Um bom marqueteiro não precisa explicar com tantos detalhes que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
ESTÁ FALTANDO O MARKETING
Durante a vida, certamente recebemos ótimos
conselhos que, na maioria das vezes, são ignorados. Seremos quase todos idiotas
e pouco inteligentes?
Clarindo Benevides, meu amigo de longa data, acusa
aqueles que nos aconselham a não saber usar o marketing certo. Portanto, “a
culpa é deles, que não nos convencem”.
Certa vez, há quase sessenta anos, quando não
existia o “personal computer” (PC) e nem imaginávamos que iria existir, ouvi um
conhecido mais velho dizer que “no futuro, nada seremos se não soubermos falar
inglês”. Eu não acreditei nele, mas acreditei no que minha mãe dizia a quem
quisesse ouvir: “Meu filho é inteligentíssimo, e pode aprender, com facilidade,
o que quiser”. Aceitei o que ela dizia com naturalidade, mas desconfiei do que
meu velho conhecido disse sobre o inglês. Errei nos dois casos.
Vi um filme sobre um aluno brilhante, desses
que estão com o futuro mais que garantido, escorregar na aceitação do marketing
errado. Depois de estar no chão, é mais difícil ficar de pé. Desde a infância
detestamos ser cobrados pelos nossos pais para estudar mais, pensar no futuro,
essas coisas. O que é o futuro para um adolescente? Nada. Você já deve ter
percebido que estou generalizando. Há exceções. A grande verdade foi dita pela
atriz Fernanda Montenegro: “Viver é muito difícil”. Não é fácil para ninguém,
se todos temos problemas tão sérios como os sentimos. Nosso maior problema é o
maior do mundo, até que surja em nossa vida um que seja ainda pior. Vai surgir.
Frases bonitas como “você colherá o que
plantou”, não funcionam como palavras de convencimento. A mais falada de todas
é “faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço”. Ficam sempre não mais do que
dois minutos em nossa memória. Acreditamos que somos mais inteligentes do que
realmente somos. Por esse raciocínio, não precisamos nos esforçar.
Hoje colhemos o que plantamos ontem. Somente
entendendo isso pode-se avaliar o que está por vir.
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