sexta-feira, dezembro 14, 2012

LOGO SEREMOS MACACOS NOVAMENTE

Os homens estão voltando às suas origens. Pela expressão do cavalheiro flagrado na foto ao lado, já fomos mais felizes. Bons tempos em que o inimigo era apenas um dinossauro.



VOLTAMOS NO TEMPO?


     Qualquer ser humano que tenha acesso a alguma informação sobre o que se passa neste planeta insignificante ficaria ‘zonzo’. Alguns até têm a informação, mas estão preocupados demais com seus problemas que esquecem os outros habitantes da ‘Mãe Terra’. Não pense que estou falando de ecologia ou temas afins.

     Definitivamente fomos mal elaborados e, se você entendeu bem o que Darwin disse, ainda levaremos milhões de anos para melhorar um pouquinho. É a Seleção Natural. Todo conflito tem origem nas nossas imperfeições, mas será que não está havendo um exagero? Nos últimos 50 anos, assistimos uma espécie de volta às origens. As mulheres acreditam estar conquistando espaços e, apesar disso, sua insatisfação é maior. Os bacanais do Império Romano estão de volta, e eu não sou contra, desde que tenha sido pensado um novo comportamento – que está à deriva.

     Alguns acreditam que os tempos são outros, e até mesmo a amante à moda antiga acabou. Taí o Lula a nos mostrar que tudo continua como dantes. Hoje a Rose Secretária não pode ser chamada assim: ela é a namorada, seja o que for que isso tenha passado a significar.
     As guerras continuam acontecendo, do mesmo modo que os assaltos aos cofres públicos, nos tempos do Cardeal Richelieu. As intrigas são iguais às praticadas séculos atrás. Criam-se leis que nunca são cumpridas, e nem poderiam, pois vão contra a essência do ser humano. Um exemplo? “Não Matar” está escrito em todas as leis de todos os povos; isso não basta para que não matemos uns aos outros. Talvez a redação devesse ser outra, como o exemplo a seguir: “Não matar, a menos que haja um bom motivo”. Daí seguiria uma relação de motivos para tirar alguém do caminho – tudo dentro da legalidade. Melhor até seria pedir à justiça uma licença para matar, como o James Bond tinha. Quem sabe uma volta aos tempos da Capa e Espada, onde os duelos eram permitidos por lei?

     Minha intenção, ao começar a escrever, era falar sobre o Brasil, mas o bom senso preferiu que eu falasse sobre o mundo em geral. Grande Bom Senso. Preciso me preparar mais para falar deste país difícil e habitado por etnias tão heterogêneas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário