quinta-feira, julho 31, 2014

INAUGURAÇÕES DA DILMA


Votar tornou-se difícil para quem mora no Rio de Janeiro. O carioca está ficando broxa. Ser obrigado a votar jé é um problema, mas, com esses candidatos, a coisa torna-se um tormento. O eleitor precisa escolher o candidato menos pior. 


     AS PESQUISAS
  A mídia anuncia que 33% dos cariocas não querem votar para governador. Acho que conheço os motivos disso: o Rio se envergonha dos seus candidatos, a começar pelo líder das pesquisas, Anthony Garotinho, seguido de perto por Crivella, da igreja universal e Pezão, o escolhido pelo execrado Sérgio Cabral. Todos respondem pelas acusações de corrupção e desmoralizam a tal lei da ficha limpa. Com tantas opções desse quilate, o Capeta, que vai completar 70 anos, recusa-se a votar em qualquer um dos três. Minha última eleição. 



  ONDE ANDA LULA?
  O grande ‘inocente’ – ele nunca soube de nada, está sumido. A derrota do PT nas eleições será uma porta aberta para ele ser indiciado, na melhor das hipóteses, como “omisso”.

  ARGENTINA
  Tenho a maior simpatia pelos argentinos e eles não merecem passar pelo que estão passando. Vejo neles o futuro do Brasil, se continuarmos sendo governados por essa gentalha do PT.

  NEYMAR E BRUNA MARQUEZINE
 Acho que foram feitos um para o outro. Juntaram-se a fome com a vontade de comer. Tentei (em vão) imaginar um diálogo entre os dois pombinhos. Ele só pode falar sobre os bens que possui; ela, sobre os que quer possuir. Deve ser a conversa mais idiota do mundo. Chamo mulher gostosa e ignorante de “desperdício de carne”. Ele acredita que é bonito e se julga o próprio “Zé Bonitinho”, que fez sucesso no século passado. Tem gosto pra tudo.

   MUSSUM
 Estão festejando sei lá o que do Mussum. Não sei o que ele foi, comediante ou palhaço. O que quer que tenha sido, foi muito fraquinho. Está no nível do Tiririca.

  IMÓVEIS
 Como previsto por mim e outros inteligentes, começou, ainda que timidamente, a queda dos preços dos imóveis, tanto para aluguel como para venda. Ninguém pode pagar, só funcionário público e político. É a bolha, ainda negada por alguns.

  BEBIDAS

 Cada vez se bebe mais álcool no Brasil. Deve ser para esquecer que somos brasileiros. Ô sina maldita. 

quarta-feira, julho 30, 2014

NOSSO CÉREBRO CONFUSO



Sabe-se muito pouco sobre a mente humana. Como somos levados a fazer isso ou aquilo é um mistério. O instinto nada mais é do que a mente tomando decisões sem nos consultar, sem que haja um raciocínio lógico. Chamamos a isso de precipitação. 



  PONTOS A PONDERAR

  Cresci ouvindo dizer que a mente humana era a única coisa perfeita que existia. Não é verdade. O cérebro funciona bem até certo ponto. Há coisas que parecem desconectadas, o que é um julgamento errado. O problema está em não conseguirmos compreender como essa conexão interage. Até que ponto a mente nos induz a fazer e dizer coisas? Porque não conseguimos ser sempre racionais, mesmo sabendo que a probabilidade de fazermos algo possivelmente acabará em arrependimento?  

  Até que ponto conseguimos vencer nossos instintos? O que influi nas decisões que tomamos, antes mesmo de refletirmos sobre o problema? O que nos impede de pensar antes de agirmos? Isso os cientistas ainda estão longe de descobrir. A resposta é que a máquina não é tão perfeita quanto a nossa vaidade acredita. Precisamos evoluir muito.

  Os bichos são animais que evoluíram mais depressa, em muitos aspectos – como a constituição de famílias e criação dos filhos. Ninguém sabe como os bichos pensam, e há até quem duvide que eles pensam, raciocinam, e tomam decisões coerentes. Eles seguem regras não escritas, apenas baseadas no bom senso, para a sobrevivência.
  As fêmeas são sabidamente interesseiras, como as da raça humana, e querem conforto e segurança. O macho mais forte é sempre o escolhido por elas, para que seus filhotes nasçam com os mesmos genes. Nada diferente do que uma mulher, que faz o que estiver ao seu alcance para ter a maior segurança e conforto. 

Não se surpreendam se, no futuro, cientistas fotografarem o interior da nossa mente e descobrirem que uma mulher fez lá o seu escritório.

 Para os bichos, o sexo é uma coisa natural, e pode ser feito em qualquer lugar, independente de quem esteja olhando. Raros são os que se escondem para copular, e assim mesmo creio que quando o fazem é para evitar brigas com seus semelhantes.
  Pelo que me consta, bichos não têm religião – a causa de todos os traumas da sexualidade. Religiões criaram regras de comportamento que pretendem dizer o que é certo e o que é errado. É tudo falso. Nada que seja sustentável pela coerência. Morre-se e mata-se por essas regras.

  Mulheres casadas e fiéis não passam de escravas, obrigadas a conter seus desejos em nome da moral vigente. Pior, orgulham-se disso. O rei Salomão, possuía mais que 300 mulheres, fora as concubinas – palavra hoje em desuso. Creio que muitas dessas mulheres jamais copularam com seu soberano, e sua existência sequer era lembrada por ele.

  Outro exemplo de sabedoria dos bichos é que as mães nunca ficam ao lado dos filhos por toda a vida. Só até eles atingirem a idade adulta. Minha crença é que nosso azar é ter a emoção à flor da pele. Qualquer emoção leva a uma reação, e nem sempre conseguimos controlar nossas emoções. 

BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS


Autores e suas editoras sofrem uma perseguição implacável por parte dos biografados. Até quando vai ser assim? E a liberdade de expressão?

SÓ SEI QUE É ASSIM

A burocracia no Brasil beneficia muitas profissões, como contadores, advogados, funcionários públicos, etc. Tudo demora muito para acontecer. Na justiça, quando um juiz profere a sentença, nem o réu se lembra mais dos motivos pelos quais foi julgado. Muito menos se era culpado ou inocente. O tempo apagou tudo.


     PROFISSÃO: CONTADOR



Esses são fogo! Chega a dar arrepios só em pensar no que essa categoria profissional representa em nossas vidas.
Para começo de conversa, eles nem sempre foram contadores. Num passado não tão distante, eram chamados de ‘guarda-livros’. Depois, viraram contabilistas. Mas apesar das mudanças de nome, eles são os mesmos que sabem tudo sobre a minha, a sua, a nossa vida. 

Quando você quiser... Melhor dizendo, sempre que quiser irritar um contador - e certamente vai querer -, chame-o de guarda-livros. Ou então diga que eles só trabalham quatro meses por ano, de janeiro a abril, por causa das declarações de Imposto de Renda.
O problema é que eles sabem o que nem o seu psiquiatra, nem a Receita Federal, nem a sua mulher sabem: quanto você ganha, moedinha por moedinha. Aí eles cobram 'honorários', não de acordo com a sua cara, nem pelo serviço prestado, mas pelo tamanho do seu bolso. Quer dizer então?... Isso mesmo! Eles são!

   Você, caro leitor, que sabe das coisas, conhece a diferença entre salário e honorário. Salário é aquela remuneração que um empregado pensa que vai receber. Estou dizendo que se você contrata um funcionário por um salário de dois mil reais, ele vai-lhe custar mais do que quatro mil. É que em cima do salário combinado, incide uma série de 'contribuições não espontâneas' que você faz para o governo e para o próprio assalariado, o qual recebe mensalmente um valor líquido bem inferior ao acertado com você. Entendeu? Nem eu. Mas, repetindo o João Grilo, "só sei que é assim".

   Como não é fácil compreender a origem e a legalidade dos impostos, taxas e contribuições que existem e se multiplicam a cada novo governo, sofisticaram a profissão de guarda-livros e, agora, eles estudam quatro anos numa faculdade para poderem enganar o próprio governo. Então, você pergunta: se eles enganam o governo, estão cometendo um crime? Menos, por favor, menos. Esse é o chamado ‘crime legal’. Tudinho dentro da lei. Por que? Não sei. Só sei que é assim.

Agora que você entendeu (?) direitinho tudo sobre salários, vamos falar sobre os honorários. Estes, são pagos para um médico, para um engenheiro, para um advogado, e para... o contador. Não há vinculo empregatício entre você e seu contador, como não há com o seu médico e nem com seu advogado. Honorários são pagos a quem nos presta um serviço, mesmo que esse serviço não preste - casos mais comuns entre médicos e advogados. 

Mas a criatividade dos contadores não tem limite. Afinal, eles estudam para aprender a explicar o inexplicável, que é, por exemplo, como você movimenta tanto se ganha tão pouco. Outra façanha desses criativos profissionais dos números, é que eles estão se especializando em não contabilizar valores, apesar de sua (deles) obrigação ser contabilizar toda a movimentação financeira.

De uns anos para cá, eles inventaram a cobrança de um "décimo terceiro" honorário, para cobrir as despesas que eles têm com os funcionários deles. Mas ele não é seu funcionário. Então, a cobrança é ilegal, você conclui. Também acho! Mas então por que?... Não sei. Só sei que é assim. 

Acontece que você fica com medo, e acaba pagando qualquer coisa. Medo de ele falar para alguém quanto você realmente ganha, e esses valores chegarem aos ouvidos do governo ou, o que é muito pior, da sua mulher.
Tente lembrar de um contador que você conheça que não se diga pobre. No mínimo ele atravessa um período (pode durar anos) de dificuldades financeiras. Normalmente se vestem com certa simplicidade, para não dar na vista. E, quando eles compram um carro mais caro, dizem que a mulher trabalha e ajudou a pagar. Eles mesmos ganham "uma miséria". Citam logo, como exemplo, quanto clientes como você pagam por mês. 

O mais impressionante é que mesmo pagando alto honorário-salário ao seu contador, você ainda tem que dar bola para os fiscais, que sempre encontram alguma irregularidade na sua contabilidade, que é o seu contador quem faz e só ele entende como foi feita. Se você reclamar (com o seu contador), certamente vai ouvir: "Lembra que no dia 25 de março do ano passado eu te falei para não fazer assim e sim assado?" Claro que você não vai lembrar de uma conversa que não aconteceu, mas a convicção dele é tanta que você fica em dúvida, suspende o juízo. E paga.
Contadores são como mulheres: Ruim com elas, impossível sem elas.


segunda-feira, julho 28, 2014

NEM TERRORISMO RESOLVE


OS MISERÁVEIS

O que é pior no Brasil, é que somente os ladrões sabem seu lugar nas estatísticas de classes. Classe média é a PQP.

O SORRISO DA LORPA

Essa mulher está rindo de quê? É o mais cretino dos sorrisos, o sorriso da 'lorpa'. Ela é estúpida, grosseira, boçal, incompetente, mentirosa, e de gênero não definido. Esse dedo para cima significa exatamente o quê? Não pode ser que está tudo bem. 


   BRASIL DOS DESGRAÇADOS

  Se é para sermos realistas, vamos sê-lo: No Brasil que quase ninguém conhece, bem no interior da Amazônia e do nordeste, há lugares tão insalubres quanto os países africanos como Nigéria. Somália, Serra Leoa e mais alguns. Nesses lugares não há higiene, saúde, nem vida digna sob aspecto algum. Os casebres não possuem banheiros e as pessoas defecam no mato. Não há água encanada ou eletricidade.
  Bem, sempre foi assim – há 514 anos. Paciência, não temos saúde nem nas grandes cidades. Nem educação adequada, nem água e luz em toda parte.
Na foto ao lado, criança comendo seu almoço no novo Brasil dos petistas.

  É claro que o PT não é culpado de ser assim. Mas foi o seu líder máximo, Lula, quem disse que tudo iria melhorar. Depois de 12 anos no poder, os petistas souberam fazer fortuna e... E só! O homem que sucederia o ‘Liz Inaço’ está preso por corrupção. Ele continua mandando no partido, como o Fernandinho Beira-Mar continua sendo o chefe das quadrilhas de criminosos. 

À direita, "Era uma casa, muito engraçada, não tinha teto..."

  Por causa da demagogia, os governos petistas destruíram o sistema de planos de saúde, que estão ruins como o SUS. Do mesmo modo que o coronel Jarbas Passarinho desarrumou a educação superior no país. Ao mesmo tempo que protegia de seus colegas militares, amigos que iriam ser presos, numa demonstração de que a lei nunca foi para todos. 

  O maior grupo de comunicações da amazônia, iniciado com o jornal O Liberal, saiu de uma ‘maracutaia’ promovida pelo Banco do Estado do Pará, com o único objetivo de derrotar nas eleições o coronel Alacid da Silva Nunes, seu antigo aliado. Na hora do ‘devolve o jornal’, como havia sido combinado, o proprietário de então, que havia feito melhoras incontestáveis, disse que “agora este filho é meu”. Pagou o que devia ao Banco do Estado e desenvolveu o negócio para o qual nasceu. Era um gênio. Tirou água de pedra. Passarinho quebrou a cara. Teve que engolir, do mesmo modo que todos engolimos o Sarney e o Dunga. 

À direita, fotografia de uma sala de aula no agreste, onde todos sentam no chão.

  Castro Alves, disse num dos versos do seu incomparável “Navio Negreiro”: “Senhor Deus dos desgraçados, dizei-me vós, senhor Deus, se é mentira ou se é verdade, tanto horror perante os céus (do Brasil)”.
  O Capeta desafia quem quiser apontar um único serviço público neste país que funcione satisfatoriamente. 

   
Mas está tudo bem, já que tivemos a copa do mundo, que enriqueceu tanta gente boa.

domingo, julho 27, 2014

SER OTIMISTA É SER RACIONAL?



O mundo sempre evolui, mas não faltam os momentos de retrocesso. A cada 3 passos à frente, damos um para trás. É quando resistimos a mudanças, com a intenção de manter as coisas como sempre foram. Fica mais simples e fácil de viver. A evolução é a constatação de que éramos muito atrasados e ignorantes.  




  SER OTIMISTA É BOM?

  Nem bom, nem ruim, eu diria com certa segurança. Não basta crer que uma coisa acontecerá para que ela aconteça realmente. Torcer não ajuda, exceto se acreditamos e nos sentimos bem com isso. Mas a mente não tem o poder de influir nos acontecimentos.

  Alguns sonhos se realizam, outros não. É assim com todo mundo. Mas é muito mais agradável ter bons sonhos. Nosso cérebro, entretanto, não tem o poder de realizar coisas, como pensam alguns. Os humanos gostam de sentir-se poderosos, mas...

  Um exemplo disso é o casamento. 90% das pessoas que casam padecem de excesso de otimismo, ao acreditar que a probabilidade de uma futura separação é quase zero. É quando deixamos de ser racionais, e não levamos em conta os fatos. Queremos que seja assim, o que não quer dizer que vá ser – muito pelo contrário. Como diz o ditado, “o amor cega”.
  Estamos carecas de ouvir que as pessoas mudam muito depois de casadas, quando então não precisam mais esconder como são e pensam. Quando queremos uma coisa, mostramos o nosso lado melhor, mesmo que esse melhor não seja verdadeiro.

  Cientistas afirmam que nosso cérebro decide por si, ignorando nossa tentativa de raciocinar. Quando fazemos algo, a decisão já foi tomada 10 segundos antes. Nosso processo decisório quase sempre é boicotado por uma ideia preconcebida, decidida por nossa mente sem ajuda do racional. Daí que inúmeras vezes deixamos escapar detalhes significativos. O cérebro não gosta de pensar. Funciona no Vapt-Vupt.

  Por isso, implicamos com certos biótipos que não nos agradam, associando-os a coisas desagradáveis. Depois da segunda grande guerra, o serviço de propaganda dos EUA promoveu centenas de filmes sobre o conflito, e os japoneses eram mostrados como maus, sorrateiros, falsos. Pearl Harbor teve muito a ver com isso. Eu era uma criança, e não fui afetado pela guerra, mas não gostava e tinha medo dos japoneses. Levou tempo para essa impressão passar inteiramente.


  Pavlov foi o cientista russo que descobriu o “reflexo condicionado”, que nos ‘previne’ sobre o que está por vir. Apesar dos avanços, nosso cérebro ainda tem muito que evoluir. Dentro de alguns milhões de anos talvez estejamos aptos a ser mais racionais.  

CASAMENTO GAY


Como eu disse, a unanimidade nunca acontecerá. Na melhor das hipóteses, sempre haverá um Jair Bolsonaro para contrariar.

A ÁFRICA NÃO MUDA

Alguns assuntos continuarão a ser discutidos daqui a 100 anos. Jamais haverá consenso sobre racismo. Quando vejo as barbaridades genocidas que ocorrem na África, fico a pensar se não era melhor vir ser escravo no Brasil. 

SARNEY É IMORTAL


A VERDADE ABSOLUTA

Olhe atentamente o desenho ao lado. Os dois sujeitos estão certos, apesar de terem, cada um, a sua razão. É que tudo depende do ângulo pelo qual se vê. Não existe verdade absoluta.

ESCREVER É PENSAR


Geralmente lemos coisas que já foram ditas com outras palavras, mas Nelson Rodrigues disse o que se lê ao lado, uma ideia revolucionária sobre cultura e conhecimento. Não li nada parecido dito por quem quer que seja. E vai contra tudo que aprendemos sobre como ser cultos. 


  
  O ESCRITOR É UM INTELECTUAL?

  O dicionário não deixa muito claro o que é ser um intelectual. Pelo menos não como entendemos o que seja. Vejamos: “Pessoa que tem gosto predominante ou inclinação pelas coisas do espírito, da inteligência”. Em outras palavras, ‘intelectual é o sujeito que pensa’, que tem ideias inovadoras e uma visão diferente dos não intelectualizados.

  Acho que os dicionários deveriam ser mais exatos. Muitas vezes nos obrigam a pesquisar várias palavras para entender o significado de apenas uma. O fato é que quando falamos que alguém é intelectual, estamos querendo dizer que essa pessoa é culta, que possui muitos conhecimentos.
  Ainda assim, é muito vago. Estreitando mais um pouco, o mais comum é considerarmos que seja uma pessoa que conhece profundamente literatura e artes. Ainda é vago. Ninguém conhece tudo sobre tudo. Seria impossível. Assim, simplificamos e usamos expressões como “artistas e intelectuais”, equivocadamente, como se fossem palavras interdependentes. Não são.
  Um artista não é necessariamente um intelectual, e vice-versa.

  É quando nos perguntamos qual dos dois é mais importante na hierarquia cultural: o que sabe de tudo um pouco, ou o que sabe muito sobre um só assunto. Quem escreve é um pensador, que precisa tirar conclusões próprias sobre o mundo em que vivemos.

  Nelson Rodrigues e Millôr Fernandes, na minha opinião, foram gênios do pensamento. Eles possuíam ideias parecidas sobre muitas coisas e situações. Nelson foi bastante estigmatizado quando em vida, e, mesmo já sendo reconhecido por muitos, ainda lhe pesam apelidos como “Anjo Pornográfico”, amoral e passível de censura. Não escreveu para os do seu tempo, mas para o futuro.

  Há muitos tipos de escritores; alguns falam do passado, outros do presente, e alguns preferem ser visionários, prevendo o que ainda há de vir – como o francês Júlio Verne, nascido no início do século 19. Ele costumava dizer que “Tudo o que um homem pode imaginar, outros homens poderão fazer”.

  Assim, concluo afirmando que um intelectual não precisa ler os clássicos da literatura; basta-lhe saber o resumo do seu pensamento. Não existe, portanto, o intelectual completo, total; o que há são pessoas que sabem mais sobre determinado assunto, e que dedicam seu pensamento a eles.
  O trabalho do escritor é observar tudo e todos à sua volta, para poder ter novas ideias e fazer críticas. O bom uso das palavras é fundamental. Um bom argumento pode transformar o mundo.  

      

sábado, julho 26, 2014

OTIMISTAS



Todo otimista transforma-se, com o passar do tempo, na figura da direita. O mundo é dos ladrões.

QUALQUER AMIGO SABE CONSOLAR


Todo amigo, verdadeiro ou não, é um otimista. Sempre fala coisas para nos consolar, e, se custamos a entender, mete o consolo na gente.

REALISMO É ISSO AÍ

A mente do racista funciona assim, como na foto ao lado. Mas ele tem o direito de pensar o que quiser. Enquanto não for aprovado o aborto, desde que desejado pela mulher, ele continuará com seu pensamento realista.

DILMA ANIMA O POVO


Foto de um brasileiro entusiasmadíssimo com a reação firme da presidente Dilma contra os americanos espiões. Isso é o mesmo que chover no molhado. 

EU NUNCA SOUBE DE NADA!


Quem pode, nega, como os grandes empresários na foto ao lado. Aliás, todo corrupto age assim. Vive só negando. Depois? Nada acontece, mas isso começou a mudar. Quem sabe daqui a 100 anos estaremos moralizados? Nossos trinetos aprenderão história do Brasil deste jeito: "Houve um presidente da república que se notabilizou por só negar - no século passado".

FLAGRANTE NORDESTINO

TODA DESVANTAGEM É APARENTE


Pois é, tudo depende de perceber as coisas como elas realmente são. O vitorioso de hoje pode ser o derrotado de amanhã. O garoto vai descobrir que as vantagens não são eternas. Mulher não precisa de combustível para funcionar. O que não quer dizer que funcione muito bem sempre.

DEFEITO DE FABRICAÇÃO


Qual a diferença entre as cartas, bolas de cristal, numerologia, ou qualquer outro tipo de adivinhação conhecida e os economistas que tentam desvendar o resultado das próximas eleições? Algumas consultorias dão vitória do Aécio e outras, da Dilma. Há casos em que diferenças nas previsões são substanciais. A verdade é uma só: depende da torcida de cada uma. A menina do Lula não funciona. Ela tem ideias preconcebidas que estão ultrapassadas. É o que sempre acontece quando se dá poder a quem só tem ódio. Ela quer vingança. Contra quem a deixou escapar das prisões. O brinquedo, como nos mostra a foto acima, veio com defeito de fabricação.  

sexta-feira, julho 25, 2014

ME ENGANA QUE EU GOSTO


O segredo da mentira é saber enganar a si mesmo. Mudando o raciocínio, você mudará a reação. Saiba que a mentira evita problemas.

PONTO FRACO DAS MULHERES


Esse homem é inteligente. Sua mentira é gostosa de ouvir, e a bruxa não resiste à bajulação dita com profissionalismo. Ele sabe que toda mulher adora um elogio, mesmo sendo a mais deslavada mentira.

A CIÊNCIA DA MENTIRA

Taí um homem em que todos podemos acreditar. É um filósofo brasileiro. Ele só não explicou como um mentiroso pode ser tão rápido para correr da verdade, apesar dessas perninhas curtas. O bom mentiroso tem que ser verdadeiro até o fim. 




Como vocês podem notar, a mentira nasceu com o primeiro ser humano. 





Os políticos que alcançaram o poder maior foram os que trataram a mentira como ciência. 





     A MENTIRA É ESTIMULADA

     Cada um de nós, sem perceber, incentiva a mentira.
   É que a mentira só traz alegria, ao contrário do que dizem os que mentem mal. Todos adoramos ouvir uma mentira – não dá para negar, desde que seja bem contada, o que significa que deve ser ‘crível’.
   A mentira só é feia quando não sabemos mentir e, apesar disso, tentamos passar adiante uma história inverossímel. Um mentiroso profissional é pessoa de respeito, que deve ser admirada.

   Mentir não é tarefa para amador. É melhor entender de uma vez por todas: A mentira é um grande esforço que fazemos para agradar a pessoa a ser enganada. O “profissa” da mentira não pode sair do armário. O grande mentiroso não sente remorso; ele pode partir desta para a melhor sem o menor peso na consciência.  
   Saber mentir inclui deixar que outros mintam, a menos que isso seja prejudicial a você. Vale a pena saber quem está comendo quem? Vale! Mas não é por isso que você vai sair por aí dizendo o que sabe. Isso é munição, que você só utiliza se e quando for de utilidade pública – ou seja, para você. Saber é uma forma de poder que funciona. No entanto, é muito importante que ninguém saiba o que você sabe. Se o assunto for de domínio público, é o mesmo que possuir uma fortuna em dinheiro falso. Acima de tudo, evite contar para sua digníssima consorte. Nenhuma mulher merece confiança total. 

   Quem nos ensinou a mentir? Resposta óbvia: nossas mães. Elas nos davam explicações desde a mais tenra idade e acreditávamos em tudo. Ao crescer, descobrimos que tudo que ela nos ensinava, ensinava errado. Qualquer mãe que não sabe responder a uma pergunta do filho, apela para a mentira mais simples. E a mentira mais ‘à mão’ é sempre imperfeita, fácil de detectar. Ora, se nossa mãe mentiu para nós um monte de vezes, deve ser por que mentir é uma coisa boa – afinal, mãe é uma criatura sagrada.

   Apesar das evidências, faz parte da lavagem cerebral que é feita em todas as crianças, que desde cedo aprendem que mentir é muito feio. Conforme vamos crescendo, notamos que a mentira é bastante utilizada por todos que desejam auferir alguma vantagem de qualquer tipo. É nesse momento que percebemos que saber mentir é saber sobreviver. E lucrar.


  O melhor treinamento para mentir bem é mentir para si mesmo – e convencer. Repita muito a mesma mentira e seu cérebro vai ficar de saco cheio, permitindo que a história seja aceita como verdade. 

quinta-feira, julho 24, 2014

A VISÃO DO GOVERNANTE

Um bom governante é aquele que se antecipa aos fatos, como se pudesse prever o futuro e tenta se adaptar a ele. Mas um governante melhor ainda é o que consegue evitar um futuro negro (sem trocadilho), criando condições para uma vida melhor. O pensamento é tudo, de bom e de ruim.

O ÍMÃ


  Quem quiser pode chamar o autor da frase de cínico, ou de outra coisa qualquer, mas ele só diz a verdade. Aristóteles Onassis era feio e grosso, baixinho, e acabou ficando para jantar com a Jaqueline. Mas seu charme era sua imensa fortuna - na época a maior do mundo, segundo a mídia.        Outro assunto correlato que me apaixona é crer que todo milionário é dado a cometer monstruosidades de todos os tipos. Todo homem - ou mulher, extremamente ricos, são maus, e capazes de cometer qualquer crime. Você se surpreenderia. 
  Quanto à frase do Nélson Rodrigues, o leitor não precisa ser puritano. É assim mesmo que a coisa funciona; a "lei da atração" é incontestável. Dinheiro é o ímã mais poderoso que há.

PEQUENAS IDEIAS

Não são os rebeldes que criam os problemas do mundo. São os problemas do mundo que criam os rebeldes. Causamos revolta quando frustramos alguém que esperava um pouco (ou muito) mais de nós. O grande defeito da democracia é permitir que ignorantes tenham voz ativa. 


   DECADÊNCIA
  Não consegui ver um futebol que me enchesse os olhos nesta copa que acabou. Nem craques extraordinários. No Brasil, os campeonatos recomeçaram, mostrando que não vale à pena assistir um jogo. Vasco e Ponte Preta, ontem, pareciam dois times de pelada, e não dá para dizer quem era pior. Era o Inacreditável Futebol Clube jogando com sua xerox. Não dá para pagar um só centavo para ver futebol.

  BRASIL EXAGERADO
 A prática do exagero virou coisa comum na fala dos brasileiros. Expressões como “muito impressionante”, “muito incrível” e outras apelações do tipo são usadas sem a menor parcimônia. Hoje li a declaração de Fernanda Montenegro sobre o falecimento de Ariano Suassuna: “É insuportável esta perda!”. Acaso eles eram irmãos? Parentes próximos? Amantes? Conviviam no dia a dia? Insuportável como, cara pálida? A mim, a palavra insuportável, no caso de um falecimento está equivocada; a atriz vai ter dificuldade para levar a vida sem o escritor? Dependia dele para alguma coisa? Precisamos nos policiar para evitar expressões exageradas com o objetivo de aumentar a emoção ou dar veracidade à narrativa.  

  RANKING
  O IDH (índice de desenvolvimento humano) no Brasil fica atrás até da Líbia. Acredite: o Irã e o Cazaquistão estão melhores do que nós. O IDH é medido por uma fórmula matemática complexa, adotada pela ONU. Para quem se ufana de ser a 8ª economia do mundo, uma das cinco potências emergentes, dá para perceber que alguma coisa está errada. Será que o PT tem algo a ver com esse pífio resultado?

  TRIBUNAIS DE CONTAS
  De maneira injustificável, eles se recusam a mostrar os salários dos seus servidores, principalmente dos ministros, cujo IDH da categoria é altíssimo, como o dos juízes da justiça comum. O mais grave é que são cargos vitalícios, outro grande equívoco.

quarta-feira, julho 23, 2014

O ERRO DAS MÃES

Todas as mães sentem que poderiam ter sido melhores. Estão enganadas. Longe da perfeição, fazem o que podem. É que filho é mesmo chato pra cacete. Chato, inconveniente e egoísta. Eles acreditam que merecem receber tudo sem precisar retribuir nada. Mas a relação entre pais e filhos não é uma via de mão única, como pensam as criaturinhas.

VAMOS APRENDER A PENSAR

TODOS ESTAMOS CARECAS DE SABER DESSA VERDADE, MAS NUNCA A COLOCAMOS EM PRÁTICA. ESTÁ FALTANDO O QUÊ? RACIOCINAR?

ÁRABES E JUDEUS

Acredito que a única possibilidade de paz entre árabes e judeus ocorrerá quando esses dois povos não mais existirem. Eles bem que poderiam ser desintegrados, virar pó. Cada palhaço que assume o governo americano joga para a platéia do mundo suas intenções de promover essa paz utópica, surreal, enganosa.

VERDADES QUE A HIPOCRISIA TENTA ESCONDER


SEXO COM REGRAS É BLEFE

O grande problema para ser bem sucedido sexualmente, é que todos temos expectativas, que em geral são frustradas pelo parceiro(a). Por isso temos que falar, experimentar, até atingirmos o ponto em que somos brindados com o melhor de cada um. A monogamia não nos permite obter tal sucesso. O ser humano vive de "tentativa e erro".



  A SIMPLICIDADE DO ATO SEXUAL

  Ninguém aprende sobre sobre sexo na monogamia. A frase pode ser considerada forte pelos mais conservadores, mas é isso mesmo. Mulheres que tiveram apenas um ou dois parceiros durante a vida, geralmente desconhecem os caminhos do prazer.
  O motivo é simples: parceiros variados contribuem para a boa percepção e satisfazem mais. Isso ocorre porque o desejo nasce na mente; em cada parceiro, uma reação diferente e uma nova descoberta. Esse é o princípio dos swingers, que às vezes esbarra – como tudo na vida, no inesperado.

  Eu jamais poderei ser fisicamente fiel. Nunca fui, e aceitei o fato desde sempre. É questão de tempo. Não se pode determinar regras para o comportamento sexual, tipo “você é minha” ou “só minha”, ou mesmo “até que a morte nos separe”.



  Não dá para controlar pensamentos, que voam com certa liberdade. A maior dificuldade é mudar as ideias que aprendemos desde sempre. Paradigmas são passíveis de flexão conforme nosso pensamento evolui. Uma ideia custa para ser mudada, mas qualquer mudança traz recompensas. 

  O primeiro passo para uma relação saudável e compensadora é saber e querer falar, dizer o que e como gostamos de certas coisas. Contar o que já fizemos. Eu sei que é difícil agir assim; precisamos ter confiança – mais em nós mesmos – de que estamos certos, do que nos parceiros. A grande maioria dos casais jamais confessou os desejos mais íntimos. Têm medo de decepcionar.

  É preciso ter em mente que o que desperta o desejo numa pessoa não necessariamente desperta em outra. Nosso cérebro bate fotos durante a vida, e separa as que mais gostou. São precisamente essas que provocam a excitação total. Ninguém jamais vai tirar fotos iguais às suas. Seguindo o ‘mapa’ da evolução, encontraremos o tesouro.

  Uma culpa de tudo de errado que acontece é das religiões, que afirmam serem os filhos a grande motivação do sexo. Eu defendo a ideia de que é exatamente após os filhos que a relação se deteriora. Pior, é por causa deles.


  No sexo, a 'grande sacada' é a liberdade de nos expressarmos. Na vida sexual, não há espaço para ter vergonha. Aliás, vergonha de quê, eu pergunto? Moral só existe quando os seres humanos determinam, em geral por conveniências, qual é o certo e o errado. A igreja católica proíbe os padres de casarem, alegando que eles não podem ter em mente nada além do serviço que escolheram fazer por toda a vida. Ninguém decide ser de uma maneira por toda a vida. É incompatível com o nosso DNA. Tudo muda. Nada permanece igual ao que foi. Os padres não casam para que a igreja seja a herdeira dos seus bens, já sabemos disso. 

terça-feira, julho 22, 2014

O VELHO TESTAMENTO

A Bíblia não conta tudo. O buraco fica mais atrás. Para convencer alguém de algo, basta que lhe acenes com o que sabes ser o que mais deseja. 


  Adão achava linda a bundinha da Eva, a ponto de acreditar que não poderia servir só para a atividade nº 2. Teria que haver algo que eles não sabiam. Como era o 1º homem, Adão não tinha muita experiência com o sexo oposto, e a curiosidade era grande demais para ser contida. As nádegas da ninfa tinham a aparência de duas maçãs - grandes, é verdade, e uma ideia leva à outra melhor. Depois que Eva aprendeu a rebolar, tirou definitivamente a paz do pobre Adão. 


Se uma maçã - como vemos ao lado, já era deliciosa, imagine as duas frutonas acima. Era muita tentação para o primeiro macho da Terra. Há forças mais poderosas do que a força de vontade. Muito depois o dinheiro foi inventado; E os descendentes de Adão descobriram que ele podia comprar muitas maçãs. Aí danou!

  O ESCOLHIDO

  Quando se trata de sorte ou azar, você não tem escolha; apenas é o escolhido, aleatoriamente, sem grande poder de interferência pessoal. A tevê tem feito umas chamadas para mostrar dados sobre o sistema penitenciário dos Estados Unidos da América. Despertou minha curiosidade que, num universo de aproximadamente 500 mil detentos, cinco por cento foram condenados injustamente, ou seja, são inocentes dos crimes pelos quais estão presos.

  Eles não foram cuidadosos, você pensa; com mais atenção, não teriam, talvez, ficado expostos às suspeitas e indícios. Pode ser, mas cada um é cada um – único, com suas próprias ações e reações. Das duas, uma: ou tiveram muito azar, ou faltou-lhes sorte. Não pense que são a mesma coisa. A falta de sorte não implica necessariamente em ter azar.
  É verdade que sempre poderíamos, se fossemos gênios, dar uma ajudinha para evitar ou atrair esses impostores. É muito próxima a fronteira entre eles. Os bichos estão sempre ligados aos perigos que os rodeiam – os predadores, mas nós não somos bichos e não desenvolvemos o alerta para situações de perigo.

  Como será que os matemáticos chegaram aos tais 5%? Bem, esses casos dos detentos condenados injustamente são o “azar extremo”. Mas há outros azares menos doloridos ou penalizados. Traições cometidas por pessoas queridas são uma tônica do mundo atual. É o ataque do ‘fogo amigo’, nem sempre casual. Cuidado com quem se beneficia do conselho que te oferece. Eu sei que isso é um mal antigo, que, segundo a Bíblia, começou com a serpente oferecendo à Eva uma maçã.


  Podemos evitar alguns reveses, mas nunca todos eles. Sou muito cético quanto à ciência; os neurologistas nunca desvendarão, pelo menos nos próximos 3 mil anos, os segredos da mente e do raciocínio. Não somos estrategistas natos. Precisaríamos treinar bastante e por muito tempo para isso. Aí cometemos erros que podem trazer grandes prejuízos. Qualquer descuido pode ser fatal. O azar sempre penetra em brechas quase imperceptíveis – que são nossas fraquezas. A sorte, não pode ser prevista ou esperada; Nem ela sabe que virá até nós.  

BIG BROTHER BRAZIL

BBB, o pior programa da televisão brasileira. Prepare-se, que vem mais pela frente! E pensar que há patrocinadores que bancam tamanha estupidez... Pior que isso, há quem ganhe dinheiro por ter - como principal qualidade, a ignorância e a baixaria.

KARL MARX - O GRANDE IDIOTA

A frase do grande teórico do comunismo é a prova de que trabalhar não necessariamente enobrece. Trabalhar para sobreviver é o verdadeiro castigo da humanidade. Trabalhador gosta mesmo é da folga. Atenção: Não estou falando para o homem ser desocupado. Falo do trabalho que não podemos evitar. 

JUSTIÇA DIVINA?

Se pudéssemos ouvir o desabafo de Deus...

OS GENERAIS


Um general não precisa ter rosto; são todos iguais por dentro. Muito previsíveis, acreditam estar sempre com a razão. Nada de novo. Foram educados para pensar assim. Falo com a certeza de quem descende de diversos. Mas ele é perigoso mesmo quando nasce com o dom da oratória, a mais poderosa arma que conheço. 

PARA SER BOM, NÃO PRECISA AMAR

Ser bom não é o mesmo que amar o próximo, a menos que esse próximo esteja muito, muito próximo. Discordo do grande Pitágoras, que falou "Se sofres injustiças, consola-te, porque a verdadeira desgraça é cometê-las". Sabe disso aquele que foi condenado injustamente. 



  A VERDADE SOBRE ‘FAZER O BEM’
 
  Fazer o bem pode significar muitas coisas; posso até ser considerado cínico, mas fazer o bem a si próprio também é praticar uma boa ação. Quem disse que fazer o bem significa apenas beneficiar muitas pessoas?

  Muita gente de mau caráter já praticou o bem para milhões com a intenção de satisfazer sua própria vaidade, aumentar seu prestígio ou apenas auferir lucros. Nunca sabemos qual a intenção de alguém que faz um bem para a coletividade.

  Estou falando de todo mundo, sem exceção; se bem que os políticos são os mais repugnantes e mal-intencionados. Sempre. Pessoas sem fama ou prestígio são exatamente iguais; a diferença está na menor abrangência do grupo beneficiado.

  Está um pouco confuso? A culpa é do próprio tema escolhido, muito complexo para ser tratado em poucas palavras e sem muitos exemplos. Até quando fazemos ‘o bem pelo bem’, sem qualquer vantagem imediata, ainda assim consideramos a possibilidade de uma recompensa, nem que seja, para alguns, na outra vida – se houver. Nem sempre essa recompensa volta em forma de valores pecuniários. Há casos em que alimentar a vaidade é o maior motivo.
  Não tenha dúvida: O bem só é praticado quando vislumbramos uma retribuição futura. Observe que ‘as próprias religiões estimulam esse comportamento’; para todo bem que fizermos, seremos ‘recompensados por Deus’. Seremos? Duvido muito! A prova disso é que sempre ouvimos a constatação geral de que “quem é bom, quase sempre de dá mal”.

  Acredite nessa verdade: O bem precisa ser conveniente a quem o pratica.

  Mesmo quando fazemos uma bondade com “o chapéu alheio”, nunca deixamos de pensar o que isso vai nos render. Rende, algumas vezes é uma oportunidade que criamos para provar nossa bondade – o que ajuda em matéria de credibilidade.
  O ser-humano é movido pelo interesse. É um mestre na arte de fazer-se parecer melhor do que realmente é. Nossas ações nesse sentido obedecem a uma espécie de ‘piloto automático’. Mesmo inconscientemente, sempre fazemos uma avaliação da ‘taxa de retorno’.

  Nem tente se convencer que você é diferente. Não é