terça-feira, julho 22, 2014

O VELHO TESTAMENTO

A Bíblia não conta tudo. O buraco fica mais atrás. Para convencer alguém de algo, basta que lhe acenes com o que sabes ser o que mais deseja. 


  Adão achava linda a bundinha da Eva, a ponto de acreditar que não poderia servir só para a atividade nº 2. Teria que haver algo que eles não sabiam. Como era o 1º homem, Adão não tinha muita experiência com o sexo oposto, e a curiosidade era grande demais para ser contida. As nádegas da ninfa tinham a aparência de duas maçãs - grandes, é verdade, e uma ideia leva à outra melhor. Depois que Eva aprendeu a rebolar, tirou definitivamente a paz do pobre Adão. 


Se uma maçã - como vemos ao lado, já era deliciosa, imagine as duas frutonas acima. Era muita tentação para o primeiro macho da Terra. Há forças mais poderosas do que a força de vontade. Muito depois o dinheiro foi inventado; E os descendentes de Adão descobriram que ele podia comprar muitas maçãs. Aí danou!

  O ESCOLHIDO

  Quando se trata de sorte ou azar, você não tem escolha; apenas é o escolhido, aleatoriamente, sem grande poder de interferência pessoal. A tevê tem feito umas chamadas para mostrar dados sobre o sistema penitenciário dos Estados Unidos da América. Despertou minha curiosidade que, num universo de aproximadamente 500 mil detentos, cinco por cento foram condenados injustamente, ou seja, são inocentes dos crimes pelos quais estão presos.

  Eles não foram cuidadosos, você pensa; com mais atenção, não teriam, talvez, ficado expostos às suspeitas e indícios. Pode ser, mas cada um é cada um – único, com suas próprias ações e reações. Das duas, uma: ou tiveram muito azar, ou faltou-lhes sorte. Não pense que são a mesma coisa. A falta de sorte não implica necessariamente em ter azar.
  É verdade que sempre poderíamos, se fossemos gênios, dar uma ajudinha para evitar ou atrair esses impostores. É muito próxima a fronteira entre eles. Os bichos estão sempre ligados aos perigos que os rodeiam – os predadores, mas nós não somos bichos e não desenvolvemos o alerta para situações de perigo.

  Como será que os matemáticos chegaram aos tais 5%? Bem, esses casos dos detentos condenados injustamente são o “azar extremo”. Mas há outros azares menos doloridos ou penalizados. Traições cometidas por pessoas queridas são uma tônica do mundo atual. É o ataque do ‘fogo amigo’, nem sempre casual. Cuidado com quem se beneficia do conselho que te oferece. Eu sei que isso é um mal antigo, que, segundo a Bíblia, começou com a serpente oferecendo à Eva uma maçã.


  Podemos evitar alguns reveses, mas nunca todos eles. Sou muito cético quanto à ciência; os neurologistas nunca desvendarão, pelo menos nos próximos 3 mil anos, os segredos da mente e do raciocínio. Não somos estrategistas natos. Precisaríamos treinar bastante e por muito tempo para isso. Aí cometemos erros que podem trazer grandes prejuízos. Qualquer descuido pode ser fatal. O azar sempre penetra em brechas quase imperceptíveis – que são nossas fraquezas. A sorte, não pode ser prevista ou esperada; Nem ela sabe que virá até nós.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário