigamente causavam espanto ou comoção. Essa impunidade é fruto da reincidência dos fatos, que se multiplicam como as igrejas neo-pentecostais.   
   O Pallocci caiu por enriquecimento ilícito e exagerado. Caiu do ministério, mas continua consultor (a profissão do momento) e não se fala mais nele. Seu julgamento, se houver, ocorrerá quando o crime estiver prescrito, conforme a rapidez normal dos casos do STF. Mas isso não causa escândalo. Escândalo é quando uma juíza resolve acusar outros juízes, e não quando outra juíza é assassinada.
   Roubar e deixar roubar, prevaricar, ser subornado, nomear parentes  (inclusive o neto que ainda não nasceu), matar, mandar matar, explorar jogos de azar, beber o sangue da própria mãe, isso tudo é muito natural e compreensível.  Mas então o que causaria impacto? Descobrir que o Papa é homossexual? Isso eu não posso afirmar, mas que ele tem um sorriso maligno, isso tem. Não seria o primeiro Papa a ter hábitos sexuais estranhos e lascivos. Quem souber de algum escândalo capaz de realmente escandalizar, escreva para o Capeta. Mas tem que ser daqueles, inimagináveis até para os gregos, autores das maiores tragédias e desfalques gigantescos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário