domingo, novembro 23, 2014

QUEM VOCÊ PENSA QUE É?

Se essa frase estiver certa, aí temos a explicação de fazermos tanta merda. Tanto faz pensarmos que somos de um jeito ou de outro, sempre nos equivocamos. Nunca sabemos do que somos capazes, até que a oportunidade favoreça nossa ação. 


  VOCÊ É DIFERENTE DO QUE IMAGINA

  Nunca, mas nunca mesmo, você está com essa bola toda. Uma tendência natural do ser humano é supervalorizar seus próprios feitos, que aos olhos dos outros não são sequer percebidos. Nem os cientistas que fizeram grandes descobertas podem ser considerados gênios; a imensa maioria delas (descobertas e invenções) foi obra do acaso – como a descoberta da penicilina. A ciência funciona tipo “atira no que viu e acerta no que não viu”. É algo como ser regido pelo inesperado, pelo acaso aleatório.

  Os publicitários – raça que sobrevive de criações (ideias) inventivas -, são especialistas em roubar ideias de pessoas que jamais as tiveram. Você não é tão bom quanto pensa que é. Dizer que o uísque é o cachorro engarrafado (já li isso em uma peça publicitária), numa alusão ao ‘melhor amigo do homem’, foi uma imagem projetada por Vinícius de Moraes – e sabe-se lá onde ele ouviu essa frase antes de torná-la conhecida.

  Possuímos dons inatos, os mais variados, desde responder de ‘bate pronto’ até uma imensa facilidade de realizar cálculos matemáticos. Mas sempre somos vencidos pela rapidez da tecnologia, enquanto nossas mentes são vagarosas até mesmo para a recepção de novas ideias. Por isso as religiões continuam a existir. Um grande enxadrista nasceu com o dom da percepção do tabuleiro, assim como um grande escritor possui a qualidade de saber arrumar as palavras tornando-as sonoras e agradavelmente inteligíveis.

  Até o mais genial dos cérebros depende da sorte para se projetar. Tem que estar no lugar certo na hora certa, ao contrário da testemunha, que está sempre no lugar errado na hora errada. Assim, a frase certa tem que sair da boca certa, na hora certa. Se um mendigo diz algo sensacional, jamais será reconhecido por isso; é preciso que alguém, com alguma projeção, repita em voz alta.

  Nunca se considere muito bom; nem muito ruim. Em ambos os casos você estará equivocado. Quem tentar perpetuar-se num estado de glória, um dia conhecerá o fracasso. Cair é o destino de todos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário