sábado, julho 05, 2014

FALTOU O RACIOCÍNIO

As letras estão muito pequenas, e vou ajudar reproduzindo esse diálogo aqui. Capeta fala para Deus: "- Se quer tanto dar para eles o livre-arbítrio, tudo bem, sem problemas. Mas se der também o raciocínio, vão acabar se dando conta de que nós dois não existimos".




  SOMOS MUITO DEFICIENTES 
 
  E não gostamos do que somos. Nossa vaidade e complexo de superioridade fazem com que desejemos ser outra coisa, mais e melhor. O quadro acima serve para demonstrar como nosso raciocínio é deficiente, mal embasado.
 
  Uma questão simples: quais são os pecados capitais? Parece fácil; a coisa emperra no significado de cada um. Vou lembrar o leitor: soberba, avareza, luxúria, ira, gula, inveja e preguiça. Nem sempre têm o mesmo significado ou sentido. Então, se nem conseguimos dizer com exatidão o que significam sete palavrinhas - repare que estão todas no feminino, o que dá a ideia de que cada mulher é várias – nenhuma é o que parece.
 
  Por exemplo: para alguns, soberba é falta de humildade; para outros, é ser ambicioso, acreditar na própria superioridade; Nem sempre a falta de humildade quer dizer que a pessoa se considera superior. Avareza pode ser a extrema ambição de possuir algo que não se tem, ou ser um simples pão-duro. Claro, são definições aparentadas, que têm a mesma origem e semelhança – o mesmo DNA, apesar de sutis diferenças.
 
  Você acredita no amor? Como podemos acreditar numa palavra que não tem uma explicação exata, racional? Eu não acredito. Amor simplesmente, é muito vago. Existem ‘zilhões’ de tipos e modalidades de amar. Uma forma de expressar amor nunca é igual à outra, depende de cada indivíduo. Acho que já experimentei todos os tipos mais importantes e conhecidos do amor. Amor de filho, por filho, por uma mulher, e concluí que nenhum valeu à pena. Todos me fizeram sofrer. Ninguém ama impunemente. Já disse que amar é uma montanha russa, que nos leva ao céu e nos devolve ao inferno.
 
  Você casa amando e depois de alguns anos está odiando, e tem que ficar convencido de que qualquer troca vai dar no mesmo. Só assim vai permanecer casado. As pessoas mudam com mais rapidez do que percebemos. Falando dos sete pecados capitais, a mulher casa humilde e bem depressa torna-se vítima da soberba. Depende da percepção que cada uma tem do contexto em que vive.
  Arrisco dizer que apenas uma união em cada cem mil pode dar certo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário