domingo, agosto 31, 2014

O TEMA É VAIDADE


VAIDADE é um substantivo feminino. Cientistas estão provando que os homens são facilmente contaminados. Aí vão ficar parecidos com mulheres. Não existe cura. A palavra vaidade é prima da viadagem.





  INCOERÊNCIAS

  Nós, os humanos, somos muito estranhos. Adoramos ter o que não precisamos, mas é importante saber que está a nosso alcance. Vamos aos exemplos: 1- a pessoa nunca vai ao cinema ou teatro, mas faz questão de morar perto deles. Aí enche a boca dizendo morar perto de tudo. 2- Não gosta de praia, mas quer morar pertinho dela. 3- Não frequenta casas noturnas, mas quer que diversas estejam à sua volta. 4- vai três vezes por ano ao shopping, mas quer morar onde tenha um.

  Você compra um Rolex não porque precise de um relógio, que você já possui. Mas por significar ‘status’, uma coisa que não é palpável e custa caro. Só serve para exibir. Um objeto de luxo, mas o que é o luxo? Luxo é o que os outros podem admirar por aparentar que você é bem-sucedido. Outra emoção inútil. 

    Existe algo mais inútil do que a vaidade?

  Existem smartphones com recursos que você jamais usará. E computadores, e outros aparelhos eletrônicos neste mundo cibernético. Mais recursos, maior o preço. Porquê comprar esses? Para exibir e mostrar que temos o mais caro que existe. Para quê?

  Há homens que adoram ter mulheres lindas. Mais uma vez, afirmo que é para exibir e causar inveja em outros homens. Na maioria das vezes, uma mulher linda é ignorante, quando não é burra. Ela vai ser desejada por todos os seus amigos e odiada por suas mulheres. Não raro, são ruins de cama. É que acreditam que deixar que você use suas belezas já é um privilégio seu. Dê-se por satisfeito em poder usá-las. Elas costumam ser mulheres dispendiosas, como um carro que faz 4 quilômetros com um litro de gasolina.

  O nome disso é vaidade – uma presunção fútil e inútil, ilusória e pouco duradoura.
  Mas quero fazer uma aposta: se um vaidoso ler esta crônica, aposto que não vai deixar a vaidade de lado. Continuará sendo um vaidoso que nunca reconhecerá que o é.




  Conclusão: os humanos são imbecis incoerentes, que acreditam que dois mais dois é 22.  

sexta-feira, agosto 29, 2014

CONTRADIÇÕES DA VIDA



A MULHER FEIA


A frase ao lado serve para explicar porque as igrejas estão infestadas de de mulheres que ficam cercando os padres, em geral velhas e feias. Só há um tipo de mulher feia que ainda consegue um "corajoso" que as encare: é a mulher casada com o vizinho. Isso depois de muita relutância... Do que vai encarar. 



   A MULHER DO MEU VIZINHO

  Morávamos num ap em frente ao deles. Ele era um espanhol, alto, boa pinta, e nunca trocávamos mais que duas ou três palavras, geralmente bom dia ou boa noite.
  Certo dia, estávamos, ele e eu, de pé em frente ao nosso prédio e começamos a conversar, mesmo sem ter assunto. Ele era falador e parecia saber de tudo. Quando, nem sei como, falou-se em uísque – na época a minha bebida favorita, ele perguntou a minha marca preferida. Respondi Chivas Regal. Ele quis saber onde eu comprava. Respondi que de um fornecedor não legalizado, ou seja, de um contrabandista. O cara foi direto: tinha um amigo que trazia todos os meses para abastecer a adega do consulado espanhol; se eu quisesse, ele conseguiria para mim. Claro que fiquei interessado, não sem desconfiar que ali tinha mutreta. Mas não consegui perceber quanta.

  Dia seguinte, minha mulher saiu para ir ao supermercado antes que eu fosse para o trabalho. Logo que ela saiu, bateram à porta e fui abrir. Era a mulher do meu vizinho espanhol, que estava em trajes de dormir transparentes e que foi pedir alguma coisa emprestado: acho que era eu que ela queria.
  Seu corpo era interessante, mas suas pernas tinham tantas varizes que pareciam a casca de um velho tronco de árvore. Nessa época, com meus trinta e poucos anos, eu ainda estava inteiro e dava-me ao luxo de “escolher” mulher pela aparência. Deixei a conversa morrer e, acreditem, senti um pouco de orgulho de ter sido um marido fiel. Eu estava sóbrio.



  Tive certo receio de que descobrissem que eu tinha uma situação econômica melhor que as aparências e começassem a querer-me vender outras coisas.
  Moral: se sua mulher for feia, não tente dar o golpe num vizinho com menos de setenta anos.  

UM LADRÃO É... UM CARA QUE ROUBA, SACOU?

Um bom marqueteiro não precisa explicar com tantos detalhes que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.






 ESTÁ FALTANDO O MARKETING

  Durante a vida, certamente recebemos ótimos conselhos que, na maioria das vezes, são ignorados. Seremos quase todos idiotas e pouco inteligentes?
  Clarindo Benevides, meu amigo de longa data, acusa aqueles que nos aconselham a não saber usar o marketing certo. Portanto, “a culpa é deles, que não nos convencem”.

  Certa vez, há quase sessenta anos, quando não existia o “personal computer” (PC) e nem imaginávamos que iria existir, ouvi um conhecido mais velho dizer que “no futuro, nada seremos se não soubermos falar inglês”. Eu não acreditei nele, mas acreditei no que minha mãe dizia a quem quisesse ouvir: “Meu filho é inteligentíssimo, e pode aprender, com facilidade, o que quiser”. Aceitei o que ela dizia com naturalidade, mas desconfiei do que meu velho conhecido disse sobre o inglês. Errei nos dois casos.

  Vi um filme sobre um aluno brilhante, desses que estão com o futuro mais que garantido, escorregar na aceitação do marketing errado. Depois de estar no chão, é mais difícil ficar de pé. Desde a infância detestamos ser cobrados pelos nossos pais para estudar mais, pensar no futuro, essas coisas. O que é o futuro para um adolescente? Nada. Você já deve ter percebido que estou generalizando. Há exceções. A grande verdade foi dita pela atriz Fernanda Montenegro: “Viver é muito difícil”. Não é fácil para ninguém, se todos temos problemas tão sérios como os sentimos. Nosso maior problema é o maior do mundo, até que surja em nossa vida um que seja ainda pior. Vai surgir.

  Frases bonitas como “você colherá o que plantou”, não funcionam como palavras de convencimento. A mais falada de todas é “faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço”. Ficam sempre não mais do que dois minutos em nossa memória. Acreditamos que somos mais inteligentes do que realmente somos. Por esse raciocínio, não precisamos nos esforçar.


  Hoje colhemos o que plantamos ontem. Somente entendendo isso pode-se avaliar o que está por vir. 

quinta-feira, agosto 28, 2014

PONTOS DE VISTA DIFERENTES

Cada espectador vê os fatos de maneira diferente, dependendo da posição onde está. No Rio de Janeiro, a instalação das UPPs é vista assim.

AULA DE PORTUGUÊS

Quem disse que a ordem das palavras não muda o sentido da frase? À esquerda, o da direita quando ainda era um bebê. Ele virou político!

CRIA FAMA E DEITA-TE NA CAMA

Enquanto isso, na ante-sala do gabinete presidencial, a fila de vendedores só aumenta.

CONVERSA PARTICULAR

O PT está em pânico. A Dilma também. 


Estará ela passando suas propriedades para o nome do netinho? Afinal, era a presidente do conselho da Petrobrás, na época do descalabro.

AVISO DE DEUS

O Capeta recebeu a incumbência de avisar a todos os eleitores que Deus não vai apoiar nenhum candidato à P* Nenhuma. Não se pode, portanto, usar o seu santo nome em vão. O Suassuna fez isso e já mandei chamá-lo para uma conversa. Cuidado!

ISSO É PROPORÇÃO

Na foto ao lado, satanás se aborreceu com o STF por causa do aumento do salário dos ministros, aprovado por eles mesmos em nome do cão. De 29 para 36 mil mensais. O salário mínimo vai aumentar 64 reais. Essa é a nossa justiça.

segunda-feira, agosto 18, 2014

DESCABELADA

Depois da vaia ela ficou com os cabelos em pé. Está sentindo que a boa vida vai acabar. Não vai adiantar ela ter domínio sobre o STF e sobre o STE. Ela só ganha se houver manipulação de dados das urnas. Eu não confio naquelas maquininhas. 


   ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE

  Qualquer acerto sobre quem ficará com a faixa, neste momento, será pura adivinhação. Não dá para prever. Está tudo muito embolado. Confesso que esperava mais do Aécio, que se mostrou sem entusiasmo e força de reação, ante uma Dilma que deveria estar combalida pelo fracasso da política econômica. Ah, e pela antipatia persistente.
  Marina não tem perfil de presidente. Nem aparência. Convenhamos, que um presidente representa o país, dentro e fora dele. Acho que ela já teve muita sorte, suas possibilidades tendem a aumentar neste momento e diminuir em seguida.

  Quem se ferra a cada dia que passa é a candidata à reeleição. Só não entendi o que José Serra foi fazer em Pernambuco. Nem Lula, nem um monte de gente que queria aparecer, ficar bem na foto.
  Só espero que a viúva Renata Campos não caia na tentação de aceitar ser a vice de Marina. Nunca se sabe o que passa na cabeça de uma mulher.

  Acho uma bobagem se outros partidos gravarem alguma homenagem a Eduardo Campos no programa eleitoral na tevê. Só a Dilma tem o que lamentar. Parece que a tragédia vai ser decisiva para que ela perca a eleição.    

DEPRESSÃO NÃO É APENAS TRISTEZA...

O depressivo é potencialmente um suicida. Quando alguém se mata, é que está com uma crise aguda de depressão. Não duvide desta afirmativa. Quando um terapeuta faz um diagnóstico equivocado, você só piora. Médicos brasileiros não são muito bons em acertar diagnósticos. Aliás, nossos médicos são bem ruins. Incompetentes, na maioria dos casos. 



   DEPRESSÃO É UM APAGÃO NA MENTE
 
  Após algumas consultas, posso resumir algumas conclusões sobre os temas do título acima; você pode estar com depressão e ter um ótimo senso de humor. Pode parecer estranho, mas é assim mesmo. Mas então...? Depressão é uma espécie de curto-circuito na mente. Para variar, é um substantivo feminino.
  Coisas da mente são muito sutis, muitas vezes nem os especialistas conseguem explicar de forma inteligível para nós, simples mortais que não falamos a linguagem deles, que nos passam lições de vida que não seguem. Mas numa coisa eles têm razão: 90% dos problemas têm origem nas mães.

  Estar com depressão é um pouco diferente de passar alguns dias depressivo. A depressão, enquanto doença, é coisa mais longa e poderosa. Quando ela ataca, você perde o interesse por tudo que o cerca, seja o que for. Dá para perceber nas coisas mais simples, como o telefone tocar e você nem querer saber quem está ligando. Nenhuma notícia, por melhor que seja, fará você ficar animado por muito tempo. Se um papel está no chão, você passa por ele mil vezes e não se abaixa para juntar. É tipo – “Morreu? Antes ele do que eu!”. Nada toca o seu coração, nada emociona. Saber que uma notícia é triste não quer dizer que você deixa-se emocionar com ela.
  Eu diria que a pessoa com depressão tem a emoção de um psicopata; ou seja, numa escala de 1 a 10, suas reações não chegam a no máximo 2.

  Quem está com depressão não liga para roupas e qualquer tipo de aparência. Não faz o menor esforço para obter um prazer, não caminha pela orla, nem se importa em fazer a manutenção das mínimas coisas, desde tirar o pó que se acumula em móveis e outros objetos. Diminui sua função fisiológica e você entra num estado mais ou menos profundo de letargia física e mental. 
  O rapaz na foto aí ao lado está 'caidaço'. 


  Mas tem uma coisa interessante: a pessoa doente não perde o humor, apenas transforma-o em um sarcasmo, torna-se irônico e mordaz, e sente vontade de fazer piada de toda desgraça. Quem sofre de depressão está de mal com o mundo. Não é como ter outra patologia qualquer; quem sofre de depressão tem todas as doenças numa só – essa seria uma boa definição.

  Só não consegui descobrir a causa da depressão, nem detectar quando ela se aproxima. Acho que ninguém sabe. Falei com um doente, e ele disse que talvez nem assista o jogo Brasil x Alemanha. Perguntei o motivo e obtive a resposta “para mim, tanto faz quem ganhe ou perca”. Esse cara tá depressivo pra caramba; “Esse cara sou eu!”. 

  Nosso irmão mais próximo, o macaco, também, igual a todos os animais, sofre de depressão. Podem ser muitas as causas. Safadinho reconhecido, esse não está nem aí para o sexo. 

  É fato que a depressão tem altos e baixos. Qualquer contrariedade pode desencadear uma crise desproporcional ao problema que a causou. Quando o safado do Collor prendeu o dinheiro de todos (de quase todos) os brasileiros, fiquei abalado e precisei recorrer aos serviços de uma psicóloga. Piorei, ao perceber que ela dormia enquanto eu falava. Ficou a sensação de que “nem ela liga para mim, que estou pagando”.

  O doente pena com a falta de vontade. Nem dá bola para a tristeza dos outros. A dele é sempre maior. E é. Ele deseja coisas (poucas), mas fica incapaz de lutar por elas. 

  Conclusão: depressão é uma merda! Não tem cura.

quinta-feira, agosto 14, 2014

A CARA DO BRASIL

Desde ontem, a nova cara da justiça brasileira é assim. Bem, pelo menos é assim que eu a vejo. Membros da quadrilha de ladrões já começaram a ser libertados. Logo estarão ocupando cargos importantes, é bom não duvidar. 


  PAÍS DOS ABSURDOS

 MISTURA FINA
 A presidente Dilma deveria separar um pouquinho mais sua campanha para reeleição das atividades presidenciais. Receber doadores de campanha dentro do Palácio do Planalto não foi uma boa ideia. O Capeta considera falta de ética.

  O PATINHO FEIO
  As contas do governo culpam a previdência social pelo desastre da política econômica. Alguma coisa não bate: pelas estatísticas, nunca tivemos tanta gente empregada, nem tantos microempresários contribuindo. A culpa pelo grande déficit é do funcionalismo público, que contribui com pouco para receber pelo total do salário.
  Sabemos que gente que nunca contribuiu recebe pelo menos um salário mínimo – estes são milhões. Fora essa vergonha chamada ‘bolsa família’, que não se sabe onde consegue o dinheiro. Essa é a mais safada das lambanças dos governos petistas.

  JUSTIÇA DOS RECURSOS
  O judiciário brasileiro sempre funcionou mal, mas nunca foi tão mal como agora. Tudo tem recurso, e de recurso em recurso o tempo vai passando. Ganhar uma ação contra qualquer nível de governo – municipal, estadual ou federal, é o mesmo que ganhar sonhos, pois ninguém vê a cor do dinheiro.

  EDUARDO CAMPOS
  Pouco antes do acidente fatal que vitimou o candidato, ouvi no noticiário da tevê que ele sempre foi chegado à prática do nepotismo. Depois do desastre, virou, como todo morto, o ‘sem defeitos’. Simpático e educado parece que ele era, mas isso não basta para ser beatificado. Lamento dizer, mas não sinto pena quando um político morre no Brasil. Nem em lugar algum.

  SINUCA DE BICO
  O PSB está numa sinuca de bico: Marina silva não é a candidata ideal, mas quem pode ir para o lugar do Eduardo Campos? Só resta a evangélica, que não irá ganhar essa eleição. Ao contrário do que parece, a morte de Campos deve ter alegrado muita gente, que mostra que quando alguém perde, alguém ganha.

  COISAS DO GOVERNO PAULISTA
  Uma jovem presidiária teve seu filho algemada, pelas mãos e pelas pernas, coisa que não ouvimos dizer que Hitler fez. Coisas de Alkmin.

quarta-feira, agosto 13, 2014

O AZAR DA DILMA




Eles estavam começando a se entrosar. Não acho justo o acaso interferir nesse lindo romance que estava nascendo. 








  EDUARDO CAMPOS: PERDAS E GANHOS

  Eu não pretendia votar em Eduardo Campos. A bem da verdade, jamais votaria num nordestino. Todos os que vieram de lá e tiveram sucesso, trouxeram problemas; Sarney, cujo nome original era José de Ribamar, Renan Calheiros, Fernando Collor e muitos outros, menos lembrados, mas muito importantes na hierarquia da máfia política.

  A morte de Campos me deixou pesaroso, não exatamente triste. Não existe perda irreparável, pois que ninguém é insubstituível. Como escreveu Billy Blanco, “o que dá pra rir dá pra chorar”. O momento é de se ficar ‘bem na foto’ e tentar prever quem perde ou ganha.

  Há apenas dois meses da eleição, não vejo liderança que possa substituir o falecido. Mas, é bom não esquecer: sempre que alguém perde, alguém ganha. Além dos órfãos de Eduardo Campos, a presidente Dilma perde, pois a oposição estava dividida, mesmo não sendo em partes iguais. Quem era oposição, vai continuar sendo. Creio que os votos da dupla Eduardo-Marina vão parar no PSDB de Aécio Neves, o beneficiário da tragédia.

  Não, não foi Deus que assim quis. Para os crentes, Ele escreveu certo por linhas tortas. Para mim, ateu convicto, foi obra do acaso imprevisível, imponderável. Coisas da sorte e do azar, como alguns preferirão dizer. A verdade é que nada explica um acidente do tipo.

  Só me resta torcer para que o Aecinho saiba aproveitar a oportunidade que o destino reservou-lhe. Dilma vai ter mais trabalho. Os votos de Campos vão migrar para o outro opositor. 

PRECISO PARIR UM NOVO BLOG

Esse cara aí na foto sou eu. Pareço um pouco desanimado? Pois estou. Não que me faltem ideias sobre o que escrever, mas falta uma maneira diferente de dizer as coisas. Ainda mais nestes tempos de ser politicamente correto, sob pena de processos movidos por homens que não passam de amebas originais. 


  DILEMA DO CAPETA

  Não estou satisfeito com este blog. Tanto que quase não tenho escrito neste último mês. Meus leitores não se queixaram, mas EU não estou contente. Preciso rever alguns conceitos – afinal não estou morto ainda. A máscara social caiu, como estão caindo os conceitos do que é certo ou errado.

  Um exemplo disso é o que penso dos políticos, os seres mais desprezíveis deste planeta. Eles são como os adivinhos, os numerólogos, os cartomantes, todos vigaristas, que acreditam nas baboseiras que fazem. No fundo, acreditam que estão certos, enganam-se a si mesmos, em primeiro lugar – depois passam a enganar os outros. Tudo por dinheiro e prestígio. Mas acreditam nos seu poderes adivinhatórios. Segundo o dicionário, adivinhação – no sentido antropológico, é a “interpretação de eventos passados, presentes ou futuros, segundo um conjunto culturalmente codificado de meios e técnicas, postos em operação pelo adivinho”.

  Nada é o que parece ser. Descobrimos essa verdade ao refletir sobre fatos passados há muitos anos, com uma visão diferente da que tínhamos. Nada foi o que pensávamos. Ficar no lugar dos outros é difícil, para não dizer quase impossível.
  Como eu disse, todo político entra para a política imbuído das melhores intenções, de “fazer e acontecer”. Mas onde começa o desvio? Essa é a questão. Li uma frase que dizia: “A história é um conjunto de mentiras sobre as quais se chegou a um acordo conveniente, num dado momento histórico”.
  Nelson Rodrigues, ficou conhecido como “o anjo pornográfico”, por falar verdades que as pessoas gostavam (ainda gostam) de esconder sob o tapete. Uma das suas frases que mais se adequam a este artigo é “Hoje é muito difícil não ser canalha. Todas as pressões trabalham para o nosso aviltamento pessoal e coletivo”.

  Assim, fica complicado ser um escritor honesto. Primeiro é preciso que se defina o que é honestidade, coisa que ninguém sabe. Mas todo, mundo julga saber. E ser.

  Este é o dilema do Capeta – encontrar uma maneira diferente de escrever um blog, em meio ao emaranhado de conceitos morais que são imorais.

quinta-feira, agosto 07, 2014

LOURO JOSÉ, O BEM AMADO

Acho que o louro José ganharia fácil a eleição para governador do Rio de Janeiro. Não, o Neymar não precisa ficar preocupado com essa aproximação com a Bruna. Há uma desconfiança de que esse Louro é veado. Se não fosse, já teria se casado com sua patroa, a Ana Maria Braga, que vive louca para casar com um garotão



  FERRADURA
  Felipão, o novo técnico do Grêmio, ganhou uma ferradura de presente de um torcedor. O que não se sabe é se foi para dar sorte ou se o gremista estava insinuando que ele é uma cavalgadura. Eu fico com a segunda hipótese.

  O TIGRE
  Houve quem cogitasse sacrificar o tigre que mordeu o braço do garoto que lhe estava enchendo o saco. Mas o tigrão não teve culpa. Ele fez o que nasceu para fazer. O menino é que estava no lugar errado, com a anuência do seu papai, que via tudo a certa distância.

  ROMEU E JULIETA
  Se bobear, a Bruna vai ter mais prestígio do que o Neymar. Bem, apesar de julgar a moça como uma Maria Chuteira, aposto que ele vai casar e ela vai tirar muita grana dele. Convenhamos, aturar o jogador não deve ser pra qualquer uma.

   PROMESSAS E... SÓ
  Candidatos a qualquer coisa já começaram a fazer promessas que jamais serão cumpridas. Para variar, são sobre educação, saúde, segurança pública, “infra estrutura” – o termo da moda, e controle da inflação. Nenhum candidato tem o perfil  adequado para realizar tanta coisa. É preciso ser muito ‘desapegado’ para fazer tanto.

  O BEM AMADO
  Garotinho é líder das pesquisas no Estado do Rio, com apenas 20% das intenções de voto. Foi o bastante para ele dizer que “Há uma paixão secreta do povo por mim”. Vade Retro, menino! É bom lembrar que os outros aspirantes a governador não são nada recomendáveis. O papagaio da Ana Maria Brega seria eleito mais facilmente.

   MARINA SILVA
  Não tem a menor chance de ser eleita vice-presidente. Ela não tem presença, nem física nem sonora. Seu prestígio com os evangélicos não é tão grande. Ela tem todos os defeitos que um candidato não pode ter.

    DEMOCRACIA

  Há muitos modelos de democracia espalhados pelo mundo, todos diferentes entre si. A democracia brasileira não permite que avancemos cinco anos em cinquenta. Enquanto os analfabetos (os que não entendem o que leem) puderem votar, estaremos sujeitos à governos como os do PT. 

terça-feira, agosto 05, 2014

SE NÃO FOR PUTA, NÃO LEIA


O sucesso está em fazer a proposta certa. Toda mulher procura uma solução para o que considera 'seus problemas'. Descubra quais são, e receba a recompensa. Mas tenha cuidado: ela pode apresentar tanto problema que é você que vai ficar com um problemão. 


  AS PUTAS DO MEU BRASIL

  Tenho publicado, em diversas oportunidades, opiniões sobre o comportamento das mulheres, que agem como prostitutas. A libertinagem é tentadora demais, tanto quanto o dinheiro. Certa ocasião, li uma frase que garantia: “toda mulher é uma puta em potencial”. Eu estava com 15 anos e fiquei revoltado. Um absurdo, pensei. Depois que me tornei um antropólogo amador, concluí que o autor da pérola era um gênio.
  Penso que principalmente as mulheres, desejam uma vida segura. Com prazer, é óbvio. Nosso grande Nélson Rodrigues é o autor da frase que decreta uma verdade só repudiada pelos hipócritas: “O dinheiro compra até o amor verdadeiro”. Uma reflexão sobre o assunto nos mostrará que o ‘anjo pornográfico’ era apenas realista, e não tinha nada de pornográfico.

  Não há como negar que o dinheiro tem seu charme. É quase irresistível. O dinheiro torna as pessoas mais interessantes. Mais bonitas. Mais copiáveis. Jorginho Guinle, um dos maiores conquistadores do Brasil, era feio, baixinho (usava salto alto) e atraía todas as mulheres que estivessem nas proximidades. Detesto quando ouço que ele seria um desocupado. Ele comia todo mundo que vestisse saias. Não tinha muita classe, é verdade, mas tinha dinheiro. Muito.

  Mas os tempos mudaram, e as mulheres de hoje não se envergonham de agir como prostitutas. Como nos tempos das cavernas, elas querem ter segurança, conforto e uma prole bem protegida. A falsa moral bem que tentou mudar isso, mas não conseguiu.
  Mas há muitos tipos de putas: as assumidas, as discretas, as safadas, e as que perderam o rumo. Ah, e as indecisas. As com, e as sem classe. Estão em toda parte; nas universidades, no comércio, e em qualquer profissão. As mães costumam dar a maior força. Mais relutantes, os pais demoram mais para aceitar. Mas acabam aderindo, quando usufruem de alguma vantagem através da filha. É o que se vê.

  A única puta que merece ser discriminada é a puta fracassada. Essa não sabe dar. Melhor dizendo, vender.
  Para as mulheres, todas as outras são vagabundas. Amigas ou nem tanto. Elas se veem como concorrentes em tudo. E são.
  De qualquer maneira, o Capeta adora as putas. Não vejo muita diferença entre elas e as outras mulheres. Aliás, não vejo nenhuma.

  Em tempo: Os putos estão crescendo.

sábado, agosto 02, 2014

O GORDO É BOM NO MARKETING PESSOAL

O gordo não pode ver um bonitão com as pernas de fora. Logo se atira para cima, sem a menor cerimônia. É fome ou vontade de comer? 

  ENTREVISTA DECEPCIONANTE

  Jô Soares entrevistou ontem o Cantor Roberto Carlos. Não deu para disfarçar a intenção de ajudar o rei a recuperar a imagem desgastada pelos episódios do ativismo a favor da censura às biografias.
  Aliás, não entendo como certas perguntas não são feitas a ele, que deve ter recebido milhões para comparecer ao programa da Globo. RC é, ao que parece, inimputável. Uma espécie de Lula do meio artístico musical. Ele faz qualquer papel, desde que combinado em “detalhes” antes, e seja pecuniariamente vantajoso.

  No meio das celebridades, verdadeiras ou fabricadas, tudo funciona na base do ‘pagou, levou’. Pelé não comparece a evento algum se não for regiamente pago. Igual a qualquer artistazinho menor da tevê, que cobra para mostrar a cara.
  Por falar em artista, alguém notou na última entrevista de Fernanda Montenegro ao programa “Studio i”, da Globonews, que ela está bastante rejuvenescida? Ela andava com a cara torta e tudo foi recolocado no seu devido lugar – um trabalho de mestre.

  Voltando ao Roberto Carlos, de qual lado sua perna é cortada? Ninguém pergunta isso a ele, como se fosse proibido por Deus. E sua luta, por sinal desleal, contra a publicação de biografias não autorizadas? Não seria uma pergunta pertinente? Mas o “gordo” não tomou semancol. E a explicação do entrevistado de que não é supersticioso, convenceu a quem? TOC é o cacete! Ninguém ousa querer uma explicação sobre a condenação sofrida por ele numa ação por plágio, algum tempo atrás?
  Eu quero saber quando o deficiente físico vai ser canonizado. E a frustração do Jô ao falar sobre seu esforço para entrar para a Academia Brasileira de Letras. Tentou, eu lembro bem, aliciar o Arnaldo Niskier que não quis ou não teve força para ajudar. Com a morte do humorista Max Nunes, que lhe ditava o que precisava saber, logo veremos que sua cultura não é mais do que muita informação, caindo de paraquedas.

  Jô é muito bom como palhaço, como no tempo do “Viva o Gordo”.  

QUAL É O PREÇO?



Cada vez mais as mulheres estão se vendendo. Logo estarão nas prateleiras de supermercados virtuais. Já estão, a bem da verdade. Devemos ficar felizes ou tristes? 

O URUBÚ ESTÁ CERTO


Eu acredito que os bichos raciocinam com certa lógica. É claro que não pretendo ofender ninguém com mais de 100 quilos. Mas que é descuido, isso é. Não acredito em muito gordos por achar que todos eles (ou elas) são frustrados. Sentem-se obrigados a fingir que são alegres e felizes.  

SER BRASILEIRO

Estado de ânimo de cada bebê que vai ser entregue à uma família brasileira. Particularmente, eu preferiria não ter nascido aqui. Mas o acaso é implacável e não nos permite escolher nem a família que nos acolherá, para o bem ou para o mal; é uma loteria.

QUEM NÃO SE COMUNICA...


Esse cara não sabe dizer claramente o que deseja. Ela finge não ter entendido. Assim a vida segue sem novidades.


  A ERA DA COMUNICAÇÃO

  É o tempo que estamos vivendo, desde a última década do século XX. O incrível está no fato real de que cada vez nos comunicamos pior, sem nos fazermos entender. O que será que falta para que sejamos mais bem-sucedidos?
  O assunto é inesgotável, assim como as teorias que pretendem encabeçar o raciocínio lúcido. O que é melhor, mentir ou falar a verdade? Ser direto ou usar a linguagem da diplomacia, que deixa a mente que nos ouve na incerteza do que queremos de fato dizer? Vamos analisar essas duas premissas, separadamente.

  O caminho mais curto para perderes um amigo é dizer-lhe, com franqueza, o que pensas a seu respeito. Falar a verdade é um erro, cada pessoa tem a sua. Quando ouço a frase “ele poderia ter sido sincero”, imagino todos os problemas que a sinceridade traz consigo. Pense o que seria do casamento se um marido dissesse para sua mulher que tem o maior ‘tesão’ na amiga dela? O mundo viria abaixo.
  E que tal dizer a um casal amigo que não entende esse amor que eles tentam aparentar, pois sabe que, mesmo sendo casados há 40 anos, ele, desde os primeiros anos, procura prostitutas? Definitivamente, não dá para sermos sinceros. Eles nunca se separariam e ainda se afastariam de você, talvez como maiores inimigos. A conveniência fala mais alto do que a razão.

  A linguagem diplomática, por sua vez, não funciona em casamentos. Seria preciso uma paciência que não existe. A diplomacia é, por essência, ambígua. Você acha que funcionaria dizer para sua cara-metade que, se ela não existisse, poderia escolher para casar a irmã ou a melhor amiga dela? Não, não funcionaria. E nem iria adiantar falar que a escolha seria pelas qualidades morais. É por causa dessas e outras que o mundo vive em guerras, desde que sabemos ou lembramos. A diplomacia, anã ou gigante, não funciona.
  Qualquer método que os humanos usem para dizer coisas, sempre vai ser o que melhor serve aos próprios interesses. Um Talmud Babilônico diz “Cuidado com quem se beneficia com os conselhos que te oferece”.


  Não tem saída: o melhor é falar pouco e ouvir muito. Nesse aspecto, os casamentos mostram que os homens estão na dianteira; homens falam pouco e cortam os assuntos polêmicos pela metade. Um homem pode morrer com um segredo, coisa impossível de ocorrer com uma mulher. Por isso elas são mais vulneráveis.  

sexta-feira, agosto 01, 2014

FALTA ÁGUA NO BRASIL



   FALTA ÁGUA
  Em São Paulo, a maior cidade do país, começou o racionamento de água. Os governantes negaram essa possibilidade para antes de outubro. Falta d´água é o próprio inferno. Foi muito descuido.

  JUDEUS E PALESTINOS
  Nunca vão-se entender. É briga para toda a eternidade. A ONU não tem voz ativa. Não manda em nada. Suas resoluções são desrespeitadas todos os dias. Está na hora de mudar.

  A PROPÓSITO...
  Para que serve a faixa de Gaza? Aliás, para que serve Israel, fora o fato de promover guerras?

  VISTO PARA OS EUA
  Está muito esquisito esse problema dos vistos nos consulados americanos. Acho que existe algo por trás de tudo isso.

  A FALA DE DILMA
  Para variar, ela diz as mesmas besteiras de sempre. As relações trabalhistas têm que ser mexidas. Não acredite nos índices das taxas de desemprego oficiais. Não confunda gente que não procura emprego com gente empregada. São coisas diferentes. Muitos cansaram de procurar vagas e fazem bicos ou trabalham sem carteira assinada. Eu conheço várias empresas que funcionam dessa maneira.

  JORNAL PARAENSE
  Conversei com uma jornalista que “trabalha” no maior jornal do Pará há cerca de vinte anos e nunca recebeu pagamento nem foi registrada. Pior, ela tem medo de reclamar seus direitos e ter que enfrentar a fúria dos donos do jornal. Isso não aconteceria se o fundador fosse vivo. Seus herdeiros pisam na bola.

  RISCO DE SUICÍDIO

  Um exame de sangue pode prevenir o risco de suicídio, é o que dizem os cientistas. Devia haver outro exame que prevenisse quando um político vai roubar, depois de eleito. O índice de acerto é maior que 80%, nada desprezível.