segunda-feira, agosto 18, 2014

DEPRESSÃO NÃO É APENAS TRISTEZA...

O depressivo é potencialmente um suicida. Quando alguém se mata, é que está com uma crise aguda de depressão. Não duvide desta afirmativa. Quando um terapeuta faz um diagnóstico equivocado, você só piora. Médicos brasileiros não são muito bons em acertar diagnósticos. Aliás, nossos médicos são bem ruins. Incompetentes, na maioria dos casos. 



   DEPRESSÃO É UM APAGÃO NA MENTE
 
  Após algumas consultas, posso resumir algumas conclusões sobre os temas do título acima; você pode estar com depressão e ter um ótimo senso de humor. Pode parecer estranho, mas é assim mesmo. Mas então...? Depressão é uma espécie de curto-circuito na mente. Para variar, é um substantivo feminino.
  Coisas da mente são muito sutis, muitas vezes nem os especialistas conseguem explicar de forma inteligível para nós, simples mortais que não falamos a linguagem deles, que nos passam lições de vida que não seguem. Mas numa coisa eles têm razão: 90% dos problemas têm origem nas mães.

  Estar com depressão é um pouco diferente de passar alguns dias depressivo. A depressão, enquanto doença, é coisa mais longa e poderosa. Quando ela ataca, você perde o interesse por tudo que o cerca, seja o que for. Dá para perceber nas coisas mais simples, como o telefone tocar e você nem querer saber quem está ligando. Nenhuma notícia, por melhor que seja, fará você ficar animado por muito tempo. Se um papel está no chão, você passa por ele mil vezes e não se abaixa para juntar. É tipo – “Morreu? Antes ele do que eu!”. Nada toca o seu coração, nada emociona. Saber que uma notícia é triste não quer dizer que você deixa-se emocionar com ela.
  Eu diria que a pessoa com depressão tem a emoção de um psicopata; ou seja, numa escala de 1 a 10, suas reações não chegam a no máximo 2.

  Quem está com depressão não liga para roupas e qualquer tipo de aparência. Não faz o menor esforço para obter um prazer, não caminha pela orla, nem se importa em fazer a manutenção das mínimas coisas, desde tirar o pó que se acumula em móveis e outros objetos. Diminui sua função fisiológica e você entra num estado mais ou menos profundo de letargia física e mental. 
  O rapaz na foto aí ao lado está 'caidaço'. 


  Mas tem uma coisa interessante: a pessoa doente não perde o humor, apenas transforma-o em um sarcasmo, torna-se irônico e mordaz, e sente vontade de fazer piada de toda desgraça. Quem sofre de depressão está de mal com o mundo. Não é como ter outra patologia qualquer; quem sofre de depressão tem todas as doenças numa só – essa seria uma boa definição.

  Só não consegui descobrir a causa da depressão, nem detectar quando ela se aproxima. Acho que ninguém sabe. Falei com um doente, e ele disse que talvez nem assista o jogo Brasil x Alemanha. Perguntei o motivo e obtive a resposta “para mim, tanto faz quem ganhe ou perca”. Esse cara tá depressivo pra caramba; “Esse cara sou eu!”. 

  Nosso irmão mais próximo, o macaco, também, igual a todos os animais, sofre de depressão. Podem ser muitas as causas. Safadinho reconhecido, esse não está nem aí para o sexo. 

  É fato que a depressão tem altos e baixos. Qualquer contrariedade pode desencadear uma crise desproporcional ao problema que a causou. Quando o safado do Collor prendeu o dinheiro de todos (de quase todos) os brasileiros, fiquei abalado e precisei recorrer aos serviços de uma psicóloga. Piorei, ao perceber que ela dormia enquanto eu falava. Ficou a sensação de que “nem ela liga para mim, que estou pagando”.

  O doente pena com a falta de vontade. Nem dá bola para a tristeza dos outros. A dele é sempre maior. E é. Ele deseja coisas (poucas), mas fica incapaz de lutar por elas. 

  Conclusão: depressão é uma merda! Não tem cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário