sábado, junho 21, 2014

PARIDEIRAS ESTÚPIDAS

Genial foi o Nélson Rodrigues, que disse as verdades que só iríamos descobrir muito tempo depois, mesmo sem ter lido o que ele escreveu.


  SOMOS ANIMAIS RACIONAIS?
 
  Nos primeiros anos de escola, aprendi que somos animais racionais. Me ensinaram tudo errado. Os bichos não são puro instinto, eles raciocinam, de acordo com o tamanho e o tempo de evolução do seu cérebro.
 
  Entretanto, preciso dizer que alguns animais são mais sábios e lógicos que os homens. Até mesmo as galinhas, que julgamos sem cérebro, defendem sua prole, enquanto pequeninos.
  Não me agrada o termo, mas creio que viemos ‘programados’ para ser o que somos. Quem nos programou? A Seleção Natural, segundo Darwin. Os humanos vieram com um defeito congênito: o “complexo de superioridade”. Somos superiores a quem? As mulheres são as parideiras mais estúpidas do reino animal. E se julgam espertas.
 
 
Mamãe leoa ou mamãe ursa amam seus filhotes e os defendem com a própria vida. São carinhosas e esquecem o sexo enquanto criam seus bebês, o que significa sabedoria. Ser mãe e fazer sexo não combina. Só até uma certa idade; depois, é cada um por si. Os machos dessas raças só pensam em poder e sexo, exatamente como os homens. A diferença é que leoas e ursas sabem o momento de mandar os filhos cuidarem da própria vida, já as mamães humanas...
 
  Se fossemos inteligentemente racionais, nunca permitiríamos que um filho determinasse a anulação da nossa vida desde o nascimento. O sábio Gibran falou e disse: “Vossos filhos não são vossos filhos, são filhos da vida...” . Mas então... Porquê nós insistimos em viver e sofrer por eles até o nosso fim? Porque não queremos acreditar que eles estão sempre prontos para sugar nossa última gota de sangue?
 
  A paternidade nos torna escravos vitalícios, sem carta de alforria. Eles nem querem ouvir nossos conselhos, como se quiséssemos o seu mal. Quem é mais burro, os pais ou eles? Eu respondo: os pais, principalmente as mães. Precisamos aprender que tentar ajudar só prejudica. Se você é pai ou mãe, sabe bem do que estou falando.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário