segunda-feira, dezembro 31, 2012

BRASÍLIA É O PARAÍSO

Os ratos debatem sobre qual lugar é melhor para viver. A escolha foi previsível.  Para eles, Brasília é o paraíso. Lá, a peste não é bubônica, é ladrônica.


QUE DIFERENÇA!
Ontem, 30/12, assisti o Manhattan Connection, dedicado inteiramente a entrevistar Fernando Henrique Cardoso. Valeu. É um prazer ouvir quem sabe falar. Aí você percebe a diferença entre FHC e a indigência intelectual da presidente Dilma e do ex-presidente Lula. 
 
2012 ACABOU
Foi um ano que trouxe sorte para alguns, e azar para outros, como sempre acontece. Para o Brasil, foi péssimo, graças à incompetência dos nossos governantes. Não fosse a atitude obstinada de poucas pessoas, caso do ministro Joaquim Barbosa, teríamos perdido de 10 a zero. Só não foi descoberta alguma corrupção nos lugares que não foram investigados. 2013 poderá ser pior, já que colherá o que foi plantado em 2012.
 
É ESTARRECEDOR
Quase não acreditei quando li a notícia da futura posse de José Genoíno na câmara federal. Dá para acreditar? Dá, pois vivemos a ‘era da falta de vergonha’. Estou começando a entender o sujeito que disse que “Bandido bom é bandido morto”. Eles são irrecuperáveis.
 
CALOR
O verão mais quente em 97 anos. Essa constatação serve para mostrar que 98 anos atrás foi mais quente. Trata-se de um fenômeno cíclico. Taí, o governo brasileiro pode culpar o clima, com suas enchentes e secas, pelo próprio fracasso. E se o Lula continuar plantando postes em toda parte, teremos mais apagões do que em 2012.
 
FALTA DE VERGONHA
A crise da vergonha está braba. Se Renan Calheiros for mesmo eleito presidente do senado, eu digo que o país vai afundar mais ainda. Ele não é apenas corrupto, é também um indivíduo sem moral. Pudera, é cria de Fernando Collor.

sábado, dezembro 29, 2012

SALVE A BAHIA

O povo baiano não é ignorante. Ele é politicamente um nacionalista, e sua cultura está limitada às coisas da sua terra.
 
O AMOR É LINDO
Andressa Mendonça e Carlinhos Cachoeira estão casados. Isso comprova que “Os brutos também amam”. Ainda bem. O Capeta adora uma história de amor, principalmente quando a noiva é linda e o noivo fica literalmente a seus pés. O blog deseja muitas felicidades ao novo casal – apesar da nossa turma não acreditar que algum casamento possa dar certo.
 
O DIREITO DE USAR
Praias sem cor são praias sem graça. O Capeta acha que a decisão de uniformizar as cores das barracas tirou a beleza de uma praia lotada. Foi uma ideia de jerico, uma ideia infeliz. E cerceia a liberdade das pessoas usarem a cor que mais lhes convém.
 
MESMICE
A falta de criatividade dos noticiários das televisões é um espanto. As notícias são repetidas durante dias, com as mesmas palavras e imagens. Não há originalidade, inovação, nada que altere a mesmice que os torna chatos. E não é por falta de tecnologia. O que falta é cérebro mesmo.
 
ALIÁS...
As mudanças não acontecem no país. Até os ladrões que se utilizam da política para roubar são os mesmos de 20, 30, 40, 50 anos atrás. Os presidentes continuam deixando para seus sucessores a iniciativa de fazer reformas, com medo de perder as próximas eleições. O Capeta admite que certos princípios sejam quase imutáveis, mas as leis têm que ser atualizadas constantemente. Devem evoluir com os costumes.
 
CONDENADOS
Estamos condenados a viver uma longa entressafra de programas, como se fossemos obrigados a ver programas velhos e todos gostassem de carnaval, a festa que para não ser ridícula precisamos estar bêbados para brincar. Os desfiles das escolas de samba são repetitivos, os sambas são o ‘samba do crioulo doido’ e a corrupção se aproveita para faturar nesse período. Só recomeçamos a respirar em março ou abril, quando as emissoras lembram que existe vida após o carnaval. Assim mesmo, tem um pessoal do nordeste que insiste em prolongar esse período de irresponsabilidades e mau gosto. Se você pensou nos baianos, acertou.

 

sexta-feira, dezembro 28, 2012

O POSTE

Há Postes e postes. Cada um tem sua peculiaridade. O da figura ao lado, faz tempo que não dá à luz.


MÁRCIO BÔBO
O advogado Márcio Thomaz Bastos, que defende ladrões e corruptos do mensalão, falou uma grande bobagem quando disse que há uma ‘tendência repressiva’ no STF. Engraçado, essa tendência sempre existiu no judiciário brasileiro, desde que o réu fosse pobre. Os ricos, sempre foram tratados sem essa tendência repressiva. Quando o Márcio era ministro da justiça poderia ter dado jeito em muita coisa errada.
 
MÔNICA VALDVOGEL E A VAGINA
Dia desses o programa ‘Saia Justa’ trouxe à baila para debate a nova mania das mulheres brasileiras: fazer cirurgia plástica na vagina. Alguém falou que as vaginas são feias e precisam de reparos. O Capeta nunca pensou em avaliar a beleza estética das vaginas – até agora. É que, para mim, elas sempre foram uma grutinha gostosa de tocar e de beijar. Ponto. Acabei lembrando que alguns cães muito feios são considerados lindos. Deve ser pelo amor que os donos lhes dedicam. Fazendo uma analogia, é assim que vejo e sinto uma vagina. Quanto ao programa, o Capeta gosta – sem trocadilho.
 
PELO MENOS O POSTE TEM UTILIDADE
Muito se comentou que a Dilma era um poste que o Lula conseguiu emplacar. Bem, pra começo de conversa, acho um poste mais charmoso. E mais útil. O poste transporta eletricidade e fios telefônicos. A Dilma transporta o Partido dos Trabalhadores, conhecido covil de raposas felpudas sem pedigree. A única utilidade da presidente é tentar guardar o lugar para o molusco. Aguardem a inflação de 2013.
 

NOIVA CELEBRIDADE

Noiva de jogador ou artista bem que poderia casar com essa maquiagem. Estaria mais de acordo com as intenções de ambos.



TODO ARTISTA É CELEBRIDADE?
O Capeta acha ridículo quando ‘celebridades’ que não passam de artistas um pouquinho conhecidos fazem comentários sobre seus cônjuges. Isso é mais comum do que se pensa, basta observar. É que hoje li que o Vladimir Brichta chama sua mulher – pelo menos por enquanto –, Adriana Esteves, de “imatura”. Pode ser, Vladimir, mas para mim ela está no ponto ideal, pronta para ser colhida. Não está satisfeito, manda a moça pra cá que eu cuido dela.

 
SENADO INACREDITÁVEL
Se Renan Calheiros for eleito para presidir o senado, significa que o único poder da república que mantém alguma dignidade é o judiciário, pelo menos por enquanto e se depender dos ministros Joaquim Barbosa, Celso de Mello, Luiz Fux e Gilmar Mendes. Renan na presidência do congresso é a desmoralização total. Pode parecer preconceito, mas não é: Collor, Sarney e Renan, são todos nordestinos. Pois é.
 
PALHAÇADA
Duas coisas em que não podemos acreditar: noivado e/ou casamento de jogador de futebol ou artista. Piora um pouco quando um jogador casa com uma artista. Piora ainda mais quando o jogador não sabe se prefere mulher ou travesti. Os padres católicos, quando não podem celebrar o casamento, abençoam a união que a igreja condena. Só pode ser por dinheiro.
 
JORNAL INGLÊS
O Financial Times, na opinião do Capeta, captou com muito acerto o espírito da presidente Dilma. Bem, rena deve ser piada de inglês, mas o nariz vermelho... Discordo de alguns jornalistas brasileiros que acharam uma ofensa ao Brasil. Já vi jornais brasileiros ridicularizarem ‘chefes de estado’ estrangeiros e ninguém reclamou. Patriotismo idiota esse.
 
IMPORTAÇÃO
Os cartolas brasileiros estão importando sucata. Jogadores velhos e/ou bichados fazem sucesso por aqui.  
 

segunda-feira, dezembro 24, 2012

EU NÃO SABIA

"2013 VEM AÍ, E VOU VIAJAR BASTANTE. SUBSTITUIREI A FRASE 'ORDEM E PROGRESSO' POR ESTA QUE CARREGO".

DISCURSO VAZIO

Pra quem será que o palhaço está discursando?

SE FOSSE EU OU VOCÊ...
Já estaríamos atrás das grades, mas os mensaleiros condenados podem até nem ser punidos. Isso vai depender das escolhas da presidente Dilma, dos novos nomes do supremo. É bom que ninguém fique muito animado. Enquanto isso, o chefe supremo prepara-se para viajar pelo país em campanha. “Eu não sabia” vai ser o mote da propaganda.
 
A CULPA É DO CONGRESSO
No lugar de trabalho, deputados e senadores encurtam os dias trabalhados e aumentam seus próprios salários, já bastante inchados. Gostei da decisão do ministro Luiz Fux, que obriga esses malandros a votar os vetos presidenciais que se acumulam. Aliás, quanto maior a crise já prevista para 2013, mais depressa virá uma solução. Tem que piorar antes de melhorar. Só espero que os militares estejam atentos, para intervir quando necessário.
 
GRADIENTE
Já foi uma grande marca, com qualidade e excelência. Senhor Eugênio Staub: nem tudo que é legal é moral. Ressuscitar um morto com produto falsificado não dará certo. Não vai dar para copiar a maçã com a mordida. Vergonha.
 
FORA DA MÍDIA
Já perceberam que alguns safados sumiram da mídia? Collor, Renan, Jucá, Jáder Barbalho e outros estão na encolha. Alguns bichos quando pressentem o perigo fingem-se de mortos. Dirceu estrebucha por estar agonizando e sífu. Genoíno, o guerrilheiro machão, tentou comover alegando pobreza e outras chantagens emocionais. Macho que é macho não muda de postura. Quando chegar a hora, o ‘homem de Garanhuns’ vai se borrar todo. E a hora vai chagar, é questão de tempo.
 
ENQUANTO ISSO...
Aecinho quase não dá sinal de vida. Está com medo de alguma coisa? Ou o que ele quer mesmo é ser prefeito de Angra dos Reis? Político famoso que não tem mulher nem namorada, nunca deu certo. A cidade de São Paulo é a prova disso.

domingo, dezembro 23, 2012

ROBERTO TITANIC

Enquanto os dirigentes vascaínos forem incompetentes e/ou ladrões, o clube ficará de cabeça para baixo. Você lembra há quanto tempo o Vasco não tem um time que convence?

TEMPO DE REFLEXÃO

O mais complicado é alguém decidir dar o primeiro passo.
 
     Os homens refletem durante toda sua existência, uns mais, outros menos – estes infelizmente são a maioria. Entretanto, no fim de mais um ano do nosso calendário, é quando lembramos os erros e acertos do passado recente e projetamos nossos desejos para o futuro. Tudo inútil. O tempo não para de correr, independente do número com que o denominamos. Nossa dor não acaba com a retirada de cena do ano que findou, nem nossa alegria começa com o novo, que não é mais do que a prossecução do antigo.   
     Nós somos a continuação viva dos genes dos nossos antepassados, com novos conhecimentos adquiridos, mas com o velho e mau caráter. Criamos leis para nos proteger dos muito maus, mas as burlamos quando nosso interesse fala mais alto. É um equívoco acreditar que estamos melhorando. Esse tipo de progresso leva milhões de anos, e irá acontecer naturalmente, independente de leis ou regras sociais.
     Somos coerentes com nossas origens de homens das cavernas quando desejamos ‘tomar’ o que não nos pertence, enganar os mais tolos, e agimos com a mesma barbárie que condenamos num Hitler ou num Átila. Matamos quando sentimos fome, quando sentimos raiva, quando somos gananciosos, e até quando não temos motivo algum. Não vejo solução para a humanidade. Está muito difícil viver. As coisas acontecem numa velocidade que não conseguimos acompanhar. Entendo que qualquer religião é tão verdadeira  quanto a história do bebê que, com três dias de nascido levantou do seu berço, pegou um punhal e esfaqueou o bebê do berço ao lado.
     Filosoficamente, o mundo se esgotou na sua própria impossibilidade de ir adiante. É que somos mal feitos. Precisávamos fazer um recall. Melhor dizendo, o problema é que estamos nos conscientizando que somos diferentes do que gostaríamos de ser. Quem sabe aí está o caminho? Pode ser, mas ainda assim levará milhões de anos.
     Este artigo não pretende nada. Eu apenas estava pensando alto.

sexta-feira, dezembro 21, 2012

O ANTICRISTO

No próximo dia 25 festejaremos o nascimento do bebê de Rosemary, que ocorrerá num estábulo de animais peçonhentos, no coração de Garanhuns.
ARRE ÉGUA!

SEGUNDAS INTENÇÕES

Do mesmo modo como o demônio tentou Cristo quando este meditava na montanha, o anjo caído fez o mesmo com o ministro Gilmar mendes. Não colou.  




SEGUNDAS INTENÇÕES
Não pensem que quando critico a Dilma eu estou sendo parcial. Mesmo ou até quando ela faz alguma coisa boa eu pareço implicar. Mas tenho uma explicação para justificar meu comportamento: Nada do que a presidente faz é sem segundas, terceiras ou quartas intenções. Vou dar um exemplo. Se ela privatiza, coisa que ela e seus companheiros de guerrilha abominam, é apenas por não ter outro jeito. A missão da Dilmona é conseguir uma vitória do partido em 2014, o que será catastrófico para o Brasil.
 
JORNAL NACIONAL
Estão querendo culpar a Patrícia Poeta pela baixa audiência do Jornal Nacional. O Capeta acredita que o motivo é outro: há muito tempo que eu deixei de assistir com a frequência de antigamente. O JN tornou-se um jornal chato, insosso, com notícias que se repetem. É um jornal que não emociona, não causa impacto, não tem opinião. Acho que o William Bonner tem uma grande parcela de culpa, já que ele é o editor chefe.
 
ALIÁS...
A TV Globo está enchendo o saco dos telespectadores com notícias sobre o Ronaldo. E os sites também. É um tal de Ronaldo comeu, Ronaldo foi comido, Ronaldo deu PUM, Ronaldo comprou apartamento, Ronaldo vendeu apartamento, Ronaldo tem uma Ferrari, Ronaldo atravessou a rua, Ronaldo descasou, Ronaldo casou de novo... Estou me lixando para o Ronaldo. Ponto.
 
É SODA
O Brasil está ‘doidão’. Já vi muita besteira, mas essa é inimaginável: Nosso Banco Central, que já foi (mais ou menos) independente, está fazendo “recall” de moedas que foram cunhadas com erro grotesco. Parece piada, mas não é.
 
MARCO MAIA ENDOIDOU?
Outra história maluca é essa palhaçada de a Câmara Federal oferecer ‘asilo’ aos criminosos do mensalão. Se isso for verdade, conclamo os militares a retomar o poder. Se é para desrespeitar a Constituição, melhor com os milicos do que com os políticos.

quinta-feira, dezembro 20, 2012

ARTE DE QUEBRAR O GALHO



Sensação é tudo. Muita gente que procura justiça, está pintando grades na tela da televisão.
 
 
 
 
 
SÓ FREUD EXPLICA
Fico impressionado com as reações de torcedores de times de futebol. Não têm lógica, bom senso, nada que justifique comportamento tão irracional. Ir para o ‘quinto dos infernos’, com chuva, frio ou sol abrasador, só para ver ‘de longe’ os atletas é algo que talvez, só talvez, a psicologia do comportamento possa explicar. Eu sei que futebol envolve muito dinheiro, mas o torcedor nada ganha. Esse só perde. Acredito que todo torcedor fanático é um masoquista, um pobre de espírito, um sujeito cuja vida não lhe proporciona a menor alegria, e transfere para um clube todas as expectativas de uma existência vazia e sem graça, onde um gol vale mais do que conquistar uma bela mulher. Por mim, quero que os cartolas e seus clubes se danem, que os jogadores se danem, assim como todos que vivem do futebol. Os ‘caras’ estão certos numa coisa: são um bando de loucos. Loucos de fato.
 
O NOVO SUPREMO
Com a aposentadoria de alguns ministros, está sendo delineado para 2013 um supremo com tendências, digamos, menos rígidas quanto às penas dos mensaleiros já condenados. Até que ponto o povo poderá confiar na mais alta corte do país? Enquanto isso apodrece na cadeia quem roubou um tubo de pasta de dentes. Eu já disse e repito: Sou contra o método utilizado para indicação dos membros dos colegiados dos tribunais de qualquer instância.
 
NOSSO IDIOMA EMPOBRECEU
Não é o bastante o adiamento para 2016 a obrigatoriedade da reforma ortográfica. Ela devia ser cancelada, anulada, ou sei lá o quê. Ela foi feita por intelectuais desocupados, técnicos despreparados, liderados por um presidente semianalfabeto. Uma vergonha.
MILLÔR
Sua filosofia é insubstituível. Veja que frase genial: “Quando duas pessoas odeiam a mesma pessoa, têm a impressão de que se estimam”. Você conhece afirmação mais verdadeira?


EXAGEROS DA PUBLICIDADE

Até mesmo as armas de guerra e de caça dos nossos antepassados faziam merchandising.

SOU CONTRA O NATAL

 
É por essas e outras que eu não festejo o Natal.

terça-feira, dezembro 18, 2012

FOTO AUTOEXPLICATIVA

A figura ao lado não precisa de legenda. Ela explica por que algumas louras preferem os homens de cor, mesmo que não seja para casar. Elas têm uma ganância que requer substância.

A QUEDA DO IMPÉRIO


O Capeta acredita nessa astróloga. Ela faz previsões acertadas.  Estou aguardando a previsão da queda do império do Liz Inaço da Sirva. Ele já escorregou, mas ainda está de pé.




PREVISÃO MAIA
O Capeta não acredita nessa história de fim do mundo, como também na insistente convicção do Maia que diz ser da ‘Câmara a última palavra sobre a cassação dos deputados corruptos’. E eu que pensei que os Maias haviam sido extintos... Pelo visto, sobrou um e veio pro Brasil.
 
DIRCEU E O REI
Alguém devia convidar o rei da Espanha ao Brasil para mandar o Zé Dirceu se calar, como ele fez com o Hugo Chávez.
 
IPEA E O DINHEIRO
Há pesquisas e pesquisas. Essa do IPEA que conclui que o dinheiro traz felicidade é fajuta. A coisa não é tão simples. Aliás, nem o dinheiro garante felicidade, nem a velhice é triste – muito pelo contrário. A maior tristeza de quem atingiu uma idade avançada é ver as besteiras que são praticadas pelos jovens. Quanto ao dinheiro, só quem nunca teve é que acredita que será feliz se for rico. Ou quem se contenta com pouca coisa.
 
POETA PARA NINGUÉM LER
Michel Temer, que calculo estar com uns setenta e cinco anos, escreveu o livro de poemas “Anônima Intimidade”. Calma, pessoal saliente: No livro o autor não revela nenhuma intimidade da sua bela esposa de 30 anos. O título pode dar a impressão, mas é só marketing. Não vale a pena ler.
 
ROSEMARY NORONHA
Cada um come o que quer – ou quem quer e pode -, já dizia Napoleão Bonaparte. Ou será que foi Bill Clinton? O que decepciona nessa aventura rocambolesca que misturou sexo com maracutaia, é ver que o homem mais poderoso do Brasil tem um mau gosto que dói.

SUJEIRA PETISTA
Em verdade, em verdade eu vos digo que a sujeira e os podres petistas são mais antigos do que o mensalão. Antes dele, não devemos esquecer que nunca apareceu quem mandou torturar e matar o então prefeito Celso Daniel. Só sabemos é que a vítima era petista e estava brigando com petistas. O motivo? Corrupção, é claro. 

segunda-feira, dezembro 17, 2012

PEDOFILIA

PEDÓFILOS EM AÇÃO. ELES ESTÃO EM TODA PARTE. TODO CUIDADO É POUCO!

SER IGNORANTE DÁ DINHEIRO

ALGUNS FAMOSOS SÃO COMO ESSE AÍ DA FOTO AO LADO. GENTE COMO A REGINA CASÉ E A XUXA SÃO UM EXEMPLO . MAS HÁ MUITOS OUTROS QUE SE ESCONDEM NO MEIO ARTÍSTICO.

 
E A OPOSIÇÃO?
Enquanto as pesquisas apontam prematuramente a vitória de políticos do mais alto escalão do atual governo em 2014, o PSDB do Aécio Neves e do Fernando Henrique continua sem saber fazer barulho. Será possível que, com tanta sujeira já exposta, a oposição não parte para o combate? É melhor perder lutando do que ficar omisso. Em qualquer lugar do mundo mais ou menos civilizado, o Lula já teria sido condenado 18 vezes, segundo o Diogo Mainardi, do Manhattan Connection. Estão deixando as provas sumirem e perdendo a oportunidade de dar um vassourada nos larápios e suas quadrilhas.
 
CHICO ANÍSIO, REDE GLOBO E NUMEROLOGIA
O profissional do ramo mais bem sucedido ($$$) do Brasil é o senhor Gilson Chveid (Oen). Não se trata de um vigarista, pois me parece que ele realmente acredita nos poderes da ciência (sic). Não sei se ganhou dinheiro através da numerologia, ou pelo fato de ser judeu – eles nascem com o dom. Não creio na primeira hipótese. Um dos seus clientes, o genial Chico Anísio, que virou Anysio por recomendação do, digamos, guru, já era famoso e bem sucedido antes de trocar o ‘i’ pelo ‘y’. Após a troca, continuou ganhando até ser sumariamente julgado e condenado pela Rede Globo, e ficou os últimos dez anos de sua vida no quase ostracismo (com Y e tudo), graças a um contrato do qual não o liberaram. Foi a vingança da família Marinho, perpetrada para castigar o que ousou apontar coisas erradas na programação da emissora. No final, renderam-lhe homenagens, mas de fato o levaram à morte.
 
LUCIANA VENDRAMINI
“Quando descobri o que era ser paquita, não gostei nem um pouco”. Não gostou por que, Luciana? Você fala como se tivesse sido obrigada a fazer coisas que não esperava e não gostava. O Capeta, que é bem mais velho do que a Xuxa, ouviu alguns boatos sobre a apresentadora, mas prefiro que você nos esclareça o que aconteceu. É que para mim, a Xuxa é só fachada, uma máquina de fazer dinheiro.
 
REGINA CASÉ
Além de estúpida, é burra e grosseira. Falar para uma plateia de deficientes físicos que “quem puder levantar a mão, né?” , é o máximo do inimaginável.

BULLYING & MASSACRES

Os massacres em escolas já chegaram ao Brasil. Estão esperando o quê, para fazer alguma coisa?


CORINTHIANS
O time está de parabéns, jogou direitinho, mas ganhou por pura sorte. O Chelsea poderia ter marcado uns dois ou três gols, não fosse o sortudo e inspirado goleiro Cassio. O próprio gol do Guerrero foi pura sorte de a bola ter sobrado. O Capeta gosta (já gostou mais) de futebol, mas não torce por time algum faz tempo.
 
DONA CANÔ
O que fez ou faz dona Canô para ser considerada celebridade? Acho uma senhora simpática, mas não entendo a razão de tantas homenagens. Ela está hospitalizada, e torço para que fique boa, se quer mesmo continuar por aqui.
 
PONTAPÉ
Dilma inaugurou o Castelão, dando um pontapé na bola. Isso é tarefa fácil para ela, que costuma dar patadas em seus ministros e outros auxiliares. Como eles gostam de roubar, aturam tudo.
 
CHATISSE FENOMENAL
Ainda bem que acabou a palhaçada do Fantástico de promover por longos meses a ginástica e a dieta do Ronaldo Ceguinho Nazário. Sugiro que o programa agora mostre uma maratona de visitas do ex-atleta ao oftalmologista, para que ele não confunda mais mulher com travesti.
 
APAGÕES
Eles continuam, com cada vez mais frequência. E vão piorar, quando a política de baixar os preços da energia – na base da imposição entrar em vigor, em março de 2013. Isso é a economia de mercado da Dilmona.
 
CONNECTICUT x BULLYING
Para o Capeta, que estudou psicologia e outras ciências por correspondência, o bullying é o mais provável motivo para esses massacres em escolas americanas e o clima tenso nas escolas brasileiras, onde professores apanham de alunos com frequência. As autoridades do MEC deveriam olhar com mais atenção para o problema, que é maior do que se imagina. O principal tipo de bullying é o que humilha e despreza a moral da vítima. As marcas ficam pelo resto das vidas.

domingo, dezembro 16, 2012

FERNANDA YOUNG - A MULHER NOTA 10

FERNANDINHA É ISSO AÍ: UM BOLO CONFEITADO. ELA É MUITAS MULHERES NUM SÓ CORPO.




MUDAR OU NÃO MUDAR?
Não depende da vontade dos outros. Nem da nossa. Essa história de livre arbítrio não passa de história. Somos o que somos, ou melhor, somos o que fomos educados para ser. Quando a nossa vida muda, para melhor ou pior, adquirimos – com alguma resistência – alguns hábitos e trejeitos do meio para onde a vida nos transferiu. Mudanças nunca são completas. Nosso comportamento fica dividido entre o antigo e o novo.

 
MÚSICA
Há músicas que gostamos de ouvir apenas no ambiente adequado, aquele em que o contexto favorece. Ninguém gostaria de ouvir música clássica numa festa de São João; ou ouvir rock numa festa de carnaval; fazer amor escutando uma marcha militar – só se o cara for militar. Então deixo a pergunta no ar: a música pede um contexto ou é o contexto que pede um tipo de música?

 
IRMÃS SIAMESAS
Você nunca viu irmãs siamesas ao vivo? Só em fotografia? Pense bem. Já percebeu que a Desgraça e o Humor andam colados? Tenho certeza que sim. Um não existe sem a outro, e não dá para operar.  Desde uma simples queda, quase tudo de ruim que acontece com um semelhante nos faz rir. Quando uma tragédia é muito grande, para esses casos inventamos o humor negro.

 
FERNANDA YOUNG
A moça do título é uma gracinha. Linda de morrer. Imagino que gostosa até demais. Mas, acima de tudo, é inteligente o suficiente para encantar qualquer homem. A menina é escritora, autora teatral, entrevistadora, e tudo dela possui a medida certa. O Capeta (no caso eu) prefere a boca da Fernandinha do que a da Angelina Jolie. Sem comparação. Mas não sou unanimidade; já ouvi caras dizendo que são diabéticos e não comeriam bolo muito confeitado; outros, por não gostarem de encarar mulher intelectualizada que os faria sentirem-se inferiores. Ela mostrou que humor não é privilégio masculino. Ah, Fernanda, se eu tivesse um ‘afair’ com você, daria por terminada minha missão na Terra.  

DIVINO, RETRATO DO BRASIL

  
A alta sociedade está migrando para o subúrbio. Lá, quem copia quem, os locais ou os invasores? O Capeta aposta que o nivelamento será por baixo. "Em terra de sapos, de cócoras com eles".  As granfinas serão o que sempre foram: fazem o que julgam necessário para sobreviver.  

 
     BRASIL É O DIVINO


     Não pense que as novelas são sempre mentirosas ou exageradas. A imaginação humana, exceto raramente – caso do escritor Júlio Verne -, não é capaz de escrever sem uma base real. Lembra o bairro do ‘Divino’, onde oTufão era um perfeito idiota e os parentes e aderentes que viviam na mansão eram todos mais ou menos anormais? Pois é, ‘aquilo’ não é mera fantasia do autor do roteiro. A família e os adjacentes da trama são o retrato da família brasileira.

     Não me refiro ao caráter, mas à forma de expressar seus desejos, sua ira, e suas paixões. O nível está muito baixo. Os brasileiros estão se transformando rapidamente em ‘pura gentalha’. É o que acontece quando não há educação – não falo apenas da educação formal, saúde, transporte, energia. Todos brigam, cada um por suas razões. Todos estão certos, já que só podemos devolver um pouco do que recebemos. Ou seja, quase nada. Ainda existe ‘gente fina’? É uma classe de pessoas em extinção, que até para sobreviver tem que agir e reagir como os inferiores, ou serão engolidos pela nova ordem social.

     Vivemos cercados de médicos que não sabem medicina, advogados que pensam que são nossos sócios, funcionários públicos que esquecem que nós é que pagamos o seu salário e nos tratam como de fossemos indigentes, contadores que nos ensinam a roubar, enfim, de larápios que se associam para tirar proveito da nossa impotência. A revolta atinge todos os cidadãos (exceto os grandes beneficiados) que extravasam, no seu limite. Isso inclui a ‘nata’ social, se é que essa nata existe realmente.     

sexta-feira, dezembro 14, 2012

LOGO SEREMOS MACACOS NOVAMENTE

Os homens estão voltando às suas origens. Pela expressão do cavalheiro flagrado na foto ao lado, já fomos mais felizes. Bons tempos em que o inimigo era apenas um dinossauro.



VOLTAMOS NO TEMPO?


     Qualquer ser humano que tenha acesso a alguma informação sobre o que se passa neste planeta insignificante ficaria ‘zonzo’. Alguns até têm a informação, mas estão preocupados demais com seus problemas que esquecem os outros habitantes da ‘Mãe Terra’. Não pense que estou falando de ecologia ou temas afins.

     Definitivamente fomos mal elaborados e, se você entendeu bem o que Darwin disse, ainda levaremos milhões de anos para melhorar um pouquinho. É a Seleção Natural. Todo conflito tem origem nas nossas imperfeições, mas será que não está havendo um exagero? Nos últimos 50 anos, assistimos uma espécie de volta às origens. As mulheres acreditam estar conquistando espaços e, apesar disso, sua insatisfação é maior. Os bacanais do Império Romano estão de volta, e eu não sou contra, desde que tenha sido pensado um novo comportamento – que está à deriva.

     Alguns acreditam que os tempos são outros, e até mesmo a amante à moda antiga acabou. Taí o Lula a nos mostrar que tudo continua como dantes. Hoje a Rose Secretária não pode ser chamada assim: ela é a namorada, seja o que for que isso tenha passado a significar.
     As guerras continuam acontecendo, do mesmo modo que os assaltos aos cofres públicos, nos tempos do Cardeal Richelieu. As intrigas são iguais às praticadas séculos atrás. Criam-se leis que nunca são cumpridas, e nem poderiam, pois vão contra a essência do ser humano. Um exemplo? “Não Matar” está escrito em todas as leis de todos os povos; isso não basta para que não matemos uns aos outros. Talvez a redação devesse ser outra, como o exemplo a seguir: “Não matar, a menos que haja um bom motivo”. Daí seguiria uma relação de motivos para tirar alguém do caminho – tudo dentro da legalidade. Melhor até seria pedir à justiça uma licença para matar, como o James Bond tinha. Quem sabe uma volta aos tempos da Capa e Espada, onde os duelos eram permitidos por lei?

     Minha intenção, ao começar a escrever, era falar sobre o Brasil, mas o bom senso preferiu que eu falasse sobre o mundo em geral. Grande Bom Senso. Preciso me preparar mais para falar deste país difícil e habitado por etnias tão heterogêneas.

 

RECEITA PARA VIVER MAIS


A boa notícia veio através de cientistas da geriatria: CASTRAÇÃO É A SOLUÇÃO. Está provado que homem castrado vive mais. Para aqueles que amam a vida, em pouco tempo haverá clínicas especializadas em castrar de diversas maneiras, como a da foto ao lado. A propaganda sobre as vantagens dirá assim: 'Sem pau a vida é mais longa', ou 'Sem perú você não casará, não terá filhos, nem sogra. Sua vida será mais saudável'. 

 
HÁ DOIS MIL ANOS
Já ouviu dizer que a história se repete? Pois é, igualzinho Pôncio Pilatos, a presidente Dilma preferiu lavar as mãos ao Invés de lutar pelas suas convicções. Assim, deixou o governador Cabral falando só, com um baita pepino nas mãos. Ou já estava tudo combinado, ou a presidente não tem a força que pensava.
 
O VELHO IMPONDERÁVEL
Como estou cansado de repetir, quem poderia prever que um resfriado virasse gripe, que virasse pneumonia, e deixasse o último ministro a votar, Celso de Mello, fora de combate? A sorte de uns é o azar de outros. Sempre. Com isso, ou por causa disso, o fim desse julgamento dos mensaleiros pode ficar para o próximo ano. Até lá, muita água de cachoeira pode descer e inundar tudo.
 
FORÇAS OCULTAS
Há quem acredite que forças ocultas estão conspirando nos Estados Unidos, para derrubar o presidente Obama. No lugar da palavra derrubar, leia-se matar. Quem fez a premonição afirma que tudo está dependendo de encontrarem uma substituta para Marylin Monroe, visto que em conspiração de americano não pode faltar uma bela loura.
 
GUIDO, O OTIMISTA
Ainda nem terminou o ano e as previsões do crescimento do Brasil para 2013 já começaram a cair. Todavia, isso não tem a menor importância; nossa próxima moeda, que substituirá o Real, receberá o nome de Otimismo. Será que compraremos um quilo de carne com dois ou três otimismos?
 
A VÍTIMA
Emocionalmente falando, a maior vítima dos desmandos do Liz Inaço da Sirva foi dona Marisa Letícia. Ela podia até saber das estripulias do maridão, mas nunca precisou assumir publicamente. Ela deve se sentir humilhada. Logo ela, que gostava de posar fazendo a barba do molusco, cuidando dele na doença, e mantendo com dignidade o papel de esposa orgulhosa e dedicada. O Capeta só vê uma saída honrosa para ela: “Capa o bicho, d. Marisa”.

 

quinta-feira, dezembro 13, 2012

PAPA MODERNIZA A IGREJA

O  PAPA finalmente se rendeu à internet. Quer disputar espaço com essas milhares de igrejas neopentecostais, que fazem tanto sucesso de arrecadação. 
 
 
OTIMISMO É ISSO
Dilmona resolveu dar uma aula para seu ministro da fazenda, e anunciou a construção de pelo menos 800 aeroportos no Brasil. O povo agradece, mas preferia que os que já existem funcionassem.
 
 
QUEM DIRIA...
Que um resfriadozinho qualquer iria deixar a nação brasileira em suspense.
 
 
ARGENTINOS
Estava demorando para los hermanos terem uma recaída de caráter.  O São Paulo mereceu ser campeão sul americano. O comportamento desolável dos atletas portenhos deve espelhar a crise que abala o país vizinho.
 
 
POLÍCIA FEDERAL
Êta, polícia boa essa nossa! Começaram a pegar a quadrilha que fabricava médicos.  Mas é preciso ir bem fundo, pois o que mais tem é médico despreparado ou falso.  E ainda se aborrecem quando fazemos perguntas.  Vou fazer uma sugestão: a PF poderia começar procurando o histórico dos médicos que deixaram pacientes morrer na sala de cirurgia - inclusive os anestesistas.
 
 
PENSAMENTO DO CAPETA
Quando alguém decide ter filhos, é por acreditar que eles vão tornar sua vida mais feliz e melhor produzindo o pior.
 
 
REVISTA VEJA 
A desta última semana está imperdível. Dona Mariza Letícia deve estar desconfortável.  Mas um caso de 20 anos, ela que não me venha dizer que não sabia. Por outro lado, o que mais ela poderá dizer? Se sabia, é por que era hipócrita. Se não sabia, era corna e burra. A primeira dama ficou no que se convencionou chamar de 'uma sinuca de bico'. E o Zé, de bermudinha francesa coloridinha? 
 
CHAVEZ, O BOLIVARIANO
Pelo tom grave e o jeito de falar do vice-presidente venezuelano, há quem acredite que o presidente já deve estar sendo embalsamado. Se for verdade, a notícia começará como a história do gato que subiu no telhado. Nesse caso, a encenação deverá durar de 10 a 20 dias, como de praxe em semi ditaduras.  
 
 
 
 

CREDICARD


CREDICARD


     “Faz alguns dias que venho recebendo ligações do Credicard. Não sei bem o que eles querem oferecer, pois ouvi apenas parte do que a moça dizia. Pedi desculpas (nem sei por que) e respondi que não estava interessado. As ligações continuaram nos dias seguintes, mais de uma vez por dia. Muitas vezes fui acordado por esses cretinos e comecei a dizer alguns palavrões. Eles não se intimidaram, e o desrespeito continuou.
     Ontem, 12/12/12, eles se excederam e o telefone tocou inúmeras vezes, aumentando minha irritação. Numa certa altura, ligavam e ficavam calados. De repente, uma dessas ligações, depois do meu 3º alô, uma voz feminina (houve vozes masculinas) insistiu em falar comigo. Perguntei o que eu deveria fazer para que eles entendessem que eu não queria falar com eles. A fdp disse que lamentava, mas era obrigada a me ligar, mesmo eu não querendo. Ameacei reclamar com a OI e até mesmo reclamar pela internet. Desliguei. A partir daí, várias ligações em que a idiota ficava calada e eu apenas ouvia as risadas dela e, presumo – se ela não estava num bordel, que eram colegas de trabalho.
     Uma empresa que permite que funcionários se comportem como moleques, deve ser dirigida por moleques, já que é sabido que o exemplo vem de cima. Tenho apenas um cartão de crédito - que nem sei se é Credicard, há quase trinta anos, que me foi dado pelo banco com quem eu trabalhava; vale ressaltar que nunca pedi empréstimos nem deixei de pagar as faturas que me foram apresentadas”.

 
CREDICARD – RESPEITE E PARE COM AS MOLECAGENS E CAFAGESTADAS.

 
Nota da Redação – Esta carta foi enviada ao Capeta pedindo publicação. Como algo parecido já aconteceu comigo, posso afirmar que a CREDICARD não é uma empresa séria. Adoraríamos ser processados, para ganhar um bom dinheiro de indenização. Se tiverem coragem, aguardo o processo.

quarta-feira, dezembro 12, 2012

SUGISMUNDO

Este brasileiro sujou as mãos na nossa riqueza. Parecia avisar que "Vou acabar com a Petrobrás".

PROCURA-SE VAVÁ

Procura-se este impoluto senhor, Vavá, irmão do ex-presidente Lula, que desapareceu do cenário político, onde desfilava com desenvoltura.
 
 
CALOR
Não importa o que os termômetros digam. Ontem foi o dia mais quente deste dezembro maldito. A roupa saía da máquina lavada e ficava seca no mesmo dia. A solução foi beber muito líquido e comer só coisas geladas. Isso é o verdadeiro inferno. Como se já não bastasse sermos governados pelos PTralhas. Se com esses preços de energia já falta luz em muitos bairros, aguarde o próximo ano, em que a intervenção governamental obriga as concessionárias a baixar os preços.
 
SOBRE FUTEBOL
O Corinthians teve sorte. O adversário foi melhor, mas deu azar. Já o Internacional (cruz credo!), decidiu ressuscitar o Dunga. Dizem que não se deve chutar cachorro morto, mas eu sou o Capeta, lembram? Chega de Felipões, de Parreiras, de Zagalos, e de futebol obsoleto. Depois de 1982, qual foi a seleção que convenceu? Nenhuma, né?!
DESESPERO PETISTA
Dilmona está apelando. Quer baixar tudo, menos as calças do Lula. O erro não está em querer baixar preços, mas, fazer isso por decreto... Até o Múmia (Sarney) tentou e não deu certo. É o que acontece quando incompetentes assumem o poder. Oh, câncer, por que não voltas arrasador?
 
PUTEIRO SALVADOR
O dono de um bordel nos Estados Unidos afirma que só a prostituição pode salvar a economia americana. Se não salvar, pelo menos ajuda. Pode ser que sim, pode ser que não. Aqui no Brasil, onde 50% das mulheres são ou agem como piranhas, ainda não deu certo.
 
ARQUITETOS
Só quero lembrar aos profissionais do ramo, que a funcionalidade e o conforto deveriam ser prioritários em qualquer projeto de qualquer tamanho. A beleza, item que não deve estar ausente, vem depois das duas anteriores.
 
ARTES
Escritores e arquitetos são artistas, que devem agradar seu público. Por dinheiro algum eu falaria bem do Lula. Bem, quero dizer, por quase dinheiro algum. Ou seja, a menos que fosse muita grana mesmo, e eu ficasse rico. Ou talvez não. Afinal eu sou o Diabo e o Diabo compra almas.

CORRUPÇÃO
Por falar no assunto, onde anda Vavá, que foi suspeito de corrupção e desapareceu da façe da terra. Se você não sabe quem é (ou foi) Vavá, é só procurar na árvore genealógica da família Lula da Silva, o nosso popular Liz Inaço. Será que mataram o irmão mais velho do poderoso Clã da Caatinga?