sábado, agosto 03, 2013

RICARDO BOECHAT: O MELHOR

Ricardo Boechat é a exceção entre os apresentadores brasileiros. Ele passa credibilidade, honestidade, é simpático, e seus breves comentários durante o jornal da Band são uma combinação perfeita e deliciosa de ironia/sensatez/a voz no tom certo e apropriado. William Bonner deveria aprender com ele. Boechat é natural, enquanto o Bonner parece robotizado.
 
ÍDOLOS
   Nem sei como dizer o que penso sobre alguns másculos e famosos brasileiros. A lista é grande, mas hoje vou falar apenas sobre estes dois: Luan Santana e Anderson Silva. Para mim, eles são... são..., pois é, não encontro as palavras mais adequadas. Bem, como eu ia dizendo, eles são como ‘metrossexuais’, o que, na verdade, quer dizer que são ‘comedores’.  Mas são comedores de quê? Aí fica difícil explicar. O que comem os metrossexuais? Acho que vou ter que perguntar para nutricionistas a dieta dos machões – pois eles são machões. Ou não?
 
RATOS TROCADORES
   Vocês sabem o que são os ‘ratos trocadores’? Os bichinhos existem de verdade, e costumam trocar tudo que VOCÊ tem e que brilha, por coisas que as pessoas costumam jogar no lixo.
   O Brasil está infestado desses animaizinhos, do Oiapoque ao Chuí, sem deixar um único lugarzinho habitado sem pelo menos uma centena de representantes locais.
   Brasília é onde fica o Quartel General deles, que possuem uma hierarquia onde cada um sabe onde deve e pode morder. O poder máximo vem da autoridade máxima. Em alguns momentos da nossa história, raros momentos, o poder maior está nas mãos de quem oficialmente não tem poder algum.
   Mas que fique claro que os ratinhos não são capazes de roubar nada. Eles são tão honestos, que costumam levar coisas – não sem deixar muita merda no lugar do que levam. Suas intenções são as melhores.
 
REPÓRTERES E APRESENTADORES
   Refiro-me, em especial, aos que trabalham em televisão. Quando eles só repetem o texto escrito no ‘teleprompter”, fico em dúvida de não sabem ler ou quem escreveu não sabe escrever.
   Mas é no improviso que a ‘porca torce o rabo’. Começo a desconfiar que as cartilhas que “aquele” ex-ministro da educação e atual prefeito mandou imprimir, não foram totalmente recolhidas pelo bom senso. Algumas devem ter caído nas mãos de quem usa o microfone.
   As maiores vítimas são as letras ‘R’ e ‘S’, geralmente engolidas sem a menor cerimônia – assim, na cara de pau. Mas há outras, como a pobrezinha da letra ‘E’, que é usada e abusada (isso é estupro!), e na maioria das vezes estendida , tipo ‘ééééééé... ééééééé..., etc.
   Alguns (repórteres) são verdadeiras antas e falam um português que deve ser oriundo de Angola, lugar aprazível para onde eles deveriam ir. Mas eu odeio falar mal de quem quer que seja. Vou elogiar, coisa que raramente me dão oportunidade de fazer: O melhor apresentador de jornal da tevê brasileira é o que ‘faz’ o Jornal da Band – Ricardo Boechat.
   Não posso dizer o mesmo da sua colega Ticiana Villas Boas. A bonita jovem até fala bem, mas deveriam pagar para ela uma fonoaudióloga, para corrigir seu sotaque quase nordestino (muito aberto e agudo), que chaga a incomodar ouvidos sensíveis como o do Capeta. Isso tem cura, Ticiane!
 
 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário